Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Mauricio Borborema de Medeiros

    Acho que o contraponto ao discurso sobre causalidade social e promoção dos direitos humanos da esquerda é a ladainha polícia, prisão e pena da direita. O problema é muito complexo e a sua solução passa necessariamente por uma transformação estrutural da sociedade. Enquanto isso, acho a proposta "polícia, prisão e pena" simplista demais, e a luta por direitos humanos, civilizatória e urgente.

    Responda
  2. Luiz Claudio Teixeira Souza

    O título do artigo nos leva a acreditar que a direita promove alguma segurança pública, quando na verdade o discurso da direita é aquele de sempre, bandido desde que seja pobre e preto bom é que seja morto e nada mais. Concordo que que esquerda precisa enfrentar com seriedade o assunto segurança pública, mas interessante que parece que não cabe mais aos governadores encarar esse problema, só quando a esquerda está na Presidência, interessante não é?.

    Responda
  3. Luiz Claudio Teixeira Souza

    O título do artigo nos leva a acreditar que a direita promove alguma segurança pública, quando na verdade o discurso da direita é aquele de sempre, bandido desde que seja pobre e preto bom é que seja morto e nada mais. Concordo que que esquerda precisa enfrentar com seriedade o assunto segurança pública, mas interessante que parece que não cabe mais aos governadores encarar esse problema, só quando a esquerda está na Presidência, interessante não é?.

    Responda
  4. Maria Lopes

    A falência das polícias do RJ é sabida há décadas, assim como o envolvimento de milícias na política. Está piorando. Parte da solução estaria na discussão séria de uma política de drogas mais condizente com a realidade do mundo. Mas. Há tanta gente lucrando com isso, e tantos políticos que não querem prejudicar as margens de lucro propiciadas pela repressão, que nada muda. Prendem o povinho que vende e deixam os outros à vontade. E a população que se vire. Não vai melhorar.

    Responda
    1. Maria Lopes

      O articulista podia apontar os governos de direita que foram bem sucedidos nesta área? O governador carioca de São Paulo é um desastre. E dizem que usa um prendedor de gravata em forma de metralhadora. Será verdade?

  5. Bianca S

    Ainda não entendi se o texto é pra rir ou pra chorar. O colunista acusa diretamente a esquerda pela violência, enquanto a direita, empoleirada nos governos e prefeituras, ou seja, tendo o aval do povo pra agir, não consegue resolver nada. Mas a culpa é do Lula!

    Responda
  6. Luiz Carlos Ribeiro

    Não escamoteie O seu texto não está isento de posicionamento. Qual é o discurso da direita? Bandido bom é bandido morto! Você poderia tb usar essa frase de efeito: Na direita há muito discurso sobre enfrentamento, mas nada sobre causas sociais do crime.

    Responda
    1. EVANDRO SADA FARIA

      Você não foi nunca assaltado ou você é um assaltante

  7. Adriano Ferreira

    Como você bem escreveu: a segurança é de responsabilidade do Estado, governado por um político de direita. Tanto no Rio quanto em São Paulo.

    Responda
  8. Alexandre Assis

    Não sei se há no Brasil outra instituição tão falida como a polícia do Rio de Janeiro. Natural que a população se revolte contra a violência.

    Responda
  9. José Bernardo

    Não acredito - ou sim, acredito, sendo ela o que é - que a FSP tenha publicado isso, e com esse título. Uma criança perguntaria: os governadores de SP E RJ, e os prefeitos das respectivas capitais, responsáveis pela segurança, acaso são de esquerda? O que os governos de direita, ou extrema direita, têm de fato feito de efetivo, além de matança indiscriminada de "bandidos" em comunidades? Caça- cliques vergonhoso é o que o artigo é.

    Responda
  10. Ricardo Knudsen

    É vergonhoso q o colunista suponha, sem qquer evidência, q a vítima de espancamento foi pega roubando, particularmente pq roubo é crime q envolve violência. Como o colunista poderia saber disso? Como sabe se a vítima não foi acusada de algum malfeito injustamente? E pq roubo? De certo, para o colunista, um negro sendo espancado só pode ser ladrão.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Excelente, na mosca!

  11. Adriano Dos Santos Bras

    A bagunça começa com a pm descontrolada e violenta, depois na delegacia que não investiga e faz acordos com certos grupos temos o BO Redigido com a versão do pm … depois os juízes que ganham muito e trabalham pouco finalizam o péssimo trabalho.

    Responda
  12. Marcelo Albuquerque

    Petezada apoia tudo que é de ruim

    Responda
    1. Gildázio Garcia

      Muuuuuuu!

    2. Dirceu Luiz Gonzaga

      Tão poucas palavras prá dizer tanta m....

  13. Marcelo Albuquerque

    Governo que tem o mandatário como ex presidiário e recepciona parentes de traficantes no ministério da justiça, se espera o quê?

    Responda
    1. Severo Pacelli

      Saia desse mundo fake bolsomita milenático. Tá ficando feio essa fala mentirosa, tendenciosa. Cresça!

  14. Laudgilson Fernandes

    Chega a ser vergonhoso um cabeçario tão manipulado. O Rio de Janeiro está sendo governado pela direita por mais de vinte anos. Quando se vê uma multidão de jovens fazendo arrastão, como se fossem uma tisunami humana, realmente algo está muito errado. Quem sabe se voltássemos nosso faro para a causa básica que é o sistema perverso de exploração, de acúmulo de riquezas. Da falta de educação e emprego, de uma sociedade aonde ostentar é existir. Na próxima, peça a prisão exemplar para os corruptos.

    Responda
  15. Ricardo Knudsen

    A incoerência do colunista é risível. Ele faz um título para acusar a esquerda de incapaz, destaca a falência da segurança no Rio, mas não cita q o governo do estado está há mais de quatro anos na mão da direita. Isso, apesar de reconhecer q a segurança é competência estadual. Só faltou pedir a volta do Bozo.

    Responda
  16. Marcelo Martins

    Por que alguns que se dizem jornalistas são incapazes de debater ideias sem seus recalques e mau-caratismo e desonestidade intelectuais ??

    Responda
  17. Claudio Carvalho

    Depois vocês querem falar de Fakenews. Que colunista invertebrado! O título não diz nada sobre o texto e tudo sobre o escriba. A esquerda "não sabe o que fazer" e a direita sabe e trabalha para a esquerda não fazer. Vergonha alheia cada vez que leio uma redação desse colegial.

    Responda
  18. Otacilio Sá teles

    Tanto quanto a direita, o PSDB ficou no poder por oito anos não resolveu, o PT por treze anos não resolveu, o PMDB por dois anos não resolveu e por último a ultradireita que eu não me lembro o partido, ficou quatro anos e também não resolveu.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E continuarão, independente de quem seja, não resolvendo. Não há o menor espírito cívico nos congressistas. Sem um congresso decente, nada se resolve e tido piora. O Executivo, de um ou outro modo, é conivente com o congresso. Aliás, costuma moldar o perfil dos congressistas.

  19. Ricardo Knudsen

    Ainda bem q o colunista não é racista e não pré-julgou a vítima. Segundo o moço, um jovem negro sendo espancado só pode ter sido pego roubando. Para ele, negro apanhando só pode ser ladrão.Impossível q tenha sido vítima de racismo e acusado injustamente de um malfeito, isso nunca acontece no Brasil. O colunista hoje ultrapassou todas as barreiras da decência para fazer seu discurso fascistóide.

    Responda
  20. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Pessoal encarem a realidade, o sistema todo faliu. O Judiciário aplica penas brandas pois sabe que os presidios estão abarrotados. Ai o Policial nem se arrisca mais pois sabe que o criminoso será solto em breve. E ai o bandido ciente dessa situação, age sem o menor receio de ser pego. Vejam o espiral em que nos metemos. Solução - construir 03 presidios por bairro, penas de 20 anos de reclusão para roubo com emprego de violencia, 30 para estupro , ambos sem redução. Alguma idéia melhor?

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    2. Esechias Araújo Lima

      Perfeito!

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      Descriminalizar a circulação e uso de determinados produtos.

  21. Daniel Barbosa

    Total má fé do autor nesse título. A esquerda giverna quais estados? SP e RJ, os principais problemas, têm e tiveram mais governos de centro-direita e direita. Então quem é que não está sendo capaz de promover segurança? Muito tendencioso, Joel, só querendo criar manchetes para circularem no zap dos bozós. Irresponsável.

    Responda
    1. Esechias Araújo Lima

      Não creio que podemos culpar esquerda ou direita. O leitor Carlos Eduardo está correto: "o sistema faliu". "A Bahia tem uma taxa muito acima da média nacional, e o nível de violência não está circunscrita na Região Metropolitana de Salvador, e sim no estado todo". Samira Bueno, diretora-executiva do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. UOL 22.07.2023. Temos aqui a cidade mais violenta do Brasil. A Bahia é governada, há quase 17 anos, pelo PT.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nhém, nhém, nhém. Segue a lamúria. Nega o problema. Esquerda e direita, tanto faz. Ou melhor, nada faz.

  22. Marcelo Martins

    Por que jornalistas de direita só escrevem bobagens rancorosas e cheias de recalques??

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      É mesmo. Essa abordagem do jornalista é sobre algo que nem existe.

  23. Daniel Vitorazzi

    Que desonestidade, o insucesso de políticas de segurança pública perpassa todos os espectros políticos. Os barões do narcotráfico estão em condomínios do RJ e litoral de SC que fazem arminha. Se antes a criminalidade tinha grande componente de luta pela sobrevivência, políticas sociais da esquerda minimizaram o problema. Hoje o maior motor é a droga. Quem quer manter este modelo ineficiente de polícias militares e Justiça é a esquerda? Tenta iniciar um debate sério sobre o assunto, para ver.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Todos mantém, posto que entram e saem governos, transcorrem décadas, e tudo piora.

  24. MARCO AURELIO PINHEIRO LIMA

    O título é uma bobagem. Não tem nada a ver com esquerda e direita. No Brasil, crime é um bom negócio para alguns e muitos fazem vista grossa para o que sustenta o crime, a corrupção. Precisamos de um novo acordo social para combater a corrupção com eficiência em todos os níveis. Não precisa inventar muito. Só copiar dos países que tratam isso direito.

    Responda
  25. Giovani Ferreira Vargas

    O medo da Petezada é os justiceiros irem atrás dos peixes grandes,isto é, do próprio PT.

    Responda
    1. Eduardo Rocha

      Esses justiceiros saoum bando de boizinho nadegas-frouxas. Bater em moleque é mole. Quero ver enfrentar traficante ou miliciano.

    2. Marcelo Ribeiro

      Justiceiros, hum... sei. Quer dizer que apoia a milícia, que domina a criminalidade no Rio, como o seu ídolo.

  26. Dario Lima

    A segurança pública começa com a Legalização total e irrestrita de todo tipo de drogas, como o cigarro e a bebida alcoólica, a coca cola, são todas drogas legalizadas.

    Responda
  27. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    A modelo econômico idolatrado pela direita, que produz a pobreza, e depois dela a violência, quer que acabem com as consequências sem combater a causa?

    Responda
  28. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Não dá nem pra começar a ler com esse título. Acabamos de ver como a direita se esmerou na segurança pública com Bozo. Mas quem se lembra da direita assegurando o público na ditadura também deve ter bons recuerdos. A folha não tem semancol.

    Responda
  29. Felipe Araújo Braga

    A extrema direita acha que a solução é sair exterminando. Mas a esquerda (e eu sou de esquerda) precisa entender que roubar celular na rua e agredir a população não é justificável, não há desigualdade social que justifique isso! Mesmo porque a maioria dos roubados e agredidos também são pobres.

    Responda
  30. Rodrigo Tavares

    Um ex-presidiario e atual presidente da República, disse uma vez que está cansado de ver a polícia militar assediar os jovens por ter simplesmente furtado um aparelho celular. Alguém sabe o nome desse cidadão?

    Responda
  31. Vanderlei Nogueira

    Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    1. Eduardo Rocha

      A velha limpeza etnica! Adolfinho adoraria escutar isso. O calhorda certamente se acha da elite e que é o único que merece viver onde vive. Mas tenho certeza que que vai manter uns inferiores por perto para servir de porteiro, copeira, etc.

    2. Marcelo Martins

      Não, a ignorância nao é uma dádiva.

    3. Dario Lima

      Migração, esses bolsonaristas são uma piada, além de ignorantes.

    4. Ricardo Arantes Martins

      Devolver o migrante e "geraçoes ao local de origem". Pesado. Somos todos brasileiros em qualquer rincão do Brasil.

    5. Juliana Santana Rick

      Apoiado! Que fiquem no Brasil apenas os indígenas. Afinal, aqui somos todos migrantes.

    6. Juliana Santana Rick

      Apoiado! Que fiquem no Brasil apenas os indígenas. Afinal, aqui somos todos migrantes.

  32. Vinícius Gomes Rodrigues

    A sociedade brasileira já é e sempre foi violenta. Historicamente.. Clamar por monopólio da violência pelo estado ou sociedade é triste. É o de sempre, o mais do mesmo. E assim se segue essa vidinha...

    Responda
  33. Leo Oliveira van Holthe

    Xiitas da esquerda podem vomitar o discurso que quiserem (ah, mas no RJ os desgovernos foram de direita, olvidando que, na Bahia, o PT governa há décadas), mas a verdade é que o discurso rousseauniano (esse mala que abandonou os filhos num orfanato) das esquerdas não tem qualquer base antropológica. O homem não nasce bom, cacete!!! Enquanto a esquerda continuar a justificar o crime, mais distante ela estará dos anseios do povo. Só Carolina (tecla SAP: a esquerda festiva) não vê isso.

    Responda
  34. Felipe Araújo Braga

    Eu penso que a lei deveria ser severa no Brasil. Sou de esquerda e defendo sim a aplicação da lei: pela aplicação rígida dela, Bolsonaro e os seus estariam na cadeia há muito tempo. Não adianta só prender quem rouba celular e deixar os políticos e empresários comentando crimes impunemente. Muitos pastores também deveriam estar presos. Por fim, a população trabalhadora não pode continuar lutando para pagar um celular e ser roubada ou morta quando chega a noite cansada do trabalho.

    Responda
    1. Daniel Vitorazzi

      A esquerda erra ao minimizar a violência de um roubo de celular, por exemplo, que foi comprado com o pouco que o suor de um trabalhador pode comprar após a exploração de seu trabalho. Ao mesmo tempo é enfática sempre em denunciar a exploração do trabalho. O que é do trabalhador não pode ser retirado dele nunca, sob nenhuma circunstância. Roubo, se não for famélico, é grave violência.

    2. João Leite Leite

      Bolsonaro e os seus estariam presos se a lei funcionasse igual para todos. Assim como Lula e os seus chegados estariam presos e não governando o país. O erro da esquerda e da direita é que condenam os seus adversários mas defendemos da sua laia.

    3. Felipe Araújo Braga

      Sim Ricardo, a extrema direita acha que a solução é sair exterminando. Mas a esquerda (e eu sou de esquerda) precisa entender que roubar celular na rua e agredir a população não é justificável, não há desigualdade social que justifique isso! Mesmo porque a maioria dos roubados e agredidos também são pobres.

    4. Leo Oliveira van Holthe

      Excelente comentário, Felipe! Concordo contigo demais. A minha pergunta que fica é: tá, infelizmente, não conseguimos prender os políticos do Centro que há mais de 20 anos Lula já apontava o dedo (os 300 picaretas de Bsb, que virou até música do Paralamas). Agora, vamos defender que isso justifica a não prisão dos outros criminosos? E dona Maria que se lasque, se ela ralou pra comprar o celular em 15x e a roubaram? Assaltante a banco (novo cangaço) tb pode? Acordem!!!

    5. Ricardo Arantes Martins

      Veja Braga trazer a discussão a baila é necessário. Quando vemos um esquerdista conversar sobre Segurança Pública. A maioria é dileta demais pra isso e a questão seria apenas inclusão social só que tem nações mais pobre ou iguais com números de homicídios infinitamente menores. A direita não faz nada, tem esse discurso de pau e porrada que nunca funcionou. só fez aumentar. Acho que é bem por ai. Seriedade se faz necessária para soluções dessa mazela nacional.

  35. Nelson de Paula

    Não adianta propor medidas de segurança quando o prédio já está pegando fogo. Menos ainda tentar apagar o fogo com gasolina, que é essa justiça feita com as próprias mãos, como fosse vingança. Por enquanto o menos pior é cadeia para todos os criminosos, sem penduricalhos!

    Responda
  36. Renato Almeida

    Não podemos esquecer da parcela de culpa do poder judiciário nessa bagunça toda. Basta ver a quantidade de gente que é presa dezenas de vezes e soltas logo em seguida, para continuar praticando crimes. Os juízes que soltam bandidos também deveriam ser responsabilizados

    Responda
    1. Rodrigo Cabral

      São es crav os da lei. Tem que mudar a lei pe nal que é da década de quarenta.

  37. Regina Fonseca

    Será mesmo esse colunista mestre em filosofia? Pelo texto não é o que parece.

    Responda
  38. ALEXANDRE MENDES DE ALMEIDA

    Não entendi muito o ilustre comentarista. Ele faz referência à cidade do Rio de Janeiro que tem como governos (ou desgovernos) pessoas da direita (ou ultradireita) há anos e busca responsabilizar a defesa de direitos humanos pelo fracasso/corrupção / mílicia que impera na segurança pública do Estado?

    Responda
  39. adenor Dias

    A justiça com as próprias mãos não é correta, mas os cidadãos que cumpre a lei precisa ser respeitado! Se defendermos bandidos, não adianta um pai honesto querer educar seu filho para ser também honesto! Quem mora em periferia, sabe que bandido não tem medo de cadeia, eles tem medo da revolta da população! Se a sociedade não se sentir protegida pelo estado, uma hora ela toma a iniciativa de se proteger! Não sei q.. traz mais segurança se direita ou esquerda, mas o exemplo tem que vir de cima...

    Responda
  40. Luiz Carlos Ferreira

    A esquerda? Onqueni governo do INELEGÍVEL fez em 4 anos?! O que os governos de direita do RJ e SP fizeram nas últimas décadas? O PCC nasceu nas asas de quem?

    Responda
  41. lucio matos

    Texto maldoso!! E a direita?? Como ela combate o crime? O que Bolsonaro fez pra combater?? Deixa de ser tendencioso moço!!! O problema da violência é sério e deve ser combatido por qualquer tipo de governo! Agora dizer que a esquerda não sabe enfrentar e mais um discurso falso da direita que vc endossa.

    Responda
  42. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

    Pq a esquerda e a direita são incapazes de propostas q solucionam o problema?

    Responda
  43. ALDO DE ALCANTARA MACHADO

    Pq a esquerda e a direita são incapazes de propostas q solucionam o problema?

    Responda
  44. ADONAY ANTHONY EVANS

    A angústia do comunistas e a de todos. A culpa, tanto da esquerda, quanto d direita. Os presídios de segurança máxima quem construiu foi a Esquerda. As execuções e massacres quem comemora é a Direita. Governos do Rio e SP são de Direita; qual o plano? Não tem. O problema, o colunista define bem. A causa leis flácidas e falta de inteligência policial. Não entendi por que acusa somente a Esquerda.

    Responda
    1. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Tchê, acusa só a esquerda porque é militante, usa a fleuma e não a força. Felpudo!

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Escrevi colunista, saiu comunistas. Até tu, teclado?

  45. Felipe Macedo

    Por que a direita é incapaz de assumir seus b.o?

    Responda
  46. Paulo Augusto

    Segurança pública é responsabilidade dos governos estaduais. Engraçado é que a maior parte dos governos é de direita mas a cobrança é sempre para a esquerda.

    Responda
  47. Anete Araujo Guedes

    Qual governante foi capaz de promover a segurança publica no país ? Essa história de bandido bom é bandido morto, de tratar violência com mais violência, são táticas equivocadas, já tentadas à exaustão. Quem sabe diminuir a brutal desigualdade social, a disparidade entre salários, a educação precária, a falta de moradia, de saneamento básico, de industrialização, de empregos… ?

    Responda
    1. Felipe Araújo Braga

      Mesmo assim: pessoas que cometem crimes não podem conviver em sociedade.

  48. José Eduardo de Oliveira

    a direita nós sabemos, ela é cliente dos manos...xeirou? quer dizer sacou?

    Responda
  49. paulo cesar cruz

    Um bom exemplo de não passividade é saber votar. Quem armou a população? Quem disse que cada cidadão deveria ter uma arma ? Acho desleal, pra não dizer pior, quem lembra do Lula quando quem armou a população foi o ge no ci da. Mas faz parte do contexto do Brasil atual. Muita covardia e meias verdades, a imprensa no estilo Estadão se multiplica como baratas. Perdão ás baratas.

    Responda
    1. adenor Dias

      Não há cidadão comum que saiba votar, uma vez que não conhecemos na intimidade os candidatos! Os candidatos que aparecem em destaque a disposição do eleitor, é aqueles que paga mais para a publicidade e contrata a maior quantidade de cabos eleitorais! Não temos garantia nenhuma que tais candidatos são bons administradores e honesto...

  50. Paulo César de Oliveira

    De fato, linchamento é uma coisa horrível, muito pior do que furto. Mas essas barbaridades acontecem porque a população não confia no Estado. É preciso modificar a jurisprudência de modo que autores de furtos recorrentes não fiquem soltos. Se furtou apenas uma vez, libera para cumprir a pena fora da prisão. Furto recorrente, deixa preso por alguns anos.

    Responda
    1. Paulo César de Oliveira

      A própria polícia deixa de prender quando sabe que o ladrão voltará para a rua em pouco tempo.