Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Elvis Pfutzenreuter

    A esquerda acha que todo criminoso é uma vítima e que o único motor da violência é a desigualdade. A direita acha que "bandido bom é bandido morto" mas sub-repticitamente considera que "bandido é o cara atrás da árvore", aí quando o "cidadão de bem" comete crime, logo começa o "pera lá", o "veja bem", o "entenda isso". Todos estão errados, não estaríamos com esse problemão se pelo menos um lado estivesse certo. Nossa sociedade é violenta. A violência é tolerada e começa dentro de casa.

    Responda
    1. Alexandre Lemos

      Bom ponto. Mas fica a pergunta, por que esse caldo de brasilidade tem tantas xícaras de violência?

    2. Gilmar Maghenzani

      Vc está certo mas não se pode generalizar pq sou de esquerda não penso que todo criminoso é uma vitima pq tem muitos que não precisam roubar ou cometer outros crimes

  2. Hernandez Piras

    Mais presídios e mais prisões! Mais recrutas para o PCC, o Comando Vermelho e similares! Como tudo é fácil nesta área quando se ignora a variável mais difícil, isto é, o crime organizado! Parabéns, Sr Joel, pelos clichês: já pode se candidatar para a Bancada da Bala!

    Responda
    1. CELSO ACACIOO GALAXE DE ALMEIDA

      Então, basta combater o crime organizado que tudo será resolvido? Parabéns pela solução mágica!

  3. Rafael Gallina Delatorre

    Show de chavões que alimentam a ultra direita no mundo. Quer uma solução mágica que resolva a segurança. A esquerda tem a solução sim, mas precisa de planehamento. Passa por dar mais dignidade as pessoas, oferecer serviços que compensem a falta de recursos. Estamos indo pra isso? Parece que não. Colunista deveria apoiar estas iniciativas, mas acho que está do outro lado.

    Responda
  4. Amarildo Caetano

    O colunista critica a esquerda por defender direitos humanos ? Pede a construção de mais presidios como se fosse a solução. Como se a miséria não recrutasse jovens e adolescentes para o crime .

    Responda
  5. Aderval Rossetto

    Por causa que sua direita empresarial rouba os pobres!

    Responda
  6. Daniel Quintela

    A filha da voz a cada ignorante que chega a ser vergonhoso!

    Responda
  7. newton penna

    Optei por ler este artigo achando que, finalmente, encontraria uma crítica séria contra a incapacidade de a Esquerda - como se a Direita fizesse melhor - resolver o problema da segurança pública. Mas o que me deparei foi um texto raso, repetidor dos piores chavões que assistimos diariamente nos datenas da vida.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário

  8. Rives Passos

    Acho que Joelzinho acertou na sua análise! Os Estados de São Paulo e Rio de Janeiro são governados pela extrema esquerda. E o Palácio do Planalto chefia as polícias estaduais nesses estados. Parabéns, Joelzinho!

    Responda
  9. Ricardo Arantes Martins

    Nos últimos 30anos o número de homicídios despencou em SP e está em menos de9para cada 100mil hab. e puxa as proporções nacionais para baixo, Enquanto o Rio ficou na média o resto do Brasil explode em violência que migrou do Sudeste para o Brasil. Há décadas era seguro andar pelos sertões, pelo NE, pelo Brasil. Agora tem índices de homicídios estratosféricos em Estados administrados pela esquerda ou direita. Falta Política de Estado a médio e longo prazo. Estudos e vontade política.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário

  10. SUSANNE WALKER

    Por que não chamar um comentarista especialista em Segurança Pública? Há vários muito bons. Esse texto não para em pé… é raso e cheio de pré-conceitos. Perdi meu tempo e ainda passei vergonha alheia.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Isso mesmo Susanne, deveria ser um ministro anterior ou o Dino mesmo

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário

  11. José Bueno

    Se este j orn al ist a investigado pretende elucidar a responsabilidade de políticos na nossa incapacidade de promover a segurança pública, considerando suas causas e políticas de enfrentamento, deveria começar por explicar porque tantos reacionários de direita são contra gastos em programas sociais e, ainds mais, defendem publicamente, até com condecorações, atuação de milícias criminosas.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bons comentários

    2. Matheus Lourenço

      boa, José. Educação e programas sociais não estão nos programas dessa direita retrógrada, armamentista e elitista, que não possui soluções adequadas em nenhuma das áreas importantes para o nosso desenvolvimento, inclusive no que diz respeito a segurança pública. E basta ver como conduziram o MEC, a PF, a pasta de Meio Ambiente... a lista é extensa. Essa gente não fez nada nos 4 anos em que governo pela segurança!!

    3. José Bueno

      " jornalista investigativo

  12. Cláudio Volpi

    A ficha caiu? O exemplo e o incentivo vem da esfera Federal, enquanto tivermos governantes complacentes com o roubos, terrorismo e afins, seremos caçados como ovelhas. O estado não provê segurança individual e a esquerda prega que ninguém possa se defender, enquanto se escondem em carros blindados e são protegidos por seguranças armados. Até que enfim a ficha caiu, antes tarde do que nunca.

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      Andar armado só faz aumentar a violência.O crime adora esta proposta

    2. SUSANNE WALKER

      A Segurança Pública é responsabilidade do Estado. Quando isso vai entrar no seu repertório? E quanta maledicência, Sr. Volpe: a esquerda....blablabla...a esquerda...mais blabla.... O Sr, do alto do seu púlpito de justiceiro, escreveu uma série de inverdades em 4 linhas e meia. Assim, não avançamos um passo sequer na discussão.

  13. Ivar Saldanha

    Excelente. Em Salvador tem assaltante com tornozeleira eletrônica. Eu contei três em minha rua. E assaltam com violência a qualquer hora. Eles estão roubando armas em módulo policial. Aumentou 56%? Faz um L aí.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Mentiroso, pra mim é pq o cara vem e lacra sem mais nem menos

  14. Carlos Fernando de Souza Braga

    Clickbait?

    Responda
  15. Carlos Fernando de Souza Braga

    "o vídeo não mostra o contexto, mas é de se supor que o sujeito foi pego roubando" afirma o colunista sobre uma cena de linchamento.

    Responda
  16. Maron Hannah Chequer

    Engraçado. Rio de Janeiro e São Paulo são governados pela extrema direita e a culpa pela insegurança nesses estados é da esquerda.

    Responda
  17. Leila Barbosa

    Mais um artigo tendencioso tanto no título como no conteúdo ....que eu saiba SP e RJ não são governados pela esquerda....

    Responda
  18. Joaquim Rocha

    O quê o governo anterior, de extrema direita fez para diminuir o crime? Incentivou as milícias, os grileiros, os traficantes de ouro e de madeira, facilitou a aquisição de armas para todos eles, akem de querer colocar um tal de ramagem na polícia federal para esconder criminosos. Ao invés de combater o crime organizado, ajudou a ampliar. Joel é um jum ento.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Jura Cláudio? Menores quanto? Vc fala no último governo federal ou estadual? Governo Federal não combate crime comum. A qual governo vc se refere?

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário

    3. Cláudio Volpi

      No governo anterior os índices de criminalidades eram menores.

  19. Homero Moreira Filho

    Interessante a conclusão do jornalista: A esquerda é incapaz de solucionar o problema, porque ela foca nos direitos humanos dos presos e não dos cidadãos. Se isso fosse verdade, porque a violência nunca teve projetos por parte da direita, sendo que ela, em termos de número no poder, foi ela quem mais ali esteve? Precisamos, na realidade é de ver segurança não como temas ideológicos e sim como vontade de um Congresso que não se move nessa direção. Segurança é tema complexo.

    Responda
  20. Fatima Marinho

    Os pivetes que roubam celular são os filhos do aborto ilegal, crianças cujas mães não conseguem cuidar de si mesmas e lhes é negado o direito ao aborto induzido. Cinismo dos fanáticos da direita, aborto eh crime, justiceiros espancarem e matarem o adolescente não seria crime. Eu defendo a legalização do aborto e vc, Joel?

    Responda
    1. Amarildo Caetano

      A extrema direita não quer aborto,mas defende policiais que executam jovens na periferia..

    2. Fatima Marinho

      Claudio Volpi, vc é daqueles que defendem os milicianos e são contra o aborto. Deixo claro que o aborto induzido é um direito, não uma obrigação. Muitas mães de pivetes, que sabem que não têm condições de criar filhos, optariam por uma borto seguro e legal. Cinismo dos fanáticos. Direito da mulher de decidir sobre seu corpo. Por ano nascem 8 mil bebes de mães com menos de 14 anos, mais 20 mil de mães de 14 a 19 anos. Qual o futuro dessas crianças?

    3. Cláudio Volpi

      Exato! Eugenia já! Que sejam punidos ainda no ventre! Isso sim é democrático e amoroso. O amor da esquerda é meio estranho...

    4. Matheus Lourenço

      De fato, é muita hipocrisia da direita reacionária.

  21. Leandro Manoel Dias

    Enquanto Deputados e Senadores de direita, ficam mais preocupados em fiscalizar banheiros, sexualidade, costumes em geral, ao invés de legislar, as penas seguem brandas, progressivas e etc.. mas vai que ao recrudescer a Lei eles sejam vítimas.... Esse é o paradoxo do legislador. Quanto atribuir ao governo federal a insegurança que estamos vivendo, acho que caberia perfeitamente aqui para a imprensa um crime de responsabilidade (ou de irresponsabilidade, ou de lacaismo, ou de cinismo) !!!

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Muito bom comentário.

  22. Nelson Seiji Fukai

    Medidas policiais são apenas um paliativo. Enquanto não tivermos uma educação púbica de base eficiente e de bom nível e uma melhor distribuição de renda, vamos ficar enxugando gelo, seja o governo de direita ou de esquerda. Tudo que está acontecendo hoje começou nos anos 80 quando os ricos do Brasil tomaram conta dos destinos do país e impuseram uma legislação que facilita a ultra concentração de renda. Daí que, entre morrer de fome e roubar, milhões escolhem a segunda alternativa.

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      No caso dos excluídos, sim. Mas qual a explicação ou justificativa para os corruptos e ladrões de "colarinho branco"?

  23. Daniel Almeida

    No final das contas o artigo dá uma resposta fácil: culpa a esquerda. Segurança pública é responsabilidade do estado. Os estados de SP e RJ são governandos pela direita ha décadas. Deveriam servir de exemplo, não é mesmo?! Culpa do Lula

    Responda
  24. José Bueno

    O impulso irrefreado de boicotar o governo Lula leva o j orn al ist a a tentar reduzir a discursos a preocupação com as causas sociais do crime, sem investigação j orn al is tica das propostas de núcleos avançados de pesquisa sobre como enfrentar estas causas. Dizer que 'há ' fundinho' de verdade que a esquerda é um vazio de propostas no tema da segurança é ignorar ou esconder a elaboração de um plano nacional consistente e eficiente com propostas do governo atual sobre o tema da segurança.

    Responda
  25. José Cardoso

    A punição não é uma medida eficaz para a mudança de comportamento. Isso é ensinado pelo behaviorismo há quase cem anos. Nesse sentido, todo nosso sistema prisional é inútil. Só a eliminação física dos malfeitores pode solucionar o problema da violência, mas nossa constituição a impede.

    Responda
    1. José Cardoso

      Só estou dizendo que, à luz da ciência, nosso aparato punitivo de combate ao crime é inútil. O criminoso é reforçado pelo sucesso nos assaltos, e a punição da cadeia não afeta seu comportamento de forma duradoura. Já eliminá-lo é sem dúvida uma solução.

    2. Amarildo Caetano

      José, você acha que filho de rico que incendia mendigo seria punido com pena de morte ? Com certeza iriam eliminar os jovens da periferia.

    3. Fatima Marinho

      Essa é uma interpretação equivocada, leia outra vê a teoria, vc não compreendeu.

    4. José Bueno

      Quanta bobagem em poucas linhas! Só faltou o estudado Cardoso dizer que o behaviorismo propõe a pena de morte e a liberação das milícias...

  26. Matheus Lourenço

    Fosse ponderado, o Joel ao menos mencionaria o desastre na área de segurança que foi o desgoverno anterior, de extrema-direita: afrouxamento completo da regulação e rastreamento de armas e munições. A Polícia Federal tbm perdera protagonismo, reconquistado recentemente. Tampouco se lembrou de outra "queridinha" da extrema-direita carioca: as milícias cariocas. E quando digo queridinha, refiro-me às alegadas virtudes por eles propagadas a esse tipo de "solução", que vem destruindo há décadas o RJ

    Responda
  27. Alexandre Rodrigues

    Disse tudo, a incapacidade da esquerda lidar com criminalidade, só deixa a narrativa pra direita, que é incompetente em propor uma solução realista, armar população é discurso de quem não sabe o que fazer. No meio desses, fica o povo refém de delin quentes e futuros milici anos.

    Responda
  28. André Andrade

    É duro pagar assinatura da FSP para ter que ler opiniões tão rasas sobre temas tão complexos.

    Responda
  29. Mateus Oliveira Sousa

    O Rio de Janeiro e São Paulo são governados pela direita, não é?! eu me perdi no objetivo do artigo...

    Responda
  30. Matheus Lourenço

    Para que ler colunista que faz a crítica fácil, irrefletida, estereotipada? Fosse ponderado, o Joel ao menos mencionaria o desastre na área de segurança que foi o desgoverno anterior, de extrema-direita: afrouxamento completo da regulação e rastreamento de armas, incluindo as de grosso calibre, além da porte/posse e munições. Tampouco menciona que a Polícia Federal voltou a ter independência suficiente para fazer um trabalho de excelência, as operações são quase diárias.

    Responda
    1. Matheus Lourenço

      Tampouco se lembrou de outra "queridinha" da extrema-direita carioca: as milícias cariocas. E quando digo queridinha, refiro-me às alegadas virtudes por eles propagadas a esse tipo de "solução", que vem destruindo há décadas o RJ. Seria esse o grupo político que trabalha pela segurança pública, Joel?

  31. José Ricardo Braga

    Onde estava a polícia quando Tabata Amaral foi assaltada? No quartel, fazendo vídeos instagramáveis da tropa?

    Responda
  32. Edson José Neves Júnior

    Discurso lacrador de quem vive à sombra do pai e quer apenas se destacar. Lamentável.

    Responda
  33. Francisco Marra

    Joelzinho, " acho que você ainda não sabe segunça pública é de responsabilidade dos estados" em São Paulo pelo vista os índices de violência são baixíssimos não é mesmo???

    Responda
  34. Reinaldo da Silva

    Vejam como o Joelzinho é espertinho no parquinho!. Dentre toda a superficialidade de sua matéria, existe no sexto parágrafo uma intenção camuflada de culpar o Lula no "fundinho" pela incapacidade de promover a segurança pública. Mas é só no "fundinho". Por isso o chamei de Joelzinho. Lembra aquele garotinho que passeia pelo parquinho, abre a mochila do amiguinho, pega o biscoitinho e diz que só pegou porque a mochila estava aberta. Resumo: o amiguinho de esquerda é no fundinho o culpado.

    Responda
  35. andre pedrosa

    A verdade é que a teoria da esquerda é mais verdadeira (violência tem a ver com a miséria) só se pode defender a teoria da direita, quem é doente mental (bandido bom é bandido morto), um país mesrável desse, sem distribuição de renda, querem mais o quê, passividade???

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Isso não é um problema da esquerda, Alexandre. A segurança pública é comandada por governadores que em sua maioria sao de direita ou centro direita, e nada fazem para melhora-la efetivamente.

    2. Alexandre Rodrigues

      A questão é como lidar com quem comete crine sistematicamente e segue impune? Talvez bolsa família generoso e uma viagem pra Disney? Qual a proposta da esquerda pra lidar com o delin quente com 9 passagens que socou um sr em Copacabana? Ou com o que esfaqueou um rapaz na praia depois descer solto 12 horas após ser preso por roubar chocolates? Programa social?

  36. José Ricardo Braga

    Se a direita estivesse promovendo a segurança pública ninguém lembraria da esquerda. Os exemplos que Joel dá acontecem em estados administrados pela direita. Reclamar dos direitos humanos é só desculpa para justificar o fracasso de suas políticas nesses estados.

    Responda
  37. Pedro Cunha Jr Cunha

    A questão da segurança pública é muito parecida com a da fome: urge uma primeira medida radical pra ontem. Se o cara tem fome, voce pode ensiná-lo a pescar. Mas, num primeiro momento, vai ter que dar alguma coisa pra ele comer de modo que ele tenha força pra segurar a vara. O investimento maciço em educação pode melhorar a segurança, mas até surtir efeito, quantas pessoas ainda vão morrer por causa de um celular?

    Responda
  38. teotonio nobrega

    Por que a Direita que governa o país desde o início da República (exceto os governos Lula/Dilma) não promoveu a segurança pública? O Rio de Janeiro governado pela extrema direita, São Paulo idem, está uma paz de cemitério, ridícula essa oposição da FSP, nojo...

    Responda
  39. Luz Heli Maria de Paiva Oliveira

    O texto traz uma reflexão importante, realmente enquanto houver esse grande fosso de desigualdade no acesso a renda encarcerar é necessário, talvez fazer presídios em ilhas remotas e penas mais duras e definitivas, como nos EUA. Faltou falar do escandaloso mal da acumulação de renda e denunciar a presente ordem econômica mundial que torna possível que 8 famílias no mundo possua renda equivalente a metade mais pobre da humanidade. Não seria a injustiça a razão de todos os males?

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Com certeza. Outros fatores agravam mas, a injustiça, é o fundamento da desigualdade de oportunidades.

  40. Misael Bolzon de Bitencourt

    O problema eu penso ser o discurso da esquerda que não culpa o bandido e não quando ocorre um excesso policial faz disso uma bandeira, pois não acredito que nem um governante fique satisfeito com uma criminalidade alta seja ele de esquerda ou direita.

    Responda
  41. Almir Alexandre

    artigo mais esdruxulo! Falta do que escrever ou ignorância.

    Responda
  42. Alex Sgobin

    Usando aqui e ali de um palavrório enfeitado, mestre Joel tentou e não conseguiu esconder sua opinião sincera: ele prefere a extrema-direita colocando fogo não só em bandidos, mas em qualquer um que defenda a inteligência ao invés da barbárie e do higienismo, no caso da polícia. Bolsonarista enrustido, o que o "governo" do Imprestável fez pela segurança pública em quatro anos? Resolveu? E quer que Lula resolva em um? Vai dormir, Joel!

    Responda
    1. Cida Sepulveda

      Grosseria de quem, certamente, nada faz para mudar qualquer situação extrema.

  43. Carlos Della Rocca

    Acho que esse moleke colunista acorda de manhã e pensa: que M, que texto ridículo vou escrever hoje para ter bastante comentários?

    Responda
  44. Flavio Franca

    O Rio de Janeiro está sob controle da direita há décadas - não me consta que esta referida cidade seja uma Oslo or Helsinque.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Pior, na verdade, é um dos lugares onde a violência e a criminalidade estão mais banalizadas. Onde um ex-governador já foi fazer tiro ao alvo a partir de um, helicóptero e dizia que a polícia tinha que acertar na cabecinha. O Estado com o maior número de governadores impichados e presos. O discurso raivoso contra o crime afundando em meio ao crime generalizado.

  45. Adivanir Ceccato Junior

    Quanto esforço para culpar o Lula. Se tivéssemos uma sociedade justa, com menos desemprego, mais educação e etc., teríamos menos ladrões. Não temos mais políticas públicas porque os honestos cidadãos brasileiros sonegam impostos como em nenhum outro lugar do mundo. Segurança pública é obrigação dos Estados, não forcem a barra para culpar o governo federal. Fica feio.

    Responda
  46. Ladislau Leite de Oliveira

    A direita, aliás extrema dos últimos quatro anos anteriores foi uma perfeição. Não houve nem um fato grave de violência, roubo, corrupção, etc..

    Responda
  47. Luis Cuadrado Martin

    Por acaso a direita fez melhor?

    Responda
  48. Axel Terceiro

    Parte da esquerda tem sonhos úmidos com bandidos. Enxergam-nos como uma espécie de revolucionários em potencial, que apenas ainda não se politizaram.

    Responda
  49. Fabiana Passos de Melo

    O problema não começa no poder executivo e sim no legislativo. Basta ler alguns artigos do Código Penal (aplicação da pena) e do Código de Processo Penal (sistema de prisões) para perceber que criminosos - ricos e pobres - têm seus direitos postos acima do interesse público, este que deveria nortear o poder legislativo. Sem reforma legislativa (e que não seja baseada em lorotas acadêmicas), criminosos continuarão fazendo vítimas, ricas e pobres.

    Responda
    1. ADONAY ANTHONY EVANS

      Além da responsabilidade do Legislativo, todos sabem, há juízes e até desembargadores que soltam criminosos mediante propina. O que aconteceu com eles, nos raros casos onde são pegos? São premiados com aposentadoria e vencimentos.

    2. ADONAY ANTHONY EVANS

      Bom comentário

    3. José Bueno

      Prefiro as ' loratas acadêmicas' às suas loratas de fato.

    4. Luiz Candido Borges

      Fabiana, parabéns pelo melhor comentário deste artigo, uma opinião embasada e objetiva. Criminosos pegos em flagrante soltos imediatamente e criminosos contumazes com extensa folha corrida com suas penas reduzidas a quase nada, soltos e cometendo crimes ainda piores se tornaram o normal. Realmente não dá mais para aturar e não serão briguinhas ideológicas que resolverão o problema.

    5. Cida Sepulveda

      Exato

  50. Paulo Roberto Dufrayer de Oliveira

    O colunista pergunta se "alguém acha que a população ficará passiva apenas assistindo vizinhos, amigos e familiares vitimados pelo crime violento sem fazer nada". Mas está enganado. Há muito tempo a população está passiva, e dá para sentir, no Rio de Janeiro, que as pessoas já estão acostumadas a serem assaltadas.

    Responda
    1. Pery Pedro

      Obrigado pelo Há, com H, ROberto. É pouco, mas hoje em dia aceitamos qualquer coisa.