Thomas L. Friedman > Por que Israel precisa agir com mais rigor e menos paixão na guerra Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Que pena a Folha dar espaço para um defensor do genocÃdio. Quem vê com naturalidade a morte de crianças, mulheres e pessoas idosas tem uma insanável falha de caráter. Não ao massacre, seja de israelenses, seja de palestinos. É incrÃvel como o progresso ético e moral não tem acompanhado os avanços tecnológicos. Todo defensor da guerra é um ser desprezÃvel.
Defender terroristas é desprezÃvel
Um texto lúcido. Como diria o genial Mané Garrincha: "só falta combinar com os russos", digo, israelenses...
O reféns provavelmente já estão mortos, seja pelo bom bardeio de ishell ou então de fome, causado pelo estado caótico de gaza , gerado pela pela primeira hipótese. Ou seja, Bibi matou os reféns em troca da morte de alguns dos terro ristas.
Não há nada que justifique o assassinato d crianças, mulheres. Israel pode usar inteligência Para acabar com o Hamas, que é uma organização criminosa.
Este Jornal está do lado dos que apoiam o genocidio do povo palestino. As matérias que pública são sempre daqueles que apoiam e defendem a guerra . Uma guerra que é o maior genocÃdio dos tempos modernos. O Jornal nunca defende um cessar fogo imediato.
Este Jornal está do lado dos que apoiam o gencidio do povo palestino. As matérias que pública são sempre daqueles que apoiam e defendem a guerra . Nunca um cessar fogo imediato.
Por simples orgulho. Se acham os invencÃveis que não admitem derrotas, mas tiveram um passado milenar em que sofreram muitas delas, de vários povos diferentes, justamente por causa desse orgulho
Sim, porém muitos se foram e os ju deus continuam, um povo resiliente
Nós italianos (Romanos) já invadimos aquele pedacinho de terra e não custa nada voltarmos lá e arrasar Jerusalem e tirar aquela cidade do mapa.
Os evangélicos no Brasil acham que Is ra el tem direito àquelas terras pois “viviam nelas há 3 mil anos” é que os pa les tinos descendem de árabes do século VII. Primeiro: os atuais pa les ti nos descendem dos antigos hebreus (sobretudo do Reino das 10 Tribos), dos gregos, romanos e árabes. Os ju deus atuais são uma mistura de edomitas, hebreus e europeus que se misturaram com eles. Muitos pales tinos são cristãos. As pessoas deveriam estudar mais.
é o caso de perguntar pros tais cristão o que pensam do marco temporal. a indiada tava por aqui tudo faz bem menos que isso...
A existência do Ha mas é culpa de Is ra el. Estão apenas colhendo o que plantaram. Por que atacam o moderado Fatah na Cisjordânia ? Chega de hipocrisia. O povo pa lesti não pode continuar sofrendo.
Considerando que é um texto publicado no ny times, é até ousado. Mas falta o green team, ainda nmais independente, que trará o raciocÃnio seguinte : os reféns so serão liberados e a tensão só vai baixar quando a Pales tina for liberada do jugo isr ael ense. Todo o resto é blá-blá, e para cada militante do ham as assas sinado por tsah al, dez outros vão surgir dos escombros ensangu entados de ga za.
A maneira fria como o "especialista" "analisa" o conflito sem questionar as mortes de crianças, idosos e mulheres é de uma [ não vou usar aqui nenhum palavrão] ... insensilbilidade cruel. Infelizmente a Folha dá espaço para a defesa do genocÃdio do povo palestino. Destruir o Hamas? Dá maneira como estão agindo apenas fortalecerão o grupos radicais. Se você tivesse o local que você reside bombardeado e como consequência morressem seus filhos e sua esposa como você reagiria?
Dando a outra face???
GrandÃssimo hipócrita, dizer que os americanos sofrem pelo massacre por eles efetuados no Iraque e no Afeganistão. Sofrem nada, tão de boa. Fazem filmes, se julgam heróis, mas, no fundo, sabem que promoveram um extermÃnio que matou centenas de milhares de pessoas inocentes. Os americanos não tão nem aà pra ninguém. Implantam, e mantém, ditaduras ao redor do mundo, marionetes ao comando deles. São muito, mas muito, hipócritas
Penso que o filtro da Folha deveria ser menos parcial. Sempre manda para moderação meus comentários referentes a este conflito. Ou seja, a nossa imprensa é incoerente, quer total liberdade, mas censura os leitores.
Faça igual aos artistas para enganar os sensores da ditadura. Troque uma ou outra palavra, desloque uma vÃrgula ou sÃlaba. A desin teligencia arti cial deles não sabe ler.
Os relatos da imprensa ocidental sobre atos do exército mais moral do mundo, segundo o lobby israelense: profanação de mesquita na Cisjordânia, queima de caminhão e lojas de alimentos em Gaza, matar três reféns compatriotas que deveriam estar desarmados pensando serem palestinos, tirar selfies e postarem imagens da destruição que causaram em Gaza, etc. Enfim, atitudes que não parecem ser muito diferentes das dos considerados terroristas do hamas.
Estado apartheld, não registra recém nascidos phaIes tlnos, tem lei dizendo ser estado j udai co, lei de maioridade para phales tinos, 12 anos; sraeIenses18 anos
O autor propõe outro KZ em Gaza....porém, bem mais vigiado como se toda a população fosse terrorista
Infelizmente, o Red Team israelense sugerido pelo colunista será, na realidade, o Black Team. O controle de Gaza pós guerra o verá em ação, vestido de preto, policiando eventuais insurreições dos famé licos pales tinos. Assim, Israel repetirá a triste sina das SS de Hi tler nos guetos judeus da Europa que, com seu uniforme negro, deixava morte e destruição por onde passava. A história se repete, ainda mais trágica.
Jamais fui antissenitista, mas também nunca fui sionista, mas o que Israel tem feito em Gaza, tem me feito questionar o amor apaixonado que eu tinha por Israel e por toda sua história, na história fa tragédia que ocorreu ao povo judeu, a pergunta que eu me faço é será que Israel aprendeu alguma coisa com a história ou está repetindo o que aconteceu com os judeus em 1940 a 45. Netanyhau trouxe o mal a Israel. Quando vocês vão reconhecer isso de fato? Cadê as sociedades judaicas?
As sociedade judaicas estão preocupadas em apoiar incondicionalmente os atos bárbaros de i a hell
O que Israel precisa é ir para o banco dos réus no Tribunal de Aia e pagar pelo holocausto contra os palestinos. Podem censurar, essa é a verdade.
Militares vão pra guerra matar, não importa o lado, esse é o objetivo. Crianças, mulheres, velhos, todos são alvos.
Concordo plenamente com você amigo mas é difÃcil . E como toda autocracia de alguns paÃses, Israel não subscreve o tribunal de Haia.
Enquanto aquele maldito estado terrorista existir, não existe chance de paz no Planeta Terra.
Noticia na Folha: metade da munição usada por Is na ocupacao é de baixa precisao , aumentando o risco de matar civus. O objetivo de Is não é eliminar o Há, mas destruir Gaza e matar o maior número possÃvel de palestinos , isto não é um comentário retórico,,mas uma comprovação com dados empÃricos
Paixão é para terroristas e nazistas !!!
Você tá se informando muito pela SBT do JJudeu.
ISRAEL quer um vietnan pra chamar de seu; já vimos várias dessas histórias, todas trágicas e dolorosas. Não ficará barato.
Invade minha casa e vem com esse papo furado de casa prometida por Deus, vou lutar até a morte e meus descendentes farão o mesmo.
Um paÃs que se acha com a razão mesmo com o mundo todo contra ,deverá arcar com as consequências dos seus atos
Israel se aha certo e o mundo errado.,A conta não fecha e trará consequências
Israel acha que está certo e o mundo errado, A conta não fecha e as consequências poderão ser devastadoras
O quê esperar de um povo que se julga o eleito por Deus, com direitos bÃblicos sobre terras alheias e que os outros povos só existem para servÃ-lo?
Sionismo= colonialismo+ genocÃdio racismo+ limpeza étnica + apartheid + ocupação Ilegal
Israel prática limpeza étnica,genocÃdio,apartheid, racismo, colonialismo há décadas .Essas práticas sempre foram reprováveis mas em pleno século XXI se tornam abjetas e crimes contra a humanidade que devem ser severamente punidos
Não falou nada sobre o estado palestino, assentamentos judaicos na Cisjordânia. Isso é normal.
Ulisses, ao terminar a leitura do artigo e antes de ler seu comentário, eu estava pensando exatamente nessa questão que você, muito corretamente, abordou.
Não esqueça o autor do texto que Israel caiu em cima de um povo que lá estava faziam séculos e séculos. Que Israel retira água da região de Gaza e a revende a preços extorsivos para os palestinos. E que Israel tem o apoio da canalha militar dos EUA, podendo massacrar (e o fazem quando querem) palestinos sem muito esforço. Israel é um Estado imperialista no velho formato, fazendo com palestinos o que fizeram com os judeus na década de 30-40! Demencial!!
MarCUS vc deveria ler os livros de autores como Sholomo,Sand ,Illan Pappé, Miko Peled , Norman Filkenstein e seu conceito de piada certamente seria mudado
MarCUS piada é haver colonialismo,genocÃdio,limpeza étnica,ocupação de terras alheias em pleno século XXI.Vc deveria ler o livro A Invenção do Povo Judeu de autoria do Shlomo Sand ,professor de História da Universidade de Tel Aviv
Se o povo "palestino" estava lá há séculos, sabe-se lá o que seja esse povo, posto que nunca foi um paÃs, reinado, nação, condado ou ducado, o povo judeu está lá há milênios. Quem invadiu a região, e nunca devolveu um centÃmetro sequer, foram os árabes a partir do século VII. Agora eles começam quatro guerras, perdem as quatro e pedem terras de volta. É uma piada.
Não devolver reféns, apenas com novo governo.
Irracionais. Raiva cega sim.
Elon Musk disse que para cada criança ou mulher morta, surgirão mais e mais palestinos com ódio aos sionistas, correto é criar o estado da Palestina.
A palavra rigor aà é só mais do mesmo: sionismo! Um ultraje.
Retirada dos colonos? Devolução de terras ocupadas? Fim das prisões sem acusação formal? Cidadania plena aos palestinos habitantes de Israel? Não, isso é o Sionismo, Jake!
MArCUS antes da criação do estado de Israel os muçulmanos eram imensa maioria na Palestina e conviviam harmoniosamente com as minorias de judeus e cristãos. Quand o criação do estado de Israel e logo depois a imensa maioria de judeus não nasceram na região
Os árabes tomaram metade do mundo, do Marrocos até a India, e nunca devolveram nada. As partes reconquistadas (Espanha, Portugal, sul da Itália, Bálcãs, Armênia, Rajastão) foram reconquistadas militarmente. Não há absolutamente motivo algum para se devolver um centÃmetro sequer de nada, não só porque os judeus estão lá desde sempre, mas porque quem começou 4 guerras , e está perdendo a quarta agora, não tem direito a nada.
Raiva cega? Quanta arrogância. Gaza ainda está lá para provar o contrário. Apesar da motivação, não é uma vingança, é a ação necessária para ceifar um mal do habitat palestino. Devolvessem os reféns e se entregassem, corajosos que são, a guerra terminaria.
Alberto, uma dieta da mÃdia vai lhe fazer bem. Aproveite e leia mais.
Marina, ser alvo de mÃsseis e terroristas tem consequências, especialmente quando esses se imiscuem na população. Tivessem aceito uma das muitas propostas de paz, não estarÃamos presenciando uma guerra. Os santos deixaram de existir no momento em que grupos de interesse passaram a manipular as etnias locais para satisfazer seus interesses mesquinhos hostilizado Israel, sem pensar nas consequências. Infelizmente, só tem piorado. Para Israel, não há mais escolha, o Hamas tem que acabar..
E quando o estado opressor e seu projeto colonialista vai devolver os mais de 6 mil reféns mantidos nas prisões e penitenciarias,crianças de 10anos de ambos os sexos, os soldados de ISrael invadem as casas no meio da noite e arrancam eles e elas de suas camas e as levam para as prisões, sem os pais, ficam presos por anos sem motivo nenhum.
Dagmar, se julgar escolhido por Deus é algo que aflige boa parte da humanidade, de muçulmanos à católicos, com certeza incluindo sua própria comunidade. Se essa é sua desculpa para chamar um determinado grupo de racista, melhor fazer uma reflexão.
Mykel, largue as drogas.
Marina, o gueto é patrocinado pelo Hamas ao usar os muitos recursos de que dispõe para seus próprios fins, sacrificando os que vivem em Gaza a seu bel prazer. Está revoltada? Peça democracia de fato, peça para que permitam aos moradores autodeterminação, para buscar seu próprio destino, depois venha falar de guetos, pois evidentemente não sabe o que é isso.
Dagmar, judeus são multi-étnicos, vem em todas as cores e em todas as culturas, tendo em comum a religião. Melhor rever sua definição de racista.
O " habitat palstino" a que vc se refere é o seguinte: um guetto cercado por ar, mar e terra, onde o comandante do gueeto controla até a quantidade de alimento que entra, onde os prisioneiros não podem sair nem mesmo para um tratamento de vida e morte, onde o comandante em chefe, na sua arrogante raiva cega, bombardeia hospitais, escolas e os prisioneiros não tem direito de resistir. QUem tem que ser ceifado é o comandante em chefe com raiva cega e arrogante.
Existência negada, resistência justificada.
Bom, as incursões bélicas em solo, boots on the ground, da IDF foi repelida de modo que ficaram apavoradas. Aà descontam na população, destroem encubadoras, faculdades, etc. 07 de outubro não é marco zero não. Quem é invasor é o tal povo "auto eleito".
Quem acredita q é povo escolhido por Deus e por isso tem direito a qq crime, é racista e supremacista.
Corrigindo: raiva cega, sim Racistas e colonialista.
Raiva feia sim. Racistas é colonialista.
Que grotesco! Não há reféns na Cisjordânia e o que acontece lá? Colonos judeus expulsam palestinos de suas casas, tomam suas terras cercam vilarejos e impedem circulação . Israel não respeita qq deliberação da ONUe pretende ficar com toda Palestina. Como diz o judeu Breno Altman, são racistas e colonialista.
Is-rael precisa devolver as terras que tomou dos Pa lestinos, e implorar a esses para que vivam em paz.
Marcus, e quando vamos devolver as terras roubadas dos nativos americanos? Vai, devolve tudo o que você roubou para eles. E quando os cristãos vão devolver as terras roubadas na Europa pelo império romano para os povos originais? E os hebreus, que ostentam no livro sagrado que ocuparam uma terra que não era deles, vão devolver quando? Você é só um baita de um islamofóbico, que é protegido pela FSP que também é islamofobica.
Isso, assim que os árabes devolverem todas as terras que roubaram, do Marrocos até a ìndia, poderemos ter essa conversa.
Devolver a Judéia? Sinto, não vai rolar.
Hamas são assassinos pagos por sheiks árabes.Não tem nenhum interesse em paz e nada, absolutamente nada os fará parar,salvo a morte ou o fim do dinheiro dos árabes.
Assassino é o Estado de Is ra el.
Ciro, como o é define o governo sionista ? Sem retorica vazia, a máscara caiu pro mundo , cai na real
Invade minha casa e vem com esse papo furado de casa prometida por Deus,vou lutar até a morte e meus descendentes farão o mesmo.
Comentário “ isento” de um sionista à favor do genocÃdio praticado contra o,povo palestino há décadas
Muito interessante o ponto de vista e o plano. Por mais que a única solução justa seja o extermÃnio da organização terrorista, é um conceito razoável. Não sou tão otimista a respeito do dia seguinte em Gaza, pois a doutrinação de uma organização fundamentalista islâmico não é racional ou razoável. Aceitam viver na miséria, se esse for o preço de matar infiéis. Mas, pelo menos, deixa o problema de Gaza para quem o criou.
Seus comentários me chocam pela ignorância, para sua informação: os hebreus eram apenas um dos povos que habitou a pales tina. Junto com outros povos etnicamente próximos. Os pales tinos atuais, são, também, descendentes dos hebreus antigos, principalmente do Reino das 10 tribos. Após isso, vieram gregos, romanos e árabes e os povos daquela região são misturados (assim como os ju deus atuais). Muitos pa lesti nos são cristãos, estude mais antes de comprar propaganda do Silas Malafaia.
Os hebreus são os fundadores do primeiro MST do planeta e tem como apadrinhado,Deus.
Se estivéssemos um pouquinho mais adiantados nas conquistas espaciais os hebreus poderiam se mudar pra Marte.
Não é boa idéia, Alexandre. Os anti-semitas chegando antes teriam tempo de construir mÃsseis e o problema só mudaria de lugar. Se os hebreus forem primeiro eles poderiam controlar assim: "Se for anti-semita não entra na astronave!" Seria bastante eficaz...
Primeiro seria necessário enviar os anti-semitas. São resistentes o bastante para suportar o experimento. Depois poderÃamos seres humanos.
Fatah
Marranos
New York Times de donos judeus, com colunista judeu, escondendo que a polÃtica genocida de Israel é efetuada por partido de histórico terrorista. O pior é ser sempre ou quase sempre essa equação no perfil de colunistas.
Resumo do artigo: como os sionistas podem continuar o regime de apartheid e terrorismo contra a população palestina sem perder os bilhões de dólares dos eua
O objetivo não é eliminar o Hamas. É eliminar a democracia em Israel. A extrema direita foi a guerra porque sabe que sem ela perderia o poder, pois perdeu a confiança. Deve perder o poder após a guerra, mas vai fazer muito estrago antes. As perdas civis palestinas já não são justificáveis tem tempo. Virou massacre.
Não se trata de paixão, é poIltlca de estado se I!vrar dos phaIestlnos. Desde quando chegaram lá. A prova é que não registram recém-nascidos phaIestlnos. E isso tem um nome, que começa com xion, e termina com smo.
Artigo realista e brilhante.
Jake, uma guerra em que um lado tem apoio ilimitado da maior potência militar do mundo e a supre com tudo que há de mais moderno em moer gente, não é guerra. É um extermÃnio.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Thomas L. Friedman > Por que Israel precisa agir com mais rigor e menos paixão na guerra Voltar
Comente este texto