Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Osmário Mendonça

    Isso aí não passa de uma presepada sem futuro. O coitado do Maduro não tem a mínima condição de ocupar esse território, sem o apoio da população local e das potências internacionais como EUA e Inglaterra.

    Responda
  2. Fábio Nogueira

    Agora falta fazer o plebiscito com o povo da Guiana.

    Responda
  3. Josue Oliveira

    Maul ditos sejam esses hlnvazorls dos territórios dos outros: o já passou de Maduro em Esequibo, o Natanaeuhu nas terras phaIestlnas, o Tutin na Ucraina...

    Responda
  4. VALDICILIA CONCEI O TOZZI DE LUCENA

    Resultado patético e perigoso.

    Responda
  5. MATILVANI MOREIRA

    E bem possível que o Lulad diga que a Guiana é um problema interno da Venezuela! E o prêmio Nobel da Paz está cada vez mais próximo!

    Responda
    1. Josue Oliveira

      Para ganhar o premio nobel da paz não pode falar MAL de SsraeI.

  6. Hernandez Piras

    Quanto ao petróleo, se a Venezuela já não consegue prospectar as próprias reservas (sua produção caiu ao nível dos anos cinquenta!), o que faria com aquelas de Essequibo?

    Responda
  7. Alípio Dias dos Santos Correia

    Engraçado ninguém questionar, em pleno século 21, a Inglaterra e a França possuírem colônias! Que tal a Folha de São Paulo publicar uma matéria sobre isso?

    Responda
  8. Hernandez Piras

    Quanto ao petróleo, se a Venezuela já não consegue prospectar as próprias reservas (sua produção caiu ao nível dos anos cinquenta!), o que faria com aquelas de Essequibo? O país ganharia muito mais ao se livrar desse regime ridículo.

    Responda
  9. Hernandez Piras

    Por que não consultar o povo de Essequibo? Será que eles querem ser venezuelanos? Como mais de cinco milhões de venezuelanos deixaram sua pátria nestes últimos dez anos, duvido muito que os habitantes de Essequibo estejam ansiosos para se tornarem venezuelanos.

    Responda
  10. Paolo Valerio Caporuscio

    A mesma selvageria no dna de ditadores antigos em conquistar o que é de outros ( se não tem direito) ,mera distração pela crise que passa o país e o povo tonto apoia.

    Responda
  11. Tersio Gorrasi

    Referendo faz de conta, típico de regimes totalitátios

    Responda
  12. Paulo de Matos

    esse Maduro não está satisfeito em levar seu povo à miséria e à fome. Causou o maior êxodo de venezuelanos para os países vizinhos. Agora quer infernizar a vida dos habitantes da Guiana. Já estamos com a invasão da Ucrania, guerra de Israel x Hamas, outros conflitos menores e agora se vislumbra esse da Venezuela.

    Responda
  13. Ademar Adams

    Afirma o regime, Folha? Agora o Regime tem vida e voz própria? Que coisa!

    Responda
  14. MARCIO OLIVEIRA

    Fizemos um plebiscito aqui em casa e decidimos que de agora em diante vamos usar apenas a geladeira da vizinha pra nos alimentar. Isso nos da legitimidade na açao.

    Responda
  15. João Batista de Junior

    Votação tendenciosa.

    Responda
  16. Dermival Pereira de Macedo

    As decisões de Haia são previsíveis

    Responda
  17. ana marques

    É claro que não se pode comprovar este percentual. E era só o que faltava, uma guer ra num país vizinho. A América do Sul não está precisando desse tipo de confu são.

    Responda
  18. ELLIS A OLIVEIRA

    Não esperava resultado diferente, partindo de consulta marcada pelo ditador (que Deus nos livre desses tipos). Só se via a faixa "Si para as 5". Propaganda feita e paga com dinheiro público. Espero as nações democráticas se unam na defesa do território da Guia, que está na mira do ditador Venezuelano. Lembremos da aventura dos militares dos anos 1980. Quando estão prevendo derrotas internas, partem-se para "inimigos externos". Esperava mais do povo venezuelano.

    Responda
  19. JOSE RADA NETO

    A vitória do Sim na Venezuela demonstra claramente como age um ditador: plebiscito manipulado e forjado na base da força. Na prática não existe ditadura de esquerda ou de direita, todas elas são iguais!! E fica aqui a crítica de quem (eu) votou no Lula: a recepção em tapete vermelho do ditador Maduro no Brasil foi um ato desastroso e ultrapassado. Essa visão do presidente Lula de flertar com governantes autoritários de esquerda é execrável e deve ser revista o quanto antes.

    Responda
  20. marcos fernando dauner

    Aqui em buracoville-SC, a maioria dos funcionários de restaurantes - garçons, chapeiros, caixas, recepcionistas , são venezuelanos . É difícil encontrar um brasileiro trabalhando por aqui . Conforme ouvi de gerentes : "Nós não contratamos mais brasileiros porque eles vêm trabalhar uma ou duas semanas e depois desistem - Têm bolsa família ! "

    Responda
    1. Hernandez Piras

      A falta de mão-de-obra em certas partes do País é produto de nossa evolução demográfica, não do bolsa família. Ninguém vive só do bolsa família: basta conhecer os valores pagos e as condições de pagamento para constatá-lo. Repetir essa história é somarr a ignorância ao preconceito.

    2. marcos fernando dauner

      Recentemente contratei um empreiteiro para limpar os espelhos do sistema de aquecimento solar encima de meu telhado . o empreiteiro enviou dois trabalhadores haitianos . "Não contrato mais brasileiros- me disse o empreiteiro !" Palavras dele, não minhas .

    3. marcos fernando dauner

      Eu estou desde setembro aguardando um marceneiro para trocar duas portas internas comidas pelos cupins . Cada semana é uma desculpa diferente. Meus jardineiros são mais idosos que eu - ambos passados dos sessenta . Faxineira ? Estamos limpando a casa sozinhos porque ninguém mais quer trabalhar em casa - apenas apartamentos pequenos .

    4. marcos fernando dauner

      Essa argumentação não é minha - é de quem contrata . Mas contratar qualquer tipo de mão de obra por aqui é muito difícil - empregada doméstica, jardineiro, marceneiro, eletricista, encanador . O pessoal do comércio também reclama muito . Por isso esse apelo a imigrantes venezuelanos e haitianos Essa é a nossa realidade . Não há como contestar.

    5. JOSE RADA NETO

      Marcos, nada ver esse argumento de não trabalhar por receber bolsa família. Quer ver só?? Faça as contas: com 600 reais para um casal + 142 reais por filho. Se vc tem 3 filhos vai receber cerca de 1.100 reais. E me conta: vc pagaria suas contas e de seus 3 filhos com esse valor morando em Joinville???? Impossível! Só se vc morar numa cabana no meio do mato.

  21. marcos fernando dauner

    Aqui, na América do Sul, Stroessner nunca se reelegeu presidente com menos de cento e dez por cento dos votos ! E foram uns quarenta anos de eleições democráticas .

    Responda
  22. marcos fernando dauner

    eleição fajuta e fraudada . Se fosse na Líbia de Kadaffi, daria apoio de cento e quinze por cento !

    Responda
  23. jose ferreira

    Olha só a galera de Lula : Maduro, Putin, Jinping, Ham as, jir ad islam ica, Hesbo llah, Castro, só gente boa e democrática .

    Responda
    1. José Bueno

      Esqueceu de incluir muita gente, Ferreira, quanta desinformação!!! Hoje mesmo, Lula está na Alemanha, tirou foto sorridente com o primeiro ministro alemão, assinando acordos de cooperação, para nosso programa de desenvolvimento econômico que incluirá todos os brasileiros...

    2. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Lembro-me tão bem de um encontro do Bozo com o Putin às vésperas da invasão da Ucrânia. Foi lá dar apoio pro amigão. Vc não se lembra, Ferreira? Tava viajando com o que naquela época? Orégano?

    3. jose ferreira

      Viaja não Dudu !

    4. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      E a galera do seu mito inclui os ditadores da Hungria, Polônia, Itália e agora da Argentina, além de Trump. Você tá bem de ídolos.

    5. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      E a galera do seu mito inclui os ditadores da Hungria, Polônia, Itália e agora da Argentina, além de Trump. Você tá bem de ídolos.

  24. Eduardo Boghossian

    Ditador de araque.

    Responda
  25. andre lunardelli

    Justamente quando o debate para eleições de verdade no país amadurece o ditador inventa uma guerra!

    Responda
  26. André Silva de Oliveira

    Populismo bélico. Olha aí a Venezuela inovando.

    Responda
    1. Peter Janos Wechsler

      Muitos outros antes dele inclusive Hi tler.

  27. Raymundo de Lima Lima

    Como um povo adora ser manipulado por causas delirantes! Confirma mais uma vez a estudo livro de Etienne La Boetie "Discurso da servidão voluntária". Pode ser povo instruído (Alemanah c Hitler; Argentina c Milei, Russia c Putin) ou povo inculto, ambos, se rendem ao expansionismo delirante de seus autocratas. Será que pós Lula virá um presidente populista-expansionista, insuflando povo para anexar parte do Paraguai, toda Bolivia e Uruguai, e até uma das Guianas???

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      No atual governo isso não acontece, serra, mas se está muito triste, a sua ida de vez pra Argentina será bem-vinda.

    2. Marcos Serra

      Bem mais fácil isso acontecer no atual governo.

  28. NACIB HETTI

    Com esse apoio produzido pelo próprio o amigo do Lula fica mais uns cinco anos conduzindo a boiada magra.

    Responda
  29. Emilio Bazzani

    Mais um guerrinha para vender estoque antigo de armas. Aqui, acho que até o BR vai lucrar.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      O lobby da indústria bélica está trabalhando para mais uma nova guerrinha; no quintal alheio.

  30. Evandro Loes

    O cara (Maduro) não consegue nem administrar a rica Venezuela e ainda quer mais pra $$$ justificar o prolongamento do sofrimento do povo. Tomara que ele dê o passo derradeiro para sua derrota.

    Responda
  31. João Carlos Silva

    Fiquei surpreso por não ter sido 110%

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Ele deixou 10% para dizer que tem oposição fascista. qua!

  32. MARIO TAKAHIRO NISHIDA

    Que isso, agora é moda fazer blebiscito para anexação do território vizinho? Daqui a pouco, os EUA vão querer golfo do México, Argentina vai reaver Malvinas, China vai anexar Taiwan, e o Brasil vai anexar parte da fronteira com Paraguai com justificativa de contrabando, entre outros. É preciso reforçar o poder bélico, segundo a estratégia a retórica militar.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      A Brasil poderia anexar a Bolívia. Ficaria auto suficiente em pó branco.

  33. Sérgio Chaves

    Isso não é política exterior, é só um descslabro mesmo.

    Responda
  34. José Augusto Bernabé

    Manchete exdruchula, o Ditador fala somente para o público interno do Regime, como o Ditador daqui que disse que mandou "reforçar" as Fronteiras e mandou 2 Ônibus de Soldados. Grande Exército.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      O ditador daqui, barnabé, perdeu a eleição e fugiu para os States, na próxima vez, vá com ele.

    2. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      O ditador daqui, barnabé, perdeu a eleição e fugiu para os States, na próxima vez, vá com ele.

    3. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      Não temos ditador. Temos presidentes democraticamente eleitos, goste vc deles ou não; mas teu gosto não tem a menor importância na ordem do dia. Temos até alternância de poder. Olha só que maravilha! Não acredite nas vozes da tua cabeça que dizem o contrário disso.

  35. Antonio Emanuel Melo dos Santos

    A moda pega. Vai que L u l a decide recuperar o Paraguai e o Uruguai.

    Responda
    1. Emilio Bazzani

      Acho que o medo é outro, se a moda pega, a Bolivia vai decidir recuperar o Acre marotamente anexado pelo nosso Barão de Rio Branco.

    2. José Bueno

      A posição do governo Lula foi, desde o primeiro momento, explicitamente desfavorável a esta iniciativa do presidente venezuelano.

  36. Marcos Serra

    Plebiscito "transparente" do amiguinho que o descondenado recebeu com tapete vermelho aqui.

    Responda
    1. Eduardo Vasconcellos Oliveira

      Tá com saudade do outro? Muda pra Argentina.

  37. Israel Sena

    Só falta os corr-uptos, o genoccida e o mollusculo, se unirem em apoio a anexação de parte do território da Guiana pela dittadura venezuelana.

    Responda
    1. Emilio Bazzani

      O Brasil tem de ficar pianinho, já que fez o mesmo quando 'anexou' o Acre e deixou a Bolivia a ver navios, de longe.

  38. Josue Oliveira

    Se SraeI pode houbar terras paIestlnas, Maduro também pode incorporar Esequibo. Direitos iguais.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Não existe direitos iguais. O Direito Internacional é o Direito do mais forte.

  39. João Carlos Silva

    Fico pasmo como o placar não foi de 110%. Estatisticamente já é muito difícil aceitar os tais 95%

    Responda
  40. Noel Neves

    O nazifascista vai ficar ameaçando até ser reeleito novamente! Existe aqui no Brasil um indivíduo Inelegível que deveria mudar se para a Venezuela! As eleições por lá são do jeitinho que ele gosta.

    Responda
    1. Noel Neves

      Sr. De Lima! A ignorância cabe em qualquer lugar! Mas a ironia é coisa de quem joga fora das quatro linhas. Igual o ladrão de Rolex,!

    2. Raymundo de Lima Lima

      É mesmo. Na Venezuela o voto é eletrônico ou impresso?

  41. Giovani Ferreira Vargas

    kkkkkkkk Plebiscito...kkkkkk

    Responda
  42. Rogerio Ribeiro

    Fiquei surpreso porque não foi 100%! Mas acho que isso levantaria suspeitas sobre a manipulação do resultado. Na minha opinião, o Bigode de 1.90m de altura não é burro, apenas vaidoso. 95% achei alto e gera dúvidas do mesmo modo. Mas... coisa desse tipo de t1r@nus.

    Responda
  43. Rubens Ventura

    O Brasil tem de se impor contra Maduro ou sairá chamuscado.

    Responda
    1. José Bueno

      É só conferir, a posição do governo Lula foi desfavorável e sua diplomacia foi desestimuladora a ests iniciativa venezuelana.

    2. Pery Pedro

      Aproveita que esta sonhando e pede um pônei.

  44. fernando oliveira de souza

    EUA e Inglaterra podem ter mais poderio militar, mas são inexperientes em guerra na vegetação como da Amazônia.

    Responda
    1. Fernando Alves

      HAHAH...mano do céu. Como as pessoas ooodeiam os Estados Unidos e Inglaterra.

  45. Pierre Laville

    Quando um regime falido, corrupto quer tapar os problemas internos, nada melhor que invadir os vizinhos, desviar a atenção e falar de patriotismo. Vale para Putin, vale para a China, vale para o Venezuela.

    Responda
    1. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

      A China invadiu o Tibet, Mizael. Há décadas! Não há um único inocente em todas essas histórias.

    2. mizael dias

      A China invadiu quem mesmo ?

    3. Marli Moras Garcia

      Vale para Is ra el também, apesar de a democrática Folha censurar que escreve essa palavra. Por que será hein?

    4. Marli Moras Garcia

      E vale para Is rael também

    5. Severo Pacelli

      Vale para EUA, vale para Inglaterra, vale para ricos e super ricos, cujo buraco do ter nunca enchem. Nosso ouro está na Inglaterra e até hoje esta não devolve. Foi roubado daqui via Portugal. Esses territórios foram roubados da Venezuela, assim como Malvinas da Argentina. A ONU não age, porque sabe o poderio dos EUA em defender seus parentes diretos, os ingleses.

    6. Noel Neves

      É verdade Pierre! Inclusive valeu para o Inelegível invadir os três poderes do Brasil!

  46. Bruno Miguel Avelar

    Quero ver se o Maduro é macho para invadir a Guiana , independente de quem tenha razão. Se fosse por um punhado de terra não daria em nada, mas como é por petróleo, existem outros interesses em jogo. A única vantagem desse episódio é que o Maduro sai na hora do poder se anunciar a guerra. Tiram (EUA e Reino Unido) ele direto pra colocar outro parecido no lugar.

    Responda
  47. Florentino Fernandes Junior

    Voto facultado para maiores de 12 anos. Repito, 12 anos

    Responda
    1. Rubens Ventura

      O regime do Maduro é um desastre e é cruel.

  48. Maria jose dos santos

    Povo Burro Ja Nao basta a fome o desemprego a ditadura desse país agora vai mexer com quem esta quieto .guerra ....Merecem passar por isso.

    Responda
  49. Reinaldo teles

    Até quando ? até quando Pessoas sem massa cinzenta , sem nenhuma forma de razão (no sentido psíquico, entenda) estarão, entrarão no poder ? Ja deu, chega. O povo sempre visto como inocente, vivendo deste lado das Américas, sempre mamtido pelos ricos e poderosos em total desconhecimento, pobteza, ignorância a todo custo imposta e até sendo aclamada como boa. Ja deu.

    Responda
  50. Alexandre Pereira

    Esse ditador já deu o que tinha que dar.

    Responda