Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. José Roberto Mathias

    Desenterrando cadáveres,esse texto mais parece uma obra de Paulo Maluf:"liga nada a lugar algum".No começo,pensei que buscaria algo que comparasse as situações políticas.Os políticos citados são todos"fascistas de Direita"que acreditam nos golpes antiquados e ultrapassados.O que você deseja?Que o jornalismo se submeta novamente às Forças Nacionalistas do Bem?No Mundo Global há um deserto de "ideias".Até as guerras que surgiram são requentadas.Não há "novidades",como seu texto.

    Responda
  2. marco martins

    Caça cliques!!!!!

    Responda
  3. João Batista Tibiriçá

    Para mim, o texto não tem nada a ver com o título. Dizem que texto se preza, tem que ter início, meio e fim. Mas o texto deveria ser como demonstração. Propõe-se uma tese, levantam-se as hipóteses e partindo destas, prova-se ou nega-se a tese. Um amontoado de palavras que no final não se chegou em nada. Se não tem nada para dizer, fique calado.

    Responda
  4. Mauricio Borges

    "Um falar baixo...".. eu ia dizer que o comentarista poderia ser escritor.. mas já é... vi depois.

    Responda
  5. marcio tulio viana

    Parece que o conteúdo foi sendo pensado a partir do titulo, ideal para encantar o leitor nesses tempos que adoram o choque, a surpresa, o escândalo. Um texto mais sincero e com menos pretensão de originalidade observaria que os jornais não poupam criticas ao Governo, sequer em seus acertos mais óbvios.

    Responda
  6. José Augusto Bernabé

    Pois é, a Imprensa ou a Mídia em geral segue a Cartilha do Millor, "A imprensa até pode publicar uma verdade desde que se pague por ela", hoje totalmente "aparelhada" pelas esquerdas festivas, a "verdade" é só a deles, que se dane o Brasil.

    Responda
    1. Leonardo Trindade

      Meu caro amigo, admita: você ainda lê a Folha porque confia mais neste jornal do que nos sites com Brasil no nome.

    2. José Araújo

      Acuma é a história, home?

    3. IVAN MATHIAS FILHO

      É, a "esquerda", desde o Renascimento, vem espalhando suas verdades: a Terra é ”esférica" e não é o centro do universo; o mundo não foi criado há 5 mil anos e uns quebrados; os microorganismos são a causa da maioria das doenças e as vacinas ajudam a curá-las. São ideias de comunistas que querem nos afastar de Deus e da família tradicional.

  7. mario de jesus sumioni

    Matéria de pasquim!

    Responda
  8. marcos stein

    O dinheiro estatal voltou,a paz voltou... O "consórcio de imprensa" virou relações públicas do governo eleito,segundo um ministro,eleito graças a "eles"... Propaganda estatal deveria ser muito bem regulada para impedir compra de opinião favorável como se lê por aqui diariamente. Independência não combina com verba publicitária. Muito menos apoiar censura na intenet por mercado,ficou feio.

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Depois do desgoverno bozo, qualquer governo é infinitamente melhor, mesmo não sendo o ideal. É natural que mesmo a imprensa se sinta aliviada e guarde por um tempo suas críticas. Mas logo voltarão ao normal. É questão de tempo, o governo está entrando no seu segundo ano. Aguarde um pouco Stein.

    2. Ronaldo Oliveira

      Buá, buá, buá....

  9. Ricardo Barros Silva

    O passado recente foi tão tenebroso que a imprensa está meio atônita, sem saber se critica, por receio desse passado tenebroso voltar a assombrar a democracia do país novamente. É meio como está empregado e não está feliz no emprego, mais tem medo de perder a segurança de tê-lo.....

    Responda
  10. Antonio Pereira Barbosa

    Quanta bobagem num só artigo. Poderia ser mais honesto: "Como enrolar os leitores da Folha"

    Responda
  11. Roberto Jorge Chaves Araujo

    Que conjunto de ideias tortuoso. Deve ser produto da compreensão de o papel do jornalismo é apaziguar. Até hoje pensei que fosse informar com ética, veracidade, isenção e exatidão.

    Responda
  12. Felippe Albergaria

    Texto confuso. Confesso que não entendi.

    Responda
  13. Regina da Silva Mariano

    Jesuscrustinho, quanta bobagem, quanta m...que a Falha dá seu aval....

    Responda
  14. elizeu santos lemes

    Perdi meu tempo lendo até a metade e desisti...um tremendo besteirol...vixe

    Responda
    1. Regina da Silva Mariano

      Esse autor é um nogy

  15. Geraldo Lourenço Brita

    A opinião aqui escrita e analisada é de um "escritor e roteirista"...! Não é opinião de Jornalista...! Qualquer semelhança é mera coincidência...!

    Responda
  16. luis rosa

    Este texto que nada diz ao não ser tentar convencer que a grande mídia deve ser mantida como a avalista dos temas importantes do país, com sua "parcialidade" sendo pautata por seus proprietários ricos, políticos e líderes religiosos. O escriba faz parte de qual desses grupos? A grande midia sucumbiu aos novos meios de comunicação, que se bem regulado pode dar voz a verdades que sempre foram omitidas pelos analistas "renomados" da imprensa. Parciais e sem tendência é o que nunca foram.

    Responda
  17. Dimas Floriani

    A mídia hegemônica babava para a lava-jato. Foi cooptada pelo moralismo que abriu a alameda para o desastre bolsonarista. Hoje, comentaristas acima de qualquer suspeita, como os da Globo News fazem comentários envergonhados ao papel do ex-juiz que está para ser cassado. Alguns que fecharam de vez com a ex-república de curitiba e que se envergonham de suas atitudes, vem com a conversa fiada de que muito dinheiro desviado foi devolvido. Só não dizem que boa parte seria para a fundação lava-jato.

    Responda
  18. Alexandre Gonçalves da Silva

    A imprensa tem mesmo que ser de oposição? Achei que o norte da imprensa fosse a isenção. Mas pergunto ao escriba: Ser de oposição não entraria na seara de esconder notícias importantes, como a redução do risco-pais pela S&P ou recordes no Ibovespa, como eu mesmo vi jornais de oposição, ligados a pastores evangélicos, sequer citarem? Ou, no jornalismo opinativo, dar lugar a Fake News com um jornalismo raso e desprovido do contraditório, como muito vemos na imprensa atual?

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      Há uma máxima no meio jornalístico que a imprensa tem que ser sempre oposição ao governo de plantão. Porém isto é no sentido crítico fiscalizador, sempre com muita honestidade e ética.

  19. João Batista Tibiriçá

    Que coisa esquisita! O título não tem nada a ver com o texto, este parece mais um assombração. Deveria estar no caderno de literatura psicodélica.

    Responda
  20. Davi Ferraz

    Os jornalistas, em sua maioiria, estão sofrendo da Síndrome de Estocolmo quando a vítima desenvolve um relacionamento de amizade e até de amor pelo seu sequestrador. Embora já seja possível aos jornalistas andarem à pé no meio de manifestantes ou qualquer outro evento público, eles ficam relatando em cima de prédios ou de helicopteros.

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      Nada a ver!

  21. Jose Tito Matos de Souza

    O passado não é o que passou, mas o que ficou do que passou. O governo passado só me deixou tristes lembranças. Lembranças, por que não foges de mim?

    Responda
  22. NILTON DE PAIVA

    O Editor deve ser mais responsável: esse título não ajuda em nada; pelo contrário. Essa coisa abominável, não faz falta.

    Responda
  23. Helio Cardoso

    Em nosso ambiente político desconexo e tendencioso, esse título dá muito mote para os 'cabeças ocas adoradores de pneus' sujarem as redes sociais com lixo bozofake, achando que o ET atendeu o gado! Bleargh!

    Responda
  24. edilza ferreira

    Não faz nenhuma falta !

    Responda
  25. Fernando Reis

    Que título horroroso e infeliz!Bozo não faz nenhuma falta, nem em metáfora!

    Responda
  26. Emilio Salmo de Oliveira

    O Brasil tem muitos Brasis e o que vemos pode não ser a realidade, mas nosso desejo, ou desejo do nosso grupinho. Que é o mais descolado, ou pode ser que não. Talvez, no fim, é o que o nosso umbigo pensa e ponto. O que fica? Democracia, honestidade e ciência. Um momento de respirar, por favor. O cheiro podre ainda está na lembrança.

    Responda
  27. JOSE PADILHA SIQUEIRA NETO

    Segundo ele imprensa tem que ser de oposição. O que quiz dizer, tem que ser de oposição a governos de esquerda. Alias, imprensa tem que fiscalizar, criticar com embasamento decisões que podem ser lesivas ou equivocadas, tem que ser critica sim, mas oposição já é demais! Imprensa não tem que ter partido ou preferencias politicas, tem que ao menos tentar ser isenta, não torcer, manipular, omitir fatos. Alguém tem alguma duvida que um PR de esquerda teria sido destituido se fizesse o qe fez o Bozo?

    Responda
  28. Evandro Loes

    Bolsonaro deveria ter escolhido um "Ravengar" ou um "Rasputin" pra fazer as polêmicas, não ele próprio ter assumido esse papel. O Chefe da Nação precisa "vender" apaziguamento. Lula também tem dito muito bobagem. Nem vou comentar a linha de atuação estatizante, mas isso a prática de governo vai mostrar. Precisamos de líderes que falem menos, façam mais.

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Esquece o Bolso naro! Já não dá mais nada. Lula é o maior entre todos da AL. Ponto.

  29. Maria Piedade Oliveira

    Voce se lembra de alguma eleição despertando tanto ódio, separação de famílias e desavenças, em nível nacional, antes de 2018????

    Responda
  30. Jose Elias Silva

    Que Artigo mais xexelento. Não consegui ler até o fim. O dito cujo faz falta no inferno. Mas deixa que a sua hora vai chegar. A jaula o aguarda!

    Responda
    1. JOAO LUIS MENDES

      Eu também não entendi nada!

    2. Geraldo Carvalhares

      Verdade. Verdadeira

  31. MARCIO Gionco

    Muito bom o artigo. O PT vai se lascar sozinho, infelizmente nos prejudicando a todos também

    Responda
    1. Joaquim Rocha

      Gionco não consegue interpretar um texto simples. Por isso fala tanta besteira.

    2. Ronaldo Oliveira

      Contrasenso, certamente não entendeu o que leu.

    3. JOAO LUIS MENDES

      O PT vai se lascar? Hem? Estou mesmo vendo isso! A bolsa, o dolar, os programas de assistência ao pobre, as vacinas, o combate ao desmatamento, um time de Ministros fantástico... Só derrota, não é? Agora, você gostou do artigo? Explica aí!

    4. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Prejudicando a quem "cara pálida". Me inclua fora disso. Eu sou brasileiro e não "puxa saco¨" do império do mal.

    5. Anderson Thiago Barbosa

      Você torcer contra o país te faz um patriota muito inconsistente de ideias.

    6. jayme terra

      E os 380 bi que o geno arrombou. Desperdício da sua incompetência alta de dar dinheiro pra os milicos. Menos corvo.

  32. Gilmar Maghenzani

    Enquanto a imprensa não assumir que foi responsável pela polarização, o ódio do PT e nos colocou numa situação ruim não terão a credibilidade de antes

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Ao ler uma matéria da foia tenho que consultar outros órgãos de imprensa para confirmar. Todo cuidado é pouco com as semi-fakes news,

  33. Nelson Vidal Gomes

    Perfeito! Esse artigo consubstancia uma aula de jornalismo. Parabéns a seu autor. Que Deus nos ilumine a todos e abraços fraternos em agnósticos e ateus! Namastê!

    Responda
    1. Ronaldo Oliveira

      Caro Namastê, acho que você ficou só na machete. Na matéria o autor tenta não ficar mal com nenhum dos lados, só que o editor ferrou ele com esse título.

    2. MARLUCE MARTINS DE AGUIAR

      Seu texto foi removido porque infringe as regras de uso do site.

    3. Nelson Vidal Gomes

      João. Os seguidores do "templo" do PEB-Partido das Empreiteiras e dos Banqueiros (nome fantasia PT) é que como se vê do nome, são doutrinados a não gostar da verdade senão a da vida que todos buscamos, a dos fatos. Tem seis "likes" aqui , como é que ninguém gostou? Namastê!

    4. JOAO LUIS MENDES

      Você é estagiário do colunista? Cara, ninguém gostou! Só você!

    5. Gilmar Maghenzani

      Se vc gostou então meu caro eu não

  34. carlos campos

    A folha deixou de ser uma empresa jornalística e virou apenas uma parte de um conglomerado financeiro e como tal, puxa a brasa pra sua sardinha. Não gostava do bozo mas amava seu ministro da economia, paulo guedes, rentista e claramente pró castas, onde pode quem tem dinheiro e obedece quem tá na fila do osso. A faria lima manda na grande imprensa( folha inclusa) e quem não segue o mesmo caminho, acaba como retrógrado, antiquado e etc. Assim fica difícil!!!

    Responda
  35. Rogerio Almeida

    (continuação) Foi esse antipetismo mal disfarçado, martelado anos a fio pela imprensa, que nos trouxe a esse clima de fla-flu. A reclamação de "polarização" vem justamente de quem mais contribuiu para essa maluquice. Dez, quinze anos atrás, o queridinho da FSP era o PSDB. Hoje este partido é um cadáver ambulante, e Bozonaro e seu PL - ou qualquer que seja o partido alugado - ocupou o vácuo. Parece que o PIG não entendeu nada.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Rogério vc tem total razão de atribuir a imprensa pelo que passamos nos últimos anos, Parabéns

    2. Gilmar Maghenzani

      Amarante vc fala em atraso pq então fomos a sexta economia do mundo no governo Lula?

    3. JOSÃ OLIVEIRA

      O autor deste aglomerado de platitudes antipetistas, é só uma espécie de ex-concumbina do inelegível, que se sente no seu suposto direito de exercer o papel de "viúva" de um ex-político, que de forma efêmera, exerceu o papel de dublê de Presidente da República.

    4. Leonilda Pereira Simoes

      Quem realmente trouxe o fla-flu e o ódio para a sociedade não foi o PSDB, que foi ele, sim, tratorado pelo governador do sul, que, pela ânsia de poder, detonou o partido. O ódio só apareceu quando o inelegível começou a governar. Tudo o que de pior que ele e a famiglia tinha foi jogado na imprensa, sujou o país com a vergonha da "política" rasteira que dispersou nos partidos de extrema-direita e evangélicos. Mesmo com mais de 700 mil mortes na Covid muitos arranjam outros culpados que não ele.

    5. Gregorio Amarante

      É mais fácil culpar a imprensa quando se tem um pacto com o atraso político que Lula representa. Quem cunhou a frase "nós contra eles" não foi a FSP, Sr. Rogerio?

    6. luis rosa

      Excelente análise. Culpar o PT por polarizar a política é ignorar que neste país existe pobres (maioria) e ricos (minoria) e este é o cerne desta polarização. Enquanto maior as desigualdades mais distantes os polos ficam e nunca acabará. Um lado quer comida na mesa e outro insencao de impostos para suas grandes fortunas.

  36. Rogerio Almeida

    Que papinho esquisito. A imprensa - ao menos a FSP - já voltou ao velho hábito de demonizar o PT e Lula, então esse último parágrafo em particular não faz o menor sentido. Sem essa. Não é difícil encontrar manchetes mencionando "Ministro de Lula etc etc etc", sendo que o Ministro é da Agricultura, do Turismo, etc. Mas o que importa é colar manchetes ruins ao nome de Lula, para que depois elas apareçam nas campanhas eleitorais dos adversários. (continua)

    Responda
  37. José Roberto Ferreira

    A falta que ele faz: nenhuma!

    Responda
  38. Reinaldo Bertagnon

    Complemento do parecer enviado antes, vence sempre as melhores alcateias, os acordos, sujos, porcos, que nada trazem de benefício a sociedade, enquanto nos não nos unirmos para limpar esta estirpe de políticos vamos ficar igual a time de futebol eu torço para A vc para B, e que:ganha, são os clubes, jogadores, similar a nossa política. Pesquisem na internet, que foi o A, o B, C, anterior que dirigiu este país, aí encontrar verdadeiras promessas, inócuas e que nada foi feito

    Responda
  39. Reinaldo Bertagnon

    Vejo que ós jornalistas atendem aos princípios lógico de seus dirigentes e proprietários das empresas para qual trabalham, e às respostas por aqui, seguem os mesmos critérios, sou do contra, é melhor? Será que acordaremos algum dia, e enxergar o qto somos iludidos, por governantes e imprensa? Como já disseram muitas vezes por aqui mesmo. Gados de manobra? Acordar é a hora, antes que seja tarde, até porque não existe Papai Noel na política, ali só tem lobos, ganha a melhor alcateia

    Responda
  40. Marcelo de Souza

    Estão com saudades? Vão morar com ele.

    Responda
    1. Anderson Thiago Barbosa

      Nem pra ele ser irônico conseguiu. Um dos piores textos deste ano.

    2. Gilmar Maghenzani

      leva pra casa

  41. Antonio Melo

    Um jornalismo corrompido pelo capital e corruptor da democracia - decisivo na ascensão do bolsonarismo com sua corrupção generalizada e institucionalizada - está com síndrome de abstinência pela falta da corrupção de Bozo, q incluía a distribuição de 100% dos lucros da Petrobrás enquanto milhões passavam fome e as negociatas das privatizações. Seus heróis, Moro, Deltan, Bolsonaro, etc, morreram todos de over dose de ilícitos e corrupção. Chorem! Serão + 8 anos de Lula,e elegendo + 2 sucessores.

    Responda
  42. Eduardo Elói

    Dois no picadeiro da AL.

    Responda
  43. CARLOS TARDIVO

    Depois de 4 anos de tormento a imprensa estranha a calmaria tanto que vive como a FSP dando palco ao Genocida Golpista ladrão de joias!

    Responda
  44. marcos dias soares

    Gente, avisa esse cara que, se ele ler a Folha, vai achar oposição, não interessando se o pato é macho.

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      Mas o marreco é frouxo.

  45. Valter Luiz Peluque

    A imprensa não precisa ser oposição, basta que seja honesta e precisa, o que não tem sido. Defende interesses de classe, enviesa manchetes deturpando fatos. Oposição deve se restringir à arena política partidária.

    Responda
  46. José Eduardo de Oliveira

    Para mim, a única diferença desse Milei do resto dos governantes desse malfadado continente são as costeletas bocós, como diria Paulo Francis. E claro, adorar cães vivos e ou mortos.

    Responda
  47. José Cardoso

    Está certo. Jornalismo tem que ser oposição. Nada de passar pano.

    Responda
  48. gerson christmann

    Talvez esteja aí a explicação para este jornal dar tanta manchete ao inelegível e, agora também, ao incendiário (será mesmo?) presidente da Argentina. A FSP tenta manter viva a polarização, já que, ao que parece, perdeu o rumo do bom jornalismo. Que falta faz o Jânio de Freitas pra por os pingos nos ii.

    Responda
    1. João carlos Gonçalves de souza

      Sim, manter a polarização sem se importar com jornalismo. Com isso melhora a audiência e os lucros.

  49. Virgílio Vettorazzo

    A questão é mais de identificação do que de costume. O Bolsonarismo abriu a caixa.

    Responda
  50. Professor Flavio Hartshorne

    Discordo! Temos que parar com essa "paranoia" de acreditar que a turbulência faz bem a vida coletiva, sobretudo quando evocamos situações nocivas do passado recente que não acrescentou nada do ponto de vista social, econômico e principalmente geopolítico. Essa "tal falta de alguém" esta relacionada a outro contexto e não ao real.

    Responda
    1. Gilmar Maghenzani

      Parece até que eles querem uma nova covid

    2. Wilson Luiz Antonio

      Seria bom ler, ou reler o artigo.