Deirdre Nansen McCloskey > O liberalismo é chato Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Globalização é um desastre ! Que voltem os nacionalismos, realidade dos povos, pois globalização é destruição dos povos!
Texto panfletário, de um(a) liberal extremista. "...fiquem ricos..." como se o único propósito da espécie fosse esse. Que pobreza, miserável , mesmo que rico(a).
Paradise papers. O caso Irlandês se deve a baixa taxação, que fez com que muitas empresas, Google, Apple, fizessem uma falsa transferência, deixando de pagar impostos em seus paÃses, para pagar bem menos na Irlanda, mas em grande volume. Já o caso das moradias tem a ver com a grande e rápida concentração de renda ocorrida, poucos comprando muitos imóveis, fora airbnb, não tem nada a ver com flexibilização de regras. Tradicional misto de desinformação e má fé desta senhora.
A Irlanda nunca foi socialista. As reformas liberalizantes dos anos oitenta foram brandas e não tocaram na essência do Estado de Bem-Estar. Esta senhora è de uma desonestidade intelectual aterradora. Quanto à tese de que a culpa dos aluguéis altos é o excesso de regulamentação, basta lembrar que o mesmo ocorre na ultraliberal Hong-Kong.
Liberalismo não é apenas chato, é uma farsa, teoria completamente falida, somente pessoas paradas no tempo ainda acreditam. Segundo Equality TrustÂ’s, the Cost of Inequality report, EUA e Inglaterra estavam entre os mais igualitários paÃses membros da OCDE (OECD) na década de 70, hoje são os dois mais desigualitários, graças a farsa do liberalismo iniciado com Reagan e Thatcher.
O liberalismo do primeiro-mundo são outros 500 dólares. Os gestores e polÃticos brasileiros liberais, neo liberais e ex-exquerditas populistas demagogos convertidos ao liberalismo tupiniquins são meras marionetes nas mãos de grupos empresariais sanguinários.
Engrenagens liberais quis dizer.
Multinacionais e bancos se deleitam no Brasil operando em muitas d engrenagens liverais5.
No Brasil nunca houve liberalismo economico (quanto mais Neo). Aqui é um pré capitalismo onde os amigos do Rei, onde a Elite PolÃtica beneficia a Elite Economica isso quando não são os mesmo. é só ver Bolsonaro na petrobras que não abaixou o preço dos combustÃveis garantindo o bilionário lucro dos acionistas e explodindo a inflação ou 3dos10 mais ricos presos nos esquemas (odebrechdt e irmãos batista) que andavam no jatinho de Lula pelos paÃses pra cima e pra baixo.
No Brasil, a pobreza sempre diminui com intervenção estatal, através de programas de renda minima do governo. Agora mesmo diminuiu em virtude do auxilio emergencial, antes havia o bolsa famÃlia. Pra nós, quando libera geral na economia, a pobreza cresce. Essa coisa do liberalismo dar oportunidade a todos é somente em outros paÃses, aqui até hoje não funiona assim.
Liberalismo, responsabilidade fiscal, aumento da angulação da linha de crescimento... Muito chato. O Caos é muito melhor.
TÃtulo escrito errado. Não se separa o sujeito do verbo. O populismo (é) excitante.
chato!
É impressionante o jornal desperdiçar espaço (que é caro) para publicar tantas asneiras. Essa senhora professa dogmas, não ciência
Todo liberal eh assim.
O liberalismo não eh chato, eh maquiavélico. Eh a trama pública dos banqueiros , para fazer a res acreditar no "potencial" dela, que nunca se realizará .
Liberalismo e populismos podem ser excitantes e chatos. Só depende do ponto de vista do ouvinte. Ou do candidato.
A esquerda brasileira,super liberalista, é chata. Talvez por isso o ex-presidente jair bolsonaro, um doido varrido, seja tão querido
Mais ou menos viola. uma terceira via. mas uma terceira via progressista, com um socialismo novo e atual. no Brasil basta ser probo pra ser assim. o que não da pra suportar é a extrema corrupção conservadora petista de mãos dadas com a Elite (vide 3dos dez mais ricos presos nos esquemas Odebrechdt e irmãos batista), tão pouco os retrógados do Coiso e filhotes que abarcam a corrupção e velhos valores como famÃlias patriarcais, religiões utilitárias em busca de poder e todas sorte de preconceitos.
Vc da um no no seu raciocÃnio(?!) Pra chegar onde vc quer. , na terceira via.
Não é por ai José. Existe esquerda e esquerda. Tem os PseudoIntelectuais petistas que são negacionistas e não querem ver a Enormidade dos Erros de seus lÃderes que culminaram na sucessiva prisão de 3presidentes do Partido, Dirceu, Genoino e JPCunha e 2lÃderes de governo Confessos e eles poderiam ter apoiado outro candidato em2018,Lula era a pessoa mais popular do paÃs mas mesmo ante tanta corrupção a sanha pelo poder falou mais alto e deu Coiso. Tem aqueles que querem um socialismo probo.
A esquerda brasileira não é liberal, é iliberal na polÃtica e na economia.
Professora da Universidade de Chicago escreve um texto ultrapassado a algum tempo.
'Viva o liberalismo'? 'Abaixo o populismo'? Que texto tosco, simplório! Quem são e o que fazem os chamados ' liberais' e 'populistas' no nosso paÃs? A senhora confunde os termos para enganar? Estes termos têm um uso polÃtico enganoso, quando, por exemplo, intolerância, o ódio e a violência são práticas dos chamados ' neo- liberais' da extrema direita! E qualquer atenção aos marginalizados da sociedade é criticada como populista. Mais um serviço desta f ol ha ao obscurantismo.
Essa colunista pode fazer dobradinha com o Pondé.
Fumam bagulho estragado, ambos.
Semanas atrás eu disse que Deirdre era burra. Me equivoquei. Na verdade, ela pensa que nós somos burros e, por isso, fica escrevendo esses textos rasos. Parabéns à Folha por gerar raiva em seus leitores, com a desculpa de que está dando vozes a todas as correntes. Seria mais construtivo buscar colunistas melhores.
Será que no liberal EUA as pessoas são julgadas igualmente? Ou será que as que podem pagar os melhores advogados vencem? Será que na socialista Noruega as pessoas são julgadas diferentemente? Que análise rasa!
Cuba?
Isso. Fiquem ricos. Esse sem dúvida é o pensamento excitante do liberalismo, bastante mÃtico. Ou por favor me diga o espaço que tem para ficar rico sem outros ficarem miseráveis e aà se tornarem presas fáceis para os "demônios". Olhando a distribuição de renda e nenhuma perspectiva de mudança (a não ser que o liberalismo tb acredite no excitante "tem de crescer o bolo primeiro antes de dividir") vai ser até normal acontecer mais "demônios". Ah, mas a SuÃça.....
Parabéns, Washington. Subscrevo cada palavra.
Valeu e obrigado pelas conversas, Sra. D.N. McCloskey!...
A visão é bem lúcida; é expressa com muita elegância. Também vale refletir sobre um efeito estranho da pós modernidade. Além de diferenças culturais, educacionais e assimilação, há um viés de retorno a estruturas tribais de comportamento. O Populismo é a ferramenta mais aplicada nas massas comandadas por doces populistas de vários credos e por tecnologia. Se a curva educacional é declinante, o presente tambem é. Fica difÃcil ver futuro ascendente sem atenuar a imprevisibilidade.
Muito boa sua análise.
... 'ver futuro em atenuar a imprevisibilidade'???... gostei desta ideia, Sr. A. Neto!... vou pegar para mim para usar depois!!!... é uma forma diferente das que eu vi sendo usada na mesma ressonância!... valeu!...
Nem digo o liberalismo, mas a administração é algo chato. Saber que há muita coisa para fazer mas o dinheiro não dá, e é preciso escolher só o mais básico. Como num condomÃnio, acusar o sÃndico de roubo e/ou inação é mais excitante.
O liberalismo não é chato, a colunista que o é.
O maior ataque á democracia no mundo advem do neoliberalismo. Se é para escrever para cegos que o faça em braille. Desde o fim da segunda guerra mundial, o mundo não esteve tão perto da terceira como agora, e isso não é fruto dos chamados populistas e sim daqueles que defendem o mercado em detrimento de milhões e milhões de pessoas, que acabam se atirando nos braços da extrema direita. Democracia neoliberal não sincroniza com saúde, transporte, emprego e boa alimentação, meio ambiente e etc.
Perfeito. Se queremos um mundo melhor, o liberalismo é o caminho certo. (É chato, mas entrega uma sociedade mais próspera, equitativa e, portanto, mais justa - não confundir igualitarismo radical com tratamento equitativo).
Nos paÃses avançados, Soares. Vc não sabia?
Onde?
Quem dá mais? Quem dá mais? Vendo essa ideia de "liberalismo" aqui? Quer comprar? Também estou vendendo aqui essa ideia de "populismo". Quer comprar? Posso dar um desconto se for à vista, não precisa verificar, dou certificado de garantia universitário. Assim vende-se milhões de capsulas com ideias de "liberalismo e "populismo". Estão ser na Black Fralde. Compra-se, e espera-se a entrega. Passam-se os anos. Até que um dia chegam. Vieram tão misturadas e os conteúdos se perderam. É tudo pele!
Errata: na quarta linha considerar apenas Estão na Black Fralde.
D. Deirdre simplifica tanto a realidade que reduz a democracia ao liberalismo. Ou sejamos ultraliberais, ou o inferno, esse sim composto de muitas nuances, se instala. Fundamentalismo liberal, uma novidade para mim.
Eu até simpatizo com o liberalismo polÃtico e acho que historicamente ele foi um grande avanço e tem contribuições relevantes até hoje, mas as simpificações da Deirdre impressionam: a crise imobiliária na Irlanda é excesso de regulação; populismo - com toda variação de sentido desse conceito ao longo da história ignorado pela colunista- é uma palavra ( um demônio?) mágica que explica todo mal estar; o mundo inteiro corre o risco de um novo duce que só o liberalismo econômico consegue conter.
Como se o liberalismo econômico que difere do polÃtico não apresentasse inúmeras contradições e não fosse, na sua defesa intransigente e ideológica de mercado livre/desregulado, responsável por tantas iniquidades e mazelas sociais, fato mais que evidente ao longo de sua presença histórica desde o século XIX. Moinho satânico nos termos do antropólogo Karl Polany que a colunista tanto detesta ( talvez por solapar seus argumentos simplificadores)
Muito bom. O liberalismo iluminista (que os PseudoIntelectuais não confundam com o liberalismo Econômico que é o capitalismo selvagem) é a base de toda democracia mundial, base da democracia da europa Ocidental que após muitos anos para consolidá-la conseguiu a Inclusão Social, objetivo final do Estado para mim e isso se dá independente de qual linha polÃtica vença as eleições. O liberalismo luta até hoje contra o Conservadorismo de cada ser e da sociedade e abrimos a mente.
mais ou menos isso Rosa, você entendeu que são duas coisas distintas. é que tem mesmo muito pseudoIntelectual que acha que é a mesma coisa, não sabe que as sociedades que alcançaram o bem estar social tem o liberalismo como base e se tornaram sociais enquanto Estado com democracia, liberdade de escolha, de opinião, manifestação, acesso a literaturas que abriram a mente de todos nós. Tem muita gente que confunde o capitalismo selvagem do "liberal economico", com liberal social.
Pseudo intelectual, menos soberba rapa. A liberdade é linda e maravilhosa. Mesmo que ela tenha colocado liberalismo como oposição a um populismo, tu não entendeu sobre o que a autora fala. O liberalismo como o estado se submetendo à economia. É nisso que ela acredita, indivÃduos egoÃstas e autônomos perseguindo seus próprios interesses.
Viola, se voce pode se manifestar hoje no que voce pensa ou quer isso se da graças ao liberalismo que vai ao encontro a qualquer tipo de ditadura. Não confunda com liberalismo economico. a revolução liberal é a maior revolução da história e da voz ao povo, da voz ao pensamento e a liberdade de expressão e a todos serem tratados iguais. sem liberalismo não há socialismo há apenas ditaduras eis que não existe democracia sem liberalismo.
Os liberais dão no em pingo dágua. Essa história do iluminismo era parte do truque da burguesia para impulsionar o saque das riquezas dos nobres. O proletariado continuava nas trevas. E assim continuou.
Ricardo, ótimo comentário. Vivemos um desafio sociológico e mental. A maioria se lambuza em ideologias, discutindo com o passado. Não se atenta ao fato de que o liberalismo surgiu há mais de 100 anos. O ecossistema sociedade, ciência, tecnologia e economia era outro. Liberalismo moderno dá equilÃbrio, mas não funciona sem equilÃbrio na base social.
Perfeito, Ricardo Martins.
Reis, não conheço o histórico da articulista, vi pelo contexto da matéria. Evidente que o liberalismo é basilar, de onde podemos escutar e partir para uma sociedade melhor. O liberalismo econômico é o capitalismo selvagem e em pleno terceiro milenio é um descalabro. No Brasil não ao capitalismo chegamos. é algo parecido com um mercantilismo onde somente os próximos do rei, da nossa Elite PolÃtica se beneficiam, quando não são eles mesmos.
Tudo bem Ricardo, podemos concordar em muita coisa a esse respeito, só chamo a atenção para o fato de que a Deirdre defenda irrestritamente o liberalismo econômico, não só o polÃtico, que pra ela contém ou tem a potência de conter todo mal estar do mundo. O resto é demônio populista, comunista, socialista, keynesianos, regulatório etc etc..
Graças ao liberalismo podemos abrir a mente, não mais somos obrigados a ir a um templo ou qualquer templo que quisermos. Tivemos acesso a Kant, Karl, Kelsen Darwin. Podemos ser quem queremos ser, viver como quisermos, votar no partido que quisermos e a luta e o conservadorismo ano a ano, década a década, século a século vai sucumbindo aos poucos. Ainda tem muito disso, mas nem se compara com50anos atrás e com cem e por ai vai. Guardemos esses princÃpios.
De fato, o liberalismo não agrada o povo, porque o não fazer do Estado soa a desamparo e à ideia antiga: "as autoridades não tomam providência!". O liberalismo não ganha eleição. E eleição e politica hoje tornou-se entretenimento. Falar sério sobre problemas sérios é chato. Melhor xingar e prometer.
Apesar disso, Marcos, Milei venceu a eleição na Argentina, então há uma luz no fim do túnel.
Perfeito. Este é o resumo da ópera.
Puro delÃrio que não se sustenta à mÃnima análise. Passo!
Como se já não bastasse desligarem Janio de Freitas, não contentes com isso colocam articulistas gringos bem ruins. Esta senhora mora num paÃs que vai reeleger Donald Trump e vem falar dos outros? Os tradutores destes textos deveriam receber por insalubridade.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Deirdre Nansen McCloskey > O liberalismo é chato Voltar
Comente este texto