Ambiente > Na COP28, Brasil sofre pressão doméstica contra petróleo na Amazônia Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Tadêu Santos

    Se na COP28 o sultão Al Jave marcou sua posição com a idiota frase que "as ciências não têm provas que os combustíveis fósseis poluem"; na COP30 o governador Helder Barbalho dirá que "extração de petróleo e desmatamento são desenvolvimento pra Amazônia". Tanto a Petrobrás qto o min de Energia, junto com o governo Lula3 tentarão mercantilizar a COP30. Se faz necessário uma robusta articulação civil com MMAMarina para defender os ecossistemas do bioma amazônico dos predadores acima anunciados!!!

    Responda
  2. Tadêu Santos

    Se na COP28 o sultão Al Jave marcou sua posição com a idiota frase que "as ciências não têm provas que os combustíveis fósseis poluem"; na COP30 o governador Helder Barbalho dirá que "extração de petróleo e desmatamento são desenvolvimento pra Amazônia". Tanto a Petrobrás qto o min de Energia, junto com o governo Lula3 tentarão mercantilizar a COP30. Se faz necessário uma robusta articulação civil com MMAMarina para defender os ecossistemas do bioma amazônico dos predadores acima anunciados!!!

    Responda
  3. Dionisio DeBarros

    Parece que a midia Tupiniquim quer que aquela regiao seja explorada apenas por empresas dos EUA, haja vista que estao a um passo de ocupar militarmente a Guiana, a pretesto de protege-la contra as "poderosissimas" forcas armadas Venezuelanas. Depois de ocupar e regiao, ja se sabem que a costa norte da Amazonia ficara infestada de plataformas de extracao de petroleo do Tio Sam. Deve ser isso que a imprensa anti-Brasil esta lutando por.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      digo, "a pretexto de".

  4. Dionisio DeBarros

    Olha a Folha ai gente, tentando manter a Petrobras no atraso. Chevron, Exxon, Phillips Conoco, todos podem explorar petroleo onde bem entender, inclusive na foz do Amazonas, mas para imprensa Tupiniquim a Petrobras nao pode. Que interesses sao esses que a midia protege, quando ataca a capacidade de producao da Petrobras. Sao interesses nao do Brasil e de seu povo, isso eh garantido. Petrobras eh a unica empresa que pode explorar petroleo naquela regiao, devido seu historico de protecao ambiental

    Responda
  5. Ricardo Arantes Martins

    é o que eles querem. Em qualquer parte do mundo quando acendemos uma lampada estamos consumindo fósseis. Os EUA, Europa e China tem mais de75%da rede na base do fóssil (fora algumas indústrias como siderúgica e a frota que consomem diretamente). A sociedade de Consumo e O Crescimento economico faz o crescimento da demanda no mundo. há inclusão na asia, africa, américas e mais de 100milhões de pessoas são incluidas por décadas com um aumento exponencial na Energia.

    Responda
    1. Dionisio DeBarros

      EUA dobrou sua producao de petroleo nos ultimos dez anos, passando de produtor insignificante, para 1o produtor mundial de oleo bruto. E a imprensa Tupiniquim quer que limitemos nossa producao, enquanto o mundo inteiro extrai o que pode, haja vista ser o petroleo fonte de energia, materia prima para plasticos, e poder politico. Acho que eh isso: Poder politico. Midia privada Tupiniquim quer o Brasil enernamente subserviente no 3o mundo.

    2. Ricardo Arantes Martins

      O Brasil há muitíssimas décadas é exemplo nas renováveis. só que pós apagão no início do milenio fizemos térmicas para prevenção e a exceção vem se tornando regra e hoje temos16%da rede na base de fósseis. Da para mudar isso em poucas décadas mas as renováveis poderá mitigar o crescimento da demanda por fósseis, estancar um sonho, retroceder uma utopia a longo prazo. Que usem o nosso petroleo.

  6. Sérgio Pombo

    Este é o retrato mais fiel dos nossos ongueiros. Viajam e vivem das tetas do governo e lutam para o Brasil ficar mais pobre e fraco que a Guiana. O Maduro vai adorar ganhar com a mão grande o "gatomorto" que os amiguinhos da Marina querem fazer do Brasil.

    Responda
  7. GERONIMO APARECIDO DALPERIO

    Em 24 horas o mundo deixará de utilizar combustível fóssil e qualquer outra atividade que gere gases do efeito estufa estará suspensa. Que bom seria. Mas não irá acontecer de uma hora pra outra. Demanda tempo de médio a longo prazo. O petróleo é uma delas. Perspectiva de encontrar petróleo no mar além foz amazônica existe e o Brasil deve sim explora-la. Será um meio de gerar recursos para investir na transição para energia limpa. Exemplo: Para reflorestar e manter a floresta haja dinheiro.

    Responda
  8. Petrônio Alves Corrêa Filho

    Se Lula, em quem votei, aprovar esse leilão, estará manchando a sua reputação de defesa do meio ambiente. É de se entender a sua preocupação com o desenvolvimento da região, mas isso não pode acontecer.

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Como assim? O desenvolvimento não pode chegar na Amazônia?

  9. CARLOS magno Silva CARVALHO

    As ondas de calor terriveis que temos presenciado, Rio de Janeiro batendo 45 graus, com sensação de 60. secas e enchentes horriveis não são o suficiente apra deixarmos de queimar combustiveis fosseis?

    Responda
    1. Sérgio Pombo

      Tente convencer aqueles que queimam 97% do petróleo, isto é, gringos, chineses, indianos e europeus. E esquece o Brasil até conseguir frear o desenvolvimento lá.

  10. Marcos Benassi

    Ana Carolina, prezada, grato pelo texto esclarecedor. Se me permitir, faria um ajuste na metáfora: vamos evitar, fora de casa, enlamear a roupa que ainda não está suja. Porque essa exploração amazônica de petróleo é ideia de gerico total, absolutamente incompatível com quaisquer ímpetos civilizatórios na esfera energética. Se economicamente faz todo sentido, em outras esferas, não faz nenhum: sob a lâmina da guilhotina do colapso ambiental, com outras reservas disponíveis, esburacar Amazônia?

    Responda
  11. Dario Lima

    Ecologista que fala em paralisar a prospecção de petróleo imediatamente, não são ecologistas, são os lindos e jovens sonhadores, como quase todo jovem, excluindo os bolsonaristas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Não exatamente, prezado Dario: a questão não é o "sonho ecológico", mas a evitação do *pesadelo da catástrofe ambiental*. Que é bastante concreto, aliás - e não é mais futuro, já chegou. Há outras reservas identificadas, perfeitamente exploráveis, para continuidade do mundo e glória das companhias petrolíferas. O mundo deve girar, a Lusitana tem que rodar, mas devemos sobreviver enquanto espécie. Cabe muito cuidado, pois.

  12. Alexandre Cunha

    Gato leva sete dias para abrir o olho e o Brasil tem quinhentos anos e não abriu seus olhos ainda. Os exploradores não têm interesse que o país, a Petrobras,o povo, cresça e se desenvolva

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Bem, prezado Alexandre, não será por conta de uma moratória no esburacamento amazônico que o país, a Petrobras e o povo (que pouco tem que ver com a coisa, aliás) manter-se-ão pequeninos e subdesenvolvidos. Pelo contrário, "desenvolvimento" é um bagulho a ser redefinido em termos mais civilizados e contemporâneos...

    2. rubens ortigosa

      Onde esse pessoal estava no governo passado

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.