Mirian Goldenberg > Como transformar tragédias em aprendizados Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Ubuntu significa 'eu sou porque nó somos'. É uma forma de enxergar o mundo e a humanidade como parte de cada ser vivente, pois tudo é interdependente. Se hoje uma pessoa é capaz de pensar, falar, agir, locomover-se, assear-se, alimentar-se, fazer escolhas entre outras capacidades é porque várias pessoas generosamente colaboraram e continuam a colaborar para isso. (1/2)
O cuidado invisÃvel
Verdade
Parentes, amizades, desconhecidos, cuidadores, professores, profissionais de saúde, escritores, enfim, pessoas de diferentes áreas estão envolvidas. A interdependência tem muitas camadas e embora algumas delas sejam evidentes, outras são quase imperceptÃveis. (2/2)
No dia 11 de Dezembro a MÃrian completou mais um ano de vida. Aqui está o meu presente pra você, amiga querida: Que a MÃrian tenha felicidade e as causas da felicidade. Que a MÃrian esteja livre de sofrimento e das causas do sofrimento. Que todos os pensamentos, palavras e ações da MÃrian contribuam de alguma forma para a felicidade e liberdade de todos os seres.
Que lindo Jose Eduardo. Fiquei muito emocionada com sua mensagem tão carinhosa
Lindo presente de aniversário
Que lindo. Fiquei muito emocionada com sua mensagem carinhosa
Moro no Rio de Janeiro, então de onde moro mando um imenso abraço para a Super MÃrian...
Meditar é lidar tanto com nossos acertos, êxitos, virtudes e predicados quanto com nossos erros, malfeitos, defeitos e vulnerabilidades, mas é comum nos fecharmos ao que é negativo e desagradável criando um maior distanciamento de nós mesmos. Entretanto, se por meio da meditação conseguirmos ir além da nossa culpa e outras fugas, corajosamente dispostos a simplesmente sentir a qualidade nua e crua da nossa vulnerabilidade, haverá então um hiato onde o melhor de nós irá se revelar.
O melhor de nós
A meditação não é aquela atividade estanque que é realizada apenas duas vezes ao dia, ela é uma prática contÃnua e revigorante. Graças à presença mental (mindfulness), cada evento/tarefa do nosso dia é feito com plena consciência: escovar os dentes, tomar banho, lavar louça, usar o celular, cozinhar, navegar na Internet etc. Bem, haverá momentos de distração e de inconsciência, mas em seguida voltamos a atenção plena.
Pela meditação vamos mergulhar em quem nós realmente somos e não naquele que idealizamos/deverÃamos ser.
Miriam, primeiro viver e depois filosofarÂ… Meditação, bônus conversas , comida boa , taça de vinho, reservar tempo para fazer o que gosta, atividade fÃsica, ver e experimentar expressões artÃsticas, transar, exercer a sabedoria pedagógica do foda-se,experimentar uma vida espiritual do seu jeito
Preciso muito
Na época em que fui instrutor de meditação costumava dizer que meditar é como aprender a andar de bicicleta. No inÃcio, a falta de equilÃbrio não só é desafiadora, mas pode nos machucar. Somente com a prática regular vamos encontrar nosso ponto de equilÃbrio, aprender a decidir quando avançar ou frear sem que ocorra uma queda ou colisão e a recomeçar nossa prática sempre que for necessário. O centro de equilÃbrio está bem lá dentro de nós, apenas temos que achá-lo calmamente...
Está dentro de nós
Mirian, acompanho sua coluna já faz um bom tempo, e fiquei chocado com esse perrengue que você vem passando. Ocorre que justamente publiquei um romance batizado "Ataraxia", onde exploro a ideia de se encontrar o medicamento perfeito para a produção de tal estado de espÃrito -- com o que, naturalmente, só vêm consequências nefastas... Recomendo sua leitura nesse momento (disponÃvel na Amazon) - prescrição para se evitar a auto-cobrança de um quase alheamento em presença do excesso de tragédia.
Adorei saber Mauro
Mirian esta pessoa que você imagina não existe, nem Madre Tersa de Calcutá era assim, ela escrevia cartas, agora reveladas, onde colocava as suas angústias e dúvidas, esta é a essência da vida, cada um dos 8 bilhões de habitantes tem que se descobrir, e procurar a forma de escrever suas angústias para ameniza-lãs, pode até existir pessoas que conseguem disfarçar bem em público mas todos nós temos nossas angústias, siga em frente escrevendo para o seu bem e o nosso, pois você nos ajuda muito
Que lindo, Manoel. Adorei a mensagem de apoio e carinho
Mirian, a prática de Mindfulness, nos ajuda a colocar em prática os conceitos trazidos pelos estoicos, reconhecer o movimetno da nossa mente e pensamentos com a nossa consciência mais sábia e serena, nos ajuda a equilibrar a vida, que como disse Clarice, viver é mortal, fico feliz que você e sua famÃlia estejam bem e em segurança.
Francisca, eu medito bastante, eu tento ao menos
Mirian, ataraxia vem no DNA ou dá para aprender e obter treinando? Como você, invejo as pessoas que demonstram esta caracterÃstica naturalmente, sem fazer esforço. Parabéns por esta coluna
Acho que deve ter um pouco dos dois: a história familiar e o desejo de aprender e crescer existencialmente
Queremos ser felizes, mas sofremos. Supomos que estamos 'fazendo algo errado', por alguma deficiência nossa. Onde há sofrimento, há felicidade. Desfrutar a felicidade não requer que tenhamos zero sofrimento, pois a arte da felicidade também é a arte do sofrimento. Quando aprendemos a admitir, acolher e compreender o nosso sofrimento, sofremos muito menos. Ademais, também somos capazes de ir além e transformar nosso sofrimento em compreensão, compaixão e alegria em benefÃcio próprio e dos outros.
E paciência. O tempo cura muitas feridas
Precisa muito equilÃbrio e coragem
Se você souber fazer um bom uso da lama, poderá cultivar lindas flores de lótus. Se souber fazer um bom uso do sofrimento, poderá produzir felicidade. Nós precisamos sim de algum sofrimento para que a felicidade seja possÃvel ! E a maioria de nós tem sofrimento de sobra, dentro e à nossa volta, para ser capaz de fazer isso...
Querida Mirian, que estupor de acontecimentos, que agora leio como novidades, por estar me mantendo um bocado mais afastado do jornal... Quanta coisa lastimável... Creda! Namastapa: minh'alma não ataráxica cumprimenta a tua, igualmente turbulenta. É, carÃssima, dá inveja mêmo; contudo vale cuidado: boa parte dos elementos da ataraxia pode-se, de modo perverso, conquistar com drogas de farmácia ou de biqueira. Essa "ataraxia epidérmica" tenta a muitos de nós, e dá uma dinheirama pra indústria...
Ah, minha querida articulista afetuosa e lutadora, faço votos de que pene o menos possÃvel nessa recuperação. Com tantas intranquilidades de espÃrito inevitáveis, não precisava desta, hein? Mas vamos em frente.
Estava sentindo falta dos seus comentários. Ainda estou muito triste e traumatizada, mas vai passar
Eu não tenho mais tempo para me tornar uma pessoas ataráxica! Me fez falta uma lição dessa no começo da minha vida. Quanta coisa perdemos na vida por falta de instrução! No passado, a gente não era educado, era adestrado...
Bem, caro Adenor, coisas como a ataraxia, mesmo hoje, não seriam parte das metas de uma educação normal. Essa falta que você sente, é generalizada: Resta-nos buscar alguma por conta própria, do jeitão e no tempo que houver. E vamo que vamo...
Triste
O mestre zen Thich Nhat Hahn ensinava que 'sem lama não há flor de lótus'. O sofrimento e a felicidade são orgânicos por natureza, e isso significa que ambos são efêmeros, estão sempre mudando. A flor quando murcha se transforma em adubo. O adubo pode ajudar mais uma vez na germinação da flor. A felicidade também é orgânica e impermanente por natureza. Ela pode se transformar em sofrimento, e por sua vez, o sofrimento pode se transformar em felicidade.
Tem que ter coragem
A maioria das pessoas tem medo de sofrer. Mas o sofrimento é um tipo de lama que facilita o florescimento das flores de lótus da felicidade. A flor de lótus não poderia existir sem a lama. ~Thich Nhat Hanh
Viver a vida somente.
Cara Mirian, se existe algum conforto em saber, você não está sozinha em sua busca, na verdade faz parte de uma legião. Possivelmente, você já conhece, mas um livro que li durante a pandemia, com o principal objetivo de ajudar uma pessoa que amo, foi O Demônio do Meio-Dia, de Andrew Salomon. Triste, profundo, lindo e transformador. Um legado de amor à vida.
Eu li João, e gostei muito. Eu sei que não estou sozinha.
Eu queria ter sido editor da Revista National Geographic. Não passei perto, mas também não tentei. Se eu voltasse aos 16 anos, seguiria o conselho de um amigo: tentaria me tornar um banqueiro. Daà poderia comprar qualquer sonho, inclusive o de me tornar filósofo. E assim seguimos.
Você tem amigos maravilhosos! Acho o máximo! Aproveite!
Verdade, são maravilhosos
Há desafios (pessoas e situações) que vão arrancar boas qualidades das nossas entranhas, outras apenas com palavras e gestos singelos as fazem aflorar espontaneamente. Precisamos de ambas, para que as boas sementes que trazemos em nós fiquem mais fortes e floresçam. Cito a Monja Coen: Faça o bem, fale o bem, pense o bem. Perceba que cada ser que encontramos é um ser iluminado, disfarçado a nos mostrar o Caminho. Alguns nos mostram como não devemos ser. Outros como devemos ser.
Na desktop do meu computar tenho uma frase de Emil Cioran, escritor e filósofo que simpatizava com a filosofia budista: 'Toda pessoa teria que desejar ser infeliz para preservar a outra da infelicidade. É mil vezes mais suportável ser infeliz do que semear a infelicidade'.
Tem uma frase do Dalai Lama que diz: "Nunca estrague seu presente por um passado que não tem futuro" outra dele mesmo: "Só existem dois dias que não nada pode ser feito; um se chama ontem e o outro se chama amanhã, portanto hoje é o dia certo para amar, acreditar, fazer e principalmente viver. Aho muito pertinente; frases do gênero pauta muito a minha vida, não sei um dia que um problema me abalar muito como reagirei.
O que diferencia o ataráxico do psicopata?
Talvez a maluquês, como dizia o raulzito. o psicopata é escolhe ser maléfico, não é uma doença, é uma opção de vida: sugar o melhor dos outros com enganação.
Semelhanças:não se preocupa com o julgamento dos outros,não se afeta para o bem ou para o mal com o que o outro pensa, não se afeta,é imperturbável . Diferenças: é incapaz de assumir suas invejas ou inseguranças, é narcisista e tenta passar uma imagem de auto confiança inabalável. Interiormente é impaciente,arrogante,intolerante, inseguro e imaturo ao extremo.É incapaz de empatia ou compaixão, seus relacionamentos afetivos buscam sempre alguma vantagem pessoal.
Querida Mirian. Não sabia dessas provações todas em profusão na sua vida. Você é uma pessoa com excepcional capacidade de angariar simpatia e admiração e não há dúvida do quanto é amada. Acredito que aquilo que nos acomete, deve ser encarado como oportunidade de nos redescobrir, renascer. Creio ser ataráxico por natureza e esperteza. É como um escudo diante de tudo que pode nos afetar ou aniquilar. É fácil? Que nada, haja Crisipo, Sêneca, Epicteto e Marco Aurélio, para nos equilibrar. Boa sorte!
Fiquei emocionada Saulo. Adorei. Uma oportunidade de nos redescobrir e renascer. Boa sorte
Às vezes o mundo vira de pernas para o ar e ficamos à beira da anomia. E isso pode acontecer por uma infinidade de razões. Nem de longe me comparo ao trauma que viveu, mas eu peguei minha bicicleta após minha última reviravolta e voltei a viajar sem rumo. Algumas vezes ajuda, mas não em todas. Enfim, desejo que prontamente este trauma deixe apenas lições, Miriam.
Verdade Tiago, que se transforme em aprendizado
'O que fazer para encontrar equilÃbrio e coragem para voltar para casa?'. Na filosofia budista aprendi a reconhecer que a nossa verdadeira natureza - lar - é como um céu vasto e lÃmpido, que visitado por nuvens, trovões, ventos e até mesmo tempestades (pensamentos, sensações, emoções e sentimentos) não pode ser tocado, poluÃdo ou destruÃdo por eles. Volto ao meu lar várias vezes ao dia, pois lá sou como um céu que interage com tudo, fonte inesgotável de alegria, amor, liberdade e paz.
Desenvolver a paciência e a coragem
Você não precisa deletar da sua vida todas as pessoas tóxicas, destrutivas e invejosas, mas pode tirar um bom (virtuoso) proveito delas para desenvolver sua equanimidade, empatia, paciência, generosidade, compaixão e principalmente paciência. Sem elas com quem você vai cultivar suas boas qualidades? Afinal, ser gentil com que é gentil/paciente/compassivo/empático, com você é bem mais fácil, não é verdade?
Na minha prática budista, a indiferença não é o melhor remédio contra a violência, a grosseria e a ignorância. Junto com a atenção plena, uso a imparcialidade (equanimidade) e a empatia, só assim vejo claramente a natureza do que me desafia. Em geral, as pessoas tomam o que traz sofrimento por felicidade, o que é temporário por duradouro, o que estressa por calma, o que traz satisfação efêmera por contentamento e assim por diante.
Filósofos da antiguidade tinham tempo para filosofar pois não tinham que ganhar o pão de cada dia, esses gregos e romanos tinham escravos para fazer o trabalho duro e me pergunto se escreveram algo sobre esses seres humanos que eles exploravam.
Mude para o bairro da Urca. Conheço mulheres incrÃveis como você e estão muito felizes por lá. Já tentei fazer contato contigo para contar isso mas sou jurássico e você não usa mais e-mail..
Uso sim
Adoro o bairro
Não há alegria nem tristeza e dor que durem para sempre. O universo nos prega peças, mas nos oferece caminhos, luz e conforto. Quando o meu filho se foi, em um trágico acidente, achei que não daria conta de continuar. O tempo me deu tempo. Sobrevivi, me refiz, sou feliz e grato por ter convivido com ele. Em momento algum gostaria de ser uma pessoa ataráxica, prefiro ter reações humanas.
O tempo me deu tempo. Sobrevivi
Haja estoicismo para lidar/enfrentar a violência do Estado brasileiro; não há saúde mental que resista.
Gaza.
Gostei dos seus melhores amigos.
São os melhores conselheiros
Não sei, Mirian, o que você deve fazer para conseguir "equilÃbrio e coragem para voltar pra casa". Torço por isso. Sei, no entanto, que é extremamente gratificante aguardar um texto seu. É rico em informações, palatável, prazeroso e agregador. Ainda que a ansiedade me tome (e eu sou ansioso, sofro de insônia), a espera por um artigo assinado por você vale muito a pena. E vale a pena, não "porque a 'minha alma' não é pequena", porque, ainda que o fosse (ou que o seja), valeria.
Marco Aurélio o corretor corrigiu para março
Meditações de Março Aurélio me ensinou a transformar medos em coragem
Fico feliz que você tenha sorrido. Você merece tudo de bom. Vou ler o livro que você indicou a um dos leitores.
Que lindo Esechias. Você conseguiu me fazer sorrir, o que tem sido raro nos últimos dias
Você pode meditar, praticar a shamata. Como gosta de ler, acho que se interessaria pelos livros do Mingyur Rinpoche e do Daniel Goleman. Dois livros que te indicaria neste momento: "Alegre Sabedoria", do Mingyur, e "Por que meditamos", do Goleman. Dê uma chance a eles.
Vou ler com certeza
Falando em filosofia, lembrei da frase do Kant, que disse que a leitura de Hume o despertou de seu sono dogmático. Mas já disseram como piada que ele bocejou e dormiu de novo. Acho que experiências traumáticas como essa do incêndio nos despertam por um tempo para o abismo de acaso da realidade. Pouco a pouco voltamos a dormir.
Espero que seja um grande aprendizado
Sera que essa pessoa existe? Eu nao conheco.
Eu conheço, Daniela (ou é só uma ilusão)
Querida Mirian. Em situações em que somos confrontados com a morte e sobrevivemos, permanece por um longo tempo na nossa mente a sensação de que "quase" morremos. Mas, imediatamente vem o suspiro de alÃvio por ainda estarmos aqui, apesar de tudo que aconteceu. Querida, somente a passagem do tempo esse velho parceiro vai nos ocupando com outras coisas e as tristes lembranças do choque vão se dissipando nas próprias brumas do tempo.Eu garanto a você que isso vai passar. Forte e caloroso Abraço!
Amei, querida Gaya. Já estou até mais esperançosa. Muito obrigada pelo apoio e carinho de sempre
Olá, por favor, qual seria um livro para apreender o básico sobre estoicismo? Agraddeço
Estou lendo um chamado Diário Estoico. Reúne citações de vários filósofos estoicos gregos, com uma excelente explicação do autor. Em tese, é para ler um conselho por dia, por um ano, mas é difÃcil se segurar e não devorar o livro todo de uma vez.
Eu comecei com Meditações, de Marco Aurélio
Miriam, essa é uma pequena - e espero que produtiva- catarse. Entendo a sua idealização da ataraxia, também sofro disso, para o bem e para o mal. Apesar das angústias, penso que esse ideal é um norte que orienta vidas...e reconhecer que é uma idealização já é um bom começo; fica como horizonte de vida. Um grande abraço para você!
Verdade, Monica. É uma fantasia
Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.
Buscando sempre aprender e crescer
Também sou voraz leitor de filosofia, e reconheço os benefÃcios que ela traz para mentes inquietas e curiosas. Quem sou eu para indicar um livro para você, Mirian, mas tomo a liberdade de fazê-lo. Recomendo "Aprender a Viver" de Luc Ferry. Apesar do nome infeliz que remete à auto ajuda rasa, é um livro profundo, que reconta a história da filosofia e propõe uma interessante abordagem de vida que, talvez, seja um passo à frente do Estoicismo (que também admiro)...
Eu li Marcio, e gostei muito. Também sou leitora voraz de filosofia
Querida Miriam, Você é maravilhosa! Tenho sérias dúvidas se essa pessoa ataraxica existe, mas sei que você é real e te admiro tanto!!!
Que lindo Livia, amei. Eu conheço algumas e confesso que gostaria de ser assim, para sofrer um pouco menos
Escrever esse texto já vai lhe fazer dormir maravilhosamente bem.
Eu acho que a pessoa ataráxica não existe. É uma figura de linguagem. Já enfrentar os medos, tem que ser aos poucos, um passo de cada vez.
o apóstolo paulo era essa pessoa. isso fica muito claro qd ele escreveu sobre o amor na carta aos corintios.
Com coragem
Não esqueça de respirar e perceber o ambiente em volta. Está tudo bem, hoje. Poderia ser diferente, mas está tudo bem hoje. E amanhã? Amanhã nos questionaremos.
Mirian, força aÃ. Pessoas ataráxicas podem ser perigosas. O melhor mesmo é ser normalzinho como você, eu e seus leitores.
Filipe, de perto ninguém é normal
Ler nunca deixa de ser uma opção, professora. O Phileas Fogg, do "Volta ao mundo em 80 dias", e o Edmond Dantès, do "Conde de Monte Cristo", são exemplos de ataraxia que eu tenho.
Pensa nisso, professora. Praticar uma luta é uma forma de extravasar energia, além de fazer bem para o corpo e para a mente. Várias pessoas na faixa dos 60/70 anos fazem KM comigo, é muito legal mesmo. Fica a sugestão para você experimentar, talvez curta bastante.
Eu só caminho, Marcus, desde criança
Professora, você pratica atividade fÃsica? Já pensou em fazer, ou já fez, uma arte marcial, ou Krav Magá? Pode ser muito benéfico para o corpo e para a mente. O KM me ajuda muito.
Eu conheço algumas raras pessoas ataráxicas
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mirian Goldenberg > Como transformar tragédias em aprendizados Voltar
Comente este texto