Joel Pinheiro da Fonseca > Por que a esquerda é incapaz de promover a segurança pública? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 3 4 5 Próximas
Como ele mesmo fala segurança pública é dos Estados, quando a esquerda teve no poder em SP e no Rio?temos que parar de pensar nessa ótica o problema é de todos e a solução bem complexa..vai além dessa baixa sociologia entre esquerda e direita proposta pelo colunista...
Não sei se concordo ou discordo com a lógica da matéria. Em se tratando de um problema estrutural grave com causas em muitas frentes, a violência é um desafio tanto para esquerda quanto para a Direita e ambas patinam no combate à ela. A diferença que vejo é que a esquerda enxerga no investimento social, principalmente na educação a resposta de longo prazo no controle e melhora dos indicadores de violência.
Poderia concordar com o colunista, só que a direita só promove violência, principalmente violência policial, não promove segurança pública não, afinal tem a maioria dos governos estaduais. O do RJ é de esquerda? Ah, é bolsonarista né. A direita é contra polÃticas sociais e contra polÃticas de segurança inteligentes. Ou o colunista acha que é só liberar polÃcia e milÃcia pra matar?
Excelente artigo. Um raio X preciso da situação.
E Ana Hickmann foi parar no sus. Viva o Sus.
´´Otema e oportuna lembrança.
Ô, Benassi! Joelzinho é enviado sa Faria Lima, como VTF. Trouxeram Demétrio, Pondé...afastaram, Reinaldo Azevedo, Cristina e Szabó. E agora, querem transferir a Sabesp para o grupelho em detrimento da população de SP. Tem método! Joelzinho é o arauto do arauto, Folha Pan! Joelzinho é quarteirizado! rs.
Contrapor algo sobre a esquerda e a segurança pública, tema central deste texto não quer né?
Hahahahaha, quarterizado foi ótema!
Uai, Joel, foi um sucesso. Muitos colegas tiveram paciência e argumentaram , infelizmente não tive muita. Mas deu clique paca, pô, mó sú.
Hahahaha, meus caros, é divertido e funciona a cabeça, é bom. Mas tenho tido pouca pacênça com a folha, em sua luta em prol do reacionarismo tupinambá. Mas reapareço! Hahahaah!
Não tenho te lido muito por esses espaços tão calorosos e às vezes com muita vergonha alheia. Bem vindo...
Benassi. bom te "ver" por aqui! Ilumina os comentários. mas voce sabe que nota de dois reais (ou pix), curintiano, pardal, pu-chá s@co e pomba tem em toda esquina.
De onde menos se espera...
É sério esse artigo? O cara cobra apenas da esquerda a responsabilidade sobre a segurança pública? Pior, cita violência sofrida por Tabata no Estado governado por um polÃtico de direita! rs Folha, nos poupe desses colunistas de quinta.
E não só em São Paulo: o Joel deve achar que o governo do Rio é de comunistas…
A segurança é função dos Estados, assim como a escola secundarista. Em Estados governados pela direita, pela esquerda tá tudo a mesma porcaria. E não se resolve o problema da segurança matando bandido e sim fechando e fábrica de bandidagem. E se faz isso com o fim da impunidade para quem descumpre as leis, inclusive bandido rico que mora em bairro nobre, combate a miséria e escola integral de qualidade.
Pode haver dúvidas quanto à capacidade da esquerda em promover a segurança, mas não há dúvidas sobre a capacidade da direita de promover a insegurança.
Ao contemplar sua varanda, Joel percebe que as flores dos vasos estão morrendo. Então Joel declara: "O vizinho que mora na cobertura do meu prédio é incapaz de promover o crescimento sadio das plantas da minha varanda"
Da mesma maneira que a direita precisa se livrar dessa ala caricata, atrasada e de baixÃsismo nÃvel chamada bolsonarismo, a esquerda precisa deixar de se parecer com um grupo de estudantes alienados de 19 anos, e enfrentar verdadeiramente o problema da segurança pública. O crime precisa ser combatido sim, um Estado leniente e compreensivo com o criminoso incentiva a criminalidade. Não se cria um povo forte com palavras e atos de gente fraca.
O RJ dominado pelas milÃcias da extrema-direita e o garotinho pensa que engana ao culpabilizar a esquerda pelo caos no estado? O mesmo vale para SP. O povo não é bobo.
O tÃtulo do artigo é infame; o texto é infame; como se no governo do inelegÃvel a segurança fosse boa. Como se no governo do vampiro a segurança fosse boa. Dividir o Brasil em esquerda e direita é ter apenas dois neurônios, e esses dois neurônios não estão aptos a escrever artigos. muito menos publica-los.
Esse monotema da esquerda no tema da segurança pública vem sendo explorado com sucesso pela extrema direita, mas apenas como palanque eleitoral. O congresso, assembleias e câmaras lotados de "Delegados e Capitães" e a violência a todo vapor. O Estado de SP governado por um carioca da turma da arminha e a violência crescendo. E ainda conseguem botar tudo na conta da esquerda. IncrÃvel!
Sim, entendo isso e concordo com o que disse. A esquerda não dialoga com o povo no chão da vida, com quem sai cedo e chega tarde, que efetivamente caminha pela cidade morrendo de medo.
Não é colocar na conta da esquerda, é simplesmente observar que a esquerda abre mão de combater o crime e deixa essa pauta importantÃssima, que afeta e traumatiza as pessoas, como monopólio da direita. Passar a mão na cabeça do criminoso, divagando sobre problemas sociais e genocÃdios acadêmicos, nunca será visto pela população como solução, e nunca será. São milhões de votos perdidos para os capitães e sargentos.
A esquerda corrupta nunca deu certo como governo em lugar nenhum. São piratas laddrões e corruptos, por isso, jamais vão combater a violência. Observem os comentários dos contratados pelo PT, gente a toa.
Enquanto o Ãndice de homicÃdios que eram baixos nos sertões no Sul e NE vem aumentando ano após ano nas últimas 3décadas, despencando em SP e mantendo-se no Rio, vimos ausencia de propostas para mais de um milhão de brasileiros assassinados nesse perÃodo. sejam governos de esquerda ou direita. o Brasil é lÃder feminicÃdo6%do total, LGbt e quem mais sofre é o homem negro de15a35anos, cerca de75%dos casos. Ninguém leva a questão a sério.
Nem direita ,nem esquerda.O problema é do paÃs todo,cidades grandes e inclusive interior.Esse planejamento tem que ser suprapartidário,o único partido que está ganhando literalmente,bilhões ,é do crime organizado,que não tem ideologia ,associa a tudo que favoreça a criminalidade,direita ou esquerda.
A pergunta é outra. Por que todo mundo é incapaz de promover a segurança pública no Brasil? Todos nós sabemos a resposta. Porque a guerra à s drogas criou um negócio milionário florescendo em zonas miseráveis, fazendo com que o crime seja o principal horizonte de vida das crianças nascidas nesses lugares. Na busca de um clique, vale tudo - até mesmo revisitar o discurso maluco do Witzel a tÃtulo de provocação. Descriminalizar todas as drogas. Esse é o caminho. E não há outro.
Já fui a favor disso, mas os resultados que vejo nos EUA e Europa não me convencem. É deprimente ver os guetos com imensa quantidade de drogados, o que degrada toda a coletividade. Claro que prender usuário não tem cabimento, mas ter algum tipo de sanção penal sim.
Concordo, João! No inÃcio do último século quando a lei seca foi abolida nos EUA a máfia sofreu um terrÃvel baque. El Capone já estava preso pelo IR, pois, pelos crimes violentos e de corrupção da sociedade nem Elliot Ness pode comprovar! Esse é o caminho. Ah! Nem cigarro eu uso e nunca usei essa droga totalmente liberada.
Joel,o pessoal criticou seu texto com raiva,mas a discussão foi rasa.A criminalidade e a violência nas grandes e agora pequenas cidades interioranas ,num crescimento exponencial,quase certamente está associada a competência da gestão do tráfico e crime organizado,que direita e esquerda ficam se torpedeando ,mas nenhuma abordagem inteligente,coesa em seus nÃveis ,associada a um judiciário comprometido(não STF que libera chefe de tráfico),estrangulamento financeiro das organizações,nada impactou.
Estamos esquecendo a enorme contribuição do Judiciário para a insegurança. Segundo um levantamento do Programa de Segurança Presente, do Rio de Janeiro, 68% dos presos por furto ou roubo em Copacabana na primeira metade do ano já tinham passagem pela polÃcia. Mas estavam livres, aguardando julgamento em liberdade – ou não haviam se apresentado à Justiça depois de condenados. Um deles tinha 94 registros por tráfico de drogas; outro, 56 anotações por roubo.
Melhor opinião que já li sobre esse assunto até hoje, parabéns, concordo plenamente, saiu daquela polarização direita/esquerda para falar diretamente do problema e da falta apresentação de soluções por qualquer um dos lados.
Quando a extrema direita governou e ainda governa estados e municÃpios o que fazem sai pra lá trouxa
O cara vota em miliciano band!do, e em candidatos apoiados por gente da milicia. Os estados e municÃpios por eles governados explodem na violência. Aà jogam no ar que a esquerda é incompetente e responsável pela criminalidade. Gente de má-fé, e mentirosa, é complicado
onde a violencia explode com suas piores caracterÃsticas com grupos do crime organizado e onde é enfrentada com desmedida violencia? A primeira resposta é facil, RJ e SP, no primeiro o poder publico é compartilhado com milicias e SP vai para o mesmo caminho. São governos bolsonaristas de direita. Onde há uma reação com desmedida violencia por parte da polÃcia? Bahia, há varios anos governo de esquerda, nada a ver a cueca com as calças, o estagiário de colunas escrevendo bobagens, como sempre.
Só não entendi o porq da esquerda no tÃtulo. Os estados e cidades nas quais está explodindo a violência são geridos por gente de outro espectro ideológico, e há tempos...
" Se a polÃcia agora vier investigar e prender os responsáveis pelos grupos de justiceiros, enquanto continua a não fazer nada contra os assaltantes, estará apenas aprofundando o completo sentimento de abandono —e a indignação— do povo". Qual a diferença entre justiceiros e bandidos? O colunista não esconde de que lado está, esquece que a solução é mais escolas e menos presÃdios.
Concordo que a esquerda em geral não apresenta proposta nenhuma pra melhorar a segurança pública. Mas se ela peca por omissão, a direita joga gasolina no incendio defendendo posse de armas e linchamento. O problema da violência vai além de ideologia e partido. Tem que haver consenso e trabalho em conjunto...Ou seja, impossivel nesse paÃs dividido.
Pegue toda a formação do Joel...e perceba que os "argumentos" dele são tão profundos e informados quanto os de qualquer tiozão do zap ou comentarista de fila de mercado. O que nascer na famÃlia certa não proporciona não é mesmo ?
Trago uma pergunta. Por que Joelzinho resolveu escrever sobre o tema? Qual foi o elemento que levou o defensor da Faria Lima se posicionar sobre segurança, nesse momento? R: O episódio envolvendo a deputada Tábata. E aà Joelzinho, via Folha Pan, ataca a esquerda a respeito de segurança pública em estados geridos pela extrema direita. A disputa municipal é o motivo principal! Que vergonha, Joelzinho! Nunca imaginei que fosse tão oportunista! Hummmm! É feio isso, para tua imagem limpinha.
Solidariedade a deputada Tábata do Amaral.
O uso midiático da violência, que existe, sempre aparece como tentativa de atacar o governo, não de solucionar a origem do problema.
De um lado Joel apoia o roubo de trilhões dos brasileiros pelos juros do BC, pessoas fÃsicas e jurÃdicas, para agradar o bilionário banqueiro dono da Folha, de outro fala da violência, que nada mais é do que o resultado final da parasitagem de nossa elite do atraso. Não sei onde começa a idiotice e onde termina a capangagem do colunista, não fosse isto não seria colunista da Folha.
Hahahahaha, caro Gilberto, há graça na franqueza do tabefe!
Que viagem, essa matéria: no Rio e em SP temos governos da DIREITA que não estão conseguindo promover a segurança pública. Mas a culpa é da esquerda?
Joel esquece que o RJ é governado pela direita ou extrema direita faz tempo. Que o governo Bolsonaro (extrema direita) piorou tudo armando centenas de milhares, armas para as milÃcias. São Paulo é governado por bolsonarista e antes dele Doria estava longe de ser esquerda (embora melhor que esse carioca bolsonarista incompetente). Nunes? Please! E aÃ, Joel?
Porqu'les "gostion"
Fui ler o artigo achando que seria algo bom, mas ele é cheio de clichês. O articulista já viu que os presÃdios são dominados por facções criminosas? Acha realmente que construir mais presÃdios resolve alguma coisa? Enquanto não houver um maior investimento nas polÃcias, na segurança pública não resolveremos o problema. O número de pessoas que é liberado em audiências de custódia é mÃnimo, na grande maioria dos casos a prisão em flagrante é convertida em prisão preventiva.
A base do problema no Brasil é a impunidade absurda que vigora aqui em todas cortes de justiça. Pessoas ricas, pobres, educadas, ignorantes tem algo em comum: não querem ser punidas! Aqui vejam o que fizeram com a Lava Jato nos crimes de colarinho branco e como deixam as cadeias dominadas por facções criminosas gerando novos criminosos ainda mais perigosos. Puna firme e eduque é o segredo.
Os lavajatistas é que são os culpados por ter acabado pq seria muito bom ela ter continuado, mas com honestidade não como foi. De resto vc está certo a impunidade é um dos maiores motivos da nossa criminalidade
Puxa vida, que desânimo quando leio a sugestão de mais prisões e mais presÃdios. Não está claro ainda que o encarceramento em massa de pobres e pretos só alimentou a cadeia do crime organizado, sobretudo a maior facção que comenda tudo de dentro de presÃdios?
Prezado Joel, não seja tão raso. Te pergunto, qual a capacidade da direito. Estude!! Vc ainda é pe que no.
Mas quem mer da, o estado do Rio de Janeiro é governado pela milÃcia é a culpa é da "esquerda"?
E pensar que o colunista faz parte do conselho editorial do jornal. Não se faz mais conselho como antigamente.
Vazou agora pelo jornalista Diogo Mainard, o Dp de análise financeira da PGR está envolvido com o PCC e o CV, não é só o ministério da justiça não que recebeu a Dama de Vermelho.
Essa notÃcia saiu ontem. Ele é funcionário de carreira e atravessou toda a gestão do Aras.
Considerando o alto número de violências de rua, de estelionatos, e outros, principalmente em São Paulo e no Rio, cabe a mesma pergunta: Por que a direita/ extrema-direita é incapaz de promover a segurança pública?
Texto totalmente controverso, furtando-se nas ideias. Vamos aos fatos: Numa das reportagens, um policial faz um diagnóstico dos fatos dizendo que esses jovens são reincidentes, já foram presos 8/9 vezes e logo em seguida à s prisões, são soltos. Vivemos um caos no judiciário quando o assunto é prisão, NINGUÉM cumpre uma pena total e tampouco permanecem presos por furtos ou roubos. Progressões de regime, saÃdas temporárias, audiências de custódia absurdas para casos óbvios de crimes que chocam.
Esse é o ponto. A punição carcerária é ineficaz. É preciso eliminar os criminosos violentos.
A incompetência é mútua. Veja que o Brasil é uma das nações com maior número de homicÃdios no mundo. A direita tem um discurso de pau e porrada que além de absurda nunca funcionou. O esquerdista nem debate a questão, para eles a questão é apenas inclusão social, só que tem nações mais pobre, iguais ou mais ricas que o Brasil com números infinitamente menores. Ninguém leva a séria as mais de um milhão de pessoas assassinadas nos últimos30anos no Brasil. Inúteis.
Gilmar eu não tenho ideia do que tem de ser feito. tem a impunidade, tem o exemplo e revolta que vem de nossas classes polÃticas, tem desigualdade e hoje em dia está ficando culturalmente bonito ser feio. O jovem cada vez mais se identifica com facções. mas tem muito mais. sei que algo deve ser feito e eu não sei o que. estamos num ciclo vicioso.
Taà uma coisa que concordamos é cultural falta de educar
Quem promoveu foi o Witzel e o side show Bob dele que tá poder agora no RJ. João BolsoDoria também promoveu a segurança como ninguém. Não sei porque dou engajamento pra esse ensebado desse colunista...
Ensebado.. . perfeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Joel Pinheiro da Fonseca > Por que a esquerda é incapaz de promover a segurança pública? Voltar
Comente este texto