Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. DIRCE BUZATO

    Ensino brasileiro; vergonha nacional

    Responda
  2. Paulo Sales

    Já era ruim antes da pandemia. E vai piorar.

    Responda
  3. Marcelo Barbosa

    O Brasil até que não está tão ruim com relação a América Latina mas poderia estar melhor pensando que somos a maior e a mais rica economia do subcontinente. O curioso é todos os países da OCDE, com exceção da América Latina, ter um desempenho aceitável em matemática inclusive a Turquia que não é um país desenvolvido.

    Responda
  4. José Davi

    Incrível como se pensa o saber matemático como única maneira de mensurar o conhecimento de uma pessoa, sabemos que existem múltiplas inteligências, mas voltando à matemática, no meu tempo de escola não lembro de nenhum professor fazer relação entre cálculos e a nossa realidade, contas secas e decoreba sem sentido, provavelmente não mudou muita coisa. Isso se estende para física e química. Cada um na sua caixa, como se elas não conversassem com a história, geografia, sociologia, filosofia, arte.

    Responda
    1. José Davi

      Barbosa, a matemática é fundamental em nossas vidas, mas conseguem transformá-la em um bicho de 7 cabeças e sem concatenar a disciplina com a realidade. Artes e matemática combinam, mas não fazem relação, geografia e matemática combinam, mas não relacionam. Usam a disciplina de forma seca e para aterrorizar os alunos. Não a toda que 7 de 10 não conseguem aplicar a matemática.

    2. Marcelo Barbosa

      Essa percepção é justamente fruto da má formação básica na educação brasileira, tudo em matemática é fundamental que se aprenda conteúdos do ensino fundamental e médio para avançar no Cálculo, na Álgebra Linear e na Geometria Analítica que são disciplinas fundamentais para a Física, a eletrônica, telecomunicações, energia, você não aprendeu como funciona um motor de combustão na termodinâmica ou gerador de energia na eletricidade?

  5. Marcio Castro

    Grande parte, ou todos, os países da Europa Ocidental, além de EUA e Canadá, possuem aulas em horário integral. Aqui, por motivos inexplicáveis, temos apenas um turno e com ensino fraco. Neste contexto, jamais conseguiremos nos tornar um país de pessoas bem educadas em termos acadêmicos e, sem isso, jamais nos tornaremos um país com IDH de primeiro mundo. A baixa e fraca escolaridade nos leva a ter políticos ruins, votar mal e democracia errática, num angustiante ciclo de subdesenvolvimento...

    Responda
    1. Marcelo Barbosa

      Falta vontade política e investimento, é caro educação integral e de qualidade, o que e gasta na educação básica na Escandinávia é o mesmo que se gasta no ensino superior no Brasil, se gastasse o mesmo com certeza a educação seria bem melhor, teríamos laboratorios, as pessoas entenderiam a prática de disciplinas de matemática por exemplo e não ouviriamos absurdos sobre as vacinas como ouvimos na pandemia, por exemplo.

    2. Lucas Almeida Santana

      Aulas em horário integral em escolas com arquitetura de presídio, sem segurança, sem infraestrutura, sem educação minimamente necessária (para os pobres)???

  6. José Cardoso

    Estamos na média de nossos pares, Argentina, México e Colômbia. Por alguma razão somos menos inteligentes que nossos colonizadores, Portugal e Espanha. Aliás pelo mapa, basta cruzar a fronteira entre guiana francesa e Amapá para emburrecer geral.

    Responda
  7. Junio Barbosa

    Brasil, país de ignorantes desde 1500.

    Responda
  8. Ailton Costa

    Alguém já disse isso: "Um ponto de vista é uma vista a partir de um ponto", ou " A estatística é a arte de mentir com os números". No Brasil a diferença entre "ricos" e "pobres" diminuiu, isso porque a avaliação do "ricos" caiu muito. Para mim, nada mudou a não ser para o pior, e ainda há muita chance de piorar esses números dado que o orçamento da Educação virou moeda de troca em nome da governabilidade. Melhor devolver isso aqui para os índios. Talvez eles ainda queiram de volta.

    Responda
  9. Bruno Miguel Avelar

    Isso pq o PISA não apresentou resultados da África, apenas do Marrocos que ficou em melhor posição que o Brasil, provavelmente iria piorar a posição do país no ranking.

    Responda
  10. Samuel Pacheco

    Claro que não houve piora nos índices das escolas públicas, eles são forjados descaradamente por governos estaduais com "avaliações externas" que só comprovam o que eles querem. De acordo com eles, a educação de SP é igual a da Finlândia.

    Responda
    1. Carlos Amorim

      Forjaram para ficar entre os últimos? Imagine o resultado se não tivessem forjado.

    2. Samuel Pacheco

      Anderson com nome de gente alfabetizada, essa prova é aplicada pelo Inep, via governos locais, aliás, com baixíssima amostragem. Nunca deve ter aplicado uma prova na vida, deve ter saído da escola com média baixa, e se da o direito de falar coisa que não sabe.

    3. Anderson Thiago Barbosa

      Bebeu? Esses índices são avaliados pelo PISA e não por governos estaduais. Sabe nem ler a matéria. Seu PISA de interpretação de texto deve ser negativo.

  11. Roberto Rangel

    Aa educação é a solução para os países pobres, o problema maior tem sido a qualidade dos ministros da educação.

    Responda
    1. José Davi

      É a regra ? Quero acreditar que não, mas há pouca crítica. Falta infraestrutura e os salários são ruins isso é um fato, mas falta um olhar mais crítico sobre o capital humano, as pessoas não gostam de críticas e preferem se esconder nada ideia geral de que é assim mesmo e não vamos fazer nada, se alguém tentar fazer vamos boicotar.

    2. José Davi

      Que o MEC não tem uma política clara para educação básica é um fato. Mas o negócio fica mais feio quando olhamos para o resto do sistema, secretarias de educação estaduais e municipais lotadas de apaniguados, gente sem formação, apenas para ter um salário, direções autoritárias, conselho escolar ineficiente, PPPs que são apenas cópias descaradas, professores sem compromisso. Pergunte para professora sobre o dinheiro da festinha de formatura, quase uma heresia, pais que não vão à escola.

  12. Marcio Castro

    Analisando o mapa, fica evidente a relação direta entre baixo desempenho no Pisa e baixa renda per capta das nações. Educação é a única solução para o desenvolvimento de um país, em vários sentidos. Será que os governos não percebem isso?

    Responda
    1. Anderson Thiago Barbosa

      Mas para políticos assim que é bom. Povo burr0 não incomoda, não pede aumento, não faz greve... Se investe o mínimo possível em educação aqui...

    2. Samuel Pacheco

      Claro que percebem, mas 1) é conveniente para eles, que acreditam que pobre só existe para servir; 2) a prórpia população repete o clichê de que "a educação é a solução", mas ninguém apoia os serviços educacionais ou sequer incentiva isso em casa.

    3. Luiz Alberto Brettas

      Claro que sabem, Márcio, mas preferem dar mais valor aos que representam o crescimento para o Brasil, como os milicos e os gloriosos deputados, senadores, juízes e procuradores deste País...

  13. Carlos Amorim

    Nem desespero sinto mais ao ler isso. Significa apenas que o resultado dos alunos da rede pública é tão ruim, que mesmo não tendo aulas, mesmo não tendo acesso a web, mesmo não indo a escola, não dá pra piorar mais. Talvez seja a solução, assumir ter aula com esses professores que estão no setor público não serve pra nada mesmo. São incapazes de ensinar e podemos usar o dinheiro público pra outra coisa mais importante, como subsidiar indústria automobilística ou pagar propina.

    Responda
    1. Anderson Thiago Barbosa

      Eles não sabem nem pra eles. Já corrigi as tarefas da minha filha que a professora não viu o erro, ou achou que estava certo, ou corrigiu de qualquer jeito... Pegam material na internet e nem vê o que é... É complicado.