Ruy Castro > Uma história de envergonhar Voltar

Comente este texto

Leia Mais

1 2 Próximas

  1. Marcelo Carneiro da Rocha

    Muito simples é só fazermos um movimento mobilizando deficientes, cidadãos indignados e o poder da XP; boicotando juntos tiramos do mapa este aeroporto de Campina Grande. Assim se trata esta gente mais que ignorante , porque isso foi puro sadismo, seria útil também se a reportagem informasse o nome da companhia aérea conivente.

    Responda
    1. Vezio Natalino Nardini

      A cia aérea não tem nada a ver com inspeção no aeroporto, antes do passageiro se encaminhar para o portão de embarque de seu voo. É responsabilidade da autoridade policial do aeroporto.

  2. CARLOS ALBERTO NICO

    Tenho sequela de poliomielite e uso um tutor longo no membro inferior esquerdo, passo pelos mesmos constrangimentos.

    Responda
  3. Aroldo Zella

    Sem comentários........porque a fsp está bloqueando meu comentário?????

    Responda
  4. Aroldo Zella

    Sem comentários........

    Responda
  5. Luiz Rocha

    O sistema Neoliberal da vida na Terra é desumano e sem sentimento, um robô. Mas esse sistema cria "do nada" um sentimento interessante quando se determina uma multa vultosa dessas pesadas de doer no bolso envolvendo todos os setores responsáveis por uma vergonha sem igual a quem sofre problemas dessa magnitude. E a forma muda gradativamente. Alô Ministro Silvio Almeida!!

    Responda
  6. Fábio Nogueira

    Despreparo, ignorância, falta de empatia e de bom senso... Merecem demissão.

    Responda
  7. Nivaldo Dias

    Buongiorno. Eita, até onde iremos chegar pra assumir de vez que perdemos a humanidade ? O que aconteceu com essas novas gerações, alguém pode responder ?

    Responda
  8. Raymundo de Lima Lima

    Os agententes do aeroporto cumprem ordens, são gente de bem, o mesmo se pode dizer de seu chefe que cumpre a Lei, regra ou protocolos de fiscalização e vigilância. Cumprir ordens de modo acrítico, automático, sem considerar situações em cinza, pode resultar efeito de constrangimento e humilhação. As vezes o efeito pode ser letal: lembrar o argumento do nazista Adolph Eichmann diante do tribunal: eu apenas cumpria ordem. Ora, uma pessoa comum, gente de bem, pode fazer mal,banalidade d mal.

    Responda
  9. Alcides alcantara

    Todos, do chefe maioral a essas insensíveis e incompetentes deveriam ser demitidos por justa causa.

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Mas e a lei ou regra quem a fez, também deveria ser demitida? Eles/elas cumprem ordens, são gente de bem, semelhante ao nazista Adolph Eichmann, diante do tribunal. O mal é banal, disse Anna Harendt.

  10. Jane Medeiros

    Umas das experiências mais desumanas de que se tem notícia! Tipo, sem perdão! Com que espírito estóico vive está executiva o seu drama, algo tão íntimo, que foi exposto tão sem cerimônia e de forma tão invasiva!

    Responda
  11. José Claudio Davies da Silva davies

    Cara Renata , boa noite é isso definiu muito bem

    Responda
  12. renata de souza carvalho

    E se a pessoa não tem uma deficiência visível ou não se parece idosa o suficiente os caixas olham feio e passam outras pessoas na frente. Já tive que chamar gerente para resolver isso e só aí a pessoa percebeu que não podia ter decidido sozinha quem seria atendido

    Responda
  13. José Claudio Davies da Silva davies

    Esta atitude em conjunto com acontecido com Dona Wilma, mostra bem o nível social e educacional destas péssimas trabalhadoras que com certeza desonram esta classe profissional, como estas pessoas são admitidas nestes empregos , será que o profissional não percebe que elas não tem preparo para exercer esta tipo de função que lida com publico em diversidade de situações

    Responda
    1. renata de souza carvalho

      São pessoas que tem sede de poder e mesmo com a porcaria de poder de falar : ou me obedece ou não embarca… se acham importantes

  14. Valter Luiz Peluque

    A segurança aeroportuária é de um exagero absurdo, não só colocando as pessoas em situação desconfortável e às vezes vexaminosas, Como também confiscando itens dos passageiros, como cremes hidratantes, cortadores de unha e canivetes suíços, quebra galho para várias circunstâncias, mesmo enfiados no fundo da mala, sem representar perigo algum. Campina Grande e João Pessoa devem ser aeroportos campeões nessa prática.

    Responda
    1. Joel Pedt Silvestre

      Canivete suíço? No fundo da mala poderia? Um canivete desse pode ser usado para cortar um pescoço por exemplo. Tem cada gente sem noção…

  15. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

    Assisti outro dia no youtube que uma senhora paraplégica, que luta por melhoria das condições de vida para deficientes no Canadá, ao escrever para autoridades teria ouvido a resposta, que era uma pergunta: estaria ela interessada num programa estatal de suicídio assistido? Necessário revoltar-se.

    Responda
    1. Paulo Silva Barbosa

      Vergonhosa esta política canadense e incompatível com o nível de desenvolvimento que chegou. Pelo visto, não querem pessoas deficientes e a resposta dada deveria ser denunciada à ONU , onde os direitos humanos é explicitamente violado .

  16. Ricardo Pereira Ignacio

    São as estatais federais com o controle do amor !!!

    Responda
    1. Ricardo Borges

      Não perdeu dez segundos para fazer uma pesquisa e deixar de dizer bo hbagem, tudo para lacrar contra o governo. Esse é o nível da internet.

    2. Eduardo Rocha

      O aeroporto de Campina Grande é controlado pela empresa espanhola Aena.

    3. João Lourenço dos Anjos

      Aí há engano pois o aeroporto é concessão de empresa privada.

    4. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Se estivéssemos restritos a estatais estaríamos bem. Isso é eugenia na veia.

  17. Ricardo Pereira Ignacio

    São as estatais federais com o controle do amor !!!

    Responda
    1. Edson SO

      Alma de sabujo? Vc, com certeza, é daqueles que quando diante das desculpas esfarrapadas do presidente da Enel se queda maravilhado: _ Tô contigo, Dotô!!.

  18. Fabiana Menezes

    No fim do dia quem interpreta os direitos e garantias individuais, de origem constitucional são despreparados. Pior, destituídos de bom senso. O caso da Gabriela, contou com vc como patrono mas há outras barbaridades maiores e menores como uma garrafa d água de 16 reais vendida no embarque do Aeroporto de Confins, por exemplo… o direito à água é fundamental não?

    Responda
    1. Luis Nascentes

      No fim de QUAL DIA você se refere ao translate in the foot of the letter? Já temos a linda expressão local: no fim das contas, para esses casos.

    2. Vanderlei Vazelesk Ribeiro

      Estava um dia no aeroporto de San José da Costa Rica. Com febre e dor de ouvido fui atrás d água: eram três dólares. Os funcionários mais sensíveis que os campinenses ao verem minha expressão de horror deixaram a água de graça.

  19. Bruno Stein

    imagine se os colunistas denunciassem as atrocidades que ocorrem no transporte publico o avanço que poderiamos conquistar

    Responda
    1. Fabiana Menezes

      Ótima lembrança Bruno. Aliás, a Folha poderia abrir um espaço para mostrar como os direitos fundamentais são desrespeitados das formas mais bizarras e vergonhosas

  20. Antonio Ivair Arrais

    Vergonhoso, humilhante, desumano, cruel, não tem adjetivos que defina o que foi feito com essa moça! Não tem pedido de desculpas que repare o ocorrido. Em fim, não encontro palavras para dizer o que estou sentindo. Apenas como católico que sou, rogo a Deus que abrace e coloque essa moça no colo e diga assim pra ela; Não chore minha filha, papai está aqui com vc. E quanto à essas pessoas que fizeram isso com vc, deixa que eu cuido delas!!!

    Responda
  21. Eduardo Vasconcellos Oliveira

    Como disse a própria moça, Ruy, Brasil e Etiópia estão no mesmo patamar de civilidade. Mas eu confio que a Etiópia ainda vai melhorar.

    Responda
    1. neli faria

      Meu sobrinho visitou a Etiópia há uns meses e gostou muito. E me recomendou visitar. O que ocorreu com ela, certamente, foi exceção. Aqui? Não tem mais jeito.

    2. Sergio Siqueira

      Mas os cavalinho de ouro e relógios do Bozo, passaram tranquilamente. Envergonha ser brasileiro.

  22. Lairton Santos

    Vergonha: isso não poderia acontecer, em hipótese alguma. Quem opera o aeroporto??? Esse tem de sofrer sanção. Se o estado entregou em concessão, responde solidariamente. Com ampla publicidade.

    Responda
    1. Vezio Natalino Nardini

      O problema é da concessionária ou da Polícia que faz a segurança do aeroporto?

  23. Tadeu Humberto Scarparo Cunha

    Vergonhoso esse episódio, agora esses funcionários devem ter um chefe,este por sua vez deve ser tão despreparado quanto seus subordinados ,ccord com as pessoas que apoiaram essa senhora vítima desta ignomínia.

    Responda
  24. Marina Gutierrez

    Ruy, muito obrigada por denunciar essa vergonha. Minha solidariedade com essa mocal por ter passado por tudo isso porque os funcionários desse aeroporto sao pessoas sem treinamento profissional adequado, com supervisores sem treinamento, sem bom senso e pode ser que ate mesmo arrogantes, se acham em posicao superior e abusam dos clientes.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Desculpem-me os erros gramaticais, o comentário foi enviado repentinamente sem eu apertar a palavra enviar.

    2. Marina Gutierrez

      Desculpem-me os erros gramaticais, o comentário foi enviado repentinamente sem eu apertar a palavra enviar.

  25. Zara Peixoto Vieira

    As funcionárias erraram, mas qual foi o treinamento que receberam para lidar com situações atípicas?

    Responda
    1. renata de souza carvalho

      Não chamaram ninguém para orientar por opção, preferiram ver a pessoa mancando

  26. Vito Algirdas Sukys

    Para uma teoria da obrigação moral deontológica, devemos lembrar que cada indivíduo tem certos direitos morais básicos; como o direito a não ser maltratado, que nem sempre podem ser violados com a justificação de que a sua violação é necessária para produzir um maior bem social.Nesse caso faltou bom senso.Kant lembra que o princípio ético fundamental é o imperativo categórico, uma exigência de respeito pelas pessoas, tratá-las como fins não como meios ao serviço de interesses pessoais ou sociais

    Responda
  27. Gilmar Maghenzani

    O descaso do Brasileiro é monstruoso

    Responda
  28. Roberto Rangel

    Meu comentário seria um palavrão. Vou permanecer em silêncio.

    Responda
  29. Wilson Junior

    Os incompetentes que causaram tal sofrimento já foram demitidos?

    Responda
    1. Angélica Campos

      Multa neles, na empresa e processo por danos morais e materiais. Tenho 78 anos e uma prótese no quadril há 4, e estou farta de receber tratamento inadequado nós aeroportos e porta de agências bancárias, tudo em nome da "segurança"... Segurança de quem, cara pálida?

    2. Angélica Campos

      Multa neles, na empresa e processo por danos morais e materiais. Tenho 78 anos e uma prótese no quadril há 4, e estou farta de receber tratamento inadequado nós aeroportos e porta de agências bancárias, tudo em nome da "segurança"... Segurança de quem, cara pálida?

  30. Roberto Almeida

    Desculpem-me por ser sensível demais diante de situações em que alguém seja grosseiramente vítima de humilhação. Li o texto do meu querido Ruy vizualizando na mente a cena que ele descreve. Foi difícil conter as lágrimas, de compaixão e de vergonha.

    Responda
  31. Leão Machado Neto

    Esse fato é lamentável e envergonha todo brasileiro decente. Mas não é apenas o aeroporto em questão que nos enrubesce. O Galeão está em estado deplorável. Tom Jobim merecia ter seu nome no melhor aeroporto do mundo.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Não há nenhum bairrismo de minha parte. Somos todos brasileiros e devemos torcer para termos um bom país. Mas o lamentável e destroçado aeroporto do Galeão, porque ele continua assim, poderia se chamar Sergio Cabral, Jair Bolsonaro, Lula da Silva, Claudio Castro, Eduardo Paes...., menos Tom Jobim. Esse papo de bairrismo é coisa de gente est@ulta.

    2. Sergio Albuquerque

      O amigo abaixo está nadando, sim, mas no bairrismo tolo. Nunca vi isso no Galeão. O aeroporto está pronto para receber os milhões de turistas que vem ao Rio. Seja honesto. Cuide do seu quintal.

    3. Leão Machado Neto

      " O amigo acima" esteve no Galeão há exatos 10 dias e no banheiro havia uma poça de xixi no chão que parecia o rio Amazonas. Não adianta passar pano no chefe da seita que nada será resolvido dessa forma.

    4. Sergio Albuquerque

      Eu uso o Galeão umas duas ou três vezes por ano e não esta como citado. O aeroporto, desde a reforma, tem condições de receber o triplo de passageiros que hoje, recebe sem precisar de mudanças. Esteiras, guichês, banheiros todos em bom estado. Acho que o amigo acima tem lido notícias do tipo "fake".

  32. Gustavo Michelin

    Isso daí é tudo culpa do Bolsonaro

    Responda
    1. Galdino Formiga

      ?

    2. JOSE BENEDITO BORTOTO

      Muuuu

  33. Luís Cláudio Marchesi

    Enquanto isso, milhares de armas e entorpecentes transitam livres, leves e soltos por portos, aeroportos e estradas. Solidariedade à profissional-vítima dos "zelosos! seguranças do aeroporto

    Responda
  34. Marcelo Carneiro da Rocha

    Este caso foi tão tacanho e desumano que merece um boicote turístico de todo o Brasil sobre a cidade, a linha aérea devia levar seus mais elevados protestos a administração aeroportuária , GROTESCO - CAMPINA GRANDE TERRA DE BÃRBAROS.

    Responda
    1. Galdino Formiga

      Comentário absurdo e depreciativo. Qual é a relação das pessoas da cidade com a concessionária do aeroporto?

  35. SERGIO LUIZ COLLINETT

    Ordem são ordem.

    Responda
    1. Angélica Campos

      Capricha na concordância verbal pra entender melhor o assunto kkkkkk

    2. Angélica Campos

      Capricha na concordância verbal pra entender melhor o assunto kkkkkk

  36. Marcelo Ribeiro

    Li a reportagem que originou a crônica de Ruy Castro, constrangedor e lamentável. Sensata e demonstrando grandesa e compaixão Gabriela disse: - Eu não quero que as funcionárias sejam demitidas. Isso não resolve o problema. Eu quero que as lideranças sejam responsabilizadas e que mudem os processos. Parabéns Gabriela, que as lideranças sejam responsabilizadas e que mudem os processos para que situações como essa jamais se repitam.

    Responda
    1. Leão Machado Neto

      Até porque as funcionárias cumprem ordens de algum superior imb@ecil.

  37. Maurício BARBOSA

    A grosseria/despreparo e a falta de humanidade e civilidade, infelizmente, também entraram para o rol daquelas coisas tipicamente nossas descritas no genial samba de Noel. A empresa responsável pela segurança naquele aeroporto deveria ser advertida e punida com uma multa bem pesada pela ANAC ou outro órgão regulador competente, por ter submetido essa moça a tamanho constrangimento e humilhação.

    Responda
  38. Caubi Maciel da Nóbrega

    Eu tenho uma certa desconfiança de que esse tipo de absurdo é decorrente da contratação de empresas terceirizadas que contratam trabalhadores desqualificados para a ocupação de vagas surgidas por faltas inesperadas. Eles não têm experiência com as dificuldades comuns ao trabalho. Basta comparar com os perrengues que ocorrem em portas de bancos.

    Responda
    1. Marina Gutierrez

      Caubi, concordo os trabalhadores seguem as ordens e os protocolos, os responsáveis são os gerentes, diretores, etc.

  39. luiz sergio zenha de figueiredo

    O Brasil sem dúvida é um país esquisofrênico. Em alguns momentos um rigor exagerado e desnecessário, além de desumano, já em outros pontos segue a mais absoluta esculhambação. Um pouco de equilíbrio seria bom.

    Responda
  40. Berenice Gaspar de Gouveia

    Caso absurdo de abuso de autoridade. Só uma punição exemplar, além de uma retratação pública podem encaminhar uma solução para esses recorrentes e vergonhosos acontecimentos

    Responda
  41. Antonio Carlos Orselli

    Minha irrestrita solidariedade à Gabriela e meu aplauso ao Ruy pelo Jabuti recebido ontem. A estante está ficando pequena, né?

    Responda
  42. Paulo Sales

    Não precisava disso. Existe aparelhos para detectar metais e substâncias, sem a necessidade de obrigar alguém a isso. O brasil é país de características truculentas e vexatórias.

    Responda
  43. Vicente de Oliveira Sampaio

    Os olhares dissimulados de reprovação dói mais que um xingamento .

    Responda
  44. Fabrício Schweitzer

    Talvez a palavra-chave do texto seja 'despreparo'. Na verdade, li como um eufemismo para incompetência criminosa. Aliás, essa incompetência tem sido a regra nas instituições públicas e privadas brasileiras, além da política, claro.

    Responda
    1. Fabrício Schweitzer

      Em tempo: 'incompetência criminosa'.

  45. Vicente de Oliveira Sampaio

    Como deficiente físico eu afirmo. Sofremos na pele, todos os dias, o pior dos preconceitos por não termos o padrão físico considerado aceitável.

    Responda
  46. Maria do rocio Barszcz

    Realmente falta empatia e solidariedade em nossa sociedade! Parabéns Ruy pela prêmio Jabuti, estava torcendo por você! Seu livro os perigos do Imperador é excelente !

    Responda
  47. Marie Santos

    A culpa tb é dos funcionários sim. O caso da moça é tão incomum q basta meia grama de cérebro p o funcionário procurar um superior e juntos liberarem sua passagem sem constrangimentos.

    Responda
  48. neli faria

    Só em ler a coluna me deixou revoltadíssima. A culpa nem é dos empregados do aeroporto, mas, de quem não orienta. Inadmissível o descaso com o ser humano. Solidarizo-me com a Menina. O que falta ao Brasileiro é o respeito ao próximo.

    Responda
    1. neli faria

      Galdino: quem não sabe fundamentar, apela para o subjetivo. Invés de ficar aqui, vá se instruir.

    2. Galdino Formiga

      Noite ruim hoje no Brasileirão.

  49. Ricardo Pereira

    Vergonhosa a situação a qual ela foi exposta. Falta empatia às pessoas, mais flexibilidade perante procedimentos que foram redigidos sem pensar que somos todos diferentes!

    Responda
  50. Adriano Ferreira

    Bem que o Weber avisou...

    Responda

1 2 Próximas

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.