Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. João Gabriel de Oliveira Fernandes

    Não sei a situação em outras áreas, mas a OAB - passível de algumas críticas - foi um dique sério nos últimos anos para preservar alguma qualidade nos cursos jurídicos. O Exame da Ordem não é só uma questão de reserva de mercado, não. Serve para peneirar muito joio do trigo. Eu temo pela capacidade de associações voluntárias e privadas conseguirem preservar realmente os interesses dos associados sem capitular ante a pressão dos grandes poderes econômicos.

    Responda
  2. Thiago Cury Ribeiro da Silva

    Anuidade obrigatória = Roubo legalizado

    Responda
  3. Marcospaulo Milagres

    Até onde eu saiba, nos Estados Unidos somente quatro profissões são regulamentadas: Medicina, Enfermagem, Direito e Ciências Contábeis. Nem por isso a qualidade dos profissionais que não têm regulamentação são considerados de qualidade ruim.

    Responda
  4. José Cardoso

    São cartórios, só isso. Aqui no Rio instituiu-se a obrigatoriedade de auto-vistoria nos edifícios. Se não fizer a prefeitura notifica e multa. Engenheiros monitoram o diário oficial do município e mandam correspondência aos condomínios. No fundo usam seu CREA como moeda para auditar o prédio e evitar a multa.

    Responda
  5. marcos fernando dauner

    Sou Administrador, registrado no CRA-SC há quase quarenta e três anos . Depois que passaram a registrar essa turma do EAD , perdi a fé .

    Responda
  6. Raymundo de Lima Lima

    [ler noticia nesta Folha, de hoje] Foi necessário 42 mortes para só a policia prender o médico criminoso? Os Conselhos de Medicina não sabiam nada sobre este médico criminoso - e tantos outros? Ou os Conselhos médicos ainda estão focados em receitar cloroquina e sustentar o Monstro, e por isso não tomaram nenhuma medida antes de saber de 42mortes?

    Responda
    1. Raymundo de Lima Lima

      Parabéns a autora do texto, Débora Bizarria, pela coragem.

  7. MARCOS ANTONIO ROCHA ARAUJO

    A discussão é muito pertinente. O momento não. Está na cara que se o premiado fosse algum especulador, da bolsa, dos fundos de pensão, a reação seria outra, e a articulista estaria parabenizando o gênio

    Responda
  8. Ramiro Loutz

    Os Conselhos e Agências não regulamentam nada, infelizmente estão a serviço do corporativismo!

    Responda
  9. Carlos Moura

    Por favor Deborah... Não deixe o conselho mor de fora. Fisiologismo, ineficiência, turismo corporativo. Como eu friso sempre com meus colegas é um órgão de extorsão. O CREA. Se você fez o curso superior, tem o diploma e só pode trabalhar se pagar uma anuidade a um grupo de estranhos isso pra mim não é nada mais que extorsão. Só aparecem depois de desastres pondo defeito em obras que tiveram ART recolhida, por recolhida leia-se PAGA. Não há justificativa para manter essa estrutura.

    Responda
    1. Fernando Souza

      Perfeito comentário.

  10. JOSE MAURICIO PRECOMA MIRANDA

    Não sei o que é o pior: os textos de Bizarria ou a existência de conselhos profissionais. Mas a discussão é válida.

    Responda
  11. raimundo campos

    Os Conselhos já demonstraram a sua inutilidade. Devem ser extintos.

    Responda
  12. Luiz Mario Vieira Souto Leitão da Cunha

    Esses conselhos regionais são totalmente dispensáveis. O jornalismo, graças a Deus, está livre dessa praga.

    Responda
  13. Aleksander Hada Ribeiro

    Ja sei, bizarra acha que ela mesma devia ter sido premiada. Que dor de cotovelo hein?!

    Responda