Celso Rocha de Barros > Maduro virou problema para Lula Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Pois é, isso mostra o quanto é ruim Lula na polÃtica externa (e no resto). Qualquer ditadura é péssima...
Quando li "se o golpe de bolsonaro tivesse dado certo", levei um susto: estou lendo isso na FSP, admiradora de "libertários"? Então me dei conta de que lia isso no artigo do Celso - que a FSP ainda publica... Confusão minha à parte, mais uma boa análise, Celso!
Hahahahah, que susto, hein? Hahajaj!
Os Verdes deram problemas maiores. Mas Lula superou.
Uma boa aula de história sobre a Guiana. É irônico que o partido anti-imperialista que governa o paÃs seja ameaçado por um vizinho também anti-imperialista, e dependa do apoio dos imperialistas (Inglaterra e EUA). Entende-se porque as Américas foram conquistadas facilmente pelos europeus. Eles só precisavam atuar como aliados dos povos oprimidos (vide Cortez no México).
Lula e maduro são dois lados da mesma moeda
Lula afirma sempre: nada temos a ver com os regimes dos outros paÃses. Não se trata de amigos ou inimigos, mas parceiros comerciais. Em vez do isolamento, ou de conviver apenas com governantes teocráticos, autoritários e, em contrapartida, atacar os democratas, Lula se articula com todos, não fica isolado nos eventos mundiais, é chamado para conversar. É tratado com respeito, em concordância com posição que ocupa atualmente no exterior, a de um lÃder mundial.
Defendendo governança global, por exemplo, isso é que é ser civilizado e democrata né !?
Bem, prezado, se "flerta" com base em identidades ideológicas passadas, essa é uma questão a ser discutida em seu escopo próprio, e que não é aquele que define ou não o sujeito como um Democrata. Aqui, no paÃs com o qual está comprometido, o Lula é um Democrata - imperfeito, por óbvio, mas atinge os critérios de civilidade mÃnima, com folga.
Marcos e Anete, maduro não é um ditador no qual lula flerta?? Ou temos um duplo padrão a�?
A colega Anete, abaixo, já foi bem especÃfica, prezado xará: aaao moedas muito diferentes, e de valor absolutamente distinto. E o Bozo, ainda por cima, é falso.
Quem flerta com golpes, com um regime autoritário, com ditaduras militares, com o fascismo é o inelegÃvel
Lula, no episódio, está criando problema para ele mesmo. Ditadura corrupta não deveria ter o respeito dos democratas honestos.
Cada paÃs que cuide do seu quintal. O Brasil necessita manter um bom relacionamento com todos. Não se trata de amigos ou inimigos, mas de parceiros comerciais. O tempo das briguinhas infantis e do isolamento ficou para trás.
Uma pergunta que não quer calar: Como pode uma pessoa dizer que é Democrático se apóia um Ditador? O Lula e seu partido desde sempre apoiaram esse cara e os Golpes que ele dá lá em seu PaÃs. Com a palavra os petistas.
José Augusto faço a mesma pergunta que você faz. No meu entender o posicionamento brasileiro não pode ser só o entendimento pessoal do sr. Lula (haja vista levar tudo para o personalismo, - meu camarada, ver com carinho etc), é uma questão de Estado e atitudes polÃticas perigosas, particularizadas e pessoais, vão de encontro e não ao encontro dos interesses do Brasil, assim, vejo a necessidade premente do Senado como um corpo polÃtico deve pressionar o executivo a agir conforme a CFB.
Barná, prezado, em sendo um Democrata pra uso interno, já cumpre mais do que bem com os requisitos primeiros da coisa.
Forte coisa, meu caro, fortÃssima; boa chance pra se compreender de vez que o Maduro tá caindo de podre: inconfiável mesmo em relação a aliados, de pouco apreço por negociações que deveriam balizar aspectos relevantes da polÃtica e economia, populista no último grau e na pior acepção do termo. Um traste, a bem dizer, que pode nos complicar a vida. Algo de pouquÃssima utilidade e grande risco - abre-se a oportunidade da mediação e seus ganhos polÃticos, mas a que preço e risco...
Ôôô, Vanderlei, carÃssimo, foi por conta disso que circunscrevi o populismo "na pior das acepções": esse populismo tóxico e demagógico, apartado do sentido mais profundo de *popular*, feito para o povo. O que temos nesse (contra) exemplo do Maduro é só uma superficialidade marqueteira...
Seu Marco: só não concordo com o adjetivo populista. Os populistas, Vargas, Perón, Cárdenas e mesmo João Goulart, apesar da covardia deste, foram os que implantaram o que temos de democracia social. Maduro é demagogo, isso sim no úrrrtimo.
Maduro virou um problema para Lula ou sempre foi um problema para qualquer presidente do Brasil ?
Para o anterior não foi. Simplesmente quando ele pensou em invadir a Venezuela, o exército lembrou que a coisa cheirava a desastre e o heroico botou a violinha no saco.
Lula gostaria de apoiar Maduro para colocar a Petrobras na exploração do petróleo nesse novo território se for anexado e assim resolver o calote que a Venezuela aprontou com o Brasil. O ditador Putin que é amiguinho de Lula também deve estar por trás nessa empreitada do mesmo jeito que faz com a Ucrania.
Procura se informar melhor.
Samuel tá certo. Petróleo é e será uma commodity estratégica nos próximos 30 anos.
Quem se derramou em elogios ao mafioso (com todo respeito que a máfia me merece) foi o ex-presidente, que morou na Flórida.
"amiguinho de Lula"? Sei não...
Os tumultos se sucedem pelo mundo. A pretensão da Venezuela sobre rico território da Guiana seria mais um acontecimento envolvendo a humanidade no processo de transformações progressivas que se passa pela Terra? O ser humano não consegue entender e captar o significado amplo. As trevas estão exercendo forte influência, atraindo o mal, arrastando tudo para o abismo. As leis da Criação atuam. O que cabe ao ser humano de boa vontade, é confiar na Divina Providência em sua tarefa de extirpar o mal.
Confiar na divina providência é o mesmo que cruzar os braços, pois lendas não resolvem nada.
Acho que Lula deveria fazer uma declaração dura para Maduro e cuidar dos problemas internos do Brasil. Neste ano cuidou muito da parte externa.
O lado externo traz dinheiro por redução do aquecimento global. Desta forma, ajuda nas questões internas. E não somente no Amazonas que estava entregue ao crime.
Não só o mundo piorou. Lula também!
Com Lula, livramos de um governante que só pensava em dar golpe, que deu poderes e deixou o governo nas mãos de Lira, para não sofrer um impeachment. As provas eram abundantes.
Não se esqueça que Lula teve que uasr o primeiro ano de governo para consertar o cenário de terra arrasada deixado pelo capetão JB.
Pelo contrário, está mais maduro. Só Lula tem capacidade polÃtica hoje, para administrar um congresso bolsonarista hostil, um senado dividido, recuperar roda a nossa imagem destruÃda lá fora e apaziguar forças armadas corrompidas pelo JB. Sem deixar dd punir os golpistas que tentaram contra a nossa democracia. E ainda de quebra , promover as reformas fiscais tão necessárias ao nosso paÃs. E deu um jeito de pagar os aposentados, funcionários públicos e restaurar a farmácia popular. Foi pouco?
Na prática o Brasil e Lula não tem nada a ver com os problemas da Venezuela e da Guiana, quem deve ter e mediar é a ONU. Da mesma forma que o Brasil e João Figueiredo não tiveram nada a ver com a a guerra das Malvinas entre Argentina e Inglaterra. O Brasil deve apenas manter a sua tradição diuplomática e se manter neutro e afastado do problema. O resto é conversa opinativa para encher páginas de jornal.
Infelizmente não é bem assim. Para chegar por terra ao tal do Ecequivo (aprendi este nome esta semana) é necessário passar por nossa Roraima. Vida dura.
Alguém já viu um ditador abdicar do poder? Maduro fará qualquer coisa para se manter no poder no ano que vem. Romper os acordos com os americanos para melar as eleições, invadir metade da Guiana, o diabo, mas não sairá do poder a não ser que seja forçado.. O Lula lhe deu aval, agora que arque com o desprestÃgio na América do Sul.
Data venia, o mundo piorou do seu ponto de vista e no que se refere aos amigos do vosso presidente. Maduro é ainda pior que Chávez. Já Milei e Trump, de outro ponto de vista, podem ser uma melhora significativa considerando Lula, o PT, seus amigos e a esquerda em geral.
Não vejo como Milei e Trump signifiquem 'melhora significativa'. Certamente, tentarão golpear a democracia em seus paÃses. Trump já fez isso em 2021. Mas respeito as opiniões em contrário. Já Maduro, é mesmo um mal-acabado projeto de ditador. É inútil combinar com ele algo que leve a eleições limpas. Tem ojeriza, tanto ao substantivo quanto ao adjetivo. Bobagem de Lula e do PT prestigiar Maduro. Acabarão ficando mal na foto ao lado dele. Depois, estranham que a extrema direita ganhe espaço aqui.
Milei e Trump são melhoria? Ramiro, o que você tomou logo cedo?
Data venia, o mundo piorou muito. E com lula, maduro, milei, trump ou bozo tem tudo piorar mais.
Parem com essa estória de atribuir responsabilidades ao vizinho . Se a Venezuela invadir , o problema é da ONU e não do Brasil. Temos coisas mais importante para resolver. Nossos militares precisam atuar aqui dentro, para combater essa criminalidade insana pela qual passamos , e não gastarem nosso dinheiro com esse imaturo
Mais ou menos, né, Carlos? A possibilidade de utilização do território Brazuca nessa contenda nos bota decididamente no meio da encrenca.
A história nos mostra que quando um paÃs se arvora a invadir outro, suas pretensões não acabam por lá... Os recursos dessa região podem ser para trazer prosperidade para o povo (ideal), fazer mais ricos quem já são bilionários (mais acontece) e financiar ambições de ditadores em sua expansão (caso do Maduro). Na geopolÃtica, o Brasil para a América do Sul é mais importante que México ou Canadá no Norte, pois quintais dos EUA. Aqui, nesse episódio, ou o Brasil mostra liderança ou será engolido.
Maduro é um ditador, e ditadores não precisam de muitos argumentos para suas aventuras militares. O Brasil se fosse seguir sua tradição diplomática, deveria condenar veementemente qualquer tentativa de anexação ilegal de território estrangeiro.
Deveria não. O Brasil já se colocou enfaticamente contra essa intenção de anexação.
Maduro comporta-se como adolescente mimado e birrento, e Lula é PT passam pano para ele . Uma vergonha de diplomacia. Vergonha !
A diplomacia e postura brasileira estão adequadas. Você queria o que, uma declaração de guerra a Venezuela? Não venhar fazer arminha aqui não.
Não confunda polÃtica de Estado com polÃtica de governo. Maduro esta sendo um excelente estrategista, trouxe atenção a seu posicionamento polÃtica, uniu o povo venezuelano antes das eleições, mostrou ao mundo que a oposição venezuelana é mais do mesmo e de quebra atendeu vários interesses ao inverter a curva do valor do petróleo trazendo tensão e conflito a um dos maiores produtores mundiais (Venezuela). Se você o acha um adolescente, pesquise sobre GeopolÃtica.
Lula teve muita sorte em sua trajetória polÃtica exceto quanto à sua imagem de Estadista, que não consegue consolidar. Não por acaso Milei já é o polÃtico de maior destaque na América Latina, absolutamente não por ser de direita ou quiçá de extrema-direita e sim por ser mais argentino do que Lula é brasileiro. Muito mais. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!
Fernandes. O conceito de Estadista à luz da Teoria Geral do Estado não se aplica a Lula. São os que fazem suas obras persistirem no tempo e no espaço. O foram entre nós Pedro II e seu Primeiro Ministro Visconde do Rio Branco, Getúlio Vargas, Eurico Dutra, Juscelino Kubitschek, Castelo Branco e Itamar Franco, este em cujo governo operou-se o Plano Real. Namastê!
Sorte, com todo o cenário contra? Já é o nosso melhor estadista de todos os tempos. Quem é Milei? O que ele fez de útil na vida? Aguardo ansiosamente o seu comentário aqui, daqui a um ano. A tragédia argentina é anunciada.
Hilário.
Eliana. Acredito que só você tenha feito essa leitura do que eu disse. Namastê!
O Milei, o maior estadista da América Latina! Tá de brincadeira né.
Luiz. Ao que tudo indica por seus discursos aqui, meu interesse é o Brasil e nosso povo o seu é o PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) Namastê!
Lula é um paraguaio enrustido.
Trocou Moro por Bolsonaro, destrocou Bolsonaro por Moro e, agora, troca os dois por Milei. Complicado.
Maduro nos trouxe ondas de refugiados, um calote em uma refinaria, constrangimentos diplomáticos causados pelo fato de liderar uma ditadura e agora uma ameaça de guerra no continente. Somente um petismo extremamente atrasado e infantil consegue achar alguma lógica em apoiar esse tipo de gente, assim como apoiamos um Hamas ou Putin. É uma pena. Talvez a catástrofe nas relações internacionais seja o preço por ter vencido a aberração bolsonarista? Talvez.
Esse abacaxi tava "caindo" de Maduro (Lula e o PT não vira, não perceberam, não aprenderam nada). E o Bozo solto dando risada.
Bozo rndo feito um condenado...
Não é problema não! Você que deseja isso, aliás nossa mÃdia adora isso!
Para a Rússia, EUA e a China também.
Para eles é a solução: abocanhar nessa crise tanto a Guiana como a Venezuela....
Piorou? Vc tava satisfeito com o bolivarianismo, fome cubana, evo, os kchicner, maduro?
Piora e muito com bolsonaros e trumps. Não piorou mais porque perderam. Iriam até a solução final se pudessem..
otima análise. Me deu vontade de fugir deste mundo tão cheio de joguinhos politicos, com primeiras e segundas intenções, hipocrisia e cinismo, os que mais tem (território, poder, dinheiro) são os que mais-querem, e se lixem para os pequenos (pessoas, culturas, paÃses). Começo a duvidar se o cristianismo do amor ao próximo, da busca pela igualdade e justiça, fracassaram. Talvez pensar em não almejar um mundo melhor, amor, igualdade, feliz, poderia dar certo.
O cristianismo não fracassou, não, amigo. Pelo contrário, vêm se cumprindo as profecias bÃblicas. Estava tudo no "script". Há muitas outras profecias nesse sentido. É o "final dos tempos" prenunciado: "Mateus 24:11 - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mateus 24:12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." O amor de muitos esfriou. Exatamente o que você percebeu.
Papai Noel
“…Papai, vê se você tem / A felicidade pra você me dar… Ou então felicidade/ É brinquedo que não tem…”
O cristianismo não fracassou, não, amigo. Pelo contrário, vêm se cumprindo as profecias bÃblicas. Há muitas nesse sentido. É o "final dos tempos" prenunciado: "Mateus 24:11 - E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. Mateus 24:12 - E, por se multiplicar a iniquidade, o amor de muitos esfriará. Mateus 24:13 - Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo." O amor de muitos esfriou. Exatamente o que você percebeu.
Não me faz te pegar nojo Lula!
Assista no Youtube: Aula com Vassoler: Holanda fora da União Europeia? Guerra entre Venezuela e Guiana?
Lula não pode nem deve arrastar o Brasil para essa insanidade desse venezuelano em nome da amizade que existe entre ele, o PT e a Venezuela. Lula, no passado, já permitiu no "amor" que a Venezuela se apoderasse de refinarias brasileiras na Venezuela. Que tipo de amizade é essa de um lado só, afinal? Esse tipo de fidelidade acende uma luz vermelha! Se Lula não quer se encrencar com o povo brasileiro é melhor acabar com essa palhaçada agora!
Refinarias brasileiras na Venezuela... no zap das tias ou dos tios?
´´...o lucro que o Brasil teve no comércio com a Venezuela, apenas em 2012, quando o superávit com aquele paÃs foi de 6 bilhões de dólares - ou quase 20 bilhões de reais, com tudo o que isso representa em termos de empregos - lÃquidos - em nosso paÃs para possibilitar a exportação de bens nesse valor ( O TCU e os ''prejuÃzos'' do Brasil na Venezuela e em Cuba. No blog de Mauro Santayana, um prêmio à inteligência).
ser presidente do brasil deve ser coisa que o seu prazer está acima de muitos problemas
Leu o artigo?
Chaves e agora Maduro sempre foram problemas para Lula e para o próprio PT que sempre passaram o pano na ditadura "bolivariana". Já detonaram a Venezuela e querem expandir a ruÃna. É o paÃs, talvez o único que tenha gerado refugiados. No Brasil há milhares.
Lula paga o preço por ter apoiado durante décadas a "democracia relativa" venezuelana. Em seus ambientes domésticos, ditadores não se submetem a controles e desprezam pressões internacionais, mas parece que Lula e o colunista nunca se deram conta disso. Agora, se revelam surpresos que o "problema" que tem para resolver.
Anete, Anete, quem quer invadir a Guiana é a Venezuela de Maduro, não os Estados de Biden. Leia o noticiário. US is the beacon for liberty in the world.
Assim são os EUA, controlam e se metem na polÃtica de todos os paÃses, mas ninguém ousa a se intrometer na autonomia, na soberania, no seu jogo polÃtico. São os xerifes do mundo.
surpresos com o "problema" que tem para resolver* Boa sorte com o instável de Caracas!
Vai ter encontro, melhor esperar o que vai sair dele. Lula foi convidado e deve (nos dois sentidos) ir. A questão que motiva, ironicamente, não está no território, mas no mar territorial e é o dinheiro que gera que interessa. A Guiana não vai ficar contente, mas se der uma parte do que ganha, Maduro já vai ter o que mostrar em casa. Tem uns jeitos esquisitos de se viabilizar isto - enquanto a contenda jurÃdica continua congelar uma parte dos rendimentos... Assistência tecnológica...
problema por que? Lula é presidente do Brasil, até onde eu saiba. Adoram forçar essa associação do petista com o ditador do paÃs vizinho, mas no fim quem tentou nos tornar uma venezuela de direita foi o projeto de ditadorzinho ladrão de jóia, inclusive também rodeado por milicos igualmente corruptos.
'forçar essa associação do petista com o ditador' ? E precisa ?
Maduro é só um falastrão, a Venezuela não tem condições de efetivar uma invasão contra ninguém. Se tentar, o regime bolivariano será sepultado. Essa é a desculpa que os americanos querem.
Não entendi, Valdir, mas parece que você deseja o fim do regime bolivariano, mas contraditoriamente culpa os americanos se isto ocorrer. Não são os americanos que querem anexar parte da Guiana. O que querem, segundo o colunista ressaltou, é a realização de eleições limpas na Venezuela, algo trivial em um paÃs democrático.
Lula virou oportunidade para Lula. Uma das atribuições de um estadista é trabalhar efetivamente para a paz, dentro e fora das fronteiras nacionais. Colocar o talento em ação é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo que a paz é possÃvel com inteligência, carisma, diálogo e boa vontade. Torçamos para dar certo, porque seremos todos beneficiados . Já temos guerras demais , já deu
Mas tem que avisa-lo que não deve dizer bobagens.
A paz não é possÃvel quando governos democráticos apoiam regimes autoritários que invadem ou ameaçam vizinhos como Rússia e Venezuela. Não se combatem tigres dando-lhes leite para beber.
Virou?????
Noruega. É pacabá. Tenha mais coragem. Peça demissão. Mas quem quer ? Melhor ficar com o salário.
O sÃtio eletrônico oficial do governo americano, em 17/10/2023, assim se manifestou sobre o Acordo de Barbados, em tradução livre: "Estamos gratos a Barbados por acolher as negociações e à Noruega pela sua liderança na facilitação das negociações."
Me parece que o texto está correto quanto diz “ acordo de Barbados, assinado em outubro entre Maduro e a oposição venezuelana, sob mediação norueguesa.”
Já boa. Parei. A vida pede coragem da gente. Se não tem coragem é um rato
Até tu. A falta de vontade de ganhar tira a vontade de vencer. Q vergonha Celso. Desculpa e até nunca.
Futurologia somente.
Entende de polÃtica internacional?
FuturologiaÂ… fut/urologia. Urologia somente. So/ mente
Posso discordar?
Posso discordarÂ… posso acordar?
O articulista tem bola de cristal porque o "supremo" do Bolsonaro seria mais ditadura do que está sendo o atual. Chega a ser uma piada jornalista " Mãe Dina "
Colega, acredito que você tenha interpretado errado, ou não soube expressar a opinião. A tentativa de golpe amadora dos !patriotas não queria fechar o supremo, só nomear "pessoas de bem" para o STF e determinar politicamente todas as decisões judiciais da corte, como é na Venezuela. Mas agora fique tranquilo. Os "patriotas" mudaram, são a favor da Democracia e Direitos Humanos dos bandidos que estão na Papuda. Pátria, MilÃcia e Liberdade.
Lê novamente o artigo.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Maduro virou problema para Lula Voltar
Comente este texto