Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. FLAVIO ZOLETTI

    Usina de Itaipu. Uma parede de água com quantos? 10km de espessura. Se chega acontecer uma "catástrofe" essa coluna de água descerá até o estuário do rio da Plata levando tudo que encontrar pelo caminho. Buenos Aires se transformaria em malas aguas

    Responda
  2. Eduardo Elói

    Agricultura do Brasil engoliria a França em pouco tempo. Esse é o maior medo do cara de lá.

    Responda
  3. MARCONDE KETER ALVARES MAIA

    Cada um vende seu peixe de uma forma… Macron e Lula são dois midiáticos que estão se lixando para tudo e todos.. dois vendedores de ilusões

    Responda
  4. Alexandre Marcos Pereira

    A declaração de Macron ressalta um ponto crítico nas negociações comerciais internacionais, especialmente no contexto da sustentabilidade ambiental. Ele aponta para uma questão fundamental: a coerência entre as políticas internas de proteção ambiental e as práticas comerciais externas. De fato, não seria justo ou sustentável para os países europeus exigir padrões ambientais rigorosos de seus próprios agricultores e industriais, enquanto importam produtos de países onde tais regras não existem.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Pois é! Com a palavra o Agro brasileiro, em particular aquele que desmata a Amazônia / Centro-Oeste, além de adquirir insumos veterinários proibidos no Paraguai . Enquanto o Brasil conviver harmonicamente com essa gente do AgroPop m au carater esqueçam o acordo com a Europa.

  5. Pery Pedro

    Depois de resolver o aquecimento global em Paris, foi para salvar as Baleias em Berlim e discutir como fazer os sindicatos ganharem de novo no Four Seasons, em NY. Enquanto isso, o Lira muda a Lei de Licitações na calada da noite. Ele não é patético. Seus eleitores é que são.

    Responda
    1. Onézimo Rother

      Ainda chorando!

  6. Antonio Ferreira de Castilho

    Quem dera os políticos do Brasil dessem ouvidos aos seus escritos!

    Responda
  7. Gilmar Maghenzani

    "Não posso pedir aos nossos agricultores, aos nossos industriais na França, e em toda a Europa, que façam esforços para descarbonizar, para sair de certos produtos, e depois dizer que estou removendo todas as tarifas para trazer produtos que não aplicam essas regras"., foi o que ele disse e portanto onde foi que ele detonou o acordo Sr Elio?

    Responda
  8. bagdassar minassian

    ... nem sempre as negociações internacionais são de resultados imediatos, viajar conversar, negociar e convidar e realizar visitas oficiais são ações diplomáticas com resultados muito importantes principalmente quando baseado, sempre, em respeito mútuo mesmo em temas discordantes. É buscar com acordos negociações ganha-ganha.

    Responda
  9. Maria Antonia Di Felippo

    Sim, quando um francês não é elegante.

    Responda
  10. JOS LEANDRO

    O Mercosul talvez seja mesmo um vinagre na vida da argentina!

    Responda
  11. Cleomar Ribeiro

    ... Milei, El Loco, colocou os explosivos, Lula3, a linha e Maduro deu sinalizou para EU e Macron apertou o botão,!!!...foi uma construção coletiva para demoliçåo do acordo!!!... Lula3 está em Todos acôrdos e desacordos do planeta!!!... Lula3 Uma mosca a voar e pousar nas Terras cansadas!!!...nunca foram tão inúteis!!!...

    Responda
    1. Cleomar Ribeiro

      ... Caro Sr. JOAO LUIS MENDES seu comentário Reprovado em ... ' Macron respondeu a Bolsonaro?'... ( Assinado Digitalmente por Comissão Especial da Mesa Directora de Leitores e Escritores de Ensaios-CEMDLE)

    2. Gilmar Maghenzani

      Este satanás que vc fala já melhorou o País de 12ª economia para a 9ª, então xô não

    3. JOS LEANDRO

      lula3, o presidente do brasil que tem cinquenta por cento de rejeição, não passa de um boa vida. Ele faz que vai, mas não vai! Xô satanás!

    4. JOAO LUIS MENDES

      Inutil é o que você escreveu.

  12. antonio reis pereira

    A obra da usina de Itaipu foi objeto de negociação com os Argentinos. Depois de não aguentarem mais serem chantageados pelos paraguaios, os brasileiros negociaram com os hermanos e concordaram em baixar um pouco o nivel da barragem.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Seu mito foi estrondo de ... insignifiância internacional. Gênio, vc!

    2. SERGIO VICENTIN

      Seu mito foi estrondo de ... insignifiância internacional. Gênio, vc!

  13. José Cardoso

    O presidente argentino em 64 era o Arturo Illia, um civil. Os militares só chegariam lá 2 anos depois.

    Responda
    1. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      Falha grave do Gaspari.

  14. José Augusto Bernabé

    Alguém dá crédito a esse presidente que casou com a avó? Ele não cuida nem das Ratazanas que proliferam na Champs Elise, ora ora

    Responda
    1. Aldo luiz Cabrini

      Pelo menos a avó não comercializava o corpo nos corredores do congresso como a Maria Emenda.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      E a folha deleta comentário muito menos ofensivos! Tinha que ser bolsominion para falar aberração como esta! Faltam-lhes argumentos e sobram grosserias!

    3. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      O prezado de ratazanas deve entender pela convivência.

    4. Luiz Gomes

      com certeza a dita avó tinha mais substancia intelectual que uma cristã fake e fa ná ti ca. Não se pode esperar algum comentário inteligente vindo dos esgoto do bolsonarismo.

    5. Luiz Gomes

      com certeza a dita avó tinha mais substancia intelectual que uma cristã fake e fa ná ti ca. Não se pode esperar algum comentário inteligente vindo dos esgoto do bolsonarismo.

    6. Alberto Henrique

      Patridiota.

    7. FERNANDO ANTONIO BASTOS E SILVA

      A primeira frase é ridícula e a segunda fora de propósito, pois quem cuida de limpeza na cidade é a prefeitura.

  15. CLAUDIA ROVERI

    As relações brasileiras com o vizinho argentino sempre foram agridoces. Ainda lembro do Paulo Guedes des tratando uma repórter argentina ainda em 2018, e des denhando do Mercosul.

    Responda
  16. FERNANDO SCAVONE

    Por favor, quem era o embaixador em Paris, autor da frase?

    Responda
    1. CLAUDIA ROVERI

      Carlos Alves de Souza

  17. Hélio Barbosa

    Alguns parágrafos finais são muito confusos. Fico pensando se é minha mente limitada ou o colunista se perdeu, ou ele mesmo não sabia como terminar a coluna. Mas antes do final confuso achei o texto brilhante.

    Responda