Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. ADONAY ANTHONY EVANS

    Com a Teoria da Revolução Permanente, mil novecentos e cinco, início, e mil novecentos e doze, finalização , Trotsky foi o coveiro da Dialética Materialista, e o horticultor do stalinismo.

    Responda
  2. José Cardoso

    Acrescento um importante contexto histórico. No ano mencionado a Rússia tinha perdido uma guerra para o Japão. A influência russa sobre a Coreia e regiões da China como a cidade de Dalian iria rapidamente ser substituída pela do Japão. Se as vitórias militares vitaminam os czares (vide a carreira do Putin), as derrotas os colocam na lona.

    Responda
    1. Alaor Magno

      Quando a família Romanov foi fuzilada e acabou a monarquia no Ocidente, só sobrou até hoje alguns restos decadentes de monarcas e seus súditos lambedores de sola de sapato.

  3. Alaor Magno

    Recomendo: Tróstki, uma biografia, Robert Service, uma biografia completa e inesquecível.

    Responda
  4. ANTONIO ZENIVALDO COELHO

    Então fui enganado pelo título para ler essa matéria.

    Responda
  5. Henrique Hermida

    Trotsky não era menos sanguinário que Stalin. Basta lembrar, por exemplo, do massacre de Kronstadt. O comunismo desmoronaria independente do líder da URSS, como vimos em outros países que adotaram similar sistema econômico. Por fim, Stalin não foi resistência ao terror nazista, mas seu aliado: invadiu a Polônia junto com Hitler, iniciando o conflito, e supriu a Alemanha de armas e munição durante a maior parte da guerra. A verdadeira resistência ao terror veio do Ocidente.

    Responda
    1. Hercilio Silva

      Estude um pouco. Sem a URSS Hitler teria vencido. A Europa se entregou a ele com gosto, afinal duvidada que ele fizesse o que dizia que já fazer. Aqui duvidam de um de seus herdeiros.

    2. Alaor Magno

      Quem entrou em Berlin e levou o corpo do Führer para a URSS foram os soviéticos. Os aliados do Ocidente só vieram depois dividir o butim.

  6. elcio matos

    Lenin tinha muitas diferenças com Trotsky, mas para sucedê-lo como líder da jovem URSS ele o preferia a Stálin. Mas após a morte de Lenin, Stálin se sobrepôs a Trotsky e tornou-se ditador. Provavelmente Trotsky não teria sido um carniceiro como Stalin e o comunismo no mundo não teria fracassado décadas depois. Porém, será que Trotsky teria sido o grande líder que derrotaria Hitler na segunda guerra, afinal, foi a mão de ferro de Stalin que liderou o povo russo na resistência ao terror nazista.

    Responda
    1. Henrique Hermida

      Trotsky não era menos sanguinário que Stalin. Basta lembrar, por exemplo, do massacre de Kronstadt. O comunismo desmoronaria independente do líder da URSS, como vimos em outros países que adotaram similar sistema econômico. Por fim, Stalin não foi resistência ao terror nazista, mas seu aliado: invadiu a Polônia junto com Hitler, iniciando o conflito, e supriu a Alemanha de armas e munição durante a maior parte da guerra. Só mudou de lado nos finalmentes, após a invasão alemã.