Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Paulo de Cardoso

    A ilusão sul-americana de explorar petróleo, tendo de importar usinas do exterior, pois nenhum país do continente tem metais para executar as suas. O sonho de aumentar a exploração petrolífera na nova bacia guianense, depende da importação das usinas. Continua-se dependente de um país industrial e devendo explicações a este e ao mundo!

    Responda
  2. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Demérito vem tomando lapada de todos os jornalistas da Globo News (até dos jornalistas da Globo News, imagina!), mas aqui na globo o falacioso fas cistinha tem guarida. A Folha sabe os leitores que tem. Precisa satisfazer a sanha deles.

    Responda
  3. Raul Cunningham

    Lula é como o escorpião da fábula; não consegue esconder sua natureza.

    Responda
  4. fauzi salmem

    Pensei que o texto informasse sobre o acordo que assinaram. No entanto, veio vazio, com a retórica ideológica de sempre.

    Responda
  5. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Há um Hernandez aqui que sempre reclama me acusa por falta de argumento. Argumentar o quê e como, cara-pálida. E o Demérito merece que alguém gaste argumento contra seus simplismos? E a Folha dá mais de 500 toques para algum leitor? Claro que não. O que ela quer é leitor dócil e feliz com seus jornalistas paus-mandados.

    Responda
  6. Gerson Maia de Carvalho

    Esse colunista ca ra de xu xu é aquele q enaltece Miley e po re te no Maduro

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Nada li de enaltecimento a miley. Mas, se o fez, desde já discordo. Alheio a isso, desmerecer a pessoa por característica física é bastante tolo, não ?

  7. Gerson Maia de Carvalho

    Esse colunista, é aquele que enaltece Miley e pau no Maduro....... entendi

    Responda
  8. Marco A Moreira

    Excelente artigo. Infelizmente nosso presidente defende ditaduras e ditadores- vergonha para o Brasil! Mais um ponto de similaridade entre o atual e o ex.

    Responda
  9. FRANCISCO Eduardo de CARVALHO VIOLA

    Eh Demétrio , tá difícil pra direita né?! Tem que ir buscar assunto de terceira categoria, quase lá na América central. O gado está interessadissimo com o maduro, já quase podre

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      A minha opinião é a de que a diplomacia brasileira deveria condenar o teatro e o verdadeiro propósito do maduro. Isso é de tal modo óbvio que prescinde de comentário.

    2. Mário Sérgio Mesquita Monsores

      E pq ao inv s de ficar chu pando comentários dos outros o Sr não coloca a sua própria opinião Dalton ico

    3. Dalton Matzenbacher Chicon

      O Itamaraty enviar alguém para participar desse teatro é assunto de terceira categoria ? tá difícil defender essa sua paixão.

  10. José Cardoso

    Como o Maduro ameaçou anexar a região, se não o fizer de fato se desmoraliza. E se tentar e for forçado a recuar pior ainda. Vamos ver os próximos capítulos.

    Responda
  11. JOAQUIM FERREIRA R FILHO

    Lula e Amorim bajulando outo enganador e cumpanheiro ditador Maduro no teatro em São Vicente na estratégia de vencer eleições na Venezuela no ano que vem. Vão cair do cavalo de novo como ocorreu na Argentina.

    Responda
  12. MARCIO OLIVEIRA

    De Maduro, ja sabemos o que esperar, de onde menos se espera é que nao vem nada mesmo, mas a diplomacia brasileira nao poderia se prestar a esse papelzinho ridiculo.

    Responda
  13. Ronaldo Luiz Mincato

    Como sempre, a desonestidade intelectual do colunista bolsominion harmonizado é dominante!

    Responda
    1. Marco A Moreira

      Explique melhor seu comentário. O que o articulista disse de errado?

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Aponte o porquê.

  14. Peter Janos Wechsler

    Maduro é o clássico exemplo do motivo pelo qual a América Latina não é levada a sério no mundo. Figura de opereta.

    Responda
  15. andre lunardelli

    Como de hábito, análise perfeita de Demétrio Magnoli e a militância petista o atacando nos comentários.

    Responda
  16. Mario Silveira

    Perfeito .

    Responda
  17. BRAULIO S ALVES FERNAN

    Como a Folha emprega um articulista que só faz análises grosseiras? Será porque, com incompetentes assim, este jornal consegue satisfazer a sanha de um tipo de leitor cada vez mais presente aqui: o do tipo maniqueísta?

    Responda
    1. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Não se trata de defender Maduro (que, afinal, tem erros indefensáveis demais), mas não dá para concordar com a crítica tosca deste Demérito, porque ele o faz de maneira estú pida. A questão é mais séria e delicada: envolve uma bacia de petróleo e interesses extra-regionais. Análises simplistas como a desse sujeito só fazem rir.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Jamais perca a oportunidade de evitar dizer bobagens.

    3. Hernandez Piras

      Por falar em análises maniqueístas, eis o especialista, embora sua mair especialidade mesmo seja rotular e ofender sem base em argumentos.

    4. Alexandre Assis

      Este comentário deixa claro que você não leu o artigo. Onde há defesa de Maduro?

    5. BRAULIO S ALVES FERNAN

      Não se trata de defender Maduro (que, afinal, tem erros indefensáveis demais), mas ao fazê-lo de maneira estú pida, o articulista mostra que tudo que o move é a velha campanha de atacar o d itador. A questão é.mais séria e delicada: envolve uma bacia de petróleo e interesses extra-regionais. Análises simplistas como a desse sujeito só fazem rir.

  18. André Silva de Oliveira

    Coluna perfeita, irretocável, caro Magnoli.

    Responda
    1. RODRIGO BRAGA DA ROCHA VILLA VERDE

      Que nada! O sr. devecter xasca grissa ou é im bajulador!

  19. José Ricardo da Silveira

    O que, infamenete, se tenta com Maduro é apaziguá-lo. Guiana nada tem a negociar pois nada tem a ganhar. Portanto a reunião de São Vicente foi um ganho para o ditador. Brasil vergonhosamente se omite de condenar Maduro e a adequadamebte proteger a nossa fronteita. Meia dúzia de blindados Guaranis não seguram dezenas de tanques T72 russos. Tudo isso incentiva Maduro a prosseguir com sua agressão. Na realidade a Guiana somente poderá contar com os EUA e o Reino Unido. Magnoli está certo.

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      A diplomacia está em fechar acordo sem o usa da força

  20. João carlos Gonçalves de souza

    O colunista impregna seus comentários de maneira excessiva de ideologia . Só fala besteiras , como a OTAN é paz . Governos com diplomacia serão sempre pelo entendimento , nunca pelo enfrentamento. O exemplo do Acre , seria tratado com entendimento. O colunista é mais um exemplo da polarização política , pouco jornalismo, audiência e lucros.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ok. Mas qual é a diplomacia de Maduro ?

  21. Ricardo Candido de Araujo

    Maduro é um ditador, e do pior tipo, aquele que gosta de espalhar bravatas vazias aos quatro vento. Isso é fato, porém, se Magnoli fala contra ele, começo a gostar do cara, mesmo sendo ele o que é. Afinal, Magnoli não passa de uma viúva do tucanato aécista, o que existe de pior, um neonazista enrustido.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Pouco importa o Maduro ante a sua discordância com o articulista ? Em nada vale o conteúdo e os fatos, mas sim, e ao seu gosto, a pessoa que os aborda ? Cuidado, caro ! A vida é perigosa e implacável para com esse grau de ego.

  22. MARCELO DAWALIBI

    Com todo o respeito, a proposta do Demetrio é apagar fogo com gasolina. Não é porque Maduro é insensato que o Brasil também deveria sê-lo. O acordo de São Vicente, se não foi bom, foi o melhor possível: um compromisso de não utilização de forças militares e de aceitação da mediação internacional. É preciso ser muito pessimista para achar que isso foi uma derrota da diplomacia brasileira.

    Responda
    1. MARCELO DAWALIBI

      Tem certeza de que são bravatas, Dalton? Você confia no bom senso do Maduro? Acha que emitir uma nota e nada mais é postura de um país que quer ser líder regional? O tempo de governar pelo Twitter acabou, meu caro.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      A diplomacia brasileira deveria ter emitido nota de desaprovação aos propósitos imediato e mediato do maduro. E nada mais, a não ser que de fato se instalasse conflito. Intermediar bravatas é patético.

  23. João Jaime de Carvalho Almeida Filho

    Se é tão fácil, porque vc mesmo não denuncia? És arrogante, Magnoli, porém insignificante. Teu papel nesse jornal e na TV é o do jurado feio e mal humorado do programa de calouros. Pregando a convertidos, um Pedro de Lara gourmetizado.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ele próprio não denuncia porque o dever de tanto é ato de estado a ser praticado pelo governo brasileiro. Alheio a isso, a sua ira pode lhe trazer graves problemas de saúde.

    2. ENNIO BALDUR HAMMES SCHNEIDER

      Pedro de Lara é?! Pegou pesado!

  24. Marcio Castro

    Por algum motivo as críticas à coluna fogem ao tema central do autor: a posição fraca e submissa da diplomacia brasileira com ditadores amigos. O Brasil realmente poderia ter mais bom senso e coerência diplomática, sem se deixar levar pela simpatia por governos autoritários e populistas.

    Responda
  25. JOSE FRANCISCO DE PAULA SALLES

    Pefeito posicionamento das intenções do Maduro, as quais nada tem a ver com antingas pendengas ou direitos históricos das disputas na região. Em todos seus anos de poder, Maduro nunca citou essa "disputa", mas agora, encurralado pelo desastre que tem sido sua gestão, cria a mesma para tentar uma sobrevida (talvez eterna).

    Responda
  26. Gilberto Rosa

    Quando que o colunista vai falar do gigantesco morticínio de Gaza? 20 mil, 8 mil crianças, membros Onu e cruz vermelha, não é tão importante? Jagunço velho sabe bem onde o patrão quer que atire e onde quer que não atire, corajoso pra algumas e covarde para outras.

    Responda
    1. Max Morel

      Rosa, veja com senso crítico essas estatísticas, porque a única fonte delas é o grupo terrorista.

    2. Dalton Matzenbacher Chicon

      Ah as paixões !

  27. Vanderlei Nogueira

    A Venezuela propôs sua participação na Extração do Petróleo de Essequibo , uma espécie de royalties ou ações, a mesma gestão aplicada à Petrobras

    Responda
    1. Vanderlei Nogueira

      Mais uma Amazônia Azul

  28. Gilberto Rosa

    Que pobresa de coluna, o sociólogo de araque não se deu o trabalho nem de ler o histórico da disputa da região para comentar.

    Responda
  29. Jorge Severo

    A qualificação do Demétrio é igual à sua "lapidar" declaração de que "A OTAN é de paz"...

    Responda
  30. ADONAY ANTHONY EVANS

    Perda de tempo comentar sobre Maduro, e dar a ele uma importância que não tem. O filme O Rato que Ruge, com Peter Sellers já disse tudo. Me diga sobre quem comentas, e te direi quem és.

    Responda
  31. Carlos Moura

    Que texto fraco.

    Responda
  32. Antônio Augusto Soares

    O assunto é um campo minado, sem minas. Pura bobagem. Maduro, ou Verde, o fanfarrão jamais teria estrutura militar para invadir e se manter na Guiana, muito menos no Estado de Rondônia. Não tem sentido, aquele indivíduo está procurando holofotes, quer ser notado no mundo.

    Responda
    1. SERGIO LUIZ COLLINETT

      putz

  33. João Vergílio Gallerani Cuter

    O Brasil queria ter protagonismo na mediação do conflito em nossas fronteiras e conseguiu isso. Foi firme, deixando claro que não permitira tropas venezuelanas passando pelo país, mas não dinamitou pontes com países vizinhos. Corretíssimo. Essa é a equação diplomática objetiva. Diplomacia não é fotonovela. Os "amores" de Lula, do PT, do Foro de São Paulo, da esquerda por Maduro ou pelo chavismo não são fatores de análise. Não contam.

    Responda
  34. Antonio Carlos

    Para cortar as asas do demétrio é só dizer que ele não entende nada do que escreve. É um analfabeto funcional em geopolítica, política e economia. É impressionante a ignorância desse jornalista. Parece que não estuda, não lê e não observa. Precisa fazer um curso superior, de boa qualidade, numa boa universidade. E perder esse ranço de reacionário.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      E sobre o conteúdo da matéria, vc teria algo a dizer ?

    2. Gilberto Rosa

      Vale lembrar o absurdo, Demétrio, com aquele usual sorriso arrogante, dizendo que o Dino não tinha saber jurídico, levou uma chinelada histórica e ao vivo do Camarotti, registrada no youtube. Que eu saiba Camarotti não tem doutorado, mas tem sabedoria.

    3. Gilberto Rosa

      Antes o sociólogo fosse uma pessoa sem título, mas que entendesse do que fala, basta começar pela própria sofrível coluna, sem qualquer menção ao histórico da disputa.

    4. Paulo César de Oliveira

      Não, Joaquim. Ele eh formado em jornalismo, também pela USP.. O doutorado eh q foi em Geografia Humana. Vc eh outro que precisa se informar melhor e aprender a diferença entre graduação e doutorado.

    5. Joaquim Rocha

      Formado em geografia? Pelas besteiras que reiteradamente escreve, não parece. Seus textos sempre só analisam um lado dos problemas. Parece torcedor de futebol. Sofrível .

    6. Paulo César de Oliveira

      Demétrio é doutor em Geografia Humana pela USP. Você precisa se informar melhor, Antonio Carlos.

  35. MARIA STELA C MORATO

    E o Lula é homem pra fazer isso. Ao invés manda o companheiro Amorim.

    Responda
    1. Dalton Matzenbacher Chicon

      Malandro é malandro e mané é mané.

    2. Ricardo Candido de Araujo

      Biden "se fundiu" a Netanyahu desde o primeiro momento, hoje sabe que fez bobagem, portanto, presidentes só se envolvem em certos assuntos se tudo tiverem a ganhar e nada a perder, do contrário, mandam ministros ou emissários especiais e se calam sobre o assunto.