Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. JORGE CESAR BRUNO

    Bom, como eu não sou idiota e nem o colunista, a opinião é descabida e hipócrita!! Ou ele vai deixar de encher o tanque do seu carro?? E óbvio que a transformação energética, tem que ser de firma paulatina e inteligente!! Mas na era Bolsonaro, parece que raciocínio e capacidade cognitiva, são meros acessórios!!

    Responda
  2. Benedito Claudio Pacifico

    Acho que o governo Lula tem um dos seus pontos fortes em política internacional e acredito que os fracassos não se devem ao governo que vem tentando colocar o Brasil em um protagonismo internacional mas estas políticas não darão frutos imediatos e o atual governo tem um ano no poder .

    Responda
    1. JORGE CESAR BRUNO

      O problema é que Bolsonaro foi tão medíocre e irrelevante, que a todo momento, o histórico, do governos Lula, incomoda muita gente!! As análises deveriam se pautar pelos assuntos e importância, jamais pela relevância do presidente Lula!!

  3. Marcelo Fogaça

    Quer queira ou não a OPEP fez o barril saltar de 3 dólares em meados dos anos 80 para 100. Isso contribuiu para uma maior eficiência energética no mundo. Então, de uma certa forma, contribuiu para uma menor emissão de poluentes. Joel precisa ser crítico. Mas seu titulo não condiz com a argumentação do artigo.

    Responda
  4. Alvaro Almeida

    Caraca, como vocês adoram mentir. O Lula é referência mundial, onde ele vai é ovacionado. Vocês estão com saudades do coiso...só pode!

    Responda
    1. Hermes Yaly

      Não há dúvida, referência mundial... em corrupção!

    2. Rodrigo Andrade

      Referência em pilantragem, só se for

    3. José Filho

      Em Portugal ele quase foi ovo cionado. Achei interessante que tiveram que arrumar um intérprete para traduzir as perguntas para o português brasileiro, porque apesar da tal de "referência mundial", ele não conseguiu entender o que lhe perguntavam. Hilário!

  5. Mykel Alexander Santos Gomes

    Como fracassar nas relações internacionais!??!!? Acertou a não acatar o globalismo sendo neutro na questão u c ran ian a e não concordando com Is r a el ! Vários governos celebrados foram capachos nessas questões. Lula mandou bem!!

    Responda
  6. Rui Calaresi

    Entendo que boa parte da análise do colunista tem fundamento. A busca por alternativas limpas aos combustíveis fosseis não e novidade entre os produtores de petróleo, sejam empresas ou Estados. Porém, a análise carece de compreensão da dinâmica da geopolítica das relações internacionais, onde estamos sujeitos a herança colonial. Será que podemos colocar industriais brasileiros e agricultores europeus na mesma régua da balança do fracasso acordo UE-Mercosul? Fica a pergunta!

    Responda
  7. Carlos Oliveira

    Caro Joel. Como disse aquele ministro do STF: "Perdeu, Mané". Deve ser difícil ser "viúva" de falecido vivo. Mas, como a escrescência da caserna tupiniquim tem garantido por lei que capitão insubordinado vai prá reserva com vencimento integral como castigo, é compreensível essa idolatria. Mas que perdeu, perdeu. Mané.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Mais um que não aceita matéria negativa sobre seu político de estimação

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      A imprensa ode ser combativa e crítica. Não se ignora que até venal nas verbas públicas. O que não pode é ser tola. A ingenuidade é defeito imperdoável em um jornalista. É óbvio, mas ao que parece exige desenho, que o Brasil, grande potência do hidrogênio verde, terá nos *colegas da OPEP*, os maiores investidores. Ou investem no Brasil ou morrem.

  8. Rodrigo Flexa

    A Folha sempre foi reacionária, até apoiou o golpe militar, mas pelo menos antes tinha articulistas de relevo, agora o nível está abaixo da sarjeta, que texto picareta, um horror, pura desinformação.

    Responda
  9. Wilson Rossi

    Desonesto. Artigo nível pires.

    Responda
  10. Carlos Oliveira

    Caro Joel. Como disse aquele ministro do STF: "Perdeu, Mané". Deve ser difícil ser "viúva" de falecido vivo. Mas, como a escrescência da caserna tupiniquim tem garantido por lei que capitão insubordinado vai prá reserva com vencimento integral como castigo, é compreensível essa idolatria. Mas que perdeu, perdeu. Mané.

    Responda
  11. Ricardo Lobo

    Oi Joel! Você mudou de nome? Não se chamava perdeu Mané?

    Responda
  12. Carlos Celestino

    Ficar fora da OPEP? Tem que estar em todas, participar de tudo, opinar, influir, influenciar. Tão óbvio que se torna absurdo ter de falar num veículo que já foi a Folha.

    Responda
  13. Carlos Oliveira

    Essa turma de articu-bolso-listas desse diário paulista, que vai fazer aniversário de um ano que estão com um sapo-barbudo entalado na garganta, já devem estar com uma doença crônica na faringe. Se isso durar os quatro anos, tem sérios riscos. Melhor engulir ou curar fazendo um "L" já que elogiam tanto nas supostas críticas.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      "Engulir"... kkkk Português mandou lembranças

  14. Luiz Mangea

    A pergunta que não quer calar. Como a Folha de São Paulo, um jornal dessa envergadura, permite que alguém venha escrever um texto dão ideológico como esse. O autor tem todo o direito de defender sua ideiologia. Mas ela não pode ser expressada em forma de informação ou de verdade em um jornal de grande circulação como a Folha. Ele que então crie um blog para destilar sua ideologia.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Passar pano no chefe da seita não adiante nada.

    2. Rodrigo Andrade

      Só pode falar bem do descondenado? Esse é o problema

  15. Alex Sgobin

    Arranjou uma maneira (quase) elegante de atacar Lula, mestre Joel, na falta de algo mais nobre para escrever? Onde estão os outros "fracassos"?!? Ou V.Sra acha que Bolsonaro era melhor?? Outra coisa: tome tento, e assuma que é justamente o capitalismo, sua paixão, que vai acabar com o planeta pela obrigatória produção em aceleração típica desse sistema, não finja uma ingenuidade tão reles!

    Responda
  16. Gusthavo Cabral

    Não sei porque eu cliquei para ler a matéria, mas ele conseguiu, no texto, dizer que o Lula está acertando, tentando dizer o contrário. O que incomoda, e muito, é a falta de honestidade intelectual aparente, ao colocar como fatos incontroversos posições que mereciam alguma prova. Exemplo disso foi a citação do fracasso do "protecionismo" em favor da indústria nacional, que causa muita estranheza a este leitor, ainda mais por não haver nenhuma explicação e apresentação de dados que corroborem +

    Responda
    1. Gusthavo Cabral

      tal absurdo.

  17. Dagmar Zibas

    Esse Joel vem todo dia destilar seu rancor ideológico aqui. Q fracasso? Lula ouvido com respeito e interrompido por aplausos em seu discurso na ONU, o que é raríssimo acontecer. E não vai ser membro efetivo da OPEP. Apenas observador sem direito a voto. Muito bom.q possa acompanhar o q acontece na OPEP e argumentar sobre necessidade de investir em economia verde

    Responda
  18. EDILSON ROCHA SILVA

    Quais foram os outros fracassos, Joel? O Lula fala demais e fala besteiras de vez em quando, mas qualquer bom analista - honesto - vai reconhecer as diferenças abissais em relação à destruição promovida pelo bolsonarismo nas relações internacionais.

    Responda
  19. Adenilson peneli

    Em resumo Joel, para você o problema é o Lula, você diz e não diz, o fato do Brasil entrar na OPEB não tem nada a ver com liderança ambiental, pelo contrário pode até ajudar, texto tendencioso e inoportuno, é como a direita, contrária a qualquer proteção ambiental, ataca seu oponente usando o tema, ler um artigo deste parece um pesadelo.

    Responda
  20. Flávio Tadeu Marini da Silva

    Jornalista bolsominio

    Responda
  21. Neucir Valentim

    A elite brasileira detesta ver o Brasil bem representado no mundo, ela gosta de ver o Brasil como párea como era com o inominável, ela tem horror quando o Brasil é apresentado como uma potência não só regional mas Mundial. Parabéns presidente Lula que mostra que nós não somos vira-latas o Brasil é grande!

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Não é "párea", é pária. Os amantes do chefe da seita são absolutamente ign@rantes.

    2. Valdir Costa

      Elite é o grupo que viajou. Você é só um pé rapado petista.

  22. EDILSON ROCHA SILVA

    Se o sujeito se recusasse a aderir à OPEP, qual seria a reação do Joel e de outros da velha mídia? Concordo que os combustíveis fósseis sejam rapidamente substituídos por fontes alternativas de energia. Mas isso não é um fracasso da política internacional do Governo Lula. Exagero…

    Responda
  23. Neucir Valentim

    A elite detesta ver o Brasil sendo bem representado internacionalmente, prefere ver um parea sem fazer esforço algum para conquistar algo para o Brasil, e fica invejando um presidente que traz capitais políticos e apresenta o Brasil com uma potência mundial. fum bando de recalcados.

    Responda
  24. Rubens Ventura

    A mulher de César tem de ser e parecer honesta. Entrar na opep. é cuspir no prato da defesa do meio ambiente.

    Responda
    1. Dagmar Zibas

      Por que não ouvem os argumentos de Lula? Brasil não vai decidir nada. É apenas observador do grupo. Sem direito a voto. Participar é ótimo para saber o que se passa lá e levantar argumentos para investimento em economia verde.

    2. Adenilson peneli

      Não meu caro, é ser coerente, o mais fanático dos ambientalista usam todas os benefícios do petróleo.

  25. Valdomiro Dos Santos

    Os jornalistas bolsominions ( que sempre foram humilhados no cercadinho), preferem os tempos em que o inelegível não trazia nenhum benefício ao Brasil em suas viagens, só fazia o nosso país passar vergonha

    Responda
  26. Rives Passos

    Joel, o Brasil deixou de ser "pária internacional". Ou você preferia como era antes? Te abre rapaz, assuma logo seu partido! Com todo o respeito, mas, o Presidente da República atual usa seu tempo para falar com líderes internacionais e não com os garçons por falta de quem queira falar com ele.

    Responda
    1. Adenilson peneli

      É humilhante ter de comer em restaurante em viagens internacionais pelo fato de ninguém chamá-lo para almoços ou jantares, as pessoas se recusavam a se quer tirar foto com ele.

  27. LORENA PARDELHAS

    Dá para pensar que estas matérias e essas manchetes são humor na/ da Folha. Mas não são. E isso torna a leitura do jornal, e seus colunistas, cada vez mais difíceis de aturar.

    Responda
  28. Eurico Xavier da Silva

    Comentário sem base de nada acho que é bolsominio

    Responda
    1. Adenilson peneli

      Pelo texto sem contexto e nem base tenho certeza, e de dar pena.

  29. DIEGO MENESES

    O texto precisa de mais coerência, pois começa ironizando a entrada do Brasil na opep+, parabenizando pelo premio de "fóssil", mas o próprio autor admite que não há nada demais entrar na opep+, e que isso é na verdade vantajoso.

    Responda
  30. Nelson Goulart

    Representa o meu pensamento. Subscrevo integralmente.

    Responda
    1. Rodrigo Andrade

      Olga o comentário do Antônio aí de baixo mostrando todo o seu respeito pelo contraditório. Depois falam que os apoiadores do ex é que são selvagens

    2. antonio maluche neto

      Pensamento de doente

    3. Rives Passos

      Que é vantajoso entrar na Opep? Joelzinho concluí assim.

  31. jose ferreira

    Alguém pode me informar onde o falastrão conseguiu alguma coisa nas relações internacionais ? Perdeu todas e ficou ridicularizado com suas posições simplórias e contrárias às potências democráticas . Mete o bedelho em tudo e sempre tomando partido do lado perdedor.

    Responda
  32. Assuncao Cristovao

    Esse artigo só pode ser uma brincadeira. "Basta conter o desmatamento e restaurar a floresta?" Vc também vive em Nárnia, a pátria dos bolsominions? É fácil fazer isso depois da destruição do governo anterior, de um congresso do "quanto pior, melhor", da bancada da bala, do agro, do veneno, do garimpo ilegal? Lula é um gigante! Respeito é bom, e eu gosto! Se aprume, rapaz!!

    Responda
  33. José Cabello

    JPF não cansa de fracassar em escrever colunas inteligíveis?

    Responda
  34. Vilarino Escobar da Costa

    Reportagemzinha tendenciosa ! Fracassar nas relações internacionais...me poupe de tamanha asneira ! Talvez , para o colunista , o governo bolsonaro seja o exemplo de sucesso internacional...

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Não é reportagem, é coluna de opinião. Os colunistas são por princípio tendenciosos. Se não sabe nem a diferença entre uma e coisa e outra, como falar em asneiras. E quem citou Bolsonaro? Bolsonaro é o piso, ser melhor que Bolsonaro é só o começo.

  35. PAULO CURY

    com estes tipos que governam o brasil o nosso futuro é triste , e vale ora os tres poderes. Acho que o nosso destino é ser um imenso pais do agro, não é ruim não, mas quem não for funcionário publico estará ferrado para ganhar um salário bom

    Responda