Vinícius Torres Freire > O Congresso é uma máquina de produzir ineficiência social e econômica Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Será que ninguém se atenta ao fato de que todo dinheiro que se dá aos pobres a máquina corrupta do governo e das mÃdias lhes tomam de volta? Não há possibilidade de poupança em um povo que se sente grato e vitorioso fazendo o L.
Caro VTF ,a palavra chave neste texto lúcido e realista é desânimo, como mencionou sua colega Dora K, o PT hj em nome da sobrevivência faz qquer negócio com qquer um.
Atenção candidatos! O colunista promete embarcar na campanha de quem prometer fechar o Com... E aposto que o jornal acompanha.
Está mais do que na hora do povão começar a imaginar que cabeça foi feita também para pensar. E não só o povão, muita gente que se diz da elite vota também em vag@ bundos, em de+putados e sena+dores que nada valem. Enquanto houver centrão, 513 deputados sem nenhuma responsabilidade perante o paÃs e, um Sen @do igualmente inoperante, vamos continuar fazendo o "L" e a gritar, "Mito", "Mito"... e tudo permanecendo como está.
É a primeira vez que concordo na totalidade com os argumentos do articulista. Que tenhamos mais profundidade em relação a estes temas.
E os apoios já estão chegando!
É a primeira vez que concordo na totalidade com os argumentos do articulista. Que tenhamos mais
Está na hora de começar-mos a identificar o verdadeiro culpado das mazelas: o congresso e os congressistas do atraso. E quem leva a culpa sempre é o poder executivo.
Sr. Marcelo, se fechar o Con... não existirão mais eleitores! Posso contar com seu último voto?
Mais um voto, senhores candidatos!
Na verdade a culpa é de quem elege. As aberrações que estão no Congresso foram eleitas pelo povo. É a falta que faz um reforma polÃtica de verdade que impedisse a perpetuação de certos tipos no Congresso por vários mandatos. Sem falar na ridÃcula regra de proporcionalidade, onde um candidato com muitos votos puxa outro. A pior parte é que isso não vai mudar.
Até que enfim , alguém disse algo sensato. Congresso pior que esse , só o próximo. Cada vez mais difÃcil de engolir.
Pensamento binário!
Mais um... o Bozo já está pensando em fazer a assinatura do jornal!
@VTF, uma sugestão de alteraração de parte do seu texto: "—esta legislatura em particular, pois "liberal" (iéié)."
Eh , mas picota , dilui na sociedade, já a folha produz o mesmo efeito , mas trabalha na propaganda pra concentrar na mão de banqueiros. Qual eh a pior?!
O dia em que o povo souber que pode tira-los de lá a qualquer momento e fizer isso, aà muda
Como na Revolução Francesa? Quem seria a Maria Antonieta?
Até aà morreu neves, o gado age da mesma forma.
PolÃticos desqualificados, nefastos e corruptos atrasam e atrapalham o desenvolvimento de qualquer paÃs, mas, no Brasil esse problema é turbinado a cada ano.
A "classe polÃtica partidária brasileira" é o maior atraso ao paÃs, com rarÃssimas exceções se encontra polÃticos de integridade sensata e ética. Os polÃticos de plantão oportunista negam qdo investigados e se auto-elogiam qdo vitoriosos. Qdo que surgirá um polÃtico que proporporá uma nova Carta Magna para o Brasil?!
Utopia, mas o nosso problema não é a carta magna é a nossa cultura em que o brasileiro tem de levar vantagem em tudo certo?, lei de gerson, e na minha opinião deveria ter um orçamento fixado num valor total para o senado e a câmara e ponto final e acabaria com essa festa de emendas
Se a Folha não quer que o assinante comente, por que abre essa caixa de comentários? Faz igual ao Estadão que não aceita comentários do assinante e está falindo. Perdemos tempo escrevendo comentários e vem a censura.
Eh que a fsp sempre foi mais disfarçada, o Estadão sempre foi arreganhado
Texto perfeito e ao mesmo tempo traz tristeza e desesperança. Todos tem seu preço. Quem olha por aqueles que mais precisam e que são usados de quatro em quatro anos para conseguir votos que jamais trarão qualquer benefÃcio? Por outro lado, falta energia à sociedade civil, para encarar de frente e ir para as ruas.
A melhor coisa que se pode fazer aos pobres é perdoar todas suas dúvidas e deixá-los começar de novo, aà a bagaça vai.
Não entendo como um gênio assim eh desperdiçado no Br.
vai pro brejo
Escreveu o que estava entalado na minha garganta.
É muito importante, mesmo, que a m id ia cobre do congresso, para que estes polÃticos não boicotem o programa reconhecidamente técnico e sério da equipe de nosso governo. Não podemos perder mais esta oportunidade de retomarmos nosso desenvolvimento econômico com inclusão de todos os brasileiros.
As hienas são carnÃvoras, mas podem comer carniça também; é o caso desse tipo de gente que vive de ''benesses'' do Estado, mas são todos ''liberais''...
O Brasil sempre foi e sempre será uma coisa amorfa tocada por coronéis, bajuladores burocráticos e usurpadores de toda espécie. Essa peste bubônica, vulgarmente chamada de Congresso, é o que eternamente nos deixa rolar para o fundo do poço. As bactérias causadoras dessa peste, vulgarmente conhecidas como parlamentares, é o que nos mantém no contÃnuo movimento de rolar ladeira abaixo. O Congresso é a Casa da turba das saúvas-decrépitas sempre dispostas a manter o acordão da mediocridade eterna.Â
O desânimo é muito grande.
Só agora o jornalista e as midias perceberam???
Aplaudindo o comentário e acrescentando à lista de corporações mencionadas às de comunicação. Veja o articulista como a Folha comemora o veto ás desonerações com uma manchete dando derrota ao governo e não às contas públicas.
O Congresso nacioanal é o que o Brasil é nesse momento ,Nosso historico é sintomático , ou alguém esqueceu do escândalo da mandioca (1979-1981) Proagro desvio de $ 1,5 bilhóes, golpes, achaques, parlamentarismo orçamentario , bancadas do boi, da Biblia , da bala. Sim podemos generalizar com raras exceções pois trata-se de um Covil de ladrões. O ultra -liberalismo tem dois representantes no Brasil a esquerda liberal e a extrema-direita , O capital financeiro é o dono do cassino !.
Com o Centrão, ninguém pode! Sempre piora. Os caras são excelentes no que fazem. Últimos movimentos, tudo para gerar empregos, aumentar o PIB, destravar a economia e coisa e tal: terceirização; reforma da CLT; agrotóxicos etc., e agora a desoneração. Enquanto isso, o povão preocupado com letrinhas de gênero, marcha pra Jesus e rebaixamento do time do coração. O Centrão é o máximo.
Eficiente mesmo é o atual governo, que pretende administrar pelo lado da arrecadação e loteamento polÃtico do setor público. Jogou pelo ralo os pudores e aboliu as regras de compliance da Petrobrás, as estatais, em menos de um ano, já encontram-se deficitárias, quer retroceder 100 anos nas leis trabalhistas, colocou a JBS pra vender energia superfaturada da Venezuela e assim por diante... precisa mais?
Esse congresso é uma vergonha!
Bando de corruptos e incompetente. Programado para dar errado, sem chance de acertar
Muito bom artigo: achamos que precisamos de eficiência somente no Executivo, mas e nos próprios poderes: não há o que melhorar!? Há e muito, desde reduzindo despesas, privilégios e até reduzindo processos. Mas enquanto formos o PaÃs do corporativismo será difÃcil. Pagamos todos nós por esse atraso: e caro.
Tolerância zero na criminalidade aumentam os investimentos. Bagunça tributária, simplifiquem.
Nos representam. Se observarmos que o general Pazuello teve sozinho mais votos que todos os candidatos do partido Novo somados no RJ (o partido não elegeu nenhum representante), concluÃmos que lá está espelhada nossa sociedade real.
Prezado Vinicius, de fato hoje há extravazantes razões para desânimo. Mas ainda assim, fazem parte do nauseabundo jogo polÃtico, pior seria a sua ausência, aà seria a ditadura deslavada. Vamos aguardar a cara de pau dos congressistas ao exigir dinheiro para seus partidos e campanhas. Haja estômago. Mas a culpa é do eleitor.
O congresso e' o retrato do eleitor meu caro, e ditadura deslavada não era tão cara assim para o cidadão.
Sem esperança alguma. É issoÃ
O Congresso fomenta o neoliberalismo estatizante com empresas que dependem quase exclusivamente dos cofres públicos. O governo é um mero sancionador de emendas e projetos que minam o orçamento. O Congresso nunca é impedido mas o governo paga o ônus e agora, virou moda caçar para ver como é que fica. Fica a dúvida se o Congresso representa mesmo o povo.
Perfeito as observações do colunista. É por essas coisas que o paÃs é infestado de pobres e miseráveis. Todas as ações são direcionadas aos ricos com privilégios tributários.
Ladislau, com a devida vênia, mas se você pesquisar pelo termo "infestado", perceberá quão estranho é quando aplicado a seres humanos, independentemente da condições social e econômica.
Quem sabe numa futura coluna seja abordado a raiz do problema: o voto em parlamentares do "centrao"
PrejuÃzo ao Cidadão e ao PaÃs: se o Planejamento, Execução e o Ajuste referem-se aos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário, verifica-se que o Planejamento não foi realizado para o Executivo, O Ajuste foi escolhido pela Execução, o Projeto não tem Sinergia, falta um ´poder, a Coordenação, encerrar projeto, Nova Constituição
Dá um espacinho pro colega assinar embaixo, meu caro? Eu firmo fácil, com sua licença.
República à Deriva, quanto o paÃs já perdeu em valores?
O Planejamento deve ser sÃncrono à Execução e não assÃncrono, as funções de planejamento, execução e ajuste devem ser independentes entre si, obedecendo uma coordenação
"1.Plano nacional de educação infantil para crianças pobres", acrescento "2.um programa nacional de investimentos em saneamento básico para turbinar o marco regulatório". É muito difÃcil enxergar que se houvesse a real intenção de tirar a população da miséria estas seriam as prioridades urgentes e imediatas? No sentido contrário, o rumo é para a cada vez maior desmoralização das instituições democráticas em um processo autofágico de luta por interesses privados. O PaÃs afunda no pântano.
Não precisa ser matemático, para perceber que há muita gente que abocanha a maior parte da riqueza do Brasil, e não é quem produz! Há brasileiros que são verdadeiros marajás, sem produzir um cabo de vassoura! Haja pobres para sustentar estes parasitas...
Texto perfeito!! O congresso está mais poderoso e mais irresponsável, infinitamente mais irresponsável, se é q algum dia foi. Estão mais viciados q nunca no dinheiro fácil. Nesse cenário é difÃcil ser uma pessoa séria e ter q lidar com eles. Parabéns ao ministro Haddad pela paciência.
Oh, Grão-Resumidor, carÃssimo, se me permite, gostaria de ajustar a imagem principal do texto. Já no tÃtulo, uma "máquina de iniquidades": ora, Vêtêfê, a máquina é a máquina, tal como um moinho puxado por bbbeestas; o moinho continua apenas moendo, mas os legislabostas que o movem conseguem a façanha de, em lugar dos grãos, moerem cidadania e potência econômica popular. A farinha que dali sai, deve ser como a que o Crivella carregava em seu popóptero: dá um gás, rapaz, nem te conto! Hahahahah!
Hammas. Palesthina. Hisrael. Judheus. O que há de ofensivo nessas palavras quando elas têm a grafia correta?
Também queria observar que esqueceu de outras deficiências do Congresso, talvez até piores, como, por exemplo, a aprovação de Dino. Pra ser justo, a aprovação de todos os Min. do STF…
É né pra quê poder judiciário? Saudade do 8 de janeiro?
O que você queria? Flávio Bolsonaro no STF? Acho que você andou rezando pra pneu...
Esqueceu que qdo um não quer, dois não brigam? Porque o Lula simplesmente não para de comprar ou ameaçar deputados e senadores, e deixa o Congresso funcionar livre, leve e solto?
A resposta é fácil: porque não é irresponsável como o foi o governo anterior, que, iludindo bocós, só pensava em ganhos para a famÃlia.
O paÃs vem de uma recente polarização, que se intensificou nos últimos anos por diversas razões, incluindo o apoio desse jornal, e que fortaleceu o populismo. No contexto global, vivemos uma revolução da tecnologia informacional. Polarização, populismo, velocidade da informação e história do Brasil. Sobrevivemos ao capitalismo selvagem buscando identificação com mitos e ideias que nos aprisionam em nossa pobreza material e espiritual. É assim que elegemos os mesmos polÃticos que nós matarão
Cada derrota do governo é uma esperança de um futuro melhor pra esse paÃs.
João Batista Figueredo foi um visionário!
Precisamos de um novo Geisel. A simples menção ao nome, deve fazer muitos parlamentares correrem ao banheiro.
Quer dizer, caro escriba, que o problema do congresso e' porque agora tem oposição da direita antipetista? E o congresso do passado quando não tinha essa oposição??
Será o mesmo colunista que, eventualmente, leio? Quanto tempo durará este lapso de lucidez?
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Vinícius Torres Freire > O Congresso é uma máquina de produzir ineficiência social e econômica Voltar
Comente este texto