Marcos de Vasconcellos > Privatização da Sabesp sem demagogia Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Os 375 municÃpios da estatal estão 100% com Ãgua. E 340 deles com 100% de esgotamento sanitário. E os 35 restantes alcançarão esta meta antes de 2033.
Imóvel irregular receberá água ?
Tratamento de esgoto tem solução sim e só os prefeitos e governantes quiserem jogam dinheiro fora em minha cidade tá tudo certo não falta
O articulista não falou do saneamento no nosso Estado cuja realidade que mais de 340 municÃpios operados pela estatal já alcançou desde 2017 as metas para 2033,inclusive nos distritos rurais..
O carioca miliciano entregando o que funciona...
Eleger um milico ligado ao genocida foi o maior erro dos paulistanos.
Quanto custa uma estação de tratamento de esgoto ? Quantas a Sabesp tem ? Quanto custa uma ligação das casas à estação? É fácil fazer o preço. Mas esse preço eles não querem e nem tem dinheiro p pagar. E não falei de água.
Não tem nada de agea. É águas do rio. Agea é o nome q ninguém conhece. E outra. Todo o dinheiro recebido segundo o miliciano governador já acabou. Mas já ? E o q houve ? Três desastres provocados pela ruptura das tubulações aonde as águas invadiram e destruÃram casas .
Privatizacao de um monopolio e ainda quer dar tom de seriedade a essa negociata? Somente esse colunistas financiados pela Faria Lima sao capazes de tanto. Caia nas maos de quem cair, a Sabesp vai arrancar a pele da populacao Paulista com tarifas escorchantes, cobranca por qualquer tipo de servico e com demoras interminaveis para atender reclamacao daqueles forcados a ser seus clientes. Pior, consumidor nao pode optar por outra empresa fornecedora de agua. Privatizar monopolio deveria ser crime.
A lógica do colunista é a que rege o mercado financeiro e não o social. E coloca mal a situação. Em vez de falar de sp, do serviço que a empresa presta e do enorme lucro que tem, o sujeito se presta a defender a venda de mesma, que traz dividendos e mais trabalho para o estado e seu povo. E apresenta dados de um banco que tem como princÃpio comprar empresas, sucateá-las e vendê-las com lucros a seus acionistas. E o povo, ó…
Como sem demagogia? A premissa é falsa e a conclusão conclui que só a privatização será a solução. Não cita as consequências da privatização da CEDAE no RJ para as populações dos subúrbios e baixada. Ele se preocupou em saber o nÃvel de reclamações em relação a CEDAE RJ? Não. Em relação a privatização da Sabesp, leiam a revelação da farsa feita pelo ICL NotÃcias, porque a mÃdia tradicional, incluindo a Folha, são canais que fazem propaganda do mercado, seus verdadeiros patrões.
SABESP: Voces conhecem o BID, BNDES e mais uma centena de bancos de investimentos mundo afora? Com esse lucro da SABESP, conseguiriam facilmente emprestimos com juros baixos para bancar a infraestrutura de saneamento. basta ter bons administradores, não há necessidade de privatização, pois é sabido a ganancia dos privados e intercorrencias, vide a ENEL e as privatizações do METRO.
Na França, quando já não é preciso grande investimento, só auferir lucro, o saneamento volta para a mão do Estado? Por que? Essa companhia privada francesa é burra, ou boba? Depois que só sobrou o filé ela devolve para o Estado? Isso está mal explicado.
Não é so na França, Reino Unido, Alemanha e Estados Unidos são outro exemplo.
E você espera que com esse espaço exÃguo de digitação dá pra responder a essa questão que o articulista (e nem o editorial do jornal) não quer responder? Artigo razo da gota.
A água está sendo privatizada em todo mundo. Todos sabemos que a água é o ouro do futuro. Essa privatização está ocorrendo pela ganância ilimitada das corporações internacionais e pelo entreguismo de polÃticos de governos lacais , verdadeiros traidores do povo e da pátria. Também sabemos o que normalmente ocorre com esse tipo de privatização: aumento de preços ao consumidor, desemprego em massa e não cumprimentos dos contratos firmados.
Quando me refiro a água quero dizer, tudo o que ela envolve. Infraestrutura fÃsica das instalações, terra, lâminas de água, nascentes e agüÃferos...e pessoal, principalmente o técnico. Isso nunca pode ser privatizado. É um despudor.
Claro concordar, pois o colunista não é um pobre desassistido !!
Um sujeito empregado pelo mercado favorável à privatização? Nada de novo no front, apenas alguém que foi pago pra se manifestar (nesses casos, a Folha deveria avisar que é matéria paga). A verdade é que privatização de serviços públicos essenciais está em baixa mundo afora, inclusive, tendência de reestatização é dominante em paÃses desenvolvidos.
Caminha para o crescimento do preço da água. Não se exige do ente público o interesse pelo bom serviço. É mais fácil deixar pra quem faz daquilo um exclusivo negócio lucrativo, por pura preguiça de pensar, participar e cobrar. Ao governante só cabe comer bem, agradar amigos e desfrutar da vida de prestÃgio. Mais nada. Trabalhar?
A Sabesp já é uma empresa com ações na bolsa há muito tempo, sujeita a normas de contabilidade segundo as leis das SA de capital aberto. Bem ao contrário da Cedae no Rio, que era uma caixa preta. Sua privatização não é traumática, exceto talvez pela perda de controle da administração por parte de partidos polÃticos.
Como é bom ler um artigo lúcido sobre o tema mais importante para combater a miséria no paÃs. Sem saneamento básico qualquer projeto de educação básica fica comprometido, pois como falar de avanço no aprendizado para uma população que vive com esgoto a céu aberto. Lamentavelmente, como bem colocado no texto, a visão ideológica, seja de direita ou esquerda, cega e estúpida, trava o verdadeiro processo de inclusão dos desfavorecidos.
Petistinha enrustido...
Aqui no Rio depois que privatizaram a CEDAE, as contas do consumo de água aumentaram barbaramente e hoje, faz sete dias que falta água no Jardim Oceânico, lugar top da Barra da Tijuca, continua e somos obrigados a comprar carros-pipa por 3 mil reais para abastecer nossas cisternas. È MOLE!?
Eu ia ler, mas o cara começa escrevendo "confronto com manifestantes". Vamos lá, confronto é quando duas partes se atacam mutuamente. O que houve na Alesp foi a polÃcia do Turista de Freitas batendo em pessoas que se manifestavam contra a aberração da privatização. Usar a palavra confronto neste caso é má fé ou ignorância
Porta voz da Faria Lima-
De acordo com o SNIS os dados em SP são bem diferentes do artigo e interesse do colunista. A FSP deveria mostrar os dados .
Pensa num artigo superficial travestido de apoio explÃcito à privatização. Tanto é que cita sem qualquer escrúpulo a XP e BTG Pactual, ou seja, se o mercado ficará contente ou não com a privatização. Parece matéria paga. SofrÃvel
Que tal pegar dados de SP para embasar os artigos,FSP .? Vergonhoso FSP.
Acredito que no estado de SP o abastecimento de água e coleta de esgoto se aproxima dos 90%, distante da média nacional. O que já inviabiliza boa parte da argumentação deste artigo
De acordo com o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), com base nos dados de 2020, dos 46,2 milhões de moradores do estado, 96,5% tinham acesso ao sistema de rede de água, 90,6% habitavam em residências com sistema de rede de coleta de esgoto, 69,6% do volume de esgoto gerado no estado era tratado. Artigo totalmente tendencioso Folha de SP
Que artigo vegonhoso... A FSP deveria exigir dos seus colunistas um mÃnimo de decoro...
Que vergonha de coluna, não falou absolutamente nada sobre a denúncia do ICL notÃcias, de que o valor arrecadado com o leilão vai servir para subsidiar a água, aumentando os lucros do comprador e diminuindo riscos. Esperar o que de um colunista do bilionário banqueiro dono da Folha.
para com isto, o que o estado tem que fazer é comprar eficiencia de serviços e não vender concessões de infra estrutura. O capital tem que gerar mais capital e não necessariamente com eficiencia, mais fácil subir preços e reduzir custos e transferir riscos ao consumidor. Veja acidentes como brumadinho, agora maceió e os bonus dos diretores banburrando. O cara parece ter planos de fazer dinheiro com a corretagem e que tudo mais va para o inferno. vá voce.
O amigo colunista pega dados rasos de saneamento do Brasil e os transporta para SP, que reconhecidamente já possui uma cobertura muito maior e mais eficiente. E ainda diz que a discussão entre A e B é equivocada. FSP cada dia pior. Colunistas de 5 categoria ou mal intencionados mesmo.
A FSP precisa selecionar melhor os seus colaboradores.
Estão indo de encontro a realidade, para agradar uma minoria!!! A venda de empresas de saneamento, sempre será em detrimento da maioria !
A privatizada Enel é o exemplo que empresas estatais vendidas a preço de banana, podem ser um fracasso .
A Enel é uma empresa eficiente e o dano climático foi atipico. Aqui no Ceará ela funciona bem.
De todos os artigos que li sobre o assunto, este certamente foi o mais vago e impreciso. Não tratou sequer da continuidade dos subsÃdios do Estado mesmo após a privatização. Não custa caprichar um pouco né.
colunista: assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado então tá, isentão...
Mais cedo, Marcelo Magalhães foi preciso: bilionários acordaram com vontade de fazer o bem a todos pobres da cidade de São Paulo. TarcÃsio manda borracha nos manifestantes malvados, a turma do atraso, porque tbm se converteu em defensor da melhoria da qualidade de vida nas comunidades desassistidas. Tabula rasa na ficha corrida das privatizações brasileiras: venderam a Sabesp com espÃrito republicano e solidariedade aos mais pobres. O tarifa? Vish! Privatizar pra baratear pro consumidor? Eitah
Olha aÃ, gente! Sem demagogia, sem análise de dados, sem avaliação da eficiência do bem público desmobilizado, sem projeção de custos ao consumidor, mas com exposição do otimismo da Bolsa, com XP, com números nacionais alimentando recurso argumentativo duvidoso, com uso equivocado do desastre da privatização no Rio, com negligência jornalÃstica ao tangenciar a complexidade de privatização de serviços essenciais. Uma dica: Já experimentaram demagogia com farofa?
Prezado Fernando Alves, depois que privatizaram a CEDAE, as contas subiram assustadoramente e hoje, faz sete dias que a água não chega aqui , no lugar top da Barra da Tijuca - Jardim Oceânico - obrigando os moradores a pagarem 3 mil reais para comprar carro-pipa e quando a água chegar ainda vamos pagar pelo ar que aumenta a velocidade dos hidrômetros. Para os moradores a privatização não deu benefÃcios, ao contrário.
Prezado Fernando Alves, onde está a realidade na afirmação que você fez? Você afirma que haverá investimentos privados para levar água e saneamento às populações pobres. Em troco de quê? Os empresários acordaram dispostos a inverter o capitalismo? Óbvio que haverá comparecimento de dinheiro público farto. Explica pra gente, porque esse dinheiro não financiou a empresa pública? Porque ele vai ser liberado para remunerar o capital privado? Você acha que os leitores da folha são desqualificados?
No Rio de janeiro as taifas aumentaram com direito a água contaminado .Os lucros ficam com o empresariado e o povo sofre .
A privatização no Rio de Janeiro não é um desastre. Há previsões consistentes de melhorias na infraestrutura, incluindo fornecimento de água potável para comunidades nunca atendidas, além de planos para investimentos significativos ao longo dos próximos anos. Existem de$afios, claro, que eram bem maiores quando públicos. Você não aceita a realidade.
Se tem uma empresa pública q funciona, esta é a Sabesp. Privatização do q anda bem significa transportar dinheiro aos interesses de poucos. Adivinhe quem?
Pessoal vende tudo que é público e depois o dinheiro some .. na sequência aumentam os custos para a população …nos pagamos a sabesp até hoje e ela é o que é por conta da população , vamos perde lá para depois vir um gringo ( tipo enel) e causar transtornos .. lamentável
Mutt complex.
Eu achava que o BTG dava conselhos apenas aos ministros STJ / STF apenas , agora dando conselhos para pessoal que escreve na folha é novidade …..piada
Argumento falacioso. Desonesto. Autor marcado. Que perda de tempo a sua , e do leitor. Vá escrever sobre futebol. Sua "opinião" não presta para o bom debate.
O argumento central eh confuso. Se a atividade eh lucrativa de um lado e deficitária no custo de implantar e investir em saneamento do outro, o será tanto na mão privada como estatal. O Ãmpeto da empresa, especialmente se mirar em valorização de ação, será maximzar lucro, reduzindo custo, mastigar o filé e largar o osso de lado. Roe-lo reduzirá o leite dessa vaquinha.
Ãgua tratada deve chegar a totalidade da população? Sim, é claro. Todo o esgoto também deve ser coletado e tratado? Sem dúvida. A questão é o preço disso para o consumidor. Tenho casa numa cidade do RJ onde a tarifa de água, fornecida por uma empresa privada, é o quádruplo da Sabesp. Ou seja, dizer que a tarifa diminuirá é sim mentira.
O articulista desconhece o Saneamento do nosso Estado e da sua principal empresa.
No Brasil falta sim.Mas no Estado de São Paulo não. As 330 cidades que a estatal opera no interior estão universalizadas e as do litoral e da grande São Paulo que ainda não alcançaram a meta estabelecida para 2033 estão próximas de atingir a universalização em 2029.Ela está entre as três maiores e melhores empresas de saneamento do mundo.
Mais uma propaganda do governo estadual atual, provavelmente paga. Argumentos sem nenhum valor real.
O mesmo papo neoliberal de sempre: enganar com dados falsos. O povo brasileiro precisa de saneamento básico sim, mas privatizar onde menos precisa e onde mais dá lucro é que não dá para engolir.
Então tá, senta a borracha nos manifestantes, porque os bilionários acordaram com vontade de levar saneamento a todos os pobres de São Paulo. A vontade de fazer o bem é tanta que decidiram usar gás de pimenta nos malvados da esquerda que querem obstruir os atos de bondade dos capitalistas. Por ora, a gente esquece a Vale, a JBS, a Brasken, as lojas Americanas, o Banco Central e insiste na competência do setor privado.
As vezes me pergunto sobre o estranho hábito de ler comentários da Folha. Hj me dei conta do fascÃnio por comentários cortantes como o seu. A inteligência anônima expõe a miséria do debate público por aqui, como q demandando qualidade, como denúncia do despreparo ou da desonestidade jornalÃstica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcos de Vasconcellos > Privatização da Sabesp sem demagogia Voltar
Comente este texto