Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celso P

    Resultado de 4 anos de governo fascista, negacionista e miliciano

    Responda
  2. Iara Donizete de Azevedo

    Uma coisa boa da década de 70 era que a gente tomava as vacinas na escola, por isso a cobertura era maior. Precisamos de mais campanhas para habituar as pessoas a manter a vacinação em dia.

    Responda
  3. SIMONS SILVA

    Olha o estrago que o bolsona zismo e os evangélicos do mal causaram e estão causando! E a Micheque ainda solta, se preparando para liderar os azininos.

    Responda
    1. SIMONS SILVA

      A grafia correta para azininos não foi permitida!

  4. João Batista de Junior

    Grande campanha de vacinação é importante.

    Responda
  5. marcos machado

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

  6. José Augusto Bernabé

    Aos leitores em dúvida sobre a minha sexualidade repito o que meu Orixá falou quando completei 77 anos, " Você já pode ser tudo, Homem, Mulher, Deus ou o Diabo 

    Responda
    1. Wilson Luiz Antonio

      iiiihhhhhhh

  7. Gustavo Souza Machado

    Por que o governo não vacina todo mundo logo antes que a situação piore?

    Responda
    1. Carlos Rogerio Camargo

      O lobby maior -- e vitorioso até o momento -- é dos laboratórios que faturam muito dinheiro com a vacinação dos adolescentes acima de 14 anos. No SUS também tem "liberais", defensores do livre mercado.

    2. Deborah Barbosa

      Fale isso para os evangélicos, que são os principais espalhadores das fake news sobre as vacinas e a associaram à promiscuidade sexual.

    3. Antônio Celso Albuquerque Filho

      Porque há um lobby de quem é contra vacina impedindo a obrigatoriedade. Enquanto as pessoas votarem em quem nega a ciência a situação não vai melhorar...

  8. Emanuel Mello

    Tem uma música do Rogério Skylab que fala sobre isso

    Responda
  9. José Roberto Pereira

    Aos incrédulos e chocados com o fato de metade da amostragem estar contaminada, recomendo ouvir o Podcast "Ciência Suja" episódio "Os antivacina contra-atacam". Existe um movimento bolsoevangélico, que foi precursor da sabotagem que ocorreu com a Covid, impedindo crianças de serem vacinadas contra HPV em milhares de municípios país a dentro. Inclusive com apoio e conivência de médicas(os), enfermeiras(os) e gestores de postos de saúde públicos. É assustador, ouçam.

    Responda
    1. marcos machado

      Tenho que reconhecer.....ao citar "bolsoevangélico" voce é um exímio ultracrepidário!.....

  10. Rudiney Freitas

    A vacina também deveria estar disponível no SUS para adultos. É lamentável que não esteja.

    Responda
    1. luiz fonseca

      A prevenção tem que ocorrer antes do contágio. Depois de iniciada a vida sexual, grande parte das pessoas já está contaminada pelo HPV, que é muito prevalente e na maioria dos casos assintomático, particularmente entre os homens. Por isso deve-se vacinar crianças antes da puberdade. É importante mencionar que a maioria dos infectados não desenvolve câncer.

  11. THAMARA CORREIA

    Eu li a matéria inteira esperando a parte da explicação por que a pesquisa foi realizada entre adultos, os dados são de adultos em idade de atividade sexual ativa e o SUS não fornece vacina para adultos...

    Responda
    1. luiz fonseca

      Ver resposta para o comentário anterior.

  12. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Vacina para os adolescentes está disponível na rede publica, antes do início da vida sexual, falta informação e até ignorância dos pais para evitar mais uma doença evitável. Vírus não escolhe orientação sexual como alguns ignorantes sugerem ou que a vacinação estimule a precocidade do início da vida sexual, isso cabe aos pais orientar e complementado pela escola.

    Responda
  13. José Augusto Bernabé

    Por essa Pesquisa dá pra avaliar o número da população gay no Brasil, chega perto dos 15% de toda população, um pouco menos do que na Europa, ou seja, é uma minoria sim, e vai ser sempre assim pois somos um País conservador, apesar dos Carnavais.

    Responda
    1. Daniel Bertelli

      HPV na boca ao inverter o tubo digestivo.

    2. Eduardo Rott Malheiros

      Sai do armário, José Augusto!

    3. Antônio Celso Albuquerque Filho

      Que grande bobagem que você escreveu, é contra vacina também?

    4. Gustavo Souza Machado

      Cara!! Você é um verdadeiro quadrúpede!

    5. arley leite

      Vá aprender a ler um texto e compreender o que está escrito, depois vomita sua opinião que na verdade não faz nenhuma diferença.

    6. Wilson Luiz Antonio

      Se você tivesse lido a matéria teria verificado que a contaminação não é necessariamente oriunda de sexo a na l. Ela pode se dar perfeitamente entre indivíduos heterossexuais e em relações sem tal prática.

    7. Ronaldo Almeida

      Você leu a matéria? Comentário preconceitoso e estúpido.

    8. Edilberto Patricio

      amigão, não se iluda, 90% dos homens já tiveram experiencia

  14. Carlos Rogerio Camargo

    A questão mais relevante, estranhamente não abordada na matéria, é saber porque a cobertura vacinal do HPV pelo SUS é somente até os 14 anos, quando a própria pesquisa demonstrou que a população mais vulnerável ao contágio são os jovens a partir de 16 anos, quando se intensifica a atividade sexual. Na rede privada, essa vacina é muito cara (bem mais do que a matéria indica nos laboratórios de Florianópolis!), o que impede o seu uso pela maioria da população, deixando-a vulnerável ao HPV.

    Responda
    1. Carlos Rogerio Camargo

      Antônio, sim, a eficácia da vacina é maior até os 14 anos, mas o mais importante é o que fazer com aqueles que não se imunizaram nessa idade. Sabe-se que vacinação é eficaz também fora dessa faixa etária, tanto é assim que a iniciativa privada ganha rios de dinheiro com a vacinação dos jovens acima de 14 anos (de custo ex torsivo, diga-se!). Mais há evidências científicas de que a vacina é eficaz mesmo para adultos.

    2. Antônio Celso Albuquerque Filho

      Uma vez vacinada a pessoa não pega mais os vírus. Quanto mais precoce for a vacina menor a chance de contaminação, por isso é recomendada para crianças que ainda não iniciaram a atividade sexual.

    3. Carlos Rogerio Camargo

      Mais um ig norante falando do que não sabe!

    4. edilson borges

      a resposta imunológica não é tão boa em adultos. e também tem o fato de que depois de iniciar a vida sexual, provavelmente já foi contaminado e a vacina tem pouca utilidade. tem que vacinar com 10 anos, é isso, o resto é bozolice.

  15. Joao Pinheiro

    Um outra ação deveria ser o SUS passar a oferecer tambem a vacina formulada com nove sorotipos. Dinheiro para isso não falta.

    Responda
  16. DANNIELLE MIRANDA MACIEL

    Metade de todos os jovens do país têm um tipo de HPV? Isso não pode estar certo.

    Responda
    1. luiz fonseca

      As taxas de infecção pelo HPV entre os jovens são altas em todo o mundo. O que ocorre é que só uma minoria evolui com manifestações mais sérias, como o condiloma ou o câncer. A maioria das pessoas supera a infecção espontaneamente ou com tratamentos relativamente simples.

  17. Alline Figueira

    O problema é que as vacinas do SUS sobram, mas nenhum brasileiro com mais de 14 anos consegue se vacinar contra HPV se não pagar 3x 900,00 no sistema privado. Tem que ser dito. As mortes tendem a aumentar por 3 desta natureza. Falha SUS.

    Responda