Mario Sergio Conti > Em 'Fuga da Sibéria', o jovem Trótski conta como a esquerda militava Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Com a Teoria da Revolução Permanente, mil novecentos e cinco, inÃcio, e mil novecentos e doze, finalização , Trotsky foi o coveiro da Dialética Materialista, e o horticultor do stalinismo.
Acrescento um importante contexto histórico. No ano mencionado a Rússia tinha perdido uma guerra para o Japão. A influência russa sobre a Coreia e regiões da China como a cidade de Dalian iria rapidamente ser substituÃda pela do Japão. Se as vitórias militares vitaminam os czares (vide a carreira do Putin), as derrotas os colocam na lona.
Quando a famÃlia Romanov foi fuzilada e acabou a monarquia no Ocidente, só sobrou até hoje alguns restos decadentes de monarcas e seus súditos lambedores de sola de sapato.
Recomendo: Tróstki, uma biografia, Robert Service, uma biografia completa e inesquecÃvel.
Então fui enganado pelo tÃtulo para ler essa matéria.
Trotsky não era menos sanguinário que Stalin. Basta lembrar, por exemplo, do massacre de Kronstadt. O comunismo desmoronaria independente do lÃder da URSS, como vimos em outros paÃses que adotaram similar sistema econômico. Por fim, Stalin não foi resistência ao terror nazista, mas seu aliado: invadiu a Polônia junto com Hitler, iniciando o conflito, e supriu a Alemanha de armas e munição durante a maior parte da guerra. A verdadeira resistência ao terror veio do Ocidente.
Estude um pouco. Sem a URSS Hitler teria vencido. A Europa se entregou a ele com gosto, afinal duvidada que ele fizesse o que dizia que já fazer. Aqui duvidam de um de seus herdeiros.
Quem entrou em Berlin e levou o corpo do Führer para a URSS foram os soviéticos. Os aliados do Ocidente só vieram depois dividir o butim.
Lenin tinha muitas diferenças com Trotsky, mas para sucedê-lo como lÃder da jovem URSS ele o preferia a Stálin. Mas após a morte de Lenin, Stálin se sobrepôs a Trotsky e tornou-se ditador. Provavelmente Trotsky não teria sido um carniceiro como Stalin e o comunismo no mundo não teria fracassado décadas depois. Porém, será que Trotsky teria sido o grande lÃder que derrotaria Hitler na segunda guerra, afinal, foi a mão de ferro de Stalin que liderou o povo russo na resistência ao terror nazista.
Trotsky não era menos sanguinário que Stalin. Basta lembrar, por exemplo, do massacre de Kronstadt. O comunismo desmoronaria independente do lÃder da URSS, como vimos em outros paÃses que adotaram similar sistema econômico. Por fim, Stalin não foi resistência ao terror nazista, mas seu aliado: invadiu a Polônia junto com Hitler, iniciando o conflito, e supriu a Alemanha de armas e munição durante a maior parte da guerra. Só mudou de lado nos finalmentes, após a invasão alemã.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Mario Sergio Conti > Em 'Fuga da Sibéria', o jovem Trótski conta como a esquerda militava Voltar
Comente este texto