Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. David Roberto Medeiros

    É muita amargura desse Joel, filho de pai influente, que o levou a esses veículos de comunicação em que só faz expelir seu fel biliar e figadal. Ele, Dora Kramer e Demétrio Magnoli formam o triângulo da tristeza desse jornal que já melhor.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Quem tem ideias discute, não ataca os autores. Quem não argumento tenta destruir quem pensa diferentemente.

  2. Nilton Silva

    Pergunta pro embaixador que nos chamou de anão diplomático. Ele deve ter a resposta. Mas mesmo com toda a nossa desimportância internacional, ainda estamos melhores sem o Bozo.

    Responda
  3. Evando de Abreu

    José Souza, você quis dizer algo?

    Responda
  4. Evando de Abreu

    José Souza, experimente pesquisar sobre onde ficou hospedado o casal do não eleito, quantos membros tem a comitiva brasileira e você vai se surpreender. Google, é fácil

    Responda
  5. Fabio Torres

    Texto esquizofrênico. O economista reconhece todas as razões do porque a política externa está indo bem, mas como não pode elogiar nunca o Lula ele inventa um suposto atraso nas relações internacionais. Alem de q ele fala besteira ali: o Opep+ dá ao brasil cargo de associado, e nao de membro. o brasil nao fará parte do cartel do petroleo,nao poderá votar e nem influenciar na producao ou corte do petroleo. Fora deixar implicito ser contrafomento a industria, o que beneficia o agro; vimos o q deu

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Não está indo bem. O único sentido de ser da OPEP+ é poder pressionar o preço do petróleo para cima. É isso que a Rússia faz.

    2. Evando de Abreu

      Política externa? qual? O fato de Lula não reconhecer o Ha-mas como grupo terro-rista, como é o nosso M-S-T, além de não ser considerado como ho-mem honesto, e não é, foi hoje, considerado pela imprensa alemã, como uma pessoa problemá-tica.

    3. Jose Souza

      Muuuuu

  6. José Augusto Bernabé

    Só nas Relações Internacionais? Em todas as relações também, esse é o governo medíocre que vcs jornalistas ajudaram a eleger e vc Joel, vai ter de morder a língua muito mais pelo o que vc falava nos seus tempos de Jovem Pan.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Mesmo com todos os problemas citados no texto, este governo tirou o Brasil do isolamento a que o anterior nos relegou. É mil vezes melhor do que o anterior.

    2. Evando de Abreu

      Perfeito amigo. O nem estuda, nem trabalham, nem tem argumentos e nem pesquisam, só sabem nos criticar, mas não se dão ao trabalho de pesquisar

    3. Jose Souza

      Muuuuu

  7. José Cardoso

    Esse papo de que extrair petróleo não é o problema, que estaria apenas no consumo é a lógica conveniente do traficante. No mínimo, se a oferta se reduzir aumenta o preço, o que incentiva as energias renováveis.

    Responda
    1. Antônio João

      Aumentam sim os preços dos deirivados do petróleo, aumenta também a inflação, aumentam também a Selic, a taxa de juros real, a recessão e o desemprego. Foi assim que bolsonaro elevou a inflação e a Selic às alturas e estamos pagando caro ainda hoje. Raciocínio de ambientalista de boteco..

  8. Antônio João

    Para joel, ser a favor é ser do contra, a forma fácil de fazer jornalismo, falar mal do governo, embora não tenha se manisfestado da mesma forma, quando bolsonaro foi considerado pária internacional.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Bozo é tão pária internacional que numa reunião do G-20 na Itália ficou fazendo ironia com os garçons por causa da vitória na Copa de 1970. É isto que ele fazia no exterior. Nem a primeira-ministra de extrema direita da Itália quis se encontrar com ele, assim como a francesa Marine Le Pen. Queimaria o filme, anularia as chances de vitória eleitoral.

    2. Evando de Abreu

      Bolsonaro nunca foi considerado pária internacional, muito pelo contrário. Hoje, de acordo com a imprensa alemã, a maior, Lula foi considerado uma pessoa problemática.

  9. Amarildo Caetano

    Puríssimo inveja de Lula , colunista medíocre

    Responda
    1. Edson Jardim

      LULA, presidente eleito do Brasil Quem não estiver satisfeito, VAZA!!!

  10. FREDERICO FLOSCULO PINHEIRO BARRETO

    A Terceira Encarnação de Lula (não dá para contar com "a Posta") é de pura elevação dos céus, de exaltação do poderio da lábia brasileira. Felizmente, as guerras nos ignoram, junto com o Lula. Gente irrisória de líder idem?

    Responda
  11. Ricardo Fernandes

    O fanfarrão egocêntrico tem um viés atávico de sindicalista do setor automotivo. Nunca deixou de proteger tal indústria através de subsídios; desonerações e protecionismo. Não sei, se por peleguismo ou se é apenas simpatia pelos seus antigos liderados. Não enxerga, que os motores de combustão estão evoluindo para uma alternativa bem menos poluente. A indústria automotiva já não é mais o carro chefe deste setor nacional. Talvez tenha alguma conexão excusa com esse setor advinda da suas origens?

    Responda
  12. Daniel Amorim

    Isso que dá contratar o filho de quem sabe

    Responda
  13. Roberto Pimenta

    O colunista certamente concorre ao troféu Vira Lata do Ano. Esta coluna é de uma vira-latice atroz. Lula botou o Brasil de volta no cenário global, com papel relevante. Não ganhou todas, mas estava lá, botando a cara. E foram muitos os sucessos sim, apesar da manchete falaciosa.

    Responda
    1. Evando de Abreu

      Sim, com gastos com limousines, hospedagens caríssimas, mesmo para os padrões dos países ricos, além de falar o que não deve. Estamos muito bem

    2. josé SOARES

      Pois é, o pai tem pedigree, mas o filho é vira lata( com todo respeito e simpatia aos cazinhos).

    3. Amarildo Caetano

      O colunista e sua turma estão com dor de cotovelo.

  14. Valter Luiz Peluque

    A inveja é o pior dos pecados capitais. É perigosíssima porque envolvida pela Egrégora do mal. E, normalmente, se volta contra o invejoso. Lula não só pôs o Brasil de novo no mapa, como é reconhecido universalmente pelo trabalho em prol da igualdade e distribuição de renda. Mas, aqui, a imprensa se faz cega, surda e muda e os opositores da direita se mordem de inveja.

    Responda
  15. Evando de Abreu

    José Bueno, comi-tiva de mais de 1.300 pessoas, sendo que a índia fez com a metade e se hospedou em hotéis de per-iferia, enquanto o outro desfila com limou-sines e hospeda-gem de mais de 65.000 dólares a diária.

    Responda
    1. Jose Souza

      Qual a sua fonte? Fala sério rapaz.

  16. Evando de Abreu

    Gilmar, Lula foi descon-denado, é muito diferente de inocentado.

    Responda
  17. Evando de Abreu

    Lilian, a turma do nem estuda, nem trabalha, nem tem argumentos, ataca novamente. Di-vertido.

    Responda
  18. Evando de Abreu

    Gilmar, não sei como isso poderia reverter para o País. Limousines e tanto luxo são desnecessários, nem países mais ricos que o nosso faz o mesmo. Isso é ve-xame

    Responda
  19. lilian santos

    falou o inteligentinho da direita xucra...kkkk, só indenitários, burraldos de plantão que acham que o dinheiro para fazer transição energética e sustentável vira de alguma arvore...tem que usar os ativos ainda do petróleo para fazer as mudanças e financiar pesquisas e o colunista deve está com muita saudade do Bolsonaro e sua politica internacional...kkkk

    Responda
  20. Graça Almeida

    Na verdade tô cansada de ver o Lula no exterior vendendo imagem, isso não basta, protagonismo em que até agora? No momento o ativo Amazônia fica comprometido com a falta de noção em misturar fórum ambiental com OPEP. No mais estamos à deriva sem projetos apresentados, sem postura firme em fazer reformas realmente importantes,pagando caro ao Congresso e recendo pouco. O que temos é uma falsa projeção no exterior enquanto nem os pisos da educação e saúde são cumpridos. Governo fraco.

    Responda
    1. Graça Almeida

      Carlos Campos. Gilmar Manghenzani. Primeiro não sou bolsonarista. Votei em quem tinha projeto de país e não em populista. Segundo respondam aos meus questionamentos. Terceiro um ano é muita coisa para quem tem pressa em fazer o melhor para o país.

    2. carlos campos

      Graça fazendo graça e se mostrando tão desinformada quanto o Gilmar. Em que mundo vivem estes seres? Se informam pela veja, estadão, folha , globo e adoram colunas do joel, demetrio e outros pu xa sa cos dos patrões banqueiros e saudosos do paulo guedes e do mito , este sim , pra eles, um estadista respeitado no mundo. E lêem olavo de carvalho e se encantam...

    3. Gilmar Maghenzani

      Cansada? o governo do Lula só tem um ano e vc já está cansada?, espere e verá os resultados no futuro pq o seu herói fez foi afastar o mundo inteiro

  21. Edailson Monteiro Rodrigues

    Esse é um dos que se orgulhava quando o país era considerado um pária.

    Responda
  22. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Alguém esperava outra coisa do ex presidiário? Perdemos, né mané?

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Seu mito foi presidiário,e se a lei for aplicada voltará a ser

    2. Gilmar Maghenzani

      Assumiu que perdeu? legal agora é só assumir que ele foi inocentado

  23. Servulo Correa

    Não, Lula não se cansa de fracassar. Agora, por exemplo, está fracassando no 'caso' Venezuela. Em vez de dar pitacos em áreas que não lhe diz respeito ele devia ter realizado gestões para evitar esse atrito no seu próprio quintal.

    Responda
  24. carlos campos

    Comentário mediocre, feito sob medida pros extremistas da direita divulgarem em suas redes e passar ao ga do a impressão q o Brasil de hj é o do governo anterior, pária mundial, motivo de repulsa internacional q consegue ultrapassar qquer limite de ética do jornal c/seu público. O minúsculo colunista vai ser parabenizado pelos patrões banqueiros e a ética q nao possue, o deixará gratificado pelo ato de lam ber botas dos dito cujos e garantirá sua permanência no decadente periódico.

    Responda
    1. Jose Souza

      Verdade. O Joel já fez e pode fazer melhor.

    2. Gilmar Maghenzani

      E ele assim vai continuando no emprego

  25. armando moura

    o cara é recebido por lideres globais o tempo todo, todos abrem as portas, fracassar no caso de buscar a paz para o oriente médio, não foi uma luta ingloria, conseguiu respeito do sul global, não fechar as portas com os produtores de petroleos não foi aprovar aceita o combustivel fossil como insubistituivel, mas entrar numa realidade de reduzir danos, porque nem os EUA, nem a China vão parar de usar. Lula é um sucesso internacional, onde chega é recebido e aplaudido.

    Responda
  26. Evando de Abreu

    Suas comitivas são as maiores de todos os outros países. Milhões são gastos com hospedagem e limousines

    Responda
    1. José Bueno

      Mas a m id ia que incita o leitor com manchetes inapropriadas não divulga quem faz parte e o que esta comitiva está fazendo, que resultados têm sido obtidos. O negócio é ser, irresponsavelmente, contra o governo, que agora temos, graças a Deus.

    2. Gilmar Maghenzani

      gastos estes que reverterão em dinheiro para o País, e vc como bom brasileiro aquele do bem critica e ainda mente, limusines aí é de mais

  27. Evando de Abreu

    Este desgov'erno só nos traz vexa-mes. Suas comitivas são maiores de todos os outros países. A es-banja é ele só ficam em suítes com valores superiore-s a de qualquer outro em eventos intern-acionais. Aqui não pode sai às ruas sem ser adjetiva-do com os nom-es que teve competên-cia para ganhar.

    Responda
    1. Jose Souza

      Vai levando…

  28. Peter Janos Wechsler

    Laudos ao estadista culto e poliglota versado em geopolítica. O rei dos improvisos impactantes.

    Responda
    1. Jose Souza

      Inveja mata.

    2. Jose Souza

      Inveja mata.

    3. Peter Janos Wechsler

      Os dois semianalfabetos se merecem.

    4. Gilmar Maghenzani

      O minto é que era bom para atrair investimentos né?

  29. Joao Cantarelli

    "Opep+ no meio da COP28" é escancarar o pouco interesse do GovBR no combate às mudanças climáticas especialmente porque a responsabilidade pela crise sempre pode ser atribuída aos países mais desenvolvidos. Boa parte da relevância da preservação da Amazônia se dá por conta da possibilidade de obter doações dos mesmos países ricos aos quais se cobram a redução das emissões.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      precisa esclarecer isso, toma cloroquina que vc consegue

  30. Daniel Barbosa

    Lula e Haddad brilhantes no exterior, respeitados, trazendo recursos e acordos para a Nação e vc, joel, não se cansa de procurar fracasso onde há honradez? Que chato e cansativo.

    Responda
  31. Silvia Lambert Siriani

    Tá faltando leitura sobre História da Política Externa Brasileira, né Joel? Textinho mequetrefe. Meus alunos de graduação produzem uma análise melhor e mais profunda...

    Responda
    1. Servulo Correa

      Esta "Mestra" me faz lembrar aquela "Meritíssima" lá de Santa Catarina. Pra ser ruim ainda precisa melhorar muito.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Discordar é possível e saudável. Mas simplesmente desqualificar a pessoa do articulista, e para isso usar menosprezo àqueles que deveria honrar, para, por via indireta, mostrar-se qualificada a tanto, revela-se não condizente com docência respeitável.

  32. José Bernardo

    Joel e os editorialistas da FSP parecem salivar de satisfação diante de qualquer possibilidade de criticar Lula. Esse viés prévio de condenação acaba por impedir o que poderia ser uma análise séria e fundamentada das eventuais incoerências do governo nesse setor.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      sempre foi assim acompanho a política a cinquenta anos e nunca vi o contrário, e tem alguns malucos que dizem que o Lula é o herói da imprensa.

  33. ROGERIO ANTONIO CARDAMONE

    Faço minhas as palavras da maioria dos comentarista. Considerando a destruição que o desgoverno anterior causou a reputação do Brasil no exterior, chega a ser ridículo o pseudo articulista afirmar que o atual governo passa vergonha nas relações internacionais.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      é a narrativa, como eles dizem, de bolsonarista

  34. André Silva de Oliveira

    Seguindo um marxismo mumificado do século XIX. vai sempre fracassar. "Pau que nasce torto/Nunca se endireita"...

    Responda
    1. André Silva de Oliveira

      Tens razão, Gilmar, ficou só esse subproduto do marxismo - o "socialismo do século XXI ", mais conhecido como bolivarianismo que Lula e o PT apoiam. Outro dia, houve um conflito no Congresso do PSOL em Brasília entre trotskistas e stalinistas, vc viu?

    2. Gilmar Maghenzani

      Para criticar precisa ter conhecimento do assunto e não jogar palavras ao vento meu caro, e se informe pq marxismo não existe há muito tempo

  35. CARLOS SERGIO ROCHA LOPES

    Faço um comentário irônico e vem um bocó bolsonarista defender essa tragédia humana, política, econômica, científica, corrupta, mafiosa, miliciana e não consigo responder, melhor assim a gente nunca sabe se é bocó ou robô.

    Responda
  36. Dirceu Luiz Gonzaga

    Terminei a coluna com a sensação de ter comido um pastel sem recheio.

    Responda
  37. osmar pavani peres

    Pelo que você escreve é bom mas é ruim. Não dá prá continuar lendo até o final, já mata o interesse do leitor, logo no começo.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      pois é agente já nota de cara que ele está contra o governo a favor do minto

  38. Carlos Eduardo Salles

    A FSP está se tornando insuportável de se ler. Traz em seus quadros articuladores como esse com o objetivo de destruir o atual governo eleito. O jornalistazinho não tentou sequer explicar os motivos que levaram o Brasil a ingressar na OPEP+ . Ridículo!!!!

    Responda
    1. Jose Souza

      O Joel é bom. Nós, progressistas, precisamos conhecer todos os pontos de vista.

  39. Marco Ciuffi

    E vc não cansa de ser um péssimo jornalista?!!

    Responda
  40. NEY HAMILTON MICHAUD

    No tocante a essa cuestão aí, desse negócio de tentar ser protagonista internacional, é uma narrativa comunista anticristã, terrabolista, talkei? Estadista que se presta gasta seu tempo com motociatas, cultos evangélicos, formaturas militares e rondas de jet-ski para vigiar a costa brasileira. Ouve seu povo no cercadinho. Incentiva o pequeno comerciante comendo coxinha na padaria. E promove o país ao transformá-lo no último bastião anticomunista do planeta. Selva!

    Responda
  41. José Roberto Franco Reis

    É um espécime autêntica de colunista colonizado o jovem joel, com minúscula mesmo. Nem viu nada da participação brasileira no Cop e o reconhecimento de Lula no exterior. Quer que o Mercosul feche com a União Europeia sem que nossos interesses sejam defendidos e mais uma vez mostra como a subserviência é a crença de modernidade de certos liberais no Brasil.

    Responda
  42. ana maria gomes

    Que jornalista ridículo. Vcs não se cansam de sabotar o país? Tenha só menos um pouquinho de dignidade. Credo!!!

    Responda
  43. Joaquim Rocha

    Joel é o "jornalista", com a desculpa a todos os verdadeiros jornalistas mais mau car áter de toda a imprensa. Com todos os jornais sérios elogiando o atual presidente nas relações exteriores ele me vem com essa matéria com título ridículo, tentando simplificar uma coisa complexa. Só que é pura hipoc risia mesmo, mau carat ismo. Foi contratado para criar estórias onde cria uma realidade paralela. O Brasil é um grande produtor de petróleo e terá que vender o seu produto.

    Responda
  44. João Vergílio Gallerani Cuter

    Tenho uma dúvida sobre o mercado de carbono. No comércio, se o freguês não paga, ou não quer pagar o que é pedido, o comerciante não entrega a mercadoria. E no comércio de carbono? Se os países "importadores" resolverem fazer uma OPEP pelo avesso, e se unirem para determinar preços baixos, a gente faz o quê? Protesta?

    Responda
  45. Adalberto Otaviano Luciano

    Quando divulgamos o interesse em extrair petróleo na foz do Amazonas, estamos abdicando da proteção ao meio ambiente. Quando aceitamos participar da Opep, deixamos claro nossa posição no tabuleiro. Enganação.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      abdicando não senhor isso pode ser feito com preservação é só ter um pouquinho de honestidade de pensamento, agora participar da Opep é bom sim senhor pq nós estamos produzindo petróleo e precisamos vender, ou vc não quer isso?

  46. Luiz Ferretti

    Senhores chamar o Descondenado de Estadista é forçar demais a barra, né? Fazer o quê, aqui puxa-sacos atuam como colaboradores da Lava-jato "passam pano", culpam jornalistas e FSF, pelos arroubos sem fundamentos do Enganacionista. Cada um na sua. Sempre lembrando que depois do FHC só a escuridão.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      È. Bom era o Iluminatti Arnesto Araújo nas Relações Exteriores. Disse que o Brasil tinha orgulho de ser pária no cenário da diplomacia mundial. E você, Joel, também tem orgulho em ser pária no jornalismo? Em Davos e G20, o Jair circulava sem saber o que fazer com as mãos. Ignorado, exceto pelo garçom dos salgadinhos. Aquele era o bom, Joel? O furo não decorreu do Governo Lula, mas da União Européia, onde Ursula não conversou com Macron.

  47. Edison Gomes de Oliveira

    Nem lí, mas só a chamada já é uma completa alucinação. Nosso total apoio ao líder positivo, democrático, atuante, amoroso e que passa valores que ajudam a nação brasileira a fazer mais e melhor!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      melhor ler alice do que coronel ulstra

    2. José Enrique Mellado Serveto

      Você deve ter lido varias vezes "Alice no País das Maravilhas" !!

  48. OTAVIO MEDEIROS

    Bom era o governo do outro...

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Não. O da dilma.

  49. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Aonde pretende chegar esse texto?

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      não precisa perguntar basta pensar um pouquinho e vc verá que é para não perder o emprego

  50. Décio Ceballos

    Explorar petróleo não significa abdicar da bioeconomia, e da sustentabilidade. Desistir do petróleo seria afundar à economia para desastres ambientais, sociais e econômicos. Sim, desenvolver tecnologias mais eficientes, ambientalmente sustentáveis e economicamente viáveis pode ajudar a equilibrar as necessidades econômicas com os objetivos de conservação.

    Responda