Opinião > O elefante na COP28 Voltar
Comente este texto
Leia Mais
As discusões deveriam ser mais especÃficas em relação ao tipo do combustÃvel fóssil, a começar pelo carvão mineral, o primeiro a ser utilizado como fonte energética e o mais poluente entre os demais, como o gás e o petróleo. Além da impeotusidade dos defensores se juntam seguidores adeptos ao liberalismo do capital, que a gente percebe no dia a dia e aqui nos comentários. Os polÃticos da minha região atribuem o desenvolvimento à exploração do carvão, mesmo que o custo tenha sido alto... continua
O setor carbonÃfero montou o circo para anunciar o "espetáculo da enganação por trás da transição energética", sem data definida e sem anunciar quais percentuais serão reduzidos do uso do carvão à termoelétrica Jorge Lacerda 857MW. A maior da América Latina. O pres da Associação Brasileira de Carvão Mineral (ABCM / SIECESC), "Fernando Zancan, destacou que trata-se de uma ação inicial. Encerramos 2023, com esse presente ao sul de Santa Catarina" (SIC SIC SIC)
A cidade de Criciúma foi construÃda em cima de um rio que ficou como uma espécie de galeria subterrânea e a população não tem como curtir o valoroso curso d'água, por outro lado a mineração matou o rio Mãe Luzia e o estado teve que construir a barragem do rio São Bento para abastecer a região carbonÃfera. Mineiros morreram com a pneumonoconiose, morreram soterrados e crianças nasceram sem cérebro...Todos ecossistemas foram comprometidos pelas minas de carvão, além das emissões de CO²
É difÃcil para qualquer paÃs desistir das riquezas geradas pelo petróleo. Nós, pessoas conscientes, devemos fazer a nossa parte e não usar combustÃveis fósseis. Eu não posso comprar um carro elétrico. Então, uso apenas etanol para abastecer. Mas podemos pensar em outras medidas para não produzir excesso de CO2.
Ficar na berlinda esperando esse ou aquele paÃs aderir a' redução do uso de combustÃvel fóssil não teremos nenhum avanço na contenção da elevação da temperatura do planeta. O correto é agir logo e o Brasil precisa tomar a frente nisso e investir de fato.
Prá ficar numa comparação educada, pensei numa pior mas os tempos..., esta COP lembra uma reunião de grandes banqueiros discutindo emprestar seu rico dinheirinho sem cobrar nenhuma taxa de juros! Discutir fim do consumo de combustÃveis fósseis, em cima de poço de petróleo!
Nem carece de tanto lobby pois sair dos fósseis é um desafio. A demanda por Energia cresce exponencialmente ano a ano, década a década. é o que nossa sociedade de consumo pede. falta incluir 700milhões de chineses mais de 1bide hindus, grande parte da africa e américas, mas essa inclusão não para de ocorrer e sempre que alguém entra na sociedade de consumo explode o consumo de Energia, lembrando que a Rede (fora frota) dos EUA, China europa tem75%na base fósseis. não tem renováveis que de jeito.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Opinião > O elefante na COP28 Voltar
Comente este texto