Poder > Lula critica volume de advogados formados e defende cursos 'primordiais para o desenvolvimento' Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Um dos maiores sinais de fraqueza de um governante é quando começa a se meter com o que não lhe diz respeito. Foi assim com Bolsonaro. Como se o paÃs não tivesse outras enormes prioridades como, por exemplo, a de dar onde fazer cocô aos 100 milhões de brasileiros que ele Lula deu comida para obter votos, mas deixou sem saneamento básico. Namastê!
Ouvi de um amigo que a metade da população brasileira é de advogados e a outra metade se forma no fim do ano.
A OAB de São Paulo só perde para Nova York. Lula só saiu de cana por causa do Doutor Zanin. Agora cospe no prato que comeu.
A afirmação do presidente está correta. O futuro é a tecnologia da informação e a inteligência artificial. Devemos não só investir em cursos de exatas como fomentar uma cultura que quebre bloqueios relativos à matemática. Abrir vagas universitárias indiscriminadamente, como acontece com o Direito, apenas para satisfazer o sonho de diploma dos menos favorecidos, sem a correspondente absorção pelo mercado de trabalho, não passa de "populismo universitário".
O paÃs com o maior número de advogados também é um dos paÃses mais injustos do mundo. Coincidência?
Eu nunca frequentei uma faculdade de Direito na vida . Aqui na minha biblioteca particular eu tenho trinta e dois livros de Direito -(além de dezenas que deixei no meu local de trabalho quando me aposentei) Deve haver bacharéis formados que têm menos que isso .
CertÃssimo. Toda biboca tem uma graduação em direito. O Brasil sozinho tem mais cursos de direito que o resto do mundo todo. Isso tem de ser mudado.
Nossa cidade, de porte médio, tem quatro ou cinco faculdades de Direito , cada uma com turmas matutina e noturna . Centenas de graduados a cada ano . É gente demais . E em Engenharia ? Na turma do meu filho, formaram-se oito engenheiros mecânicos e seis engenheiros elétricos. só !
Deveria fazer uma auto-crÃtica sobre os cursos de medicina que autorizou a funcionar, sem nenhum critério. Ou as "universidades" que criou pelo interior afora. Mas como se pela de medo de advogado, entende-se...
segue..., quanto a notÃcia. a Educação deveria ser incentivada desde as primeiras linhas .Entra no Ensino Superior sem o devido preparo. Tem o diploma, mas não consegue assimilar um texto. Invés de criticar o volume de formados, deveria incentivar melhor qualidade de ensino nas primeiras séries. Educar o povo via propagandas. Mas, educar o povo? Qual polÃtico quer? E não se forma advogado: forma-se bacharel! Para ser advogado há que se prestar o exame e ingressar na OAB.
No Primeiro ano de Direito, há quase cinquenta anos, o professor de Introdução, chegava na lousa e escrevia: no Brasil , por ano, se forma x bacharéis em Direito. Desses tantos irão para uma carreira jurÃdica, outros... e chegava ao final da conta escrevia: sobram apenas oito por cento de advogados. Oito por cento.E, repetia.E eu pensava: quero estar nos oito por cento. Estive,hoje não mais, porque meus pés já estão entrando na porta do ParaÃso. Gratidão a ele.Quanto a notÃcia...
Desculpem se pareço antipático, mas o Brasil é uns dos raros paÃses no mundo que tem a figura do Delegado de PolÃcia., uma função totalmente desnecessária , mas exclusiva de formados em Direito ou advogados. Penso que seria o caso de algum nobre deputado propor a extinção da função e valorizar o imposto do contribuinte. Já viram como eles adoram dar entrevistas e sair em programas de TV?.
Eu sei disso, prezada Neli, mas ambos podem vir a ser delegado de policia, e é lógico, depois que um advogado assume o cargo de delegado, deixa de ser advogado, pelo menos, teoricamente. Passe bem!
Aliás, das duas, uma solução, ou se extingue o cargo delegado de polÃcia ou o Ministério Público porque ambos oferecem a denúncia, então, os dois não se justificam e você, espoliado contribuinte como eu, está pagando duas vezes pelo mesmo serviço, em um paÃs onde falta tudo, menos semvergonhice.
Delegado não é advogado.É bacharel. Quanto as entrevistas: perfeito.
Em parte, o elevado (comparativamente falando) número de advogados no paÃs decorre da aberração jurÃdica que temos aqui. Há muito mercado para esses profissionais por conta da insanidade entregue pelo conjunto da nossa legislação. Adicionalmente, em muitas demandas do interessado há a obrigatoriedade - bastante contestada em vários casos - da contratação de advogado.
Hoje o aluno sai da escola, sem saber a soma de seis mais três. Sou testemunha disso.
A advocacia é um dos pilares do Estado democrático de direito. O problema do Brasil não é o excesso de advogados, mas sim a classe polÃtica e a educação pública de má qualidade.
Piadista e medÃocre sempre que abre a boca, e esses "cursos" que ele fala são Cursos para Aparelhamento do Estado, ideia dele sobre o que é "desenvolvimento".
Não leu o texto, ou não entendeu. Só pode.
Presidente Lula, os preços dos alimentos estão subindo, e a informalidade está aumentando. Não vejo polÃticas para criação de emprego. O senhor continua encantado com o Haddad e seus Ãndices do PIB. Para à queles que não vivem da polÃtica assistencial do governo, e dos percentuais do PIB, a vida esta muito dura.
70% das crianças de 0 a 3 anos não têm vagas em creche. O resto é falatório
Escritórios de advocacia (fachada) são espalhados pelos municÃpios para passar uma ideia de paÃs democrático...Mas já existe acordo entre advogado e juiz sobre a limitação da justiça ao cidadão. O paÃs não dá certo porque é comandado por advogados e economistas
Quem não quer tentar virar juiz com salário de 300.000 mais 4.000 de auxÃlio moradia né? E mais, se errar no máximo ganha aposentadoria compulsória com salário bom.
e cadê as universidades de medicina? aqui tem posto de saúde sem médicos...
Ao Egito, os gafanhotos; ao Brasil, os bacharéis E tem muito engenheiro dirigindo uber
Fazer um curso difÃcil como matemática e fÃsica e acabar como professor ganhando merreca sem ter dinheiro para fazer planos?
O resultado dessa quantidade excessiva de advogados, é que o paÃs vira uma indústria do judiciário... só louco investe com empresas em um paÃs desse...tudo é judicializado...
Haverá mais cursos de Engenharia, se houver maior demanda por engenheiros, para isso é preciso que o paÃs se reindustralize competivamente.
Mas algum ministro do governo está pensando nisso? Presidente muito mau assessorado, com raras exceções. Precisamos do Lula do primeiro mandato.
Agora que ele vem fazer alguma crÃtica, os companheiros ficaram 14 anos no poder e só agora entendem que algo pode está errado. E o que é pior sem saber o que falam, pois quem se forma em direito não quer dizer que vai ser advogado, tira a garrafa dele, urgentemente.
Tem muito advogado e tá precisando mesmo deles. Se o governo fizesse a parte dele talvez precisassemos menos de advogados....o problema é nem formamos os ensinos básicos direito em matemática e ciências o pessoal nem tem coragem de arriscar exatas com medo de não conseguir....
A maioria dos estudantes de direito visam passar em concursos no serviço público da área jurÃdica e, até mesmo, policial, onde se ganham os melhores salários. Tem, também, os filhos de polÃticos e demais pretendentes à carreira polÃtica. O oportunismo impera.
A pergunta a se fazer é por quê temos tantos graduados em direito? Mas, essa pergunta nós remete a outra: por que tantas universidades (de qualidade duvidosa) ofertam o curso de direito? Poxa vida, somos remetidos a uma outra pergunta, quais foram os governos que facilitaram e financiaram a criação de dessas universidades que ofertam cursos de direito de qualidade duvidosa?
Lula tem razão. Precisamos de profissionais de exatas, porque os paÃses mais avançados social e economicamente têm um pé na matemática.
Oh Lula não passa somente por ampliação de vagas. Ouviu o galo cantar e sai falando. Cadê um projeto consistente para a educação? Hoje para cada dez estudantes do ensino básico cinco não sabem o mÃnimo em matemática. Como formar em exatas? Bonito também é a autorização de noventa e cinco novos cursos de medicina da iniciativa privada, serão muitos médicos que não saberão conjugar um verbo. O Fies vai pagar?
A verdade é que as universidades também têm o pensamento elitista e excludente de ser algo para poucos, a cultura do reprovismo, nas exatas, tudo em nome da "qualidade". Mas se você for nos USA e Europa, nem os cursos de graduação são tão difÃceis como aqui, e essa dificuldade não se traduz em maior qualidade.
Está aà uma coisa que concordo com o Presidente: temos formados em Direito demais. Demais! É um reflexo evidente da burocratização brasileira. Formamos mais pessoas na estrutura burocrática do que produtiva. No RS temos quase cinco vezes mais advogados que policiais militares, sem contar os bacharéis em Direito.
É preciso acontecer uma aberração como essa pra mostrar que o Brasil não tem planos de curto, médio e longo prazo para a Educação. Nem temos a participação social necessária para a construção de tais planos. Educar para a cidadania é inserir a sociedade na construção de planos que são determinantes para nosso presente e futuro.
Antigamente o prático em advocacia, sem diploma, chamava-se rábula. Atualmente os rábulas tem diploma, porém menos conhecimento do que os rábulas de outrora.
Lula está lá para resolver, não só para comentar constatações de assessores ou dele próprio em terceiro mandato e demostrar assertividade. MEC existe pra quê ? Proponha solução satisfatória. Sobre esse tema também desconheço proposta do PL e todos outros partidos.
O negócio é deus, pátria e familia. Cureo de matemática ninguém quer.
Concordo
Ele tem razão. Exemplos não faltam Coreia do Sul , China por exemplo investiram em tecnologia, matemática à frente e São exemplos de desenvolvimento Temos que mudar o foco
Os profissionais do Direito são essenciais a qualquer nação. Eles organizam a sociedade e lhes dão a dinâmica própria de seus poderes, a começar pela constituição. Mitigam os conflitos e estruturam a própria economia, pois esta depende de regras jurÃdicas. Mas, no Brasil, por imperativo histórico, a ditadura militar, para enfraquecer a OAB que se opunha ao regime, permitiu a mercantilização do ensino jurÃdico. Hoje, iludidos, milhares de bacharéis sem preparo jurÃdico estão sem emprego.
Não posso deixar de concordar com o presidente. Nunca foi tão sábio.
Perfeito!Em 1970,,aluno ESCOLA Administração Pública ÚFBa., 25 vagas! Direito 220! 90% burgueses filhos juÃzes, procuradores,,advogados! Década 80, bregou, somente maus alunos,riquinhos "diplomados"! "Economistas", outros fracos! OAB INCENTIVANDO RECEITAS! VIROU FABRICAS!
Essa polÃtica de gastar milhões pra dar bolsas para as pessoas estudarem em cursos medÃocres em faculdades mais medÃocres ainda com a desculpa de oportunizar o ensino superior pra todos se mostrou boa só pras escolas e seus donos. Um monte de gente com diploma só pra enfeitar a parede e ajudar a fazer estatÃstica de paÃs alfabetizado na fila do desemprego ou subemprego.
Exatamente. O investimento de necessidade urgente é nos ensinos básico e secundário. Foi isso que realizou a Coreia do Sul. Todo o resto é decorrência disso. É impossÃvel fazer graduados superiores capacitados sem o prévio domÃnio dos conteúdos básico e secundário. E isso, pt e lula nunca implementaram. E houve oportunidades.
Sem dizer que é mais do que hora de revogar a lei de dom Pedro II, que concedeu o tÃtulo de doutor a advogados. Desmereceu quem leva anos estudando, passando por bancas de mestrado e doutorado, igualando-os a egressos do ensino superior que hoje não sabem utilizar uma planilha de Excel.
O cérebro desse sujeito é deformado. Tudo, mas absolutamente tudo o q ele fala está errado. ele discursa meramente para agradar a plateia q tem diante de si, sem qq compromisso com a verdade. Estivesse discursando para delegados de polÃcia, diria q é preciso prender bandido. Caso o discurso fosse para seus colegas presidiários, diria q tem gente presa demais. É assim esse sujeito.
Perdeu mané, vê se não amola.
Ofende porque não tem argumento. Se fosse minimamente equilibrado, saberia discernir quando uma pessoa fala algo certo, mesmo discordando dela na maioria das vezes. O PR está certo em dizer q temos um número inflacionado de advogados. Temha mais elegância e ponderação.
Correto. Sempre foi assim. E atribuem a isso ser 'grande estadista'. Bons estadistas não financiam naçoes outras sem antes sanar plenamente a sua. Grandes estadistas dão bons exemplos, agem com coerência, não têm a mentira por hábito.
Tenta ofender pq não tem argumentos para rebater as verdades que ele falou. Melhor aceitar que ele é um estadista respeitado em todo mundo, ao contrário do inelegÃvel, desprezado pelos maiores lÃderes internacionais. Aceite para sofrer menos.
çabio!
O pessoal faz direto na esperança de passar nos cargos públicos do judiciário, legislativo e administrativo. Polpudos salários para a vida toda e muitas mordomias.
Pra passar em cargos públicos não basta fazer cursos, tem que ser muito estudioso e inteligente. Não eh pra quem quer, eh pra quem pode. E gado não passa, tem um gradeado na pinguela e ali ele fica bolsonareando
O bom velhinho sabe o que diz
Um pratinho com amendoim e dois tragos e ele ganha no papo qualquer um. O Nobel da Paz já está sendo analisado.
E a maioria desses advogados estudam somente para passarem em concursos públicos e sonharem com uma aposentadoria certa gerada por um emprego certo e estável pelo resto da vida! Quem não faz direito e sonha em ser juiz? E agora com essa coisa de trabalhar 3 dias dias e folgar 1... nossa! Vamos fazer direito!!
Jamais pensei em ser juiz. Adoro ser advogado e exercer a advocacia.
Putz!
O Lula3 esqueceu que precisou muito da ajuda do seu advogado Zanin. Ajuda foi tão incrÃvel, que presenteou seu amigo a vaga do STF.
o que o c* tem a ver com a calça? Sou advogada, e concordo totalmente com ele! os paÃses com R&D (research and development) são os mais ricos! brasil vai mandar todo o lucro gerado pelas empresas p estes paÃses (em razão do re alinhamento das nossas diretrizes de tp com a ocde), pois o que fica pra gente eh soh a parte operacional (não cientÃfica).
Nas federais tem uns 40% de vagas ociosas. AltÃssima evasão, ninguém mais quer estudar. O assistencialismo venceu!
Excelente comentário, realista com o que ocorre no paÃs
Nada a ver. Quem pode ter acesso às universidades federais não vive de assistencialismo. Os cursos de ciências exatas, engenharia, computação, etc, têm vagas ociosas e alta evasão porque a formação inicial nessas áreas é ruim e porque a perspectiva de empregabilidade e sobre tudo os salários nessas áreas nem sempre é satisfatória.
Lula, você foi perfeito no seu comentário. Concordo totalmente!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Poder > Lula critica volume de advogados formados e defende cursos 'primordiais para o desenvolvimento' Voltar
Comente este texto