Dora Kramer > O PT e sua arte de viver Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Parabéns, Dora, pela análise objetiva.
O PT é o Lula. Enquanto o Brizola viveu, o PDT e sua rosa vermelha também tinham importância. Só que, ao contrário do nordestino-paulista, o gaúcho tinha muitas dificuldades em SP. Só era forte mesmo no RS e RJ.
Talvez com Boulos Lula tenta organizar a sucessão, já que o homem, caso seja reeleito terminará o mandato com 85 anos. Como diria o personagem de Viva! A Vida é uma Festa, "acontece com todo mundo!", a gente morre mesmo. Se conseguir Lula se juntará a Perón, como rara espécie dos caudilhos latino-americanos (não uso caudilho como xingamento), cujo os partidos não sobrevivem aos lÃderes.
Sou historiador. Historiadores não costumamos fazer previsões, porque sabemos que erramos.
Porém o peronismo sobreviveu sem Evita. Porém sem o populista do L acaba em um ano..
A independência de opinião nas análises de Dora Kramer - esta inclusive - irrita petistas e bolsonaristas. Isso é bom pro jornalismo. Como ensinou Millor Fernandes: Imprensa é oposição. Seja quem for e qual partido for dono do poder. Petistas e bolsonaristas sempre buscam culpados no quintal do vizinho. A diferença é que Bolsonaro era mais covarde. E mais rápido em cortar cabeças de quem considerava inimigo. O PT cozinha em banho-maria!
Todo mal informado escorrega na falsa equivalência, Bolsonaristas são minúsculos.
Mas percebo que está propalada independência da jornalista pende muito mais contra a esquerda.
Bem, dona Dora, não creio que haja muito a discordar, senão a complementar: a relevância do pt é também fruto de sua densidade, do fato de ser o único partido popular a conquistar algum poder no paÃs, de ter conseguido relevantes resultados quando no trono, de ter um conjunto de pessoas intelectualmente capazes em seu bojo e uma série de eticéteras. Sem prejuÃzo a quaisquer crÃticas, inclusive estas que a senhora expõe - embora ocultando os méritos evidentes que listei. A retórica é madrasta.
Salve, Marcos Benassi! Bom vê-lo de volta. Por onde andava....
Mais um texto pra lá de datado.
Qualquer um do PT q concorrer, seja Lula, dilma, Haddad ou um poste qualquer, tem 45% do eleitorado. E esse partido luta pra manter sua relevância? É cada nÃvel de articulista q vou falar viu
Realisticamente, o PT tem 30% do eleitorado, e 30% contra ele.
De fato mesmo em 2018, fundo de poço ainda se conseguiu chegar ao segundo turno, fazer cinco governadores e uma primeira bancada na câmara, ainda que reduzida a 57 deputados. Vamos combinar que não é prá qualquer partido.
Hahahahah, que bom que não somente eu perco a paciência, de tempos em tempos. Que consolador.... Hahahahah!
Começou bem, porém extremamente simplificado para a real e verdadeiras dimensões petistas, afinal trata do único Partido brasileiro. Portanto têm problemas históricos que vão resolvendo gradualmente com o amadurecimento social. L
... Anhangueras-vermelhos, os traÃras!!!...
Essa é a senhora que substituiu o jornalista Jânio de Freitas. Não acrescentou absolutamente nada.
Ah, a cegueira ideológica ...
Concordo. A troca fez desabar a qualidade da foia. Essa senhora é de lascar, em conteúdo e no formato do texto. SofrÃvel e ultra tendencioso.
Ôôô, Marcelo, pega leve: um Jânio de Freitas não se substitui nem por quatro outros. Tem caráter e competência únicos. É até injusto enfiar o dedo assim! Hahahah!
Não sou petista, mas, em polÃtica, não há de se fazer de tudo para manter a relevância? O PT é, infelizmente, o único partido estruturado do Brasil. Logo... CrÃtica bobinha essa da Dora Kramer.
E você não é petista, conta outra.
Mais uma colina da senhora de bate-papo de portão da vila.
Uma análise raivosa, sem concessões, sem contextualizacao, narrativa antiga que só cansa os leitores tradicionais desta folha Uma pena!!!
A sra Kramer, difÃcil descobrir se seu artigo teria algum. Propósito intelectual, alguma análise politica, ou se trata tão somente de um bate-papo com algum parente seu do Zap.
Quem vê agora a rápÃda ascensão do Coisismo através de uma indústria de mentiras nas mÃdias sociais não se atenta que eles apenas sofisticaram esses processos de fakes e massificação que vem do Petismo. até mesmo na Negação da enormidade de seus erros. Hoje temos grande parte da população idiotizadas por essas linhas fakes negacionistas. basta falar que: a culpa é da folha, globo, congresso e STF golpistas que o gado de Coisista e petista segue o rebanho sem ver os erros de seus lÃderes e mitos.
É o PT, é o PT, é o PT ... per omnia secula seculorum.
Não faço parte de culto nenhum. Por isso "reclamei da ofensa". Parece que o senhor teve dificuldade em entender.
Se te ofendi Shcmidt peço minhas sinceras escusas eis que não tinha a menor ideias que fazia parte deste culto. Não mais me dirijo a seus comentários com tais desvarios.
Ricardo. O senhor não precisa me ofender, chamando-me de gado ou negacionista. Os erros do PT são evidentes, assim como os de todos os demais partidos polÃticos, mas só se fala, sempre, no PT. As feridas dos outros já foram cicatrizadas. As do PT ficam, sempre, tirando a casquinha para não curar. E esse seu copia e cola sobre presidentes e petistas presos já ficou ridÃculo. Passe a publicar, também, todos os outros presos, de todos os partidos. Entendeu o porque de é o PT, é o PT...?
Da pra desconfiar né? Após a sucessiva prisão de toda cúpula petista 3Presidentes (dirceu, genoino e JP Cunha), 2tesoureiros e 1secretário do partido e dois lÃderes de governo e veja, Confessos! não há dúvidas de que há muito negacionismo entre seus seguidores que não querem ver a enormindade de seus erros. O mais hipócritas é que eles chamam os adoradores de mito de negacionistas. são idênticos. adoradores de lÃderes ou mitos. Tudo gado.
Se não fosse a merd..do pt e seu chefe, estariamos vivendo uma ditadura extremista hoje em dia, esse jornal já estaria fechado, ou então colocando receitas de comida na primeira página, portanto, minha cara, aceita que dói menos!
isso é evolução, minha cara, tem que ceder, se fossem das antigas, não chegariam aonde chegam sempre, com o voto, é claro
Perfeito, cara Dora, perfeito.
AutocrÃtica era coisa que o stalinismo adorava fazer, muita gente ainda sofre dessa suposta virtude usada contra adversários polÃticos.
a gente nunca vai se livrar do PT!
Sim, mas quando Lula for para os verdes campos de caça de Manitu, o PT perde a relevância e vira um partido comum.
Ainda bem! Amém.
Dá dó da Dora...
Excelente artigo.
Era o que dizia pris desenhos do meu filho na escola.
Tá legal eu aceito o argumento, mas não altere o samba tanto assim.
Como dói um cotovelo.
Excelente artigo, como sempre. Infelizmente, a maioria dos comentaristas - certamente petralhas de carteirinha - prefere ofender a colunista a criticar o conteúdo.
Não é nem questão de preferência, meu caro, é falta de argumentos e incapacidade para debater. Para eles, ofender é a única saÃda.
Na época do Bozo, a Folha comia no prato. Ficava com medo de perder a verba( erário). Hoje todo mundo fala, fala mal, fala bem. Não tem medo de perder verba. Ninguém é ameaçando pelo governo. Aprende folha, estamos numa democracia.
Graças a democracia da FSP, vc pode publicar o seu comentário, nem sempre coerente com os fatos.
Pois eh, agora ate a tal da Globolixo virou amiguinha, né? Nunca vi mais ninguém critica-la. So a FSP. Porque sera?
Artigo sem pé nem cabeça, confuso... tá perdendo a mão, dona Dora?
Antes de qualquer coisa votei no partido até a reeleição da Dilma, depois de tanta decepção aprendi. Inclusão. Que Inclusão? Estamos no quinto mandato do partido e continuamos o paÃs mais desigual do mundo, uma das piores educação do mundo, nenhuma reforma estrutural, agora aparecem com o arcabouço fiscal com medidas para além do tempo. Lula é um fingidor o.poder é tudo pra ele. Quem não aprende vive na escuridão. Esse é o nosso paÃs.
GILBERTO WIESENH TTER o senhor se refere a quem como sonegadora e servidora de Paul o Gue des? A vida de luta advinda de familia sem recursos não nos leva a ce gueira. PolÃtica é mais que bolha é compreensão da realidade coletiva.
GILBERTO WIESENH TTER não entendi suas colocações, falei de reformas estruturais da persistente desigualdade social, como disse fui eleitora do PT. Sonegadora, servidora pública o senhor falou disso para mim, filha de pobres que até hoje luta para o sustento de pessoas próximas? É isso? O problema crucial é a falta percepção aliada ao obscu ra ntismo, que as vezes é por ignorância e outras por corporativismo.
Senhora Graça, a Senhora que 13vanos do PT resolvesse todos os problemas dos outros quatrocentos e tantos anos de governos dos honestos. Se houve avanços na educação, saúde, social, começou com FHC e com os governos do PT. Se teu Michel Temer e o alfabeto do Bolsonaro foram bons? Acredito que deva ser uma classe média sonegador ou "Servidora" pública do Paulo Guedes.
Parece novidade? Vá na sua biblioteca e tire da estante contemporâneo de mim do Daniel Piza. Saudades. Depois vc me conta.
Fui sempre crÃtico ao PT. Mas o artigo é confuso e ridÃculo. Poucos ou nenhum partido jamais teve a militância aguerrida e a fé doutrinaria, quase xiita. A fidelidade quase canina. O problema é que depois dos aiatolas Zé Dirceu, Audaz Guerreiro do Povo Brasileiro, do Rui Falcão e da Gleisi, não tem Theocracia que pare de pé. O choque da mão que balança o berço do PT, hoje, é o pragmatismo do Lula. Longa vida ao Lula. Quando se for, como as viúvas hindus, o PT vai junto.
Discordo, o artigo não tem nada de ridÃculo e é claro como a luz do sol.
Curioso como os calunistas da Falha sempre cobram autocrÃtica do PT, mas nunca fazem a sua própria, do apoio à ditadura militar no Brasil, à cegueira coletiva no desgoverno anterior e ao apoio amplo, geral e irrestrito ao g-e-n-o-c-Ã-d10 do povo p@l#$t1no. Tanto é que censuram quem não concorda com as pérolas escritas por eles.
o PT não igualou-se aos outros partidos, pelo menos aos conservadores. Fosse igual, o programa da equipe de governo Lula não estaria sob tentativa de boicote de setores mais conservadores da m id ia, do congresso e da elite econômica. A diferença está na lealdade ao projeto original do PT, de desenvolvimento econômico com inclusão de todos os brasileiros.
O PT é ultraconservador há tempos. ao ver no mensalão ou petrolão de mãos dadas a Elite PolÃtica presa e 3dos 10mais ricos (odebrechdt e irmãos batista) que andavam para cima e para baixo em jatinhos presidenciais fechando contratos pelo mundo. A extrema corrupção em conluio com a Elite. Já o Coiso é retrógada, famÃlias patriarcais, religiões fisiológicas atrás de poder de dinheiro e todas as matizes de preconceitos e claro a secular corrupção do Brasil.
Boa Zé mas ela não pode perder o emprego
Está certa a colunista: Para o PT, qualquer que seja a questão é culpa sempre do outro. Esse comportamento é tÃpico de gente infantil que não assume seus erros e responsabilidades.
Quem é assim não é o PT e sim o inelegÃvel e seus apoiadores de direita fascista
A senhora tá brincando, o PT é um partido orgânico assim como poucos neste PaÃs, dessa forma é razoável que mantenha uma certa hegemonia! O PSDB morreu Dora, esqueça!
deixa ela chorar precisa garantir o emprego
Depois que o Bolsonaro fala inglês, nada, faz sentido.
Quem disse isso não foi a ótima jornalista Dora Kramer. Procure saber quem foi.
Dora, eu tento, mas, não dá para lhe levar a sério. É muito ruim.
Como querÃamos demonstrar. Adepto da seita detectado.
Ai, Dora! Que falta de oportunidade! TANTA coisa importante e a Sra faz uma "análise" tão sem pé nem cabeça como essa. Não tem começo, meio ou fim! Qual é a base do texto? O PT faz tudo errado? Sei! Que tal assumir que o PT faz mesmo é o certo. Tem a Folha, o O Globo etc. batendo na maior parte das decádas passadas e o PT é a Presidência e com louvor, liderando pautas ricas à nossa gente e ao Brasil. Dora, tenho pena!
Kkkkkk É muito irrelevante o partido que chegou à presidência 5 vezes em 9 eleições, no meio de outros 35 partidos. Relevante é o PSDB...
"Dora Kramer sacrifica tudo para manter viva sua 'relevância'".
E o que será do PT depois do "passamento" do Lula? Todos os que tinham farinha no saco ou café no bule foram escanteados pelo Lula....
De onde vc tirou isso? kkk "escanteados"? Tipo quem o Haddad?
Resumo da história: PT, eu te amo e te odeio, não vivo sem você! Tantos outros apareceram, mas nenhum com seu charme irresistÃvel, teus defeitos maravilhosos, tuas virtudes detestáveis!
Mais uma colunista pedindo a tal autocritica do PT. Pra que outros partidos ou polÃticos a colunista fez pedido semelhante? Mas do PT tudo se cobra, tudo se exige. É o único que tem que ser puro, sem erros... Essa eterna cobrança só mostra a importância do PT.
Cadê a autocrÃtica do Bozo? Só do PT e do Lula, eleito 3 X presidente do Brasil. Este cotovelo dói.
e tbm só mostra o quanto é perseguido pela mÃdia
Sempre chorando a Dorinha Klan.
Desde uma semana depois da fundação, a mÃdia conservadora anuncia o fim do PT, a crise, isso e mais aquilo. E os fatos? O maior, mais importante e mais longevo partido do Brasil. Kramer agrada ao patrão, porém trai a história.
Vossa excelência é comentarista polÃtica e continua sem entender, mesmo o que escreve.
PT e Lula são os mais icônicos representantes na América Latina do "neoliberalismo de esquerda". O engenheiro Brizola já profetizava o que viriam a ser tanto o PT quanto o Lula: "a UDN de Macacão" e "a esquerda que a direita gosta", respectivamente. Lula e PT cacarejam à esquerda e botam ovos à direita. Tal "arte de viver" permitiu a eleição duma chapa puro-sangue de milicos em 2018, a volta dos filhotes da ditadura à ribalta, a energização da extrema-direita e uma República das MilÃcias.
Brizola , sempre, foi um polÃtico à frente de seu tempo... Faz uma falta danada...!
Bem lembrado! E a história dando razão ao velho Brizola. Sem tirar nem por.
Não concordo o PT não foi responsável por isso e o que aconteceu foi que a mÃdia como essa senhora está fazendo
Sinto pela sua tristeza nobre articulista. Isso é polÃtica.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Dora Kramer > O PT e sua arte de viver Voltar
Comente este texto