Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ciro lauschner

    Fico doido para que Maduro invada a Guiana.Em 30 dias a Venezuela terá se livrado da imundície.

    Responda
  2. Alvaro Almeida

    Senhor articulista, uma pergunta: Esse país não era da Venezuela?

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Não. Era a Guiana Britânica. A bronca era com o Império Britânico. O país é independente e Maduro se interessou depois que descobriram esta grande quantidade de petróleo. Mas a Venezuela tem as maiores reservas mundiais conhecidas de petróleo. A Venezuela não precisa de petróleo. Por incompetência do regime, a produção caiu de 3 milhões para 700 mil barris por dia. Maduro deveria cuidar da Venezuela, ou melhor, sair fora. É um dos piores governantes do mundo. Arruinou a economia do país.

  3. MAURICIO GUIMAR ES

    Maduro dando munição ao Tio Sam

    Responda
  4. Ramatis Marinho

    Tanta palhaçada que se realize o vaticínio de Openhenheimer, seja lá como se escreva essa p*rr*

    Responda
  5. Valdir Teixeira da Silva

    Esse referendo da Venezuela não vale para nada, está havendo muito barulho em relação a tudo isso. Maduro é apenas um idiota falastrão. Quem está aproveitando tudo isso, são os americanos e ingleses. A ameaça verdadeira foi o Trump dizendo que deveria ter tomado o petróleo venezuelano, isso a imprensa não ficou esbravejando.

    Responda
  6. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Os EUA são louquinhos por uma guerra. Já estão metidos em duas e não titubeariam em arranjar mais uma e um excelente pretexto para invadir mais um país cujo governo não lhe é simpático, ainda mais se muito petróleo estiver em jogo. Eta paisinho belicista! O incrível é que os culpados pelas guerras são sempre os outros!

    Responda
  7. Mykel Alexander Santos Gomes

    Força Maduro!!! Tem é que afundar a globalização, governo de sociedades anônimas que gravitam o s i o n is no!

    Responda
    1. Mykel Alexander Santos Gomes

      Sou nacionalista, daquele nacionalismo bem consistente e tradicional. Maduro é caudilismo legítimo da América Latina. Então força nacionalismo da Venezuela . O único nacionalismo que sou contra é de Israel, por ser messiânico.

    2. Eduardo Rocha

      É divertido ver um surtado de esquerda de vez em quando. Os surtados de direita já me cansaram.

  8. Dionisio DeBarros

    Maduro esta oferecendo tremenda oportunidade ao Tio Sam para intervir na regiao e tocar uma mudanca de regime na Venezuela. Caso queira agir como Sadam Hussei, vai ter o mesmo destino. Tio Sam nao pensaria duas vezes antes de invadir um pais pobre e praticamente indefeso como a venezuela. Parece ate que a CIA esta dentro do gabinete de Maduro, aconselhando-o a se auto destruir. Aguardemos os acontecimentos.

    Responda
    1. Nelson Franco Jobim

      Maduro vai ladrar, mas não vai comprar briga com os EUA. A Rússia avisou que vende armas, mas não vai defender Maduro. Ele sabe que seria o fim. Mas os EUA podem instalar uma base na Guiana e o resto da América do Sul não vai gostar. Maduro quer atrair a Rússia e os EUA para um conflito na América do Sul. É o cúmulo da irresponsabilidade de um ditador de opereta.

  9. Iraia Galindo

    Que artigo fraco. Superficial em demasia.

    Responda
  10. Felicio Almiro Lima Rodrigues

    As abobrinhas de domingo.

    Responda
  11. Wil Prado

    Perdão: Maduro.

    Responda
  12. Wil Prado

    É bom lembrar que não foi uma decisão precipitada e oportunista, como se insinua no fraco artigo. Existe um acordo, e Mauro quer que ele seja cumprido.

    Responda
  13. jose pessoa da silva

    Ai vai realizar o sonho dos catarinense e gauchos de serem estrageiros dalei milei conto com tigo.

    Responda
    1. SERGIO VICENTIN

      Será que a antiga Provincia Cisplatina (atual Uruguai com população equivalente à de CWB e RMC) não deveria ser reinvindicada pelo Brasil? Geograficamente ficaria bonito no mapa. Ironias.

    2. sérgio dourado

      É só se mudar pra se tornar estrangeiro...

  14. José Cardoso

    Tudo o que o Putin (e os árabes) querem é atrapalhar a produção de petróleo naquela região, o que tenderia a deprimir seu preço.

    Responda
  15. CLAUDIA ROVERI

    Talvez esteja nessa ameaça mambembe a chance que Lula buscou o ano inteiro de se colocar como líder confiável na solução de conflitos. Quanto a Maduro, ele precisa ler a biografia de Galtieri.

    Responda
  16. ELLIS A OLIVEIRA

    Parabéns, Elio Gaspari. Sempre atento e informado sobre a geopolítica e tudo o que se passa no Brasil e, sobretudo, no seu entorno. Esse Maduro, espírito, do também alienado Chávez, precisa ser contido antes que acabe de vez com a vizinha Venezuela.

    Responda
  17. Cleomar Ribeiro

    ... Very welcome soul sisters and soul brother from Sacred US-NAVY!!!... routines operations in Caribean Sea, that sounds good!!!... We are aliviated, we can take some breath, fresh air, finally!!!...welcome, once again!!!... BTY, just drain the wings of Dictator of Venezuela an his partners ( visible and invisible ones)!!!...

    Responda
  18. José Eduardo de Oliveira

    cada republiqueta tem o doido que merece. e os bobos-alegres que votaram neles...

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Republiqueta inclui os Estados Unidos, que elegem populista de cabelo cor laranja? E outro que elege cabeludo de peruca, que se orienta pelo seu cão morto? E republiqueta que adora um puz invadir e anexar dois países? Outro ponto é a palavra doido, louco, tecnicamente psicótico. A psicopatologia distingue doido de psicopata ou sociopata. O primeiro sofre de grave doença mental, o segundo não sofre, mas é orientado p defeito de caráter, incapazes d assimilar regras de civilidade, moral/ética.

  19. JO ALMEIDA

    Gaspari escreva uma carta psicografada do Bebiano sobre a tal da fake ada , acho que as Guianas, britânica e Francesa, devem sim serem anexadas pela Venezuela e países da América do Sul. Nada de império britânico e francês por aqui.

    Responda
    1. Max Morel

      Apenas a Guiana Francesa continua fazendo parte do Império Francês.