Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Juliana Sena de Oliveira

    Eu ri muito! Obrigada por alegrar meu começo de dia no trabalho Tati.

    Responda
  2. Antonio Carlos Sá

    Estimada Tati (Minha mulher começaria com Querida ou Queridíssima Tati) você arrasou, de novo! Acho que vc está mudando, escolhendo personagens mais distantes, Bifem tem 20 anos de distância. Vc vai ampliar o leque de personagens, para nossa alegria e deleite.

    Responda
  3. Hugo Penteado

    É muito difícil entender quem apoia o ex-mandatário, porque só pode ser perversidade dos mais ricos ou síndrome de Estocolmo dos mais pobres. Quem é rico apoia porque quer que o grupo PVPPG desapareça (pret@, velh@, p@bre, periferia e g@ys). Porque se sentem culpados. Os pobres apoiam porque vivem num extermín1o social diário e acham que isso pode os salvar do mass@cre. Nosso sistema sócio-econômico fracassou e está em colapso total. A bifemmmm está no bote salva-vidas do Titanic, sem Carpatia

    Responda
  4. Dilmar Oliveira

    Dessa vez se superou, o que não é fácil! Dá para ver pela quantidade de incomodados (por que será?) cujos edificantes comentários foram deletados. Como não os li, não posso afirmar, mas desconfio que o teor dos mesmos só evidenciou que a carapuça serviu perfeitamente! Pressinto também que não perdi nada que valesse a pena ser lido, apenas a vulgar tosqueira brazuca que agora tem nome!

    Responda
  5. filipe moura lima

    Falou mal do bozó, tá valendo. Li e gostei.

    Responda
  6. SERGIO SILVEIRA CAMPOS

    Li esse artigo ontem e estou rindo até agora!

    Responda
  7. CARLOS BECKER

    É isso aí, Tati. Maldito seja bolsonaro, seus filhos e esposas desprezíveis todos(as).

    Responda
  8. Marcelo Albuquerque

    A pessoa que lules boa coisa não é

    Responda
  9. Luiz Gomes

    A pessoa q se diz bolsonarista, ja eh um argumento para evita-la!

    Responda
    1. JOAO ALEX MARSIGLIA

      Eles não se dizem bolsonaristas. A gente vai percebendo aos poucos e, de repente, TCHARAM!!! passam a ser nossos maiores inimigos.

  10. Luiz Gomes

    A pessoa q se diz bolsonarista, ja eh um argumento para evita-la!

    Responda
  11. Marcelo Ribeiro

    É intuitivo que daqui a alguns poucos anos, o vocábulo bolsonarista será para os filólogos sinônimo de perversidade, boçalidade, ignorância, cretinice e tudo que há de mais abjeto e repugnante na (des)humanidade.

    Responda
  12. maria Cristina medeiros

    Muito bom!!

    Responda
  13. José Claudio Davies da Silva davies

    Prezada TATI BERNARDI , o que é coxa bolha ?

    Responda
  14. Ricardo Arantes Martins

    Tati annn (a?). Mas no seu caso o santo já não batia né?. Conheci mais de uma pessoa. mas um amigo irmão, engraçado, mente aberta, cristão de verdade mas sem professar qualquer religião (daqueles que trabalham em casas de assistências de coração). De repente não mais que de repente me deparo com um Bozofrênico padrão e era ele. Impressionante! Impressionado tentei arrazoar mas a sensatez não mais o acompanhava. Ainda falo com ele e na politica distamos além da extrema curva do caminho extremo.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Tenho alguns ex amigos nessa situação também. Antes só percebia as coisas boas que eles mostravam, e não me atentava para o outro lado. Hoje, pesando os dois lados, vejo que não eram tão especiais assim. Apenas não mostravam quem realmente eram.

  15. Daniel Guedes

    A bifem, há 20 anos, era uma canibal involuntária...

    Responda
  16. Daniel Guedes

    A bifem, há 20 anos, era uma canibal involuntária...

    Responda
  17. Matheus Ruffino

    Simplesmente a melhor crônica do ano — pra mim! Eu ri tanto e imaginei a queridannn falando e você espumandoannn. A melhor!

    Responda
  18. João carlos Gonçalves de souza

    A ojeriza que estas pessoas provocam impressiona.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Sinto a mesma coisa.

  19. MIGUEL TANUS JORGE

    Na realidade essa gente sempre esteve conosco. Um amigo disse que o Bolsonaro curou seu nariz. falou que se sentava com pessoas que saiam do bueiro e não sentia cheiro nenhum. Agora continua se sentando com elas, mas o cheiro o incomoda.

    Responda
  20. MIGUEL TANUS JORGE

    Na realidade essa gente sempre esteve conosco. Um amigo disse que o Bolsonaro curou seu nariz. falou que se sentava com pessoas que saiam do bueiro e não sentia o cheiro nenhum. Agora continua se sentando com elas, mas o cheiro o incomoda.

    Responda
  21. Adriana Santos

    Kakakaka

    Responda
  22. Klinger Sousa

    Na Ciência Política alguns pesquisadores defendem a tese de que é a demanda que gera o político populista. Se estiverem certo há dentro de cada um de nós um pouco desta coisa nojenta que produziu este ser indizível. De minha parte gosto de pensar que me livro desta parte de mim um pouquinho todo dia meditando no banheiro.

    Responda
  23. Geraldo Lourenço Brita

    Reflexão: não seria tudo derivação do Antilulismo (Antipetismo implícito), mera roupagem dessa postura estimulada pela Grande Mídia, impregnada de golpismo, fascismo, elitismo, racismo e demais "ismos" acalentados pela Direita Brasileira...?!

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Sem dúvidas.

  24. Maria Lúcia Bergami

    Espetacular! Mmmmuuu. Sinto essa mesma ojeriza pelos ideais bolsonarista. Minha sorte é q a ojeriza está nas ideias, nas propostas e não pela pessoa fisiológica em si, seria dizer q do pescoço para baixo vai tudo bem, mas é o problema intestino - cerebral q me repulsa. Rigidez, violência, baixo conhecimento, valorização do ter e não do ser, análise apoucada e tirania.

    Responda
  25. Joselma ramos mouta

    A jessicadiniz no Instagram captou a sua bifem. Ela tem uma personagem chamada " ameinda", ela fala igualzinho a sua bifem rs. Sim, o desconforto era pela visão e forma de ser no mundo. Te entendo, Tati...

    Responda
  26. Joselma ramos mouta

    A jessicadiniz no Instagram captou a sua bifem. Ela tem uma personagem chamada " ameinda", ela fala igualzinho a sua bifem rs. Sim, o desconforto era pela visão e forma de ser no mundo. Te entendo, Tati...

    Responda
  27. PAULA FARIA

    Belo texto, Tati. Quando vc esquece os palavrões, dá gosto de ler. Só tem um detalhe: pra mim, todo mundo em SP fala com "emmmmm" no final. É sotaque que chama.

    Responda
    1. filipe moura lima

      Paula, que bom que vc não desistiu da Tati.

    2. Joaquim Rocha

      Não falamos, não Paula. Apenas algumas peruas metidas (e alguns perus também) utilizam essa pronuncia estindida nojenta.

  28. Manoel Marcilio Sanches

    Falando com mmm no final ou não essas pessoas sempre fizeram parte do nosso cotidiano. O que eu não sabia é que eram tantas.

    Responda
  29. Gustavo Michelin

    Muito boa a estratégia de colocar o termo 'bolsonarismo' no título do artigo. Atraiu a audiência.

    Responda
  30. Marcelo Innecco

    Também tem a lingua do Pemmmmm.

    Responda
  31. camila campos

    Eu não falo bifemm porque nunca peço isso bifemm, prefiro batatamm ou verduramm, mas falomm com o ememm no final e não sou bolsonaristammm, então deixemm quem falamm com m em paz, por favor?

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Fala sério, Camila. Isso dá náuseas.

    2. Chiara Gonçalves

      Filha, ninguém tem paz nessa vida.

    3. Gustavo Michelin

      Beeii

  32. Daniel Bertelli

    É quase como uma pequena iluminação dar nome a uma situação subjetiva de perplexidade diante do surgimento de um anacronismo, da eclosão de uma ignorância grosseira, bronca, do regresso ao medieval através de bandeiras oxidadas, vetustas, mofadas. Bozofascismo é sinônimo de uma acídia mental, algo entre o horror e a náusea.

    Responda
  33. maria araujo

    Excelente texto! Em qualquer lugar do Brasil (e em muitos lugares do mundo) já é possível reconhecer , pelo comportamento e ideias, os adeptos desse estilo trumpiano, bozoiano e tantos outros espalhados pelo planeta. Sim, agora existe um adjetivo para o caso brasileiro, que é uma síntese desse comportamento. É só conhecer um pouco a pessoa que a gente já identifica .

    Responda
  34. Giovani Ferreira Vargas

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. GUSTAVO MANZOTTI SIMOES

      Nossa! Quanto ressentimento! (pra nao mencionar o machismo) Cresça, filha!

    2. Emerson Alves

      maduro vc q leu, nao entendeu, nao achou graça e veio comentar. é bolsonarista, ne?

  35. Carla C Oliveira

    Ótimo dar nome aos bois!

    Responda
    1. Carlos Telles

      Pior é que os bois viram bifemm.

  36. CLAUDIA ROVERI

    Deus faz e eles se juntam. E agora tem nome.

    Responda
  37. CARLOS ANDRE F MALHEIRO

    Entendo, Tati. Vc caricaturou um certo tipo do bolsonarismo carioca. Consigo visualizar perfeitamente o tipo. Agora quero ver vc caricaturar o bolsonarismo paulista do interior, que é mais numeroso, inclusive. Ou o bolsonarismo catarinense, que é mais denso e majoritário. Ou senão vai parecer que vc atribui o bolsonarismo ao Rio de Janeiro. Aí vai ficar só um ódio bairrista das suas amigas do mal. Pouco produtivo a essa altura do campeonato. Ainda mais num jornal que se coloca como nacional.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Aqui pode ser um bifes ou dois bife, ha ha ha.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      O Paulista talvez seria: um bifes se for da capital e um bifer se for do interior?

  38. Pablo Leite

    Hahahahaha! Ótimo!

    Responda
  39. Alexandre Avelar

    Esse mal-estar difuso que sempre sentíamos no convívio cotidiano com certas pessoas, captado com perfeição pela autora, agora tem nome. E isso, de fato, foi bom. Parabéns pelo texto.

    Responda
  40. Annie Rodriguez Fernandes

    Perfeita reflexão! A ideia de que ser bem sucedida na vida é ter dinheiro, status, etc...construi na humanidade e consequentemente nas sociedades a distorção de qdo temos sentimentos corretos associados ao mau caráter isso seria inveja...eu sinto inveja simm...de pessoas inteligentes como a autora deste texto! Hehe

    Responda
  41. Annie Rodriguez Fernandes

    Perfeita reflexão! A ideia de que ser bem sucedida na vida é ter dinheiro, status, etc...construi na humanidade e consequentemente nas sociedades a distorção de qdo temos sentimentos corretos associados ao mau caráter isso seria inveja...eu sinto inveja simm...de pessoas inteligentes como a autora deste texto! Hehe

    Responda
  42. Jorge Severo

    Alguém já disse antes e eu concordo: Bolsonaro é como a nuvem, pois quando desaparece faz um lindo dia.

    Responda
  43. AVELINO IGNACIO BUDU GARCIA

    Não acredito que paguei para ler isto...

    Responda
  44. Daniel de Souza Souza

    Texto horrível e sem noção!

    Responda
  45. Regina Fonseca

    Ao longo de nossa existência muitos deram sinais de serem bifem e não percebemos e o resultado disso foi visto em 2018.

    Responda
  46. Sérgio Souza Lima

    Engraçado mesmo como a gente agora faz essa associacao. Basta encontrar com alguém que faz ou fala coisas idiotas e a gente já pensa "é cidadão de bem patriota".

    Responda
  47. ADRIANA SILVA RIBEIRO

    Maravilhoso texto!!! Impressionante como existem critérios precisos para detectar seguidores desse sujeito. Agora já tenho mais um: quem fala bifem!

    Responda
  48. Tattiana Salles

    Ela pode ser bolsonarista e chata, mas vc tinha era inveja da grana dela. Simples assim.

    Responda
  49. Felipe Diaz

    e vc se sente superior por isso?

    Responda
  50. José Augusto Bernabé

    Maravilha, a Coluna assina e dá fé ao Profeta Nelson Rodrigues, " O mundo ainda vai ser dominado pelos Idiotas, não pela qualidade mas sim pela quantidade", que por aqui, não por coincidência, são os que fizeram o L.

    Responda
    1. Felicio Almiro Lima Rodrigues

      Não xinguem o Nabé, é mais um da "quantidade".

    2. edilson borges

      uau, agora nós humanos já temos uma recíproca do vaí prá Cuba, prá escrever pros bozolóides: vai prá Argentina!

    3. Sérgio Souza Lima

      Bolsonarista que sabe quem foi Nelson?? Não, impossível, acho que só sabe essa frase pq alguém contou.

    4. Ana Maria Gonçalves

      Já vi que você é daqueles que pedem bifemmm