Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Ah, que texto lindo, Ilona! E congruente, tal como requerido. Eu acho que paga a pena salientar, ao par do seu olhar mais abrangente, que fala de Mundo, que também nós, os rastaqueras que botêmo e sustentêmo (se possível) seu LuizInácio no Trono, também nós queremos congruência. Porque o bagulho do Fóssil of the Day é engraçadíssimo, mas não tem graça nenhuma. Nem lá, nem cá, em tempo algum. É necessário não transigir, é essencial - e aí, falamos é de Humanidade, não só de Eleitorado.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      Quanto a extração do petróleo é lei da oferta e procura que continuará aumentando eis que os renováveis dão conta não, pelo menos a curto e médio prazo. é como a bebida ou droga, pra mim a culpa não é de quem faz, mas como se faz o consumo que pode levar a destruição, no caso da tão necesária Energia para nossa sociedade de alto consumo, para a destruição do planeta.

    2. Ricardo Arantes Martins

      Tem Contradição não Benassi, veja voce que o Brasil pode liderar o bloco de transição energética eis que somos exemplo e podemos voltar a carbono zero na Rede em poucas décadas. por outro lado a demanda de Energia no mundo não para de crescer. são mais de 1bi em nossa sociedade de consumo previsto para o prazo de10anos. quanto mais incluído maior o gasto e ninguém quer mudar seu estilo de vida. acendemos uma reles lâmpada e lá se vão fósseis para atmosfera. Eletrodomésticos? avião? carro?

  2. Dan Carval

    Falta faz a pauta etanol, GNV veiculares....o mundo já esperou por isso ansiosamente vindo do Brasil.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      É, prezado Dan, tem a ver mêmo: nossa engenharia, nessa esfera, é avançada paca, de dar lição a gringo. Que, aliás, estão aproveitando - as indústrias espertas. A Ford largou uma área de engenharia aqui, porque não é boba. Também não sei qual outra tá usando tecnologias de biconbustibilidade motora desenvolvida aqui em veículos de outras unidades, noutros países - será a Toyota? Capaz. Há muita expectativa, e muito dela pode ser cumprido sem grande esforço.

    2. Ricardo Arantes Martins

      etanol, biocombustível e biomassa são renováveis, muito melhor que os fósseis e poluem muito menos. por outro lado ocupam enormes latifúndios e água. O Brasil não daria conta para o mundo. Ademais a grande parte dos fósseis é utilizado para "A rede elétrica mundial", parques indústriais e frota. Brasil sempre foi exemplo e é uma exceção com apenas16%de fósseis na rede. enquanto as nações industriais mais de75%da rede na base de fósseis.

  3. Eduardo Freitas

    Brasil não resolve seus problemas nem recebendo verba de países ricos. A maldição política brasileira não deixa acontecer.

    Responda
  4. Ricardo Arantes Martins

    Não há incoerencia. O Brasil sempre foi exemplo nas renováveis mas pós apagão no início do milenio fizemos térmicas para prevenção e a exceção vem virando regra e hoje temos16%"da rede"com base nos fósseis fora a frota. da para chegarmos a zero em poucas décadas. Mitigar o aumento dos fósseis ante ao quadro de crescimento de demanda de energia da pra fazer. igualar o crescimento um sonho, retroceder os fósseis utopia a longo prazo.O mundo carecerá de fósseis por muito tempo, que usem o nosso.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ricardo, meu caro, respondendo ao seu comentário acima: sem dúvida essa sua posição é perfeitamente defensável. Creio apenas - e parece que me alinho mais à Ilona nisso - que não se deve abrir novas frentes petrolíferas em áreas ambientalmente muito sensíveis. E a questão reputacional, a "coerência" pra qual apontamos, é tão valiosa quanto o óleo: se queremos liderar essa vanguarda do pós-fóssil, é um trade off aceitável. Não explorar óleo na área amazônica pode trazer dividendos tão valiosos qu

    2. Marcos Benassi

      Ah, esqueci-me d uma coisa: é isso que faz da nuclear uma energia tão tentadora, né, meu caro? Enquanto ela não dá Herda, é uma maravilha: altíssima disponibilidade, custo-benefício tentador, limpíssima antes do desgaste combustível (sem dar B.O., bem entendido) etc. O pobrema são seus rejeitos infectos Ad infinitum e, horrendas, as possibilidades de desastre.

    3. Marcos Benassi

      Hahahah, muito jabuti andou botando ovo em medidas e emendas governamentais nesse último quadriênio, e até um pouco antes. Haja máscara de gás pra aguentar tanto bagúio fóssil queimado pra dar dinheiro a compadre...

    4. Ricardo Arantes Martins

      é que O mundo carece de Energia fóssil para tudo. Quando acendemos uma lâmpada em qualquer rincão do planeta estamos usando fósseis. EUA, Europa, China tem mais de75%da rede na base de fósseis (fora algumas indústrias que consomem diretamente como siderugia e Frota). O mundo cresce Economicamente na Ásia, África América e sempre que há inclusão econômica nessa sociedade de consumo há um aumento exponencial no uso de Energia. são mais de 100milhões por década.

  5. NACIB HETTI

    A COP 30 já tem dono. É o filho do cacique da tribo dos barbalhos.

    Responda