-
DANIEL ROUSSO
A solução de 2 estados segue como a melhor opção. Os palestinos estão pagando um preço por más escolhas. Tiveram desde 1947 cinco oportunidades para a criação de um Estado Árabe ao lado do Estado Judeu e optaram por outros caminhos.
-
Joao Cellos
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
-
Joao Cellos
Pal estina livre! Do rio ao mar. Mas e o que fazer com Is rael? Ora, é só confiná-los em Ga za e em ínfimas partes da Cis jordânia. Que tal essa ideia?
-
Joao Cellos
Negativo. Você e outros can alhas aqui estariam falando em antis semitismo, como sempre fazem.
-
DANIEL ROUSSO
Se Israel estivesse em Gaza e Cisjordânia ao invés das terras atuais, tenha certeza que o problema seria o mesmo. A preocupação de Israel sempre foi se defender e desenvolver o seu estado ao invés de procurar destruir o dos outros. Com todo dinheiro recebido da ONU, era para Gaza virar uma Singapura. O cerco de Israel a esse território somente existe pois está no estatuto do Hamas a destruição de Israel e fundação de estado fundamentalismo islâmico em toda a região- nem cita "Estado Palestino".
-
-
Aderval Rossetto
Aqui continua igual, os de direita defendem esse genocídio em matança secular pelos EUA!!
-
Luis Nascentes
Excelente texto, chamando as coisas pelos seus verdadeiros nomes. Parabéns aos articulistas.
-
Marcus Castro
Para ser simpático e não dar muito assunto a quem não merece: artigo vergonhoso. É muita falsificação, mentira e deturpação juntas. E silêncio total sobre quem começou a guerra, e como.
-
Luis Nascentes
Quem começou a guerra: a seita invasora ao criar seu estado em cima da terra dos outros. Como: matando, expropriando e expulsando palestinos de suas terras há mais de 75 anos.
-
-
Marcus Castro
Os absurdos históricos já seriam suficientes para repelir qualquer conclusão oriunda de um artigo abominável, repleto de deturpações e que curiosamente não toca na origem do conflito atual: o ataque bárbaro, selvagem e sem qualquer objetivo militar que massacrou 2000 civis de maneira deliberada. A Folha por vezes abusa da paciência do assinante.
-
José Cardoso
Rosa Luxemburgo veria com horror fanáticos nacionalistas religiosos massacrarem um kibutz. É a barbárie contra o que mais se aproxima de um socialismo democrático.
-
Luis Nascentes
Democracia não contempla a definição de um estado que segrega parte da população do território em condições subumanas, tem leis diferentes para essa parte e tratamento draconiano contra ela. Isso se chama aparthaid, genocidio, limpeza étnica.
-
-
Maria de Felipe Martinez
Excelente matéria! Parabéns aos articulistas. O estado democrático único, com direitos iguais para todos seus habitantes, parece a solução lógica.
-
Joao Cellos
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
-
Vinicius Branco
Nossa! Faz tempo que eu não lia tanta abobrinha!.
-
Vinicius Branco
Basta ver que não ha no texto uma menção sequer sobre o assassinato, sequestro e estupro de reféns. Como se isso não tivesse acontecido, ou como se fosse justificável.
-
Joao Cellos
Nossa! Quanta abobrinha nesse comentário que não conseguiu refutar uma única linha do texto.
-
HELIO A LOUREIRO
Abobrinha? Procure watch-leftist-students-say-science-is-ra, e assista ao vídeo.
-
-
HELIO A LOUREIRO
Conversa pra boi dormir...
-
Luis Nascentes
Dormiu, gado?
-
-
Valter Luiz Peluque
E a Folha continua sua censura
-
Valter Luiz Peluque
Meu apoio total à causa, artigo me contemplou Absurdo o que está acontecendo às vistas cegas do mundo
-
Samuel Cremasco Pavan de Oliveira
Texto repugnante. Tentativa mal disfarçada de defender a extinção de Israel. Mistura mentiras deslavadas (judeus não respeitaram as fronteiras da partilha de 1947? Árabes sequer a aceitaram e iniciaram uma guerra no dia seguinte à criação de Israel) com distorções da realidade (bombardeios de civis). O fato de um dos autores ser judeu não afasta o manifesto discurso de ódio étnico, também conhecido como racismo. A Folha precisa ter mais cuidado com os textos que aceita publicar.
-
Samuel Cremasco Pavan de Oliveira
Luis Nascentes, você está falando dos ucranianos? Acho que comentou na postagem errada, porque a história Israel-Palestina é bem diferente do que você está falando.
-
Luis Nascentes
Se você tivesse sua terra invadida, seus bens expropriados, sua família expulsa, sua nacionalidade retirada, seu direito de existir humilhado cotidianamente, o que faria? Amaria o agressor? Defenderia o direito dele tirar seu direito?
-
-
josé SOARES
Ótimo.Enfim um artigo isento e imparcial escrito por um articulista de origem árabe e ouro judaica.Assim toda a sociedade mundial se manifestasse e teríamos a paz.
-
Jacques Toron
Apoiar um estado único é acabar com Isr ael e dar razão ao Ha mas, é ser cúmplice de ideias antidemocráticas, ter roristas e fundamentalistas. Is rael é a única democracia do oriente medio que apavora seus vizinhos ditatoriais arabes. A sua existência é a defesa para a civilização ocidental.
-
Maria de Felipe Martinez
Essa da defesa da civilização ocidental contra a barbárie, sendo que o país dos supostos bárbaros esta invadido pelos supostos civilizados eh simplesmente a definição de colonialismo. De mais a mais, ihsrEl, desculpe a grafia, já mantém relações diplomáticas com todos seus vizinhos ditatoriais árabes, e com alguns não tão vizinhos, mas igualmente ditatoriais, como Marrocos e Emiratos.
-
MERCEDES NAZAR CANDIDO
Que comentário absurdo! (Abner Nazaré Cândido)
-
-
Ricardo Valle Aleixo
Ganha um camelo quem der um exemplo de "estado democrático" no mundo árabe atual. Usando expressões de um colunista respeitado aqui da FSP.
-
Luis Nascentes
Menos ainda o estado do Sion, que se democracia não tem nada ao apartar parte da população sem direitos humanos e sob fa
-
Maria de Felipe Martinez
Então, os estados democráticos, pelo fato de sê-lo, podem invadir, colonizar, prender, arrebentar roubar, expulsar e matar as pessoas que vivem em estados não democráticos. Ao contrário, pelo fato de serem democráticos e seus governos serem eleitos, tem maior responsabilidade nas barbaridades que perpetram.
-
Joao Cellos
E daí? Is rael ser uma democracia por acaso dá direito a massacrar todo um povo como faz há quase oito décadas com os pal estinos, assas siná-los e roubar suas terras? É cada comentário imbhecil que aparece por aqui.
-
Peter Janos Wechsler
Árabe e também não árabe muçulmano. Com poucas exceções.
-
-
Eduardo Chermont Casalechi
A FSP não cansa de dar espaço para o antissemitismo
-
Joao Cellos
Antis semitismo? Por acaso jud eus não podem ser criticados? Por acaso eles são melhores que outros povos? Ah, vá se tratar!
-
-
Peter Janos Wechsler
Todas as opiniões são válidas inclusive a dos articulistas que têm partido. A campanha militar em curso é muito discutível e criticável. Por outro lado, é de suma desonestidade intelectual simplesmente omitir o acontecimento que foi o fator principal para desencadear a reação contundente e os bombardeios. Como se não tivesse acontecido.
-
Joao Cellos
Você diz que a campanha militar em curso é discutível e criticável. Lindas palavras. Mas na prática, quem está mor rendo neste momento? Civis is rael enses ou civis pal estinos? Isso que você escreveu chama-se hipocrisia, pra dizer o mínimo. É sim uma falta de caráter.
-
ISAIAS DA SILVA
Israel não respeitou as fronteiras. Não posso avalizar um texto favorável à causa que tenho total simpatia, mas que contém mentiras. Era simples: Hoje não respeita, mas lá atrás foram os árabes. Israel está fazendo barbárie, eu defendo o duplo estado, mas não defendo esse texto.
-
-
Felipe Araújo Braga
Finalmente um texto bom. Sinceramente, me enoja alguns articularistas da Folha que diziam: Is ra el tem o direito de se defender e se pessoas inocentes, como crianças, morrem, é um efeito colateral necessário. Sério isso gente? As pessoas acham mesmo aceitável matar crianças? Por isso aqui no Brasil a polícia mata a população das favelas e tem gente que é favorável.
-
Ricardo Valle Aleixo
Não é aceitável matar crianças e jovens... como as dezenas de milhares que são mortos anualmente no Brasil... Disso ninguém fala nénão?
-
-
Josue Oliveira
O problema todo são os EUA que dão apoio a qualquer crime que sraeI partlque. Infelizmente sraeI não devoIverá as terras.
-
Luis Nascentes
Podem até ter a terra, mas nunca terão a paz. O preço será sempre alto e assim deve ser.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.