Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Itamar Perenha

    Lula não evitou nada. O Brasil já foi tungado pela Inglaterra e ficou sem tussir ou mugir. Se você falar a bolsonaristas para ir a Brasília quebrar tudo, eles vão. Se chamá-los a uma guerra vão se borrar.

    Responda
  2. Marcos Roberto Banhara

    O Brasil já teve seu litígio nesta área, a Questão do Pirara (1904). Quem sabe, não aproveita a onda, e reinvidica os 19.630 km que lhe foram retirados e dados a Inglaterra (e posteriormente repassado a Guiana).

    Responda
  3. José Cardoso

    Eu nem sabia desse litígio secular. Mas pelo tempo decorrido acho que vale para os venezuelanos a frase do Barroso: perdeu mané!

    Responda
  4. Marcos Benassi

    Eita, sêo Elio, tem mesmo uns seus textos que são inestimáveis. Agradeço demais o olhar a laser. E a língua radioativa.

    Responda
  5. Gino Passos

    Nossas elites apegadas à submissão à angloesfera nem tem essa capacidade de entender que aquela área está, no mínimo, sob litígio, e nada mais justo que os estados envolvidos compartilhem das suas riquezas enquanto esse assunto não seja definitivamente resolvido.

    Responda
    1. FRANCISCO RAMOS

      Fronteiras definidas pelo Acordo de Paris de 1899. Maduro faz jogo de cena visando as eleições do ano que vem.

  6. Nilton Silva

    Lula é um animal político. Por isso sou lulista, nunca petista. Ele bota todos os outros políticos no bolso. Quando ele se for, a direita volta ao poder.

    Responda
  7. Gustavo von Krüger

    Elio, se Lula pretende mandar um diplomata, deveria mandar um. Não foi o caso. Mas a Guiana não tem o que conversar. Ali é dela e pronto! Mas ela, sim, precisa acelerar sua inserção diplomática, pois não é mais uma ex-colônia perdida na selva. Tem uma janela de oportunidade única para melhorar a condição de vida de sua população, e inserí-la na economia global. E montar, urgente, uma força de defesa, pois agora está de olho no seu baú!

    Responda
  8. Leonardo Trindade

    Foto com Maduro que controla um país que persegue e prende jornalistas não pode. Mas foto com os líderes sauditas que perseguem e matam jornalistas pode. É tudo uma questão de quem bate continência para os interesses americanos e quem os desafia. Direitos humanos tá no finalzinho das prioridades de chefes de estado.

    Responda
  9. Roberto Rangel

    O ator mais importante nesse conflito, a ExxonMobil, nem foi convidada a participar. Lula está certo em não ir a uma reunião que não vai dar em nada.

    Responda
  10. Alberto Melis Bianconi

    Na falta do que dizer, porque essa a questão de fundo da coluna (o que praticamente confessa, ao dizer que não se sabe o que quer Maduro), Gaspari aproveita para criticar Lula e seu governo. Afinal, o presidente não iria ao encontro porque estaria obrigado a confirmar sua simpatias pelo governo Maduro. Besteirol pouco é bobagem...

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Você leu o título Maria? E cito para te ajudar: Se Lula fosse à reunião caribenha, o Brasil carregaria a bola de ferro de sua simpatia pelo governo venezuelano. Entendeu? Gaspari não está tratando de diplomacia... está tratando de fofocas, que é do que ele entende.

    2. Maria Lopes

      Sua leitura da coluna está um tanto enviesada. Tire as lentes ideológicas e leia de novo. Gaspari está falando de diplomacia, de negociação. O fato de Lula manter distância por ora faz parte disso.

  11. CARLOS EDUARDO MARTINS

    Perfeito Elio,, Perfeito Lula , é assim que se faz política internacional, desviando-se sutilmente dos enroscou e aproximando-se fortemente de potenciais compradores de nossas riquezas. Não temos tempo a perder com o Imaturo, vamos usar nossas forças armadas para atacar o problema de segurança pública em.nossas cidades, estamos vivendo o caos, é hora de irmos às ruas exigir uma grande mobilização

    Responda
    1. Bento Brito Teixeira

      Forças armadas não podem e não devem exercer funções de polícia. Atuar em defesa do território nacional e auxiliar ações de fiscalização e repressão a crimes nas fronteiras e áreas remotas são escenciais. Em situações de emergência em grande escala são, muitas vezes, necessárias.

  12. WELLINGTON SILVA DE MIRANDA

    Aonde o Gaspari quer chegar com esse texto? O Elio não gasta latin à toa.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Gasta sim, e muito.

  13. KARIN CORREA FOGGIATO

    Celso Amorim já deu, né? É a vanguarda do atraso nas relações internacionais.

    Responda
    1. Max Morel

      E pensar que tio Rei escreveu no seu livro famoso que o Celso Amorim era o próprio megalonanico, conforme seu glossário no final do livro. E agora tio Rei, o que tem a dizer?

    2. KARIN CORREA FOGGIATO

      Lamento informar-lhe que os representantes bolsonaristas são tão ruins quanto o Celso Amorin. A extremidade do atraso nos dois polos das relações internacionais do Brasil.

    3. Maria Lopes

      Gosto não se discute (e vc tem o seu) mas ele é um diplomata respeitado no mundo todo e muito preparados e experiente. Diferença daquele enerrrgúmeno olavista bolsonário, lembra dele?

    4. Ricardo Candido de Araujo

      Para você a "vanguarda" seria aquele que dizia que deveríamos ter orgulho se nos tornassemos párias entre as nações?

    5. Andre Rypl

      Conte aí quem é a vanguarda de verdade

  14. Roberto Gomes

    Felizmente sua opinião tem peso 0 (zero) nessas questões, Jo. Existem protestos anti-coloniais na Guiana e Guiana Francesa? Não que se saiba. Já na Venezuela...

    Responda
  15. Carlos Fernando de Souza Braga

    Alguém viu, na Folha, a notícia da confissão do Tarcísio que a conta de água vai aumentar, apesar da privatização, ao contrário do que ele tinha prometido?

    Responda
  16. JOS LEANDRO

    Tem pessoas que têm o dom de desatar nós. O lula é uma dessas pessoas. Ele tem a habilidade do Zé Trindade. Sossega!

    Responda
  17. JO ALMEIDA

    Napoleão jaz na França com seu ex império e a Rainha do ex império britânico jaz no Reino Unido, logo sou a favor que o Brasil anexe a Guiana Francesa e a Venezuela a Guiana britânica, nada de império britânico e francês por aqui na América do Sul.

    Responda
    1. Ricardo Candido de Araujo

      Mais um pensamento oriundo do órgão feito para sentar...

    2. Paulo César de Oliveira

      Vc está bem?

    3. José Ricardo Braga

      Entendi, mas você considerou que no dia seguinte a gente vai ter uma Europa na amazônia? Bélgica do Sul, França do Sul, Alemanha do Sul, até uma Hungria do Sul...