Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcio de Mattos

    Efeito gargalo...

    Responda
  2. Bruno Sebastião Neto

    E os europeus de hoje vivem um saudosismo angustiante de querer segurar uma prevalência branca, onde o mundo das misturas(Veloz) raciais é a dinâmica sem retorno .

    Responda
  3. Aderval Rossetto

    A escravidão acelerou a primeira globalização!!!

    Responda
  4. Alaor Magno

    Todas as línguas tem sua origem em uma língua mãe, a proto indoeuropéia que juntamente com o sânscrito no século XIX criou um arcabouço linguístico que fundamentou a linguística como ciência e a epistemologia dos estudos sociais e linguísticos propriamente dito. A genética segundo Chomisk, matemático e linguista do século XX afirma que é fator primordial o comportamento humano visto da ótica da ciência natural a formação das línguas vernáculas em contrapartida com Saussure, francês, século XIX.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Húngaro segue o eslavo, que originou também o russo, polaco, checo, búlgaro antigo, búlgaro e sérvio-croata; Finladês segue a origem do germânico, que por sua vez originou o nórdico que originou o dinamarquês, islandês, sueco e norueguês, sendo que o germânico originou também originou o alto germânico que foi seguido do alemão e o baixo germânico que originou o holandês e inglês; já o basco é oriundo do itálico que originou o osco-umbro e o latim e, que seguiu as demais línguas latinas.

    2. Hermes Yaly

      Não sou especialista mas acho incorreto dizer que "todas as línguas têm sua origem em uma língua mãe", mesmo se nos restringirmos às línguas europeias. O húngaro, o finlandês, o turco, o basco e outras não são advindas do proto indoeuropeu.

  5. jarbas cabral

    Atração sexual não tem limites na língua (idioma, claro), na etnia ou na cultura.

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    Já recebeu de algum amigo secreto um modelo de molécula da DNA ou um busto de Darwin?

    Responda
  7. Vito Algirdas Sukys

    Questões interessantes. Nossos genes egoístas, excelentes máquinas de sobrevivência para os nossos corpos, parecem ter uma funcão altruísta, ao se misturarem com outros genes de outros lugares, contribuem para a preservação desses genes concorrentes. Esses testes para verificação da sua genética trazem resultados surpreendentes; mostram que somos misturas de genes de diversos lugares do planeta. Nação pura talvez apenas na cabeça de irrealistas.

    Responda