Educação > Orçamento do conhecimento encolheu R$ 117 bilhões na última década no Brasil Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ué mas o tal mercado, os ditos liberais e a Folha não vivem martelando que o governo tem que cortar gastos? Agora querem que gaste mais?
A cada notÃcia de cortes de verbas para a educação. ciência e tecnologia no Brasil, imagino a euforia de nossos competidores empresariais estrangeiros. E de muitos i di ot as locais.
Na década de 70 as universidades federais eram reduto da classe média e dos ricos. Hoje, segundo a reportagem, 70% dos alunos são pobres ou classe média baixa. Ou seja, atualmente os mais ricos preferem as universidades particulares brasileiras e até estrangeiras, provavelmente devido à queda na qualidade do ensino. Qual seria o objetivo estratégico dos governos na área de educação no longo prazo? Qual a aposta?
Os alunos mais pobres hoje tem acesso as universidades federais graças à s polÃticas de inclusão do governo federal implantadas nos governos petistas. Quais as universidades privadas, se é que realmente exista uma verdadeira universidade no Brasil que seja privada, que tem melhor qualidade do que as federais? Informe-se melhor antes de tirar conclusões precipitadas.
Provavelmente devido a queda da qualidade??? De onde você tirou isso? Da uma conferida no Ãndice de qualidade que a própria FSP produz! Preconceito puro, a elite não vai para as públicas porque mora em Miami.
Materia não retrata o fato atual. Quer induzir o leitor a crer que o governo atual é incoerente e causou o problema gerado pelos seus favoritos de direita. O orçamento no governo atual é 4 bi maior que os anos recentes. Não esperam que se reverta o que cortaram desde o impedimento da D. né?! Esse foi o primeiro ano que já tem mais resultado do que o antecessor fez em quatro. Isso se chama trabalho.
Deu para entender pq os neoliberais quiseram tirar a Dilma?
Nem sempre mais recursos se traduz em uma educação de mais qualidade. Isso é o óbvio ululante. A educação brasileira é recorrentemente entregue a gestores medÃocres.
De onde tirou essas conclusões? Compare orçamentos das grandes universidades mundo afora e diga nos quais fazem grande ciência e tecnologia com poucos recursos. De onde tirou a brilhante conclusão de que nossos gestores da educação superior pública são medÃocres? Imagine então os das privadas que são de qualidade muito inferior à s públicas! Só bozoloide para dizer tanta herda com tão poucas palavras.
Edta é a quinta versão, finalmente liberada, de minha pretensa conversa com o Alexandre..
Desculpe, Alexandre, mas nossa conversa poderia ser mais interessante e consistente, se deixassem...
Não é verdade que somos gerentes medÃocres. É ibcrÃvel o que conseguimos em ciência e tecnologia, apesar dad limitações de recursos.
Desculpe não poder continuar nossa conversa, Alexandre. Não me deixaram relatar raqui o que a USP e a FAPESP conseguem.
Gestores medÃocres? Onde? A USP continua no topo das cem melhores universidades dentre milhares do mundo todo! Há poucos anos, a FAPESP foi recomendada aos paÃses do mundo inteiro pelo NSF dos Estados Unidos como modelo de gestão de recursos para a ciência! Falo de exemplos, mas que refletem o que as Universidades Públicas e as fundações estaduais para a pesquisa têm alcançado. A surpresa para estrangeiros é de como produzimos ciência de tanta qualidade com tão parcos recursos!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Educação > Orçamento do conhecimento encolheu R$ 117 bilhões na última década no Brasil Voltar
Comente este texto