Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Leonardo Xavier

    Só o realismo magico pra ajudar a entender a américa latina

    Responda
  2. Raymundo de Lima Lima

    Privatizar Maceió é pouco. Deveriam privatizar todo o estado de Alagoas. Mais, se empresas fazem fusão, por que não realizar fusão dos estados nordestinos, principalmente os pequenos, q aparecem no mapa e representam deficit de gestão? Aliás, com fusão e privatização destas capitanias hered, diminuiria drasticamente as despesas administrativas com governadores, equipe, burocracia, outras coisitas. P/favor, levem esta ideia aos politicos destes estados.

    Responda
  3. Martins Costa

    Genial. Vamos privatizar o aquecimento global. A solução será um giga-shopping-residencial-hype-studio com teto solar panorâmico, tipo bolha (sim, a sua) e sistema de refrigeração por natural-coal de última geração (não haverá uma próxima). Pulseiras vip para as classes mais abestadas serem servidas por ubermanos com inteligência e remuneração artificial, um novo conceito em cripto-miséria. Vai ter serviço de vallet n concierge do seu derriere, all-inclusive. Oferta por tempo limitado.

    Responda
  4. celso callegaro

    Adorei, parabéns, e obrigado! Só acrescentaria a privatização das For ças Arma das, talvez com o onipresente Dó ria fazendo a sua gestão remotamente de Lisboa, Dubai ou NY.

    Responda
  5. paulo werner

    Privatizar empresas privadas pra salvar a privatização. Golpe de Estado pra evitar uma ditadura. Políticos conservadores pra superar heranças do passado escravista e superar o atraso. Judaizar o Novo Testamento pra proteger o cristianismo do graça cristã (sermão da montanha).

    Responda
  6. Hernandez Piras

    Parece brincadeira, mas não é. Pouco antes de ser constatado o afundamento do solo, a Braskem fez um acordo com a Prefeitura pelo qual, em troca de 1,7 bilhões de reais, o Município assumia inteira responsabilidade pelos danis provocados pelo fenômeno. Vale dizer, todo prejuízo foi esratizado pela Prefeitura por um preço que, certamente, não cobrirá os prejuízos.. É o capitalismo brasileiro.

    Responda
  7. wilson kfouri

    Em vários países adiantados em que privatizaram a água estão reestatizando devido ao fracasso dessa atitude.

    Responda
    1. wilson kfouri

      Por que EUA, França, Reino Unido e Alemanha reestatizaram os serviços de água e esgoto?

  8. wilson kfouri

    A empresa vive 100 bilhões de reais mas vai precisar de 200 bilhões de reais para refazer o estrago que fez em. Maceió. Deve ter intervenção federal para pelo menos salvar 100 bilhões de reais. Se a Vale fosse responsabilizadas como deveria em relação ao desastre ambiental e mortes nas tragédias de Marians e Brumadinho estaria quebrada assim como a Brasken devisdo a tragédia de Maceió

    Responda
    1. Hernandez Piras

      Intervenção federal? Não existe este instituto da "intervenção federal" em empresa privada, Kfouri. Só no caso da concessão de serviço público o poder concedente pode intervir na empresa concessionária. Se o poder público competente, que, no caso é o Município, julgar ser preciso assegurar recursos para o pagamento das futuras indenizações, deve entrar com uma ação cautelar contra a Braskem.

  9. Anete Araujo Guedes

    Vai perder o emprego. Quem perde somos nós, os leitores. Privatizem Renato Terra.

    Responda
  10. Devanir A Merengué

    Privatiza tudo, o ar, a água, a chuva, os bichos! Privatiza os humanos com diferentes preços, brancos, pretos, índios! Precifique tudo, tudo!! Privatiza tudo e seremos felizes como nunca!

    Responda
  11. Bruno Sebastião Neto

    A Braskem nasceu como uma empresa estatal, que se chamava Salgema nós 70, período da ditadura que por sinal era uma empresa muito bem administrada ,que depois foi privatizada e passou a se chamar Trikem ,e depois Braskem .

    Responda
  12. EDERSON FERNANDES DA SILVA

    Perfeito!!

    Responda
  13. José Cardoso

    Exatamente. As empresas de controle familiar devem se tornar públicas, ou seja de controle acionário pulverizado. Assim como as de controle privado político-partidário como a Caixa.

    Responda
    1. José Cardoso

      Pires, a Brasken é controlada pela família Oderbrecht, e tem uma grande participação da estatal Petrobras.

    2. Hernandez Piras

      A Braskem, aliás, não é uma empresa de controle familiar. E não há nenhum dado que demonstre que uma empresa de controle acionário pulverizado seja mais respeitosa das normas ambientais, trabalhistas, urbanísticas ou o que seja. Mas o ultraliberal, assim como o socialista, acha que tudo se resolve e se explica pela questão da propriedade.

  14. Maria Antonia Di Felippo

    O Tarcísio me dá muito nojo. Volta para o RJ, e leva o genocida junto.

    Responda
    1. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Pois é Maria, li ontem que ele tem 100%de aprovação segundo pesquisa? É verdade esse "bilete"?

  15. carlos campos

    Discordo do colunista, acho q devem ser estatizadas as privatizadas mistas ou seja , aquelas q dividem lucros mas o prejuizo vai pros cofres públicos. As privatizadas estatizadas q foram privatizadas por interesses espúrios de políticos privatistas , devem ser reestatizadas mesmo contra a vontade destes privatistas q só sabem privatizar para seus interesses privatistas e contra a estatizacao de empresas lucrativas e essenciais. Ufa , me deu um nó no gurgumilo!!!!

    Responda
  16. Ricardo Batista

    E nós, santistas, queremos privatizar o Santos. O time é tão ruim, mas tão ruim, que leva um monte de gols, e o melhor jogador ainda é o goleiro, kkk. Mas esse negócio de privatizar empresa de água e esgoto...

    Responda
    1. carlos campos

      É Ricardo, o seu Santos conseguiu ser pior do que o meu Corinthians , que fez de tudo pra cair mas nao foi competente o suficiente pra conseguir. O único consolo nesta hora é que o fundo do poço chegou e agora começa ( assim esperemos) a recuperação, agora privatizar a Sabesp é sa ca na gem do carioca q nos governa , tristemente falando.

  17. francisco xavier de azaredo neto

    A ideia de privatizar as empresas privadas é ótima, considerando que o empresário brasileiro gosta mesmo é de mamar nas tetas do Estado.

    Responda
  18. leonardo de souza silva

    No país tupiniquim a economia funciona privatizando o lucro e socializando o prejuízo. Se a empresa é lucrativa, o empresariado embolsa o capital e fica feliz e calado. Quando o balanço é deficitário, o empresariado exige, por meio de fortes lobbies, que o governo/sociedade arque com o resultado negativo.

    Responda
  19. Antonio Carlos Orselli

    Melhor que a coluna só o Verdão! Abraço pro Terra.

    Responda
  20. Jose Newton de Sousa Mendonça Mendonca

    A odéia de privatização das empresas privadas é tanto melhor na medida que - automática e simultaneamente - o estado vai ser estatizado.

    Responda
  21. Valdir Teixeira da Silva

    Segundo o governador Tarcísio, privatizar empresas privadas diminui o preço dos produtos, gera mais empregos, aumenta a arrecadação e os funcionários ganham o dobro. Tudo verdade!

    Responda
    1. Maria Antonia Di Felippo

      E a polícia batendo na população na casa do povo. Mas quem votou nesse maldito Tarcísio?

  22. Ivan Zacharauskas

    Caro Renato, caso sua coluna fosse privatizada, seguramente você seria obrigado contratualmente a escrever pelo menos mais três folhas explorando o tema e os personagens ilustres, para nosso deleite humorístico e fiscal. Ótima! Rsrsrs

    Responda
  23. sergio ribeiro

    Grande Terra, sempre genial. Grande ideia: quando a privatização não funcionar, privatize a privada, assim param de fazer m...

    Responda