-
José Cardoso
Essas propriedades dos números inteiros são interessantes pela sua gratuidade. Por que será que os matemáticos tiveram interesse em restos de divisão associados a quadrados perfeitos? Seria apenas um prazer semelhante a um jogo de tabuleiro, ou havia algo mais?
-
ROBERTO CEZAR BIANCHINI
É curioso falar em números primos ímpares, já que praticamente todos os primos são ímpares. O único número primo par é o 2, mas matemáticos vivem de rigor.
-
Mario Silveira
Excelente artigo .
-
Vito Algirdas Sukys
Gauss foi o último dos grandes matemáticos, cujos interesses eram quase universais. Desde seu tempo, a literatura dos maiores ramos da matemática cresceu tão rápido que foram obrigados a se especializarem em imensos departamentos particulares. As pesquisas de Gauss foram num âmbito extraordinariamente amplo. Em Disquisitiones Arithmeticae Gauss introduziu a moderna teoria das congruêmcias de primeira e segunda ordem. Também discutiu as soluções das equações binomiais x elevado a n igual a um.
-
Vito Algirdas Sukys
O que magoou Gauss foi que a Disquisitiones Arithmeticae tinha sido rejeitada um ano antes de sua publicação pela French Academy, e foi rejeitada pela maneira mais lamentável, o que feriu Gauss profundamente, e ele relutou publicar o livro um ano depois. O progresso na ciência parece não se dar por "aproximações da verdade". Aos vinte e quatro anos Gauss em relação à lei de Bode Gauss calculou a trajetória de Ceres. Hegel tinha criticado os astrônomos por não prestarem atenção à filosofia.
-
Vito Algirdas Sukys
Gauss é um talento fora da curva. Seu pai era pedreiro e queria que seu filho fosse trabalhador. Aos quinze anos foi para o Caroline College, mas aos dezoito anos os professores admitiram que Gauss já sabia tudo que eles podiam ensinar; foi então para Göttingen, celeiro de matemáticos e físicos, sob a supervisão de Kästner. Muito das descobertas da teoria dos números foram feitas por Gauss enquanto ele era estudante lá. Aos vinte e três anos publicou Disquisitiones Arithmeticae.
-
sergio lima oliveira
Genial! Marcelo.
-
Cleomar Ribeiro
... très Intrigant!!!...
-
JOAO FERREIRA
Meu caro, considero um elogio aos leitores, essa sua coluna... E, como dizem, nunca devemos recusar um elogio, ainda que seja pretensão grave de minha parte, aceita-lo. Gauss e o senhor colunista, perdoem mas, acho mais provável que eu aprenda búlgaro do que vir a entender os belíssimos teoremas.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.