Comentários para:

O saneamento vence

VER COMENTÁRIOS EM Opinião

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ANISIO FRANCO CAMARA

    Absurdo! Isso não é opinião Parece um grande release distribuído por uma consultoria, um vendedor, uma empresa doida pra ser vendida e possíveis compradores sobre as maravilhas do ato. Hoje outro jornalão dá opinião parecida. Sobre possíveis malefícios, nada. Todos deveriam saber que perfeição é a utopia mais infantil.

    Responda
  2. Felipe Araújo Braga

    Deixo bem claro aqui que não sou contra nem a favor de privatizações (exceto em setores como saúde e educação). Embora as operadoras de telefonia sejam horríveis, não acho que a antiga estatal seria boa. Porém, nós vimos o que ocorreu com a Eletropaulo, agora Enel, será que o mesmo não ocorrerá com a Sabesp?

    Responda
  3. Carlos Lopes

    Só trouxa acredita nisso.

    Responda
  4. Washington Santos Silva

    editorialistas desse jornal colaboracionista, comentem o valor pago à "consultoria" e o "conteúdo" do "parecer" (o qual não foi sequer divulgado) que embasou a possibilidade de entregar um monopólio natural de presente a uma empresa privada e, por favor, façam pelo menos uma conta de padaria sobre a origem dos "investimentos" que estão sendo vendidos pela imprensa colaboracionista, visto que o parecer e nenhum outro documento explicam, entre outras questões em putrefação desse processo.

    Responda
  5. Cleomar Ribeiro

    Editorial que passa pano para seus clientes de broadcasting, os maiores beneficiários do sequestro da sabesp!!!...

    Responda
  6. Cleomar Ribeiro

    O saneamento' vence???... Melhor Seria ter colocado ' o grupo dos Anhangueras vence!'... Grupo de Anhangueras ( instituições 'S',FGV, Folha,gov.SP,...,TVGlobo) estão a operar seus sistemas de escravidão impunes!!!...eles amam ter ouro e escravos!!!...

    Responda
  7. Cleomar Ribeiro

    ... toda a consorte-sugar-baby é obrigada a passar pano quando os Anhangueras estão a Beira de sewuestrar o ouro dos cofres públicos!... Veja que esta é prática usual ter o gov.SP, FGV,instituições 'S', FolhaTvglobo juntos, a Folha faz o broadcasting da FGV, gov.SP, Instituições 'S' em regime Permanente! Preço a pagar, passar a pano para o processo de doação da sabesp, e para seus sugar-daddies!!!

    Responda
  8. Cleomar Ribeiro

    ... a sugar-baby dos anhangueras-fgv ( assessora de privatização do gov.SP) e de anhangueras-diversos está a passar pano para a privatização, porque parte do ouro da venda escorregará para suas caixas pelo broadcasting-psssa-pano chapa Branca!!!... A Folha é chapa-branca em dias de privatização, fica só de sadalhinha e vestidinho invisível a flertsr com seus seus sugar-daddies!!!

    Responda
  9. antonio ferreira da costa neto ferreira

    Quem apoiou o regime militar também apóia a entrega do patrimônio público. O quarto poder corre por fora.

    Responda
  10. Genivaldo Bazílio dos Santos

    O presente edital apenas corrobora o que os representantes do mercado têm defendido em publicações recentes neste jornal. Publicar que a privatização da Sabesp vai antecipar a universalização do saneamento no estado de São Paulo é subestimar a capacidade de discernimento do leitor.

    Responda
  11. Ladislau Leite de Oliveira

    Lamentável o editorial expondo a posição da Folha de S Paulo no apoio ao lado errado e além de citar inverdades, nem sequer teve o trabalho de ler o documento da pretensa privatização. Vocês estão desinformando a população, além de tratar um protesto legítimo de tumulto, legitimando a ação violentíssima da PM de SP do Tarcísio. Mas isso só vem provar o lado do jornalismo dito como convencional.

    Responda
    1. ANISIO FRANCO CAMARA

      Sim... A tentativa de fazer de Tarcísio uma extensão do tucanismo é sensível entre os beneficiários de sempre, a ponto de passar pano à habitual violência da PM de São Paulo.

  12. Cauê Ito

    Lamentável mas esperado esse apoio da Folha à esse projeto de venda de uma empresa estatal lucrativa e consolidada. Uma venda barata, enganosa e que visa o lucro que vai para uma elite rica. Cinismo de vcs apoiarem essa patifaria. Se tiverem coragem, analisem aqui o projeto de lei, leiam os parágrafos, façam jornalismo de verdade

    Responda
  13. Ricardo Valle Aleixo

    A FSP que agora também faz parte de uma holding que tem banco, deixa de representar o interesse público e defende os interesses do capital. Simples assim. Na contramão da histórica né FSP?

    Responda
  14. Marcelo de Souza

    turista de freitas vendeu a parte do governo porque não tem capacidade para gerenciar nada, é só um capacho do inelegível. Não sabe nem onde fica a |Praça da Sé

    Responda
  15. Marcelo de Souza

    É pra rir? Quem vai ter benefício é o milionário que comprar. Vai continuar ganhando dinheiro sem fazer nada, tipo a enel. A falha de s. paulo é uma piada

    Responda
  16. Artur Neto

    O mesmo comentário da época das privatária do PSDB. Onde está o dinheiro o gato comeu e ninguém viu. Só um exemplo vide a tarifa da COMGAS, ela consegui alegar que a metade de 30 anos é 25.

    Responda
    1. Ladislau Leite de Oliveira

      A Folha também apoiou fortemente a que ficou sendo chamada de privataria tucana.

  17. LUIZ FERNANDO SCHMIDT

    De qual população? Quero ver os preços (presentes e futuros).

    Responda
  18. Antonio Silva

    O insucesso das privatizações de empresas de água no mundo e a necessidade de reestatizacão, já está pacificado e comprovado impiricamente, os novos acionistas ganham, os consumidores perdem, universalização nem pensar o resto é puro lobby.

    Responda
  19. Jose Roberto X de Oliveira

    Meteria publicitária?. O comprador vai receber seu dinheiro da compra que o Estado vai lhe devolver para subsidiar a tarifa. Em pouco meses vão demitir um terço ou mais de funcionários para pagar menos ds metadeao que sobrar. Investimento? Sei. o planeta pegando fogo e vão entregar a água pra bilionário ficar mais rico. Te metrô privatizado? Alguém sabe a diferença que a empresa privada recebe a mais por cidadão transportado em relação ao metrô público? 74 por cento a mais. Ê muita bondade.

    Responda
    1. Jose Roberto X de Oliveira

      Vai haver má gestão dos recursos públicos, sucateamento dos serviços, péssimas condições de trabalho para os funcionários. Vc troca milhares de famílias de funcionários com um salário digno por uns dois ou três bilionários embolsar mais alguns bilhões.

  20. Marcelo Masiero

    O saneamento "vence", o consumo perde.

    Responda
  21. SIMONS SILVA

    Benefício de quem???!!! Foi escrito pelo carluxo?

    Responda
  22. Petrônio Alves Corrêa Filho

    O que vence são os lucros da empresa que assumir a SABESP e não o povo.

    Responda
  23. Valter Luiz Peluque

    A Folha novamente na contramão.

    Responda
  24. Valter Luiz Peluque

    Por enquanto está vencendo a ganância de especulação e lucro sobre um bem de todos, com consequente perda para o cidadão que acabará arcando com tarifas mais caras, como sempre com tudo que é privatizado. Sem falar nas demissões, e perda de investimentos na qualidade dos serviços para manter os lucros dos acionistas.

    Responda
  25. Ronaldo Junior

    Dos mesmos criadores do corta as bagagens que o preço cai e tira os direitos trabalhistas que teremos mais empregos... agora temos o privatiza que vai universalizar o acesso. Por que não cobrar a melhora mesmo sendo estatal? Privatizar é defender os interresses privados. Seria mais justo começar o editorial dizendo somos a favor da privatização independente de qualquer outro argumento. Sem contar que me parece estranho comprar algo, investir 66 bi, para ganhar 3 bi por ano!

    Responda
  26. DANIEL ANDRE FERNANDES

    Privatizar o acesso à água deveria ser considerado crime contra os direitos humanos em qualquer lugar do mundo. Mais uma vez estamos na contramão do resto do mundo, que tem revertido essas privatizações. "Ahhh, vai haver investimentos.." . Mentira! Nenhuma concessionária de serviços públicos, seja de energia, telefonia, água, ou qualquer outro insumo, jamais cumpriu sua obrigações de universalização. Compram as agências reguladoras e postergam indefinidamente tudo que daria prejuízo.

    Responda
  27. José Marques Mendes

    Quanto o governo estadual ganha de dividendos anuais atualmente? Em quanto tempo ganharia o mesmo que receberá na venda? Quanto às agências ditas reguladoras é conversa fiada, se valessem a ENEL não atuaria como atua.

    Responda
    1. Ronaldo Junior

      Verdade! Agência reguladora no Brasil, todas elas, sem exceção, serve para proteger as empresas, não os consumidores. Para não ficarmos só no exemplo da Enel, veja a Anatel que direto colide com o CDC.

  28. Wellington da Silva

    Deplorável é esse editorial, FSP.

    Responda
  29. Rodrigo Gerolin Santana

    Pelo jeito, o debate aqui também está sendo um pouco censurado, já que citar exemplos como Eletrobrás, Via Mobilidade, CCR, ENEL, Belo Monte, Brumadinho, Mariana e Braskem, contra privatizações está tendo que passar por "moderação".

    Responda
    1. Luis Henriques

      Verdade. Escrevi vários textos sobre o editorial que foram censurados. Qual o objetivo já que não havia palavras de baixo nível?

  30. Luis Henriques

    O que leva uma pessoa a escrever um editorial como este? Você sabe que falta água hoje na Zona Sul do Rio de Janeiro?

    Responda
    1. Luis Henriques

      Este é o resultado da privatização. Portanto, quem venceu?

    2. josé SOARES

      Leva uma malinha preta para escrever isso.

  31. Rodrigo Gerolin Santana

    Se o brilhante editorialista quer mesmo um debate, porque não traz à baila os modelos privatistas recentes como a Eletrobrás, a ENEL, a Via Mobilidade e a CCR, com a "farra dos pedágios", condenada até mesmo pelo Maluf??!!!. Poderia citar também o grande progresso com que milhares de brasileiros foram presenteados pela iniciativa privada nos casos de Mariana, Brumadinho, Belo Monte e Braskem.

    Responda
  32. EDUARDO LUIZ TEIXEIRA

    Quando um governo se propõe a privatizar alguma estatal, eles sempre conseguem , seja empresa municipal, estadual ou federal, não importa o tamanho do protesto, o governo sempre vence. No entanto, os resultados sempre são aquém do esperado, a população sempre acaba penalizada e fica sem ter a quem recorrer. Exemplos não faltam, vide rompimento da barragem da Vale em Mariana, serviços da Enel em São Paulo, preço caro e serviço ruim. Logo é precipitado já considerar esta privatização positiva.

    Responda
  33. Carlos Eduardo Santos

    O editorial da folha sobre a privatização da Sabesp é uma peça de marketing, não é opinião! O editorial além de tudo omite informações e em certos pontos é mentiroso. Faço algumas perguntas: em que parte do projeto de lei está o valor de 65 milhões em investimentos? O editorial diz que a tarifa irá ser reduzida, só não diz que a redução será bancada os recursos da venda da companhia, ou seja, o tesouro estadual irá banca a conta, não quem arrematar a empresa não tem lógica. Editorial vergonhoso!

    Responda
  34. Rodrigo Gerolin Santana

    O editorial da FSP, sempre pregando o "debate" acerca das privatizações, mas não vejo nenhum debate. É um texto vago e panfletário, cujo objetivo primordial é enterrar o debate, assim como o atual governador de São Paulo e seus asseclas.

    Responda
  35. Luis Henriques

    FSP por que me censurou? Foi por causa do comentário sobre o péssimo serviço aqui no R. J depois da privatização da C . E . D A E? É isso mesmo? Paulistas, hoje, estamos com falta de água na Z Sul em Botafogo. O porteiro acabou de avisar que vai comprar água. Esse é o resultado da privatização que vcs terão. Quem duvidar, pode constatar essa informação nos jornais do RJ.

    Responda
  36. Camila Souto

    Se a empresa vai manter ou até reduzir as tarifas ao consumidor, de onde virão os investimentos bilionários para universalizar o saneamento? Dos acionistas e investidores que, certamente, investem pensando em lucro? Ou será que os acionistas e investidores vão abrir mão dos lucros em prol da melhoria do saneamento para a população pobre? Fica a dúvida aí para os sabidos. E à Folha, só fica um aviso: seu editorial está registrado. Daqui alguns anos, veremos se suas previsões se concretizarão.

    Responda
    1. josé SOARES

      Perfeito.Não é mais jornalismo.É lobby descarado.

  37. PAULO CESAR PINTO DA SILVA

    Lamentável... A FSP ou não leu o projeto de lei - pois nada do que escreveu no editorial está lá - ou, se leu, na melhor das hipóteses, não soube interpretar... Ou será que soube e eu é que sou ingênuo???

    Responda
  38. Rodrigo Pezzonia

    O titulo do editorial é um acinte. Sabe-se muito bem quem vence com privatizações e, abalizado por experiência anteriores, posso dizer que não é a população. Outro ponto que que ficou claro com este editorial, assim como tantos outros que tenho acompanhado, é que os leitores não tem caído nas conversas enviesadas desta Folha e os comentários demonstram bem isso. Pelo menos isso me alegra.

    Responda
  39. João Perles

    Não há motivos para sermos estatistas "de carteirinha", mas me lembro até hoje dos editoriais da Folha defendendo a privatização da malha ferroviária brasileira a partir de critérios e preços duvidosos, que levou o Brasil a ser o único país de dimensão continental a ficar refém das rodovias e dos caminhoneiros.

    Responda
    1. josé SOARES

      E a energia elétrica , e a Vale?

  40. Estela Najberg

    A FSP deu uma mãe Diná e já antecipa resultados positivos da privatização. A regulação no Brasil padece de falhas graves, vide resultados apresentados na área de energia. Demonizar o setor público é o outro lado da moeda que ostenta a demonização do privado. Aguardemos resultados dos próximos capítulos, mirando os casos de reestatização ocorridos no mundo.

    Responda
  41. Luis Henriques

    Vence até a hora que faltar água como está acontecendo neste momento na Zona Sul do Rio de Janeiro em Botafogo. O porteiro acabou de avisar que vai precisar de carro pipa. Bem, este é o resultado da privatização da CEDAE. O que acham que vai acontecer com São Paulo?

    Responda
  42. ANTONIO CAMARAO

    O saneamento vence e a população perde!

    Responda
  43. ANTONIO CAMARAO

    A Folha só quer que o contribuinte se ferre com as altas tarifas!

    Responda
  44. Joao Antonio

    lama

    Responda
  45. Rafael Theodoro Silva

    Digo e repito, as regras tem que ser claras ao povo de São Paulo, sem entrelinhas ou minúcias judiciais, ou seja, não funciona retoma, sem argumentos, ações judicias etc.... Mas na prática isso não vai acontecer, sabemos disso a ENEL está aí para nos mostrar.

    Responda
  46. Marcelo Magalhães

    Os empresários acordam loucos de vontade de fazer o bem. Agora que descobriram que terão a oportunidade de levar saneamento à população que não pode pagar, estão eufóricos. Afinal eles nasceram para aproveitar oportunidades e empreender, fazendo o bem ao maior número de pessoas, proporcionando um mundo melhor, onde não haja pessoas excluídas e exploradas. A folha, que tem o compromisso de levar a verdade aos seus leitores, está radiante por participar desse movimento, sem receber nada por isso

    Responda
    1. josé SOARES

      Perfeita a ironia, fina e verdadeira.

  47. Marcos Arrais

    Folha de SP, precisa ser mais honesta em seu editorial. Que vergonha. Nem um alinha sobre ViaMobilidade, onde também há regramento para fiscalização dos serviços e não adianta absolutamente nada. A Enel já deu uma tremenda banana para quem teve prejuízo com a falta de energia. E aí FSP? Nem uma linha sobre isso?

    Responda
  48. Paulo Zacarias Cordeiro dos Reis

    De onde saiu tanta certeza? Onde está claro e efetivo que o tal repasse será, de fato, entregue ao consumidor? Mesmo que o faça num curto prazo, não seria reembolsado lá, na frente, numa outra gestão? Por fim, será que não teremos o repeteco do Rio? Cadê o caixa que a CEDAE produziu no cofre estadual? E agora, não há outra pra vender! E o buraco permanece. A futurologia ainda é pedra de toque do Editorial da Folha.

    Responda
  49. Evandro Luiz de Carvalho

    Preparem-se paulista, vai faltar água.

    Responda
  50. Thyrso de Carvalho Jr

    Por que não plebiscito? Sou a favor das parcerias público-privadas. Igualmente estou convencido de que a iniciativa privada é mais eficiente do que o Estado na gestão de alguns serviços públicos, como rodovias p.ex., o que me incomoda, entretanto, é a falta de uma discussão com a população quando se trata de privatização como a SABESP. Uma tal virada, deveria ser submetida a um plebiscito popular, junto com a próxima eleição. Com amplo esclarecimento. Democracia tem que ser assim.

    Responda
    1. josé SOARES

      Rodovias sob concessão melhoram realmente, mas com pedágios dos mais caros do mundo.