Equilíbrio > Cada vez mais mulheres de classes altas preferem ter filhos sozinhas Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Enxergo como um privilégio o fato de eu reunir condições financeiras e psicológicas de ser exclusiva na criação da minha filha, uma encantadora menina de 5 anos.
Há uma grande diferença entre poder escolher e ter que criar os filhos sozinhas por imposição das circunstâncias, como ocorre nas classes menos favorecidas. Queira ou não as mulheres são em sua maioria submetidas a duplas jornadas, trabalham e ainda cuidam dos afazeres domésticos, a mudança no comportamento dos homens não é completa, pois não existe uma divisão igualitária das tarefas domésticas, salvo exceções. Claro que é muito mais fácil quando se escolhe, se tem independência financeira.
A julgar pelos comentários concluo que talvez a tendência dessas crianças crescerem sem a má influência de certos machões seja um marco na evolução da nossa espécie. Como serão frutos de ciências humanas e de decisão cognitiva da mãe, mesmo que por interferência de tecnologia, caso prospere poderemos chamar o fenômeno de seleção natural.
Tem certo tipo de pai que faz é bem ter distância
NotÃcia ótimo para essas mães. Libertação do jugo pela tecnologia. Mas, ao prescindir de marido/pai, que o seja também em relação à s babás, neste caso um gesto singular de autonomia.
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Eita, elas tem filhos sozinhas, sozinhas como, não dependem de nada para gerarem um filho, o espermatozóide é sintético, a evolução chegou e eu não percebi, devem ser filhos de chocadeira.
O que vejo nos comentários é um monte de homens patetas negando a própria existência e espécie e um monte de mulheres frágeis e infelizes atacando os homens sem nenhum motivo. Fato é que vcs dependem dos homens pra tudo. Até a "independência" de vcs é fruto do trabalho de muitos homens. Então sejam mais gratas aos homens, que movem o mundo. Existem muitas mulheres perversas e maldosas tbm, pior que mt homem, mas a mÃdia não mostra, só interessa desconstruir a imagem masculina.
Karin, graças aos homens da caverna que vcs comiam e tinham a prole e a famÃlia protegida. É muito fácil agora com todo esse conforto que vc possui (a custo de muitas mortes, em sua maior parte de homens), vir aqui e falar suas besteiras e pensamento tacanho. Mas vc sabe que na hora do vamos ver e que a coisa aperta de verdade, aparece um homem pra te salvar. Feliz Natal.
Sugiro voltar pra sua caverna com seu tacape. A civilização não está lhe fazendo bem.
A mulher tem o direito de escolha na decisão de ser mãe solo , mas a figura paterna fará falta na criação do filho / filha . Agora o núcleo familiar vêm sofrendo mudanças que podem compensar esta ausência.
A figura paterna já faz falta nos pais que abandonam. Então não seria nenhuma novidade.
Como homem e pai de 03 filhos, assevero que é difÃcil, caro, cansativo e extenuante a criação de filhos... E sozinho, sem a esposa ou o esposo, é coisa pra doido.... rsrs
Eu tive dois . Concordo com o caro . Eu pude propiciar a eles excelentes escolas. Quanto ao restante, discordo !
Estão certas as mulheres. Os homens são seres esquisitos e egoistas. A tecnologia veio para nos substituir. O Mundo seria muito melhor sem tantos homens. A imensa maioria não vale as calças que veste. Comecei a namorar aos 15 anos e casei aos 24 com a mesma mulher. Tenho uma filha linda de 24 anos. Sou uma exceção. Graças a Deus.
Espero que sua linda filha de vinte e quatro anos não esteja mais morando contigo, dependendo de mamãe . Minha ganhou o mundo aos dezessete quando passou no Vestibular em outro estado e partiu . Hoje é pesquisadora em Universidade "no outro lado do mundo" , onde hoje neva e faz seis graus C abaixo de zero .
Classe alta pode ter vários filhos!
só vivem no celular. sexo virtual não gera filhos .
Quanta philosophia ! Adotar um cachorrinho é bem mais cômodo . E ele não chega aos trinta anos como muito marmanjo que não cresce e não desgruda de mamãe .
Casado a 31 anos e com dois filhos me sinto envergonhado como famÃlia tradicional.
Há há há, conheço várias mulheres pobres que se viram sozinhas etc pipapu do que muitas PatrÃcinhas mimizentas.
Tapa na cara do homem paulista! As mulheres provam ser inteligentes e os homens, pelo visto nos comentários, não as alcançam tão cedo (mental e fisicamente). Um pouco triste e solitário, concluo, porém muito distante do covarde abandono paterno a que essa sociedade machista já se acostumou.
Não é surpresa pra mim ter somente amigas. Não tenho paciência pra ouvir 95% dos homens que conheço. Somos violentos, superficiais, pouco solidários, machistas, infiéis, despreparados, enfim, a lista é enorme... Vamos acabar servindo só para "quebrá preda".
Não se pode condenar as mulheres por fazerem esta escolha. É perceptÃvel, porém, observar que quando a mulher tem uma condição econômica melhor elas têm pouca tolerância a suportar o que o homem suporta há milênios, sustentando toda a famÃlia: 'Suportai-vos uns aos outros'. Algumas mulheres que fazem a opção de ser mãe solteira podem não ter tido um pai presente - Logo, veem na experiência passada a dispensabilidade da figura do pai
O fato da Vânia Maria Carneiro da Silva ter titulação não lhe confere credibilidade que reputa ter, até porque conheço muitos médicos que tem uma reputação deplorável. Não saberia dizer da dela, mas trabalho nesta área e bem sei como funciona; também sou advogado e tenho na carteira vários erros médicos a demandar. Talvez por ter convivido com homens que a traumatizaram ela aja de maneira tão hostil. É mentira que TODO homem seja o modelo deplorável dos homens com que conviveu.
Seu comentário só fortalece a minha teoria baseada em evidência. Sou professora da maior Faculdade de Medicina do paÃs, filha de um de ex-diplomata, tive a melhor educação, inclusive sexual, e pai presente até o seu fim. Aos 15 anos ele me apresentou o que significa um contrato de casamento. Muito cedo eu verifiquei a trapaça masculina justificada na Lei. “Homens provedores há milênios”. Todo o seu discurso é misógino e religioso. As prisões na Dinamarca, Islândia, estão cheias de seus similares
Quando Deus quer te punir ele realiza seus desejos
Olha as estatÃsticas de abandono parental no Brasil e veja que não faz muita diferença ser mãe solo antes ou depois do nascimento do filho. O ser humano evolui e o "homus brasilis" continua parado a meio século, machista, bruto, despreparado pra tarefas domésticas e cada vez menos intelectualmente apto a competir com mulheres no mercado de trabalho. Antes de julgar as mulheres bem sucedidas que podem escolher não carregar esse fardo, fica a dica para os machos: melhorem.
E a dica para as fêmeas: se querem os melhores homens sejam as melhores mulheres
É egoismo, a criança tem direito a conhecer o pai e interagir com ele. Acho que parte dos homens provocam essa aversão, mas não precisa casar, nem namorar. Faz um acordo e usa a inseminação mesmo. A criança terá pai e mãe.
Faz um acordo: enquanto isso, milhões de crianças sem o nome do pai no documento, pais que se recusam a pagar pensão ou pagam um valor Ãnfimo, pais que podem até pagar pensão mas se recusam a dar afeto... é bem fácil entender a opção dessas mulheres retratadas na reportagem
Concordo, apesar do que cada um sabe da sua vida
Impressão minha ou alguns homens estão surtando com a matéria, é a tecnologia
Impressão sua... essas coisas só favorecem os homens
É ferida narcÃsica que chama?
Lendo os comentários masculinos, entendo por que aquelas mulheres optaram pela maternidade solo. Os reizinhos preferem criticá-las a fazer o necessário mea culpa! Ou os homens realmente acreditam que não são responsáveis por essa opção das mulheres? Se for assim, que a figura do pai desapareça de vez.
Perfeito
Nessa situação vai nascer filhos que serão problemáticos no futuro por não ter pai. A criança vai atingir certa idade e ela vai procurar pelo pai. A mãe solo pobre diz, seu pai tá preso, seu pai tá isso, tá aquilo. Agora chegar para criança e falar "eu peguei uma revistinha com uns carinhas e escolhi o mais bonitinho. Aà peguei a sementinha dele e coloquei em mim e pronto. Teu pai tem te procurar na revistinha."
Melhor do que um malandro.
Nunca mais veremos aqueles pais desmaiando na sala de parto.
Eu acompanhei minha esposa durante os dois partos. Não desmaiei. Mas fora minha esposa apertar minha mão quase até esmagar, não sei realmente se foi muito útil eu estar presente. Por outro lado, eu tenho memórias dos meninos desde o instante foi nascimento, o que é bastante valioso para mim. Então acho que a presença do pai é mais para o próprio pai do que para ajudar em qualquer coisa realmente.
Quem precisa estar na sala de parto é a parturiente e a equipe médica - ginecologista, anestesista, pediatra, enfermeiros . Lugar de pai é na sala de espera, do lado de fora, bem comportado . Eu desmaio até no laboratório quando vou coletar sangue .
adotar um cachorrinho é mais cômodo .
kkkkkkkkkkkkkkkk, assumir mulheres?
Estão ridicularizando a rica porque escolheu não ser humilhada diariamente. Enquanto isso as pobres aturam bêbados, grosseiros, e geram filhos com os mesmos predicados, acabam sendo surradas pelos “ filhos” ou roubadas e ainda os criam sozinhas. Basta um mês em qualquer instituição judiciária para saber como é no Brasil, na Finlândia, Dinamarca etc Nenhum homem respeita mulher. Homem respeita e gosta de homem. É preciso e urgente que se entenda isso. Nada de homossexual aqui. Assexualidade sim.
Parece adoecida com o comportamento da maioria dos homens, mas assim como nós não podemos generalizar o comportamento imaturo e infantil das mulheres, nem todo homem têm os adjetivos negativos que algum trauma pode impor as mulheres pensarem ser comum a todos eles.
Basta olhar o festival de machismo e misoginia nos outros comentários...
...anhangueras-sugar-mommies, mulheres ricas, as operadoras da cadeia produtiva de reprodução Humana-gourmet!!!...
"O histórico de saúde foi determinante para a escolha do doador", conta a apresentadora, que também teve acesso a uma extensa lista de informações sobre as caracterÃsticas fÃsicas, personalidade, relações familiares e vida acadêmica da pessoa selecionada". Parece o sonho da eugenia: o melhoramento da raça por meio da seleção artificial
Ué, quando os homens querem as mais jovens e belas, e justificam isso porque "ah, homem é mais visual mesmo", "ah, assim se favorece a seleção natural", "são as mais aptas a gerarem bons descendentes", também não se trata de eugenia? Que as mulheres que podem fazer essa seleção, façam! Acho é pouco para os homens, que vivem fazendo isso, mas vêm numa reportagem dessa criticar as mulheres...
Grotesco mesmo
É exatamente isso, "compra-se" as caracterÃsticas fÃsicas e genéticas do filho, e garante-se a continuidade da "raca"!!!
O campo aberto para o racismo.
... e se houver algum feto com doênça congênita descartam! ...
... sugar-mommies sempre tiveram vida mais independent, né, pessoal???...
Ter filhos sozinhas? O espermatozoide de laboratório ainda vai demorar um bocadinho.
Mas tem que olhar pelo lado positivo Costa. Pelo menos não tem quem ficar suada, molhada, fazendo exercÃcios. Isso é coisa do passado.
Curioso e até certo ponto compreensÃvel! As mulheres cada vez mais empoderadas! Já podem sonhar com o projeto maternidade sem necessariamente precisarem da figura do namorado ou marido! Parece assustador e é, especialmente do ponto de vista do homem e do filho!
A mulher ter filho sozinha é uma condição. se o homem tivesse que ter filho junto não nascia ninguém. Homem não teria essa coragem.
Acho que é importante uma criança ter dois genitores, conviver com dois pontos de vista diferentes. Fora o "bus factor".
Não gostam de homem e não saem do armário
Dããã
Certo .Entao é assim . Essas mulheres “ compram “ um filho , ridicularizando com isso a figura paterna e a importância da famÃlia mas nos finais de semana procuram homens para se relacionar e ter “ flirt “ de aventura ! Mais ou menos essa é a história que querem fazer !
Triste ! profundamente triste! Deveria adotar uma cadelinha shi tsu ou , quem sabe, um hamster ! Cadelinhas shi tzu dão um trabalha enorme - mais que crianças . E só comem comida cara - salmão e coisas parecidas .
fico imaginando essas criancas quando forem adultas e querendo saber quem sao seus pais biologicos. E a mae informando: vai ao banco de esperma talves voce consiga alguma informacao.
Melhor que ouvir: "seu pai nunca te assumiu"
Pois é, ter de procurar o pais num banco de esperma deve ser esquisito, nuuu
Mas sabem quem é, né ?
A ausência paterna sempre existiu. Só que as respostas que as crianças tinham que ouvir eram bem piores. Tipo, seu pai é o Zé da Esquina, só que ele nunca quis te assumir.
Mulheres tendência querer homens com condições socioeconômica melhores. Como ocupam cargos que suprem suas finanças e importância social, não encontram alguém acima, assim como não conseguem querer homem que ganhe menos. E então resta optar por ser mãe solo
Na realidade, o que existe muito são homens que não gostam de mulher que ganham mais. Se sentem impotentes, inseguros. Isso é o que eu mais vi na vida.
Misoginia em seu estado mais puro. Há milhões de mães que criam seus filhos sozinhas, e não são menos mães por causa disso. Assim como há alguns pais também. Que não são menos pais porque não têm uma mulher. E se o homem ou mulher quiser adotar um filho mas continuar solteiros? Não pode?
O q tem a ver ideologia com a matéria. Procure um comunista embaixo da tua cama. E cuidado quando for ao banheiro. Quem sabe ele aproveita.
Pois é né. É violência doméstica, é filho abondonado pelo pai. Quando a mulher começa procura outro caminho para estruturar sua famÃlia, começa o mimimi.
Muito bom, melhor do que ter filho de vagabundo!
Quem escolheu ?
Acho linda essa expectativa de encontrar "o parceiro adequado". Parece distante do "prÃncipe encantado" e mais próximo da zoologia, quando se busca (instintivamente) um parceiro para reprodução da espécie (saudável e "de boa linhagem"). Aà está contida muita coisa, dentre elas a eugenia e o fim do amor erótico. Estamos passando de uma ordem erótica para uma ordem veterinária. Não à toa os pets são cada vez mais filhos e as crianças cada vez menos crias do humano.
99,0% quando a criança crescer vai querer saber o pai biológico.
É vc, baby
É vc
É uma forma exacerbada de individualismo o fato de essas mulheres de classe alta quererem ser mães solo, tÃpica deste perÃodo neoliberal.
Muito boa reportagem
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Equilíbrio > Cada vez mais mulheres de classes altas preferem ter filhos sozinhas Voltar
Comente este texto