Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Sergio Siqueira

    Lula sentirá falta dos 35 milhões votos de aposentados nas próximas eleições.

    Responda
  2. José Augusto Bernabé

    Investidores fugindo, PIB na míngua, na Janela da Sala a Curva de Laffer, que nenhum eleitor dele sabe o que é, Máquina Pública aparelhada para sustentar e o grande dilema, se Dilmar cai, se cortar Despesas é degolado, se se transformar no Kin Jong Un da América Latina é invadido pela Venezuela, pois o Ditador de lá é mais brando. Eita nóis!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      mentiroso o risco Brasil diminuiu e aumentou os investimentos éramos a 12ª economia no ano passado hoje somos a 9ª, quer mais o dólar caindo o desemprego caindo e vc é Barnabé mesmo

  3. ricardo de castro resende

    Tá aí mais um que não acerta nem previsão para o passado.

    Responda
  4. Eduardo Freitas

    O desgoverno Lula é um desastre antecipado. Esses marginais corruptos nunca tiveram preocupação com a economia, boicotaram até o plano real.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      O risco Brasil diminuiu e aumentou os investimentos éramos a 12ª economia no ano passado hoje somos a 9ª, quer mais o dólar caindo o desemprego caindo, boicotaram pq era ruim

    2. Paulo Augusto

      Desastre na cabeça dos aloprados, porque o Brasil está muito bem, obrigado.

  5. paulo werner

    Se chineses e coreanos ouvissem esses conselhos, estariam exportando arroz pra pagar as importações de eletrônicos. Recomendo estudar a campanha do FMI contra os investimentos públicos e o projeto industrial sul coreano.

    Responda
    1. Fernando Alves

      A gente vê o PT investindo em campos de alta tecnologia, como microeletrônica, novos materiais, química fina, bioengenharia, óptica e aeroespacial . Além disso, a gente vê organização empresarial, investimento em educação para absorção de conhecimento em desenvolvimento tecnológico, eletrônicos e informática. rsrsrs A esqueeeerda aqui no Brasil é retrógradaaaa.

  6. Fernando Alves

    Ué? Não era o colunista e seus amigos que já queriam o impeachment do Lula e a instalação do Campos Neto na presidência porque o Lula criticava a manutenção artificial dos juros nas alturas? Agora

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Pois é né eles elogiavam o juros altos agora dizem que é ruim, vamos entrevistar o bob Field para ele explicar

  7. Pipo Falda

    Esse Vinícius é muito alma sebosa. Passou no Congresso (nesse Congresso!) a primeira reforma tributária desde que Getúlio Vargas saiu de São Borja, e ele tem a pachorra de colocar ela entre aspas.

    Responda
  8. Gilberto Rosa

    O maior juros do mundo, é brasileiro, trava a economia, é pago com nossos impostos, roubo descarado, o resto é enrolação de malandro.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Banqueiro Frias, dono da Folha, paga o leitinho de suas crianças, como Vinícius, parasitando juros.

  9. andre lunardelli

    A receita para recuperar a economia rapidamente seria, na verdade, um ajuste fiscal robusto. Com isto dólar e juros cairiam juntos. Mas petistas não tem capacidade de enxergar isto. Talvez o ministro estagiário da fazenda esteja aprendendo ao longo do seu mandato.

    Responda
    1. andre lunardelli

      Silvia seguindo a recomendação número 1 do manual do militante populista (referência para petistas e bolsonaristas): ao invés de argumentar, desqualificar o interlocutor.

    2. SILVIA KLEIN DE BARROS

      ..., disse o rentista.

    3. andre lunardelli

      Prezado Gilmar, criticar juros como fazem Lula e o PT é puro populismo (misto de enganação com ignorância). Para juros e dólar cairem de maneira consistente, só com um bom ajuste fiscal, e com um marco fiscal que não seja enganação.

    4. Gilmar Maghenzani

      Economista de araque o Lula e o PT sempre criticou o juros altos e não foram eles elevar as alturas não fale bobagens

    5. Gilberto Rosa

      No capisco, só existem economistas inteligentes?

    6. andre lunardelli

      Prezados Paulo e Carlos, sou anti-populista, e votei no mala favorito de vocês no segundo turno, contra o Bozo, em quem nunca votei. E sou economista - capiche?

    7. paulo werner

      Deu certo aonde? E se cortarmos o salário da merendeira pela metade, privatizarmos tudo o q vcs sonham, o crescimento virá como? Que país fez isso? Ajuste fiscal é questão de sanidade institucional, deve ser feito sempre, mas ele é receita de crescimento? Entre as 20 maiores economias, consegue apontar uma q se desenvolveu assim? De uma olhada para o fiscal desse povo aí.

    8. Carlos Fernando de Souza Braga

      E os papagaios continuam mugindo

  10. Nelson Vidal Gomes

    Já é hora de Haddad e Alckmin apresentarem suas candidaturas à Presidência da República para a pacificação nacional. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. SILVIA KLEIN DE BARROS

      Não sou seu "fraterno", Namastê. Guarde seus abraços cínicos.

    2. Nelson Vidal Gomes

      Gilmar. A tirar pelo que você costuma me dizer aqui, sua preocupação é o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT). Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    3. Gilmar Maghenzani

      Ainda é cedo Vidal, mas pode esperar o Lula pro 4º mandato, não chora

  11. Gustavo Aguiar Fernandes

    O socialista mais utópico, aquele pré-Marx, é mais realista do que os liberais metidos a modernos do século XXI. O texto é um balaio de contradições. Reconhece a incapacidade da iniciativa privada de impulsionar a economia - óbvio, ninguém joga para perder -, mas descarta a solução estatal e, ao contrário, a esteriotipa, pedindo mais e mais estrangulamento do Estado. Recomendo aproveitar dezembro e pedir a Papai Noel, mais factível. Isso se não for cinismo...

    Responda
  12. Hercilio Silva

    Piores que 2013, tava ruim, ia melhorar, piorou. Não funcionou a fadinha da confraria, menos ainda os planos de capitalismo pré século XX. Piorou e foi projeto de piora, melhorando para uns poucos muito ricos.

    Responda
  13. Araguaci Faustino da Silva

    Geraldo Alckmim tá logo ali. Nosso Ás na manga.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Chora não pq ele já aprendeu a governar para o pobres

  14. PAULO CURY

    Chama o guedes de volta, trm gente que ainda acredita no estado indutor, o paquiderme mal consegue parar de pé de tanta gente pendurada nas tetas Este pais acabou, sobrou o agro, uns riquinhos escondidos e a casta superior do funcionalismo, o resta ta lascado

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      em 2022 éramos a 12ª economia do mundo e em 2023 somos a 9ª então aguarde um pouquinho ou até o final de 2024 seremos s sexta economia de novo

  15. José Cardoso

    O país deveria crescer bem mais esse ano para compensar a depressão futura, típica em final de temporadas petistas. Crescer 3% para daqui a pouco cair outro tanto não basta.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      ah.... o gado, não é mesmo?

  16. Dalmo de Souza Amorim Junior

    Vai sim, faz parte da vida adulta reconhecer os ciclos melhores e piores.

    Responda
  17. MARIA F LUPORINI

    Não era neste ano que ia dar tudo errado? Passaram para o ano que vem?

    Responda
    1. ricardo de castro resende

      Exatamente.

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      poisé... A PEC da gastança, como nomeou esta...Folha. Ia virar uma Venezuela, a inflação ia disparar.. O gado disse que o PT ia fechar igrejas e perseguir cristãos....rs

  18. Paulo Augusto

    Antes do Lula assumir falavam que o país ia falir e até agora o Brasil só avança. Devem estar com a hemor roida estourada de tanto fazer força contra.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Getúlio Vargas definiu muito bem: Os proprietários de jornais, "opulentos gozadores da vida que impõem seu ponto de vista, [coagindo] a liberdade de pensamento de seus empregados" e envenenando a opinião dos leitores.

  19. diogo de sa leitao marques

    Texto confuso. Bem cara do estica e puxa rentista da Folha…

    Responda
  20. DERLAN TROMBETTA

    O Brasil tem tudo pra crescer. Nunca um presidente conseguiu colocar o país de forma tão positiva no cenário internacional. O problema são os urubu22 que preferem perder dinheiro a admitir que as coisas deram certo! O brasil avança apesar deles!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      É isso aí põe a trombeta pra tocar Derlan

    2. Graziano Pera

      Sonha trombetta, è gratis