Ambiente > Precisamos tirar o pé do acelerador das energias fósseis, diz Marina Silva na COP28 Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Nilton Silva

    Mais uma vez perdendo o bonde da história. Enquanto a Guiana tem reservas gigantescas de petróleo, nosso país ainda discute se vamos ou não explorar petróleo na região da foz do Amazonas, ali pertinho da Venezuela, também riquíssima em petróleo.

    Responda
  2. josé Roberto de Menezes

    A COP do petróleo de demonstra que o Ambientalismo Global necessita de humanidade, ecolologia e desenvolvimento.

    Responda
  3. Claudia Rodrigues

    Isso é final de ano. O governo tem que decidir e ter consenso. Vai investir em energia verde, renovável, limpa ou vai entrar para a OPEP+? São dois discursos e ações contraditórias. Falar é fácil. Difícil é colocar em pratica o discurso. Cadê os números de 1 ano de governo para preservação ambiental: queda no desmatamento, reflorestamento, preservação dos rios? AGU autorizou extração de petróleo na floresta amazônica. Quais os números para os próximos anos?

    Responda
  4. ROGERIO M CORTEZANO

    Admiro a Marina e seu trabalho incansável de pararmos com nossa máquina de destruição - espero que os malucos que defendem exploração de petróleo do governo (Foz do Amazonas estou pensando em vc) a ouçam. Nossos filhos, netos e bisnetos agradecem.

    Responda
  5. ROBERTO KEN NAKAYAMA

    Sem contar os interesses conflitantes do anfitrião, um verdadeiro representante da indústria fóssil, já passou da hora em reverter os estragos da era antropocênica. As soluções são conhecidas e novas poderão surgir, a reciclagem de produtos é válida de plástico, metais e baterias de qualquer tipo, tudo é possível, mas o principal é a transição energética, substituição de combustíveis fósseis por renováveis, bem como de preservação de florestas e reflorestamento, verdadeiros depósitos de carbono.

    Responda
  6. Mário Sérgio Mesquita Monsores

    Depois q os chamados desenvolvidos fizeram e aconteceram, a gente tem q fazer o mandam os predadores. Aonde vamos guardar ou reciclar as bilhões de baterias de lítio ? Isso só p começar. Temos sim q usar os recursos para aos poucos entrar na transição. Tudo é petróleo e seu sub o plástico. E outra. O preço deverá ser o mesmo. Senão não vai dar liga

    Responda
  7. Gaya Becker

    Tenho imensa admiração pela Ministra Marina Silva e seu trabalho incansável e na maioria das vezes solitário de preservação do meio ambiente. Mas, não acredito que os países produtores de combustíveis fósseis abram mão da produção sob nenhum argumento racional e plausível. Vai ter que acontecer uma catástrofe mundial com milhões de mortes e todo o tipo de sofrimento e que o efeito atinja diretamente o bolso dos produtores e consumidores e a própria existência de todos no planeta. Infelizmente.

    Responda
  8. Ricardo Arantes Martins

    A questão está na sociedade de consumo que é diretamente ligada a utilização de energia. se tirarmos algumas indústrias que consomem diretamente e a frota mais de75%da rede dos EUA, China, Europa são dependentes dos fósseis. Sempre que acendemos uma lâmpada em qualquer lugar do mundo consumimos fósseis e há crescimento incessante da economia na China, India, e até da Africa. a inclusão de 100milhões de pessoas por décadas faz um crescimento exponencial de energia.

    Responda
    1. Alexandre Pereira

      Não é a única. Talvez a única desse porte.

    2. Ricardo Arantes Martins

      O Brasil é a única nação capaz de chegar a zero na rede em poucas décadas. Há muitíssimas décadas somos exemplos mundiais, só que no apagão do início do milênio construimos térmicas para prevenir, e a exceção começou a virar regra e hoje temos16%da rede na base de fósseis, tirando algumas atividades como siderugia e a frota que utiliza essa energia diretamente.

  9. Luciano Zacarias Alves

    Tirar o pé de que como? O parlamento dos partidos do Brasil, não é nosso,di povo,sempre aprovam leis que vai contra o que vc ministra,falou. Vide a legislação que favorece as termelétricas.

    Responda
  10. NACIB HETTI

    A Petrobrás está investindo em novas frentes de exploração de petróleo com retorno previsto para os próximos 20 anos. Lula trabalha para quebrar resistências na foz do Amazonas. Os analistas trabalham com um bom cenário para a commodity nos próximos 30 anos.

    Responda
  11. Aderval Rossetto

    Um dia o eleitor da direita vai acordar e votar em Mar ina Presidente !!! As energias renováveis aumentarão a poluição no planeta devido seu barateamento e expansão exponencial do consumo.

    Responda
    1. NACIB HETTI

      Deus te ouça.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.