Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto A Neto

    A disputa interna no PT dá sinal claro de já estar em disparado andamento. O presidente do Senado quer usar a Emenda do Fim da Reeleição do PSB e fechar a janela de Luís Inácio IV. Haddad versus Camilo&Rui Costa&Jacques Wagner. Ninguém preocupado com ensinos fundamental, médio, superior. Gramsci em "Maquiavel e a Política no Estado Moderno" concluiu que "tudo é política". Acertou na mosca. O Judiciário afastou Jair. O Legislativo afastará Luís Inácio. Ambos não serão candidatos em 2026.

    Responda
  2. Nivaldo Dias

    Buongiorno. Discussão saudável e enriquecedora que é boa não se vê. As críticas não ajudam em nada se não trouxerem algo de substancial pois só quem vive e sente o Ensino Público diário sabe aonde o calo aperta. Até quando gaverá este Antagonismo barato quando falamos de política, Edicação, Saúde , Ciência , SUS, Justiça e tudo que deve ou deveria nos transformar no oaís sonhado ( de verdade). Só crítica não levava nada.

    Responda
  3. Fabiana Menezes

    O porquê de não terem priorizado o PROUNI em detrimento do FIES é mesmo um mistério? Quem não tem um bom ensino secundário já enfrenta uma desvantagem colosssal quanto à competição por vagas nas universidades públicas. Há escolas públicas do ensino secundário que brilham (colégios de aplicação federais, por exemplo). A receita já é conhecida e testada: docentes capacitados, concursados e com carreira, seleção no ingresso, recursos financeiros orçamentários, garantidos.

    Responda
  4. Graça Almeida

    Quanto aos escravos nem eira nem beira. Um bucadinho de terra já ajudaria muito, trabalhariam com gosto na própria terra e terras não faltavam, acesso nem que fosse para alfabetização mudaria o futuro do país e não só deles. Aparências é do que vive o governo,dinheiro e nao educação de qualidade no ensino básico fará a diferença. O Fies inundou de dinheiro as faculdades privadas qualidade nem tanto nós,pagamos e não governo, o dinheiro é publico. Isso de bolsa custeada por empresas cheira mal.

    Responda
    1. Graça Almeida

      * educação básica de qualidade e não dinheiro fará a diferença

  5. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    O número de formados pelo fies supera em muito o choro pelo dinheiro. Um ano de judiciário e legislativo paga com folga esse investimento.

    Responda
  6. Alexandre Assis

    A evasão no ensino médio se deve à baixa qualidade do fundamental. Esse é o problema a ser atacado. Pagar o jovem para ficar só por ficar vai melhorar a estatística, mas não a educação.

    Responda
  7. PAULO CURY

    e se tivessem dado a indenização aos escravos não teria mudado nada, o dinheiro se evaporaria na miséria, tinham sim era que ter dado educação, esta teria mudado a vida da população negra

    Responda
  8. William Rachid

    Para mim mais uma medida inócua e populista. Antes de colocar qualquer recurso na Educação é preciso reformar o ensino fundamental até o médio. Chamar os professores, ver as necessidades deles e dos alunos, as condições de trabalho e colocar o meio digital como parceiro, analisar o ensino profissionalizante, e aí sim, fazer os investimentos. Esse parece ser um bom caminho. Jogar mais dinheiro no que funciona mal não dará certo. É preciso um plano de longo prazo com a sociedade participando.

    Responda
  9. antonio brito

    É sempre mais fácil distribuir dinheiro arrecadado do que construir um sistema eficaz. Para que ficar em uma escola sem aprendizado técnico, laboratórios, professores, Internet, alimentação, com traficante nas portas. Se oferecer um lanche por dia já tinha quem deixasse de abandonar o ensino. Mais um desperdício e um voto comprado

    Responda
  10. NACIB HETTI

    O articulista informa de criação de fundos desde o século 19. Quando se fala nesse tema em governos do PT a sociedade já sabe o resultado. Quando a metade chega no destino já é um sucesso.

    Responda