Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marcos Benassi

    Ôôô, caríssimo Marcelo, me permita um ajuste: "até o final do século, quem não morrer antes, estará feito - ou assado, conforme a ideologia (porque, Sodidos, todos estarão)". Faço está observação porque pretendo morrer bem antes de sucumbir às intempéries Antropocenas; se tem Bozolóide menosprezando o recuo na perda florestal e outras bossas (básicas) "progressistas" (eu diria Bípedes), tô nem aí: não tenho filho ou neto, e espero manter condição econômica minimamente privilegiada. Tô vacinado.

    Responda
  2. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Tudo é muito preocupante pois os países ricos parecem não dar tanta importância assim ao problema, apesar dos discursos, na hora do vamos ver, adiam as decisões. Ninguém faz nada por conta própria, o Brasil tem uma matriz energética limpa por acaso não por decisão, no que interessa não age, mesmo o desmatamento, que deu uma freada na Amazônia, agora avança no Cerrado. Usamos álcool como combustível mas não avançamos nisso também, continuamos a queimar gasolina e diesel.

    Responda
    1. Ricardo Arantes Martins

      o biocombustível ou a biomassa também é fonte de carbono, mas emite bem menos que o fóssil mas ocupa enormes latifúndios e agua, o que, de outra forma, também prejudica o meio ambiente. mas a questão do fóssil trancende em muito a questão da frota.

    2. Ricardo Arantes Martins

      mais do que gasolina e diesel padilha (que também é ruim) temos que a Rede Elétrica mundial é baseada nos fósseis. eis ai a questão. ao colocarmos um celular pra carregar queimamos fósseis. e para piorar há crescimento economico e inclusão de mais de uma dezena de milhão de pessoas por ano no mundo, com um crescimento exponencial no fóssil diretamente na indústria, frota e indiretamente na rede.

  3. Ricardo Arantes Martins

    Esse avanço que houve já é algo. Ajudar as vítimas dos desastres ambientais. Seria melhor Também um fundo para ajudar as nações emergentes a implementar renováveis. Demagogia de muitos a parte, todos eles sabem que frear o crescimento do uso de fósseis é quase impossível. é que há lento mas constante crescimento econômico das nações com inclusão de pessoas na sociedade de consumo o que faz a demanda do uso de energia disparar. As redes elétricas de quase todo mundo depende diretamente do fóssil.

    Responda
    1. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

      Sem impor restrições cada vez maiores será mesmo impossível, o petróleo é abundante e relativamente barato, por isso há que se frear o seu uso, só assim serão desenvolvidas novas fontes e tecnologias mais limpas. Essa é a lógica!

    2. Ricardo Arantes Martins

      Com efeito, a rede da Europa, EUA, China tem mais de75%de fóssil. sempre que acendemos uma lâmpada no mundo queimamos fósseis e são mais de100milhões de pessoas por década que entram nesse mercado de consumo. O Brasil por outro lado sempre foi exemplo na Energia renovável e após o apagão do início do milênio construímos térmicas para prevenir e a exceção vem se tornando regra e temos16%da rede na base de fósseis mas podemos inverter esse quadro em poucas décadas. nosso petróleo para exportar.