Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Alberto Melis Bianconi

    A obediência a lógica elementar saiu de moda. Diz a coluna que Dino se amarra a duas promessas para depois dizer que essas promessas não duram 20 dias. O sujeito se amarrou ou não? Mais difícil, porém seriam outros itens já contratados (com quem?) como o inevitável (quem disse?) alinhamento com o governo Lula. Ainda que o problema existisse, fora da mente do do colunista, qual o problema se os dois corpos esdrúxulos postos lá pelo coisa, lá continuam de boa? Quem nasceu foca, não chega a golfinh

    Responda
  2. Reinaldo da Silva

    A imagem da justiça (a deusa exibi uma balança do bom senso e a espada da força, com os olhos vendados da neutralidade) é uma miragem romântica de tempos inocentes sobre o poder humano, que a hipocrisia esconde. O que se garante hoje, pode amanhã ser superado por novos dados, eventos e particularidades, que não estavam presentes na garantia ou promessa. Se essa miragem romântica fosse mantida, se espada do STF não fosse direcionada para Bolsonaro, estaríamos vivendo num regime fascista.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Você responde comentários que não merecem resposta? kkkkk Onde foi que usei luvas de pelica? Disse que seu comentário era bobagem. E, continuando, não, a deusa de olhos vendados é um ideal do qual a justiça real vai se aproximando com o tempo, e não uma miragem romântica. O proto fascismo de Bolsonaro não vale jogar fora esse ideal de justiça, aliás, é isso que o bolsonarismo gostaria que fizéssemos.

    2. Reinaldo da Silva

      Caro Alberto, realmente seu comentário é tão ridículo que não merece resposta. Não leu e obviamente não percebeu as nuanças e as proposições da imagem da justiça que fiz. Deve ser muito difícil pra você. É compreensível. Quando vier comentar meus comentários não venha com luvas de pelicas. Gosto de adversários com conteúdos.

    3. Alberto Melis Bianconi

      Bobagem Reinaldo, você está comprando o discurso do Bolsonarismo, reforçado por esta Folha. O ex-presidente está encrencado na justiça por que fez por merecer. Aliás, ainda esta longe de encarar a perspectiva de punição integral a que faz jus.

    4. Reinaldo da Silva

      Continuo: Justiça é a visão moderna para que seja mantida a condição social baseada em princípios civilizatórios, em defesa de uma vida não fascista, como dizia Foucault. Foi a espada da deusa justiça que venceu Bolsonaro, porque não se tinha tempo para aguardar o equilíbrio da balança de quem buscava a ruptura, e ficar com os olhos vendados. Dino não parece acreditar na miragem romântica da deusa justiça. Creio que, por tudo que fez, é um defensor dos princípios civilizatórios.

  3. Edson Capistrano

    Goebels, o ministro da propaganda nazista , dizia que uma mentira 1000 vezes repetida, vira verdade. Ontem na sabatina os bolsonaristas insistiram que Dino é comunista. Este povo de tanto repetir esta bobagem, parecem acreditar que comunismo de fato exista no Brasil e no mundo .

    Responda
  4. Maria Piedade Oliveira

    Enfim, depois de dois subalternos, teremos um ministro TERRIVELMENTE Inteligente, bem preparado e isento.

    Responda
  5. Hercilio Silva

    Na Sabatina Dino deu um banho na bancada da tosquice cujo único objetivo é causar.

    Responda
  6. Ricardo Arantes Martins

    Dino tem um histórico probo, sem dúvida a melhor indicação dos últimos três.Uma coisa é certa, essas dúvidas trazidas pela matéria, bem como outras somente serão sanadas com o tempo. Tenho esperanças que Dino assumirá suas funções com total isenção. Sou meio lento, todavia, até hoje tenho esperanças de que Kuncá e o terrivelmente afaste-se das pessoas que os indicaram (meio que na linha da fé). Que o Altíssimo Ilumine Dino e o Brasil.

    Responda
  7. José Augusto Bernabé

    Finalmente temos um Russo nordestino na casa de negócios da justiça, o Kremlin está aplaudindo de pé, talvez o Putin venha pra posse.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Uai, não ficava mal, não; e, já que antevês esse samba do criolo doido, inclua aí uns Guardas da Rainha e um ou outro brinquedo/personagem da Disneylândia: tão totalmente compatíveis com o que você percebe como levante "comunista".

  8. Benjamim Godinho

    A inteligência, perspicácia e firmeza de idéias de Dino, não se furtando ao debate, algumas vezes intenso, mas com civilidade, é o que incomoda. Muitos de seus críticos, não podendo admitir a verdadeira causa e tomados até por uma ponta de inveja, o acusam de uma beligerância que de fato nunca existiu.

    Responda
  9. Guilherme Nobre Souto

    Morro de rir, todos, to dos, os meios de comunicação tradicional tentam nos vender o peixe de que o Dino é um sujeito belicoso, como tem a garantia de que o país possui uma sociedade cuja cultura política é baixíssima ...

    Responda
  10. Joaquim Rocha

    Dino é inteligentissimo e muito preparado. Sempre se sai bem quando tentam colocá-lo numa sinuca de bico.

    Responda
    1. Carolina Godoy

      Amoooo as respostas dele!

  11. Antônio Carlos de Paula

    Foi aprovado dando um banho de sabedoria na extrema direita que tentava tirá-lo do sério a qualquer preço. Será um grande reforço em defesa do regime democrático como ministro do STF.

    Responda
  12. Antônio Carlos de Paula

    Foi aprovado dando um banho de sabedoria na extrema direita que tentava tirá-lo do sério a qualquer preço. Será um grande reforço em defesa do regime democrático como ministro do STF.

    Responda
  13. Marcos Benassi

    Poi Zé, Brunão, acho que cê fez um bom retrato, assim como o Dino, um bom "cartão". De fato, o comportamento do sujeito há de ser diferente no Supremo do que no cotidiano do Executivo - nem careceria prometê-lo, mas... Há horas em que importa afirmar o óbvio. De resto, é a pessoa que mostra ser, e não se deve esperar que seja outro, repentinamente: a retidão espinal, a combatividade e o bom célebro, perdurarão, certamente.

    Responda
    1. Alberto Melis Bianconi

      Esquenta não Benassi, ele precisa apontar em Dino os problemas já provados e comprovados nas indicações feitas pelo seu mito. É difícil aceitar a miséria moral imposta pela opção bolsonarista.

  14. Ediney Fortes do Prado

    Dino foi hábil na sabatina, como aliás em toda sua atuação como Ministro da Justiça. Fico feliz com a indicação, embora o Supremo merecesse uma mulher negra no cargo, pois precisamos de democratas para o futuro. As autocracias viraram uma febre maligna no mundo e essa é a nova guerra fria: democracias x ditaduras.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Poi Zé, Ediney, creio igualmente que teria sido mais significativa, em longo prazo uma outra escolha - mas, sempre cabe lembrar que, somente pelo gênero e cor da pele, não se garantiria postura democrática. Sigamos, contudo, vejêmo no que dá.

  15. orlando gomes de freitas

    Independente de ideologia, o Ministro Flávio Dino tem notório saber jurídico e, junto à isso, é um homem culto, afeito as letras e domina muito bem nossa língua. Difícil não ceder aos seus encantos. Boa sorye Ministro um dos assentos do STF é seu ! Com todo merecimento.

    Responda
  16. Carlos Ernesto de Oliveira

    Fez barba, cabelo, bigode e costeletas! Comeu o couvert, o prato principal, tomou vinho, comeu a sobremesa e ainda tomou licor! Notório saber jurídico e reputação inatacável! No vulgo, botou pra quebrar! Botou os manès para bailar!

    Responda
  17. Carlos Ernesto de Oliveira

    Fez barba, cabelo, bigode e costeletas! Comeu o couvert, o prato principal, tomou vinho, comeu a sobremesa e ainda tomou licor! Notório saber jurídico e reputação inatacável! No vulgo, botou pra quebrar! Botou os manès para bailar!

    Responda
  18. Luiz Roberto Rocha Teixeira

    Jantou os bolsonaristas.

    Responda
    1. Marcos Benassi

      Ôôô Luiz, a gente também pode descrever a coisa, sem demérito algum pro Dino, como "a Bozoléia se serviu à mesa". As poucas intervenções que vi, toscas, são ofertas gratuitas de repasto: ora, cê acha que com essa porcaria de observação cê passa rasteira num sujeito hábil como este? É muita pretensão, descuido, autoimagen inflada e, por que não, limítrofe com a burrrice...

    2. Luiz Roberto Rocha Teixeira

      Só passaram vexame.

  19. José Ricardo Braga

    Adepto de ser 'do contra' tenho a opinião de que a chegada de um político ao Supremo despolitiza a corte. O argumento é que um político já tem seus canais para resolver suas demandas políticas e não precisa usar dos poderes do Supremo para realizá-las. Comparo com o processo de aprovação de Fachin - foi muito mais dramático e inseguro e de 'malaise' política. E no Supremo, também, ele virou uma espécie de "deputado" da Lava Jato...

    Responda
    1. José Ricardo Braga

      (cont. Hernandez) O saber jurídico 'malandro' desse tipo de decisão eu conheço. Há muitas histórias. Do Reinaldo Azevedo sempre fui opositor cordial. Na época do mensalão escrevia bastante no blog dele da Veja. Era textão, como os que faço aqui. É de lá que veio o hábito prazeroso de passar duas, três horas arranjando os parágrafos, buscando ter um texto coerente do início ao fim antes de postar. Pode ser que muito erro haja, mas sempre vou até o ponto em que não os vejo mais, antes de postar.

    2. José Ricardo Braga

      Hernandez, a parcialidade 'conhecida' de Gilmar Mendes é o que alivia. Minha 'ignorância jurídica' enxergo mais do tempo que acreditava que ministro do Supremo provindo do judiciário sempre seria imparcial - especialista em topo de carreira não poderia ter outra ética. Foi engano, sempre tem pessoas e interesses por trás. Porque Fachin teria feito a anulação do foro?Antecipação da aposentadoria por Alzheimer? Me ensina, já que você não ignora o saber jurídico excelso que há por trás da decisão.

    3. Hernandez Piras

      Quanto à idéia de que, sem a anulação por incompetência do foro, o réu Lula seria absolvido, é uma piada que se debita na conta da ignorância jurídica.

    4. Hernandez Piras

      O elogio a imparcialidade de Gilmar Mendes é de fazer rir. Gilmar votou firmemente com a oposição até a Lava Jato voltar-se contra Temer e o tucanato. A partir daí, exatamente como Reinaldo Azevedo, que o elogiava muito (e não é nenhuma coincidência...), ele aproximou rapidamente suas posições das de Lula até tornar-se sócio do atual Governo. Então, como Azevedo (dos "petralhas" e "esquerdopatas"), tornou-se ídolo dos petistas.

    5. José Ricardo Braga

      Não consigo perdoar o Fachin por aquele salto de bnda na piscina (ia falar duplo twist carpado, mas não merece) de anular o processo do Lula por questão de foro. E o pior, foi pra evitar que o réu vencesse o processo... Tem um pouco de criatividade, é comum usar para livrar o réu do processo, mas é tão feio quanto...

    6. José Ricardo Braga

      Diferente de Gilmar, outro "político" da casa - Uma hora votava pra um lado, outra votava para o outro, sempre de acordo com suas convicções jurídicas sobre o tema específico.

    7. José Ricardo Braga

      Sempre votava "fechado" com a Lava Jato.

  20. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Não se amarra a nada, tolo escriba. O cargo é vitalício, ministros votam como querem.

    Responda
    1. Ediney Fortes do Prado

      O tolo não é o escriba, que deixou clara sua compreensão de que o compromisso não dura 20 dias. Tolos foram eventuais senadores que acreditaram.