Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Vitor Heisenberg

    Ser egoísta, mesquinho e falador da vida alheia é motivo de orgulho, já que faz parte do legado humano. Quando deixamos de ser humanos e passamos a ser autômatos deixamos de ter sentimentos baixos inerentes ao comportamento animal que tende a construir a autopreservação, ao acúmulo de objetos ou experiências que conduzem ao consumo de determinados produtos que são associados a padrões de felicidade. Somente o desapego ao que representa o establishment pode ser a única forma de enxergamos o óbvio

    Responda
  2. Sergio Siqueira

    Dos primórdios até hoje, estamos melhores, Pondé.

    Responda
  3. Leandro Bittencourt Dias

    Alguns séculos atrás a gente se reunia pra assistir alguns de nós arrancando as cabeças uns dos outros. Na década de 90 era “bonito” jogador saindo na pancadaria em fim de jogo, hoje é muito mal visto. Abusos e estupro contra as mulheres era ignorado, hoje é um crime levado a sério. A pergunta então que fica: não estamos evoluindo moralmente na perspectiva de quem???

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Lúcido.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Magnífico

  4. JOS LEANDRO

    segundo o primeiro capítulo, verso vinte e quatro da carta que o apóstolo paulo escreveu aos romanos, Deus está atendendo os desejos de muita gente, pondé. o ser humano está cada vez mais livre para botar pra fora o que há de mais profundo em seus corações.

    Responda
  5. Marcos Menendez

    Defina "inteligentinhos", por favor. (Embora já imagino que sendo pensador de direita, se refere a esquerdistas, com um tom irónico pejorativo).

    Responda
    1. Joel Domingos

      Não entendeu a ironia, Tadeu?

    2. Tadeu Roberto Corbi

      Ele se refere a quem não pensa como ele. Se somos inteligentinhos então quem pensa como ele são os buhh inhos.

  6. max ribas

    Deixe de ser limitado, Pondé. Este mundo de prazeres ilimitados só existe pra quem é verdadeiramente rico (quem paga prestação de Jeep não é rico, combinado?).

    Responda
  7. Ho Hsin Tsai

    Gostaria que o filósofo Pondé comentasse da coincidência do perda do moralismo com a decadência da filosofia ocidental baseada no Liberalismo, cujo aspecto econômico é o Capitalismo. Pois não vejo isso acontecendo na sociedade oriental com a filosofia humanista baseada no Confucionismo. Apreciaria muito se o Pondé pudesse dissertar sobre esse assunto.

    Responda
  8. Fabrício Schweitzer

    E pensar que "somos Severinos iguais em tudo na vida".

    Responda
  9. Ricardo Botto

    Acordou otimista. "Esperanças há muitas, mas não para nós" - (F. Kafka)

    Responda
  10. Henrique Marinho

    O que nosso filósofo do comportamento quis dizer foi o seguinte: O greenwashing moral é o marketing que transforma egoi stas autossuficientes em queri dinhos da modernidade. O niilismo continuará sendo o padrão dominante até que o vazio e o tédio venham a nos assombrar nas noites tempestuosas. Nessa hora, estaremos sozinhos com nossa consciência. Sem o ChatGPT.

    Responda