Mercado > Pobreza cai no Brasil em 2022, mas ainda atinge 31,6% da população Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. PAULO PETRASKI

    A pobreza vai cair ainda mais nos próximos anos, para o desespero do editorial da folha de são paulo.

    Responda
  2. Jose Soares de Aquino

    De que vale aumento real de 2% SM? Poderia ter sido 10% que não impctaria nada no famoso tripé econômico. Precisa coragem para combater a desigualdade. Só distribui renda com SM e impostos sobre os ricos.

    Responda
  3. Paolo Valerio Caporuscio

    Folha com notícias utópicas.

    Responda
  4. Jose Soares de Aquino

    De que vale aumento real de 2% SM? Poderia ter sido 10% que não impctaria nada no famoso tripé econômico. Precisa coragem para combater a desigualdade. Só distribui renda com SM e impostos sobre os ricos.

    Responda
  5. Gilberto Rosa

    Uma coisa é ter a redução da miséria como meta, outra é um artifício temporário para eleições, que recaíram sobre as contas de 23. Todo mundo sabia que com o valor liberado e apoiado em votação pelo governo atual resultaria na redução da miséria.

    Responda
  6. Gilberto Rosa

    Setecentos mil pessoas perderam a vida por covid, quinhentos mil a mais do que deveria, caso o Brasil tivesse tido a média mundial. Meio milhão de brasileiros perderam a vida por desumanidade do governo Bolsonaro. Quanto menor o poder aquisitivo, maior a letalidade, o que deve ter interferido no resultado.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Salete, segundo sua lógica, quantos morreram a mais? Aff

    2. Salete Conceição Possebon

      Você é desonesto mesmo porque não pega dados do continente. Pega os da Argentina que fez um dos maiores bloqueios do mundo. Misturar tudo é balaio de gatos, onde já se viu? Na Ãfrica não morreu quase ninguém e na Ãsia poucos, aliás porque na Ãfrica quase não houve problema e não tinha dinheiro e ninguém quer explicar isso, porque será?. Compare com os países da América e Europa se queres ser minimamente honesto. Inteligente sei que és porque já fez isso de caso pensado pra defender tua ideologia

  7. Reinaldo da Silva

    Essa é a visão mais perversa, entorpecida e nauseante, que foi criada e difundida sobre o que significa pobreza. Pobreza não é apenas renda proveniente de salário e ajuda extra, tenha o nome que tiver, e só serve para enxugar gelo. Pobreza está relacionada a educação, saúde, segurança, oportunidades em empregos de qualidade diante dos desafios impostos pelas tecnologias. No entender do IBGE a pobreza está relacionada apenas ao estômago e capacidade de consumo de bens efêmeros.

    Responda
    1. Reinaldo da Silva

      Caro Rui, a questão da Pobreza não é de métrica, não faz parte de um gabarito em que somente a distribuição de quantidade de recursos financeiros determina o que uma coletividade pode dispor. É a visão de Pobreza do IBGE que está equivocada. Não se mede a pobreza pelo prisma economicista. Essa visão só beneficia os donos do capital, porque são eles que lucram, como escrevi acima. Sempre farei críticas a essa visão, seja do IBGE e de qualquer outra instituição ou pessoa.

    2. Rui Furtado

      Entao me explica o que seria uma boa metrica para a pobreza e quem gera/ geraria esses dados para que se possa fazer uma comparacao, ate onde eu sei o IBGE e' o responsavel por esses dados e analises. O IBGE toma pedrada toda vez que a noticia nao agrada o governo (qualquer governo).

    3. Reinaldo da Silva

      Continuo: Essa é a visão que o mercado adora: mais dinheiro circulando, aumento de consumo, maior lucratividade. Pronto, eis o capitalismo dos sonhos dos donos do poder econômico e político. Quando houver a próxima crise do capitalismo ou um novo evento, como por exemplo uma pandemia, cai por terra essa noção perversa, e a concentração de riqueza se acumula ainda mais. A vida é dura como a ponta de uma faca!

  8. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Parabéns Bolsonaro e Paulo Guedes. É de rir , ver a raiva nos comentários dos petralhas encastelados no jornal.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Não esquece que ao menos Meio milhão morreu a mais por covid, também que o bolsa família de bolsonaro era provisório, apenas para as eleições, como ele mesmo havia falado, e Guedes era contrário.

  9. Giovani Ferreira Vargas

    Volte, presidente Bolsonaro! Salve o país dessa cambada de ladrões!

    Responda
  10. Salete Conceição Possebon

    Agora com déficit nas contas públicas de 234 bilhões é voo de galinha. Não tem sustentabilidade. Estamos com os impostos mais caros do mundo e com esse déficit todo. Quando vão se dar conta que tem que fechar as torneiras do esbanjamento e gastança. É uma festa só de aviões decolando em Brasília com esses gastadores do dinheiro público. Esbanjamentos e mais esbanjamentos no governo do "pai dos pobres". Esse governo é da lacração e esbanjamento do dinheiro pago em impostos pelos que são lacrados.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Tem gente que pensa como bilionário quer. Os impostos no Brasil estão longe de ser os mais altos, mas o que ocorre é que milionário paga muito menos que pobre. Quando o bilionário banqueiro dono da Folha fala em baixar impostos, não pensa que é o teu que ele quer baixar. O Brasil é o único país no mundo que não paga imposto sobre dividendos de empresas, banqueiro não paga sobre o que bota no bolso dele, absurdo.

  11. Antonio Ivair Arrais

    Só para lembrar; último ano do governo Bolsonaro! Isso depois de dois anos de pandemia onde vigorou a política imposta pelo judiciário; fiquem em casa que a economia se ver depois! Por falar em pandemia, o Brasil foi um dos países que melhor cuidou da pandemia! Palavras do ministro Cristiano Zanin ao recusar uma abertura de inquérito contra Bolsonaro que pretendia responsabiliza-lo pelas mortes; Nâo há que se investigar, pois o governo tomou todas as medidas necessárias para combater a pandemia.

    Responda
    1. Gilberto Rosa

      Mentira, o Brasil teve um tres mil e trezentas mortes por milhão de abitantes e a média mundial foi de oitocentos noventa, dados oficiais worldmeters. Dos setecentos mil, meio milhão de brasileiros morreu a mais por desumanidade, incompetência e corrupção.

  12. Maria Almeida

    Manchetes da Folha em plena campanha pro- bolsonarista à prefeitura de SP?

    Responda
    1. Valdir Costa

      Não Maria. O vovô Smurf está com um defcit enorme enquanto anda de avião com sua kanja.

  13. Evando de Abreu

    Lembrando que tudo isso aconteceu no governo Bolsonaro. Vamos ver daqui pra frente

    Responda
  14. José Augusto Bernabé

    Esse governo medíocre terá de nomear urgentemente o Paulo Guedes como Ministro da Fazenda. Kkkkkkkk

    Responda
  15. José Augusto Bernabé

    Esse governo medíocre terá de nomear urgentemente o Paulo Guedes como Ministro da Fazenda. Kkkkkkkk

    Responda
  16. José Augusto Bernabé

    Esse governo medíocre terá de nomear urgentemente o Paulo Guedes como Ministro da Fazenda. Kkkkkkkk

    Responda
  17. José Augusto Bernabé

    Isso se deve a Gestão do Governo anterior não desse atual governo medíocre que assumiu na marra em 2023

    Responda
  18. José Augusto Bernabé

    Vamos aos fatos, 2021 a 2022 fase final da Pandemia e sob os efeitos dos atos do Governo anterior que distribuiu por meses seguidos 600 reais a todo brasileiro, inclusive petistas, a pobreza diminuiu sim, hoje sem Pandemia que o elegeu esse governo medíocre tem capacidade zero de diminuir os pobres pois o que faz é aumentar a lucratividade dos que já eram ricos. Agora se vê quem são os manés prejudicados.

    Responda
  19. José Augusto Bernabé

    Vamos aos fatos, 2021 a 2022 fase final da Pandemia e sob os efeitos dos atos do Governo anterior que distribuiu por meses seguidos 600 reais a todo brasileiro, inclusive petistas, a pobreza diminuiu sim, hoje sem Pandemia que o elegeu esse governo medíocre tem capacidade zero de diminuir os pobres pois o que faz é aumentar a lucratividade dos que já eram ricos. Agora se vê quem são os manés que ganharam a eleição.

    Responda
  20. Daniel Marques

    É uma ótima noticia. Independente do ano calendário e do governo de plantão, que caia sempre. Viva o capitalismo!

    Responda
  21. Tadeu Gonçalves

    Não é possível a turma não leu a matéria e comenta sem nexo algum. Deus me livre

    Responda
  22. MATILVANI MOREIRA

    FoLha mentirosa! Impossível a pobreza cair num governo que não seja petista! Nós do cercadinho do Lulad temos que protestar e fazer o L. Cancelarei minha assinatura da FoLha!

    Responda
    1. MATILVANI MOREIRA

      Verdade!

    2. Daniel Marques

      Faltou também o batido "a FSP segue as ordens do rentista Frias que só interessa manter o oligopólio das comunicações em massa". Ahh os vermelhos e suas falas antiquadas.

    3. MATILVANI MOREIRA

      Obrigado, Evandro!

    4. Evando de Abreu

      Boa piada! Parabéns

  23. Joao Pinheiro

    Não há muito o que comemorar quando um terço da população ainda vive na pobreza.

    Responda
  24. Alexandre Farah

    A falha sempre falhando

    Responda
  25. Pery Pedro

    Impressionante o messianismo dos comentários. Em 23 vai baixar muito, porque agora o Messias voltou. Seria infantil se fossem crianças falando, Nos leitores da FSP, os comentários são preocupantes. A queda é resultado de políticas de estado, que surpassam governos. É uma conquista do País. O governo só escolhe onde gasta ou desvia nosso dinheiro.

    Responda
  26. MARIA F LUPORINI

    Neste ano terá caído muito. Guardem esse número. Só o PIB crescerá mais de três por cento. Só que para todos os brasileiros, não só para os amigos da família.

    Responda
  27. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Importante que essa situação degradante de pobreza está e continuará caindo. As políticas públicas em andamento dará essa sustentação de queda. Logicamente é um processo demorado e depende da continuidade dessas políticas por quem suceder na governança. Quando há vontade de fazer, as coisas acontecem e os resultados aparecem. O que não pode é o comodismo, principalmente dos que se encontram nessa situação de pobreza. Trabalho e estudo são o começo.

    Responda
  28. MARIA F LUPORINI

    Todo mundo já sabia que 30 p c dos brasileiros estava abaixo da linha da pobreza ao final de 2022. Em 2023, vai ter abaixado e muito. PIB em alta, desemprego em baixa, dólar em baixa, juros em baixa, bolsa batendo recordes e distribuição de renda por meio das políticas sociais. Brasil rumo ao futuro novamente.

    Responda
  29. PEDRO SAMMARCO

    tudo no universo é um jogo de forças, onde uma tenta se sobrepor a outra, apenas isso, somos nós que denominamos uma força como sendo a boa e a verdade e a outra como sendo a má e a mentira, tudo tem a ver com o ponto de vista. não há fatos, há somente interpretações. Nietzsche

    Responda
  30. Miro Costa

    Pobreza aumenta no Brasil em 2023, mas ainda restam três anos buraco abaixo

    Responda
    1. Salete Conceição Possebon

      Com déficit nas contas públicas de 234 bilhões e voo de galinha. Não tem sustentabilidade. Estamos com os impostos mais caros do mundo e com esse déficit todo. Quando vão se dar conta que tem que fechar as torneiras do esbanjamento e gastança. É uma festa só de aviões decolando em Brasília com esses gastadores do dinheiro público. Esbanjamentos e mais esbanjamentos no governo do "pai dos pobres". Esse governo é da lacração e esbanjamento do dinheiro pago em impostos pelos que são lacrados.

    2. MARIA F LUPORINI

      Quais os seus números? PIB crescendo três por cento, desemprego em queda, dólar em queda, bolsa batendo recordes, juros em queda, neste ano a pobreza diminuirá e muito. Essa é mais uma aposta que vai dar errado.

  31. Miro Costa

    2022 é Bozo. 3023 vem ai.

    Responda
    1. Flávio Tadeu Adriano Niel

      2022 é Bolsonaro com bilhões de reais injetados para vendcer as eleições e comprometendo o orçamento de 2023. Números confiãiveis e sem fatores desequilibrantes em 2024, apesar da eleições municipais. A miséria varia de acordo com os períodos eleitorais, porém jamais sai de patamares intoleráveis. Esse é o Brasil das castas e oligopólios.

  32. Helio Cardoso

    Nem poderia ser diferente, leva tempo para consertar o estrago deixado pelo anterior que mandava o pobre comprar fuzil no lugar de feijão!

    Responda
    1. Miro Costa

      Era o Bozo, não te falaram?

  33. Fabrício Schweitzer

    A miséria brasileira é muito maior e extrapola o prato de comida escassa.

    Responda
  34. lenise de souza ferreira

    E painho despejando grana para outros países . Não consegue ver a myseria da população .

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Acho que despejou uns 500 bilhões de reais pra ruralistas.... culpa do congresso conhece? Fora as emendas

    2. Carlos Fernando de Souza Braga

      explique melhor. Tenho a impressão de que vc apenas decorou isso de algum grupo de zap bozolóide e veio aqui repetir.

  35. Tadêu Santos

    As metodologias aplicadas nestas pesquisas para apontar estatísticas, não são suficientemente adequadas, pois sejam as mesmas realizadas em países capitalistas ou de esquerdas aristocráticas, tendem à perversas manipulações, para camuflar a decadência do sistema que domina o mundo. As desigualdades sociais são assustadoras quando configuradas em uma tabela única. Pena que ONU não atua com transparência e independência para denunciar à decadência dos istemas a que a população está sujeita...!!!

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Não trouxe o resultado que vc queria então não presta é assim?

  36. João Leite Leite

    Questionado por jornalista brasileiro sobre a Argentina ter 40% da população vivendo na pobreza o entrevistado argentino no Roda Viva responde. A Argentina é diferente do Brasil. os pobre da Argentina são ricos que caíram na pobreza devido a constantes crises mas. Não a ponto de ter que morar em barracos e ter que passar fome.. Sendo assim no Brasil tem mais de 70% de cidadãos vivendo na pobreza.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      mais um geógrafo formado na Escolinha do Professor Raimundo

  37. Reinaldo da Silva

    Esta visão do IBGE sobre a pobreza é perversa, isto é, combater a pobreza com mercado de trabalho e auxílio Brasil. Pobreza não é aquisição de recursos em ciclo econômicos-políticos de governos. O combate a Pobreza depende também de outras esferas da vida social como educação, saúde, segurança e oportunidade de bens culturais. Não tendo acesso aos recursos dessas esferas de nada valerá para as populações pobres o mercado de trabalho e auxílio seja lá que nome tiver. Fecham-se e abrem-se ciclos.

    Responda
    1. Daniel Marques

      Perfeito. Combate a pobreza a longo prazo depende da oferta de oportunidades e o governo tem papel principal nisso. As ações de distribuição de renda mínima sem contrapartida, como é feita agora, gera somente efeitos temporários.

  38. Luiz Ferretti

    O Descondenado ainda tem coragem de prometer picanha e cervejinha. Demais, né? Quem começou o governo (nome é esse, fazer o quê?) com o PEC da Gastança, mostrou a que veio. Até o Maluco mostrou avanços nessa área, aliás, nada mais que a obrigação, num Pais com tantas diferenças sociais.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Eu já estou comendo picanha e vc? a cervejinha tbm, e a pec da gastança quem fez foi o seu herói não foi Lula, e diferenças sociais não foi agora em 4 anos isso é desde império

    2. Jose Roberto X de Oliveira

      Teve o comentário até retirado? Q vergonha! Rsrs Sabe? Nem todo mundo é simplório e acredita em notícia falsa. A PEC era de recomposição de gastos. Não tinha previsão orçamentária pra Bolsa Família, remédio popular, merenda escolar, alimentação familiar, minha casa minha vida entre outros. Em compensação teve 500 bilhões pra plano safra. Advinha? Esse valor aí pra rico é superior a todos os outros rsrs

    3. Carlos Fernando de Souza Braga

      Creio que o "maluco" a que vc se refere seja o genocida. Em geral, é assim que bolsonaristas envergonhados o chamam. O "maluco" simplesmente colocou o Brasil de volta no Mapa da Fome. No governo dele havia cerca de 30 milhões de brasileiros passando fome. Nem vou falar das muitas milhares de mortes por covid, evitáveis caso o genocida fosse menos perverso e gostasse um pouquinho de trabalhar.

  39. Manoel Gonçalves

    A reportagem não fala, mas em 2022 o presidente era Bolsonaro, obrigado Bolsonaro por tirar 10 milhões de pessoas da pobreza

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Copiou o bolsa família só para ganhar a eleição mas povo não entrou de gaiato

  40. Paolo Valerio Caporuscio

    Noticia mentirosa e fantasiosa de sempre das midias.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Deixe te ensinar como criticar esta matéria. Trata-se de uma reportagem baseada em dados coletados pelo IBGE. Portanto, vc deveria ler esse trabalho, identificar os pontos dos quais discorda e apresentar argumentos que sustentem essas críticas. Simplesmente falar que a notícia é "mentirosa e fantasiosa" é coisa de eleitor do bolsonaro.

  41. Jose Roberto X de Oliveira

    Só teremos um país quando retirarmos do congresso ruralistas e pastores evangélicos reacionários. Ruralistas nos relegar um país agrário de mais de 200 anos. Uma colônia agrícola e mineral.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      quem acusa tem de provar

    2. Luiz Ferretti

      Lindo são as ONGs picaretas da Amazônia, a Ministra ET que diz 200 milhões de miseráveis e prometer picanha e cervejinha, né?

  42. COLOMBO MELO

    Mais 4 anos de governo Bolsonaro/Paulo Guedes, sem pandemia, reduziríamos este número para a metade., na pior das hipóteses.

    Responda
    1. Flávio Fernandes Marinho

      Infelizmente estaríamos dizimados com a sua afirmação.

    2. Gilmar Maghenzani

      a falta de competência é a que seria a causa do desastre

  43. Edison Gomes de Oliveira

    Excelente noticia. Vamos buscar a diminuição da pobreza, ano a ano. Parabéns a todos que contribuiram.

    Responda
  44. Valter Iwai

    Só o crescimento econômico pode reduzir a pobreza. Sem juros em níveis civilizados, não há crescimento econômico. O resto é conversa mole.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Antonio juros baixos não quer dizer menos gastos estude economia antes de falar besteiras

    2. ANTONIO G BECKER

      …mas o governo tem que fazer a “lição de casa” cortando gastos, se não, nada feito.

  45. Fernando Alves

    Em 2022 a esquerda usou da FAKkkKE NEWWWS de que a pobreza estava aumentando. Mentiu para os desinformados e se elegeu.

    Responda
    1. Carlos Fernando de Souza Braga

      Havia cerca de 33 milhões de brasileiros passando fome em 2021, como revelou o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia da Covid-19. Período em que o país era presidido pelo genocida.

  46. PAULO PETRASKI

    Para o desespero desse jornal a pobreza no país tem caído. Infelizmente o número ainda é alto.

    Responda
  47. Cláudio José Marabesi

    Acredito, com muita confiança, q as taxas diminuirão consideravelmente, ainda mais, neste ano, graças, e isso é inconteste, ao governo da “União e Reconstrução!

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.