Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Hercilio Silva

    A idade nos faz aproximar do assunto com mulher, conhecidas, parentes. A conclusão é que varia demais o efeito em cada uma. E a conclusão mais complicada, tratamentos, hormônios, suplementos são necessários, quem não pode hormônios, tem quem não pode, suplementos são importantes. E aí a complicação, a grande maioria não tem recursos financeiros para bancar isso, é caro, coisa de classe media e alta.

    Responda
  2. Marenildes Pacheco da Silva

    Uma piada sobre o clitóris: "o filho tava tendo aulas sobre o corpo humano e curioso que era queria estar em dia com os assuntos, aí perguntou ao pai: -pai o que é clitóris? O pai saindo pela tangente respondeu: puxa filho, se tivesse me perguntado ontem a noite, eu tava com ele na ponta da língua" kkkkkk achei formidável a piada.

    Responda
  3. Marenildes Pacheco da Silva

    Deve ter políticas públicas e educação nas escolas, sobre o tema, é uma fase meio complicada, a do climatério, eu percebo em mim a onda de calor e os suores as vezes, a irritabilidade acho que tá no meu DNA, sempre me acompanhou.

    Responda
  4. Marenildes Pacheco da Silva

    Ui! Já pensou ser mãe enquanto a maioria é avó? Eu tinha tanto medo de engravidar na menopausa, que dizia para as pessoas que seria o pior castigo que poderia acontecer ser mãe vó; se não quis na juventude quiçá na velhice. Quanto a médicos, a maioria está meramente para cumprir seu horário e receber por ele. A penúltima vez que fui na ginecologista, não me examinou e passou uma pomada, para só depois colher o papa nicolau, achei o fim. Procurei outra que felizmente agiu como se amasse o que faz

    Responda
  5. André Jalles Monteiro

    O mundo, dominado pelo "macho" branco, desistiu de conversar sobre coisas sérias, tais como: alimentação, prazer e viver em paz. Ainda bem que algumas mulheres preservaram o bom senso. Ainda temos tempo de "adiar o fim do mundo". Para tanto viver o presente da forma mais simples possível seria um bom começo.

    Responda
  6. adenor Dias

    Só as mulheres tem clitóris, ou outros bichos fêmea, também tem? Eu suponho que só as mulheres tem, pois é o único animal fêmea, que não precisa entrar no cio para procriar. Como dizia Rita Lee, mulher é bicho esquisito...

    Responda
  7. maria araujo

    A TRH, largamente utilizada nos anos 1970, se revelou um desastre 90 anos depois com a explosão de cânceres . Houve evolução nos medicamentos, dizem os médicos, mas quem quer pagar pra ver . Prefiro reposição com fitoterápicos, amora é tudo de bom. Menopausa abre um leque para autoconhecimento e mudanças internas importantes. Do contrário, é vivenciada como uma TPM eterna

    Responda
  8. Joel Domingos

    Não são apenas os homens que juram que as mulheres sentem inveja do seu membro.Na verdade, a Inveja do falo pelas mulheres é uma proposição freudiana. E fá-lo (desculpe o trocadilho) com supedâneo em fortes evidências. A capacidade de ereção se chama potência ("potentia coeundi", termo médico, que tem poder no seu étimo); a incapacidade feminina para a cópula se chamava esterilidade, que deu lugar ao termo infertilidade; o cetro dos reis, que detêm o poder por excelência, são um símbolo fálico.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Marenildes e Maria, não me sinto superior ou melhor por ser homem. Todavia, a incapacidade do homem de gerar se chama impotência "generandi". A da mulher, como já mencionado, se denomina infertilidade. Para quem está apto a fazer uma leitura da realidade a partir do simbolismo das coisas, a conclusão é clara. Mesmo a rainha da Inglaterra, como todas as outras, na coroação, empunhava o cetro como símbolo do poder real. Há muitos outros. Só fiz citar fatos: contra fatos não há argumentos.

    2. Maria Lopes

      Nao acredite nisso. Há uma psicanalista neo-freudiana que nos trinta do século passado falava de womb envy, resultado de sua experiência clínica e pesquisas. Freud foi um gênio mas o patriarcado transpira de muitos textos. O que as mulheres invejavam era o poder que os homens detinham e que as limitava e controlava. Podemos conjugar esses verbos no presente, porque a reação ao feminismo é clara no machismo e na violência contra as mulheres e sua ânsia de equidade.

    3. Marenildes Pacheco da Silva

      Quem disse que temos inveja? Euzinha pessoalmente já mé. Tenho algumas constatações das diferenças de gênero, tipo: o homem pode ter milhares de filhos num dia, no ano e a vida, enquanto a mulher só 1 por ano, não sei pra quem é pior. O homem, acho que até depois dos 80 faz filho, a mulher raramente até os 50 eu acho. Tenho inveja da praticidade que os homens muitas da vezes resolvem problemas rotineiros

  9. neli faria

    Tive TPM a vida inteira. E li,numa revista de homoafetivas feminina, os sintomas da TPM. Anotei. Fui à médica, com o rol. Ali pelo oitavo sintoma, a médica parou de escrever, me disse: você tem todos? Respondi: não! Não tenho cólica. Deu remédios e nada.Num curso, lá na Cidade Universitária, uma colega me deu uma receita . Mandei aviar e adeus TPM. Comentei com a médica e ela foi anotar: olha, não anote não, quando estouro, todos sabem que estou na TPM. Menopausa? Nem sei o que foi!

    Responda
  10. Maria Helena Chagas

    Nem as mulheres, nem médicos, nem maridos...

    Responda
    1. Antonio Costa

      Verdade Maria Helena

    2. Antonio Costa

      Verdade Maria Helena