Michael França > Quando universidades destroem estudantes Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Guilherme Vergara Marçal de Freitas

    Obrigado por esse texto!

    Responda
  2. Lizeth Mira

    Muito pertinente e verdadeiro o que foi dito! As instituições educacionais (todas) e, em todos os segmentos deveriam adotar como disciplina/estudo inicial , primeiro a filosofia, a sociologia,a ética e a cidadania para que o conhecimento fosse pleno! A compreensão do homem enquanto ser humano em suas interações consigo mesmo, com o outro e com o mundo! A partir daí explorar os limites e possibilidades enquanto sujeito social.

    Responda
  3. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A universidade é uma extensão da sociedade como um todo . Esperar o que ?!

    Responda
  4. Mauricio Coelho goiato Goiato

    A universidade é uma extensão da sociedade como um todo . Esperar o que ?!

    Responda
  5. José Cardoso

    A competição estressante existe em qualquer lugar: no mundo corporativo, na indústria cultural, nos esportes, não é privilégio da academia. Uma particularidade cruel dessa última é que a pressão por títulos acadêmicos é desproporcional ao talento acadêmico da média, gerando muita frustração. Você pode admitir ser desafinado ou perna de pau sem problemas, mas se desistir de um curso superior recebe a pecha de acomodado.

    Responda
  6. sergio marcone da silva santos

    As piores partes da academia são a desonestidade e a falta de ética. Pode-se ver isso nos apadrinhamentos do dia a dia que vão da liberação de bolsas a concursos viciados. Sugiro um outro texto abordando novamente o tema, desta vez com exemplos práticos. Quem sabe os vividos pelo próprio autor?

    Responda
  7. ANDRE STANGL

    O texto toca na ferida... Defender a diversidade é também acreditar na pluralidade epistemica. O mito da meritocracia é um resquício da visão de mundo eurocêntrica e acaba fortalecendo os privilégios. A ciência pode ser colaborativa, e essa abertura é saudável. Por outro lado, a carreira universitária não precisa ser a única opção reconhecida para o conhecimento. Precisamos de mais opções também.

    Responda
    1. Luiz Alberto Brettas

      Isso, André, o costume geral é de dizer, repetidamente, por anos, que a felicidade está em entrar em uma universidade. Isso gera uma legião imensa de jovens frustrados, pois, simplesmente, só há vagas para poucos. Eu costumo indicar o vídeo (do YouTube) intitulado "escolas matam a criatividade ken robinson"... Tem menos de 20min e trata da importância exagerada que damos aos estudos universitários e, mais precisamente, aos estudos de matemática e aos estudos da língua. É um vídeo bem humorado.

  8. RILER BARBOSA SCARPATI

    Me lembrou do Pierre Bourdieu "homo acadêmicos" (apesar de eu não ser fã dele), mas o texto peca pela falta de exemplos e dados mais concretos.

    Responda
  9. GUSTAVO TORRES MOURE

    O texto apresenta críticas genéricas, sem evidências que as justifiquem. Poderiam ser aplicadas a qualquer ambiente de trabalho. Erroneamente, afirma que a imigração de cérebros se dá pelo ambiente estressante da Academia. Diversos estudos mostram que as causas principais são a falta de oportunidades profissionais no Brasil e a possibilidade de uma carreira acadêmica internacional.

    Responda
  10. Francisco Blazquez

    O articulista não tem nem ideia do que acontece na USP. O assédio moral, tanto a alunos quanto a docentes, corre solto por anos a fio antes que seja tomada alguma atitude. É só ver os processos que correm na procuradoria.

    Responda
  11. Paulo César de Oliveira

    O ambiente universitário é estressante e competitivo em qualquer parte do mundo. Existe um grande número de estudantes de graduação querendo seguir a prestigiosa carreira acadêmica e poucos cargos disponíveis. Quantos podem se tornar professor titular em Harvard ou Stanford? Quantos titulares em cada departamento da USP? As pessoas vão caindo pelo caminho e só uns poucos chegam ao topo. É claro que existem vícios, compadrio, nepotismo, etc. É a vida.

    Responda
    1. SILVIA TAHAMTANI

      Uma realidade que pode ser mudada, basta querer!

  12. Rodrigo Ribeiro

    Grande parte da competição entre docentes universitários é verificada, especialmente, na pós-graduação. E grande parte dela advém do Sistema CAPES de Avaliação da Pós-graduação, que fomenta a competição ao realizar o que denominam "Avaliação Comparativa" (simples ranqueamento com limite de quem receberá as melhoras notas e, portanto, mais financiamento). Ou seja, além de alterar as atitudes dos docentes descritos pelo autor, é preciso alterar o sistema que os molda e incentiva tais atitudes.

    Responda
  13. Florentino Fernandes Junior

    Tenho dó é de quem nao chegou là. Quem ta debaixo do sol trabalhando na roça, nas obras

    Responda
  14. Florentino Fernandes Junior

    A nossa salvaçao é a educaçao e quem chega lá deveria estudar seriamente

    Responda
  15. Florentino Fernandes Junior

    É muito mimimi

    Responda
  16. Edson Tanhoffer

    Sou professor de universidade federal com muitos anos de rodagem, gostaria de sair indignado destratando o autor. A verdade é que tem colegas que são de fazer um cachorro vomitar ao discursar contra as cotas e que tem curso que não é pra qualquer um....

    Responda
  17. Vito Algirdas Sukys

    Um livro que nos faz pensar sobre a vida acadêmica, que me foi recomendado por um colega professor da Usp, é o romance Stoner de John Williams. O livro mostra que no ambiente acadêmico, onde se espera que a justiça e a sabedoria prevaleçam, constatamos algo terrivelmente diferente. Não encontramos um herói envolto em glória; mas um ser humano que, fiel a seus princípios, vai se enredando nas malhas do destino. Nos perguntamos se estivéssemos na pele do protagonista William Stoner fariamos algo

    Responda
  18. marcos fernando dauner

    Na minha época de Universidade, , há algumas décadas, um aprendiz de peh-teh-bah subiu sobre a mesa do RU, começou a discursar e foi tirado de lá pelo filho de um fazendeiro estudando de Agronomia . E ficou nisso. Arquive-se . Hoje em dia seria notícia no JN, no Jornal da Band e o caso chegaria ao stf. Os tempos mudaram .

    Responda
  19. marcos fernando dauner

    A geração covid está definitivamente perdida . Todos presos em sua redoma de vidro, em home office , comunicação entre partes = zero, interação igual a zero . Tudo é racismo, tudo é discriminação - tolerância zero . O fim do mundo está próximo - Apocalipse cap. vinte e cinco, verso quinze .

    Responda
    1. Edson Tanhoffer

      Talvez seja tudo racismo e discriminação mesmo e esse tipo de afirmação seja uma tentativa pouco inteligente de aliviar o próprio racismo e comportamento discriminatório. Se o fim do mundo está próximo mesmo talvez a gente se encontre no inferno.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.