Marcelo Viana > Números primos e o Teorema de Ouro Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Essas propriedades dos números inteiros são interessantes pela sua gratuidade. Por que será que os matemáticos tiveram interesse em restos de divisão associados a quadrados perfeitos? Seria apenas um prazer semelhante a um jogo de tabuleiro, ou havia algo mais?
É curioso falar em números primos Ãmpares, já que praticamente todos os primos são Ãmpares. O único número primo par é o 2, mas matemáticos vivem de rigor.
Excelente artigo .
Gauss foi o último dos grandes matemáticos, cujos interesses eram quase universais. Desde seu tempo, a literatura dos maiores ramos da matemática cresceu tão rápido que foram obrigados a se especializarem em imensos departamentos particulares. As pesquisas de Gauss foram num âmbito extraordinariamente amplo. Em Disquisitiones Arithmeticae Gauss introduziu a moderna teoria das congruêmcias de primeira e segunda ordem. Também discutiu as soluções das equações binomiais x elevado a n igual a um.
O que magoou Gauss foi que a Disquisitiones Arithmeticae tinha sido rejeitada um ano antes de sua publicação pela French Academy, e foi rejeitada pela maneira mais lamentável, o que feriu Gauss profundamente, e ele relutou publicar o livro um ano depois. O progresso na ciência parece não se dar por "aproximações da verdade". Aos vinte e quatro anos Gauss em relação à lei de Bode Gauss calculou a trajetória de Ceres. Hegel tinha criticado os astrônomos por não prestarem atenção à filosofia.
Gauss é um talento fora da curva. Seu pai era pedreiro e queria que seu filho fosse trabalhador. Aos quinze anos foi para o Caroline College, mas aos dezoito anos os professores admitiram que Gauss já sabia tudo que eles podiam ensinar; foi então para Göttingen, celeiro de matemáticos e fÃsicos, sob a supervisão de Kästner. Muito das descobertas da teoria dos números foram feitas por Gauss enquanto ele era estudante lá. Aos vinte e três anos publicou Disquisitiones Arithmeticae.
Genial! Marcelo.
... très Intrigant!!!...
Meu caro, considero um elogio aos leitores, essa sua coluna... E, como dizem, nunca devemos recusar um elogio, ainda que seja pretensão grave de minha parte, aceita-lo. Gauss e o senhor colunista, perdoem mas, acho mais provável que eu aprenda búlgaro do que vir a entender os belÃssimos teoremas.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Viana > Números primos e o Teorema de Ouro Voltar
Comente este texto