Gustavo Alonso > Quando Paul McCartney vai conhecer a música brasileira? Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Gustavo, o cara que mudou a história da música no Planeta tem todo o direito de olhar apenas para a sua apresentação, talvez uma das últimas por aqui.
O que o mercado norte-americano fez pelo jazz. E o que no Brasil foi feito do chorinho.
João Marcelo Bôscoli nos conta que após uma apresentação de Ivan Lins no "Blue Note" Paul McCartney permaneceu mais de uma hora na fila para cumprimentar o artista pessoalmente. Isso revela a admiração dele por Ivan Lins, e através dele, pela música brasileira.
Por que o Manchester City não reconheceu a superioridade do futebol e perdeu para o Fluminense, ao invés de golear o tricolor das Laranjeiras por 4X0?
Mas que chororô! Seria simpático da parte de PC esse contato. Mas fora a relação com a Ãndia, ex-colônia britânica, os Beatles, sempre estiveram ligados no que se fazia nos EUA, basicamente. Eram autocentrados mesmo. Erros do articulista: os Beatles nunca foram ligados em futebol e quem fundou o Clube do Choro Foi a francesa Odeth Ernest Dias, com Alencar Sete Cordas e outros chorões da capital.
No Brasil , qq celebridade, seja um astronauta, um cientista , um idolo do rock , quando entrevistados tem que responder se conhecem a nossa cultura , mitos e costumes. antes de falar sobre quem são, o que fazem! A parte isso, fico imaginando a logistica necessaria ( ensaios , concepção de arranjos etc) para que o astro pudesse cantar seus sucessos com as celebridades locais em cada pais do globo , como foi sugerido. Bizarro .
Comentário muito apropriado, sensato. Nós temos esse complexo de que devemos ser reconhecidos como algo super especial. Em verdade, nossa música e músicos sao muito bons mesmo, mas não tem essa de que os estrangeiros têm de nos paparicar a toda hora.
Milton, Gil e Caetano são muito maiores do que o grande Paul, são a trilha da minha vida e o último show de Milton o melhor que já vi.
Não haveria Milton, Gil e Caetano, nos moldes em que os conhecemos, sem os Beatles.
Desculpa minha ingorânça. Mas pq temos q ser chancelados pelo pessoal de fora. Adoro eles paul em particular e John p vida inteira, mas me parece mais a sÃndrome do vira latas de que falava Nelson. Deixem Paul em paz.
Ca milo, Sem mais. Perda de tempo não.
George Harinson fez o solo da versão inglesa de Anna Júlia do Los Hermanos.
Flavio Camilo, o “grande intelectual” da musica não entendeu a minha opinião e apesar de “intelectual” demonstrou arrogância, falta de educação doméstica na resposta.
"texto perda de tempo" foi a sua opinião. Arrogante e falta de educação com o colunista ? Diz mais sobre a tua insensibilidade e desconhecimento mesmo.
Por quê deveria? Que raciocÃnioÂ…
Sou músico (informo só para o "gentil" Flavio Camilo não me mandar estudar) e não consigo ver Beatles ou McCartney tendo um bom resultado estético com nenhum desses músicos citados ou qualquer outro brasileiro. Serviria apenas para alavancar carreira mesmo. Caetano combina com Stones, Jagger combina com Brasil. Jobim gravou com Sinatra porque combinavam. Esse raciocÃnio de planilha não combina com música.
E pro seu limitado conhecimento, o que Paul tem a ver com Michael Jackson? Pois gravaram uma música maravilhosa juntos. Vai estudar !!!!
Cara, o gentil vai te perguntar: quem é vc pra ver "resultado estético" meu caro ? E se vc não consegue isso é uma provável limitação tua, mas ainda como músico vc não perceber a grandiosidade da música brasileira e o potencial de um reconhecimento da parte do Paul, só tenho que te dizer: vai estudar! Mas vá mesmo!!! Inclusive creio que o autor apenas sugeriu a ideia.
P.S: Gosto e ouço sertanejo, antes que me rotulem...
(finalizando) Que desrespeito com o choro! Putz.
Milton gravou (maravilhosamente) com Ron Carter, Pat Metheny, Wayne Shorter e Elis não precisou gravar com ninguém para arrebentar em Montreaux. Aliás acho que o caminho é esse - mostrar o que a gente tem e, se der certo, fazer parcerias. Quanto ao Samuel Rosa: melhor não falar... rs.
Pela enorme diversidade da nossa.música, pelo altÃssimo nÃvel de nossos compositores e instrumentistas, pelo também altÃssimo nÃvel da poesia cantada que é uma caracterÃstica muito forte de nossa música,, pela longa lista de grandes cantoras do passado e do presente, quem precisa da valorização de Paul McCartney?Quem tem de Pixinguinha a Ceatano Veloso, de Noel q Chico Buarque, precisa da valorização de Paul McCarteney?!
Pela emorme diversidade da música brasileira, pelo altÃssimo nÃvel de seus compositores e instumentistas, pelo altÃssimo nÃvel de sua poesia cantada, pela
Vou repetir: a música brasileira ( que só tem concorrente com a música dos EUA, aliás ambas constituÃdas pela herança africana) foi feita para encantar ouvidos brasileiros. Se os estrangeiros gostam dela e se encantam também, tanto melhor. Se não, não perdemos absolutamente nada, mas eles sim.
Eu acho uma tolice enorme essa gente que procura a qualquer preço o reconhecimento estrangeiro para a nossa cultura Bobagem. Eu tenho certeza que, se Zizi Possi ou Gal, ou Elis ou Bethânia fossem americanas e cantassem em inglês, elas teriam o mundo a seus pés. Mas felizmente, elas foram e são brasileiras e cantam no nosso magnÃfico português brasileiro . E isso me basta. Se não basta para os outros, não é meu problema e sim , deles.
Vou tirar um pouco essa carga da costa do Paul. Faz uns 60 anos que esse cara não tem tempo pra nada, caberia a sua equipe dizer quem é o Milton por exemplo e mostrar algumas de suas interpretações. Como será que soaria pro Paul a harmonia complexa de Cais ou a quase progressiva Um Girassol da Cor do seu Cabelo ? Ele poderia simplesmente não curtir.
E digo, a grande música brasileira , do passado e do presente, foi feita para encantar ouvidos brasileiros. Se, por ventura, ouvidos estrangeiros se encantam por ela, tanto melhor. Se os gringos não têm interesse por ela, o que temos nós a ver com isso? Quem perde são eles, não nós. E vida que segue.
Sinceramente, eu não troco Beatriz, na voz do Milton ou da Zizi por nenhuma, digo, nenhuma, canção dos Beatles. Ouvi muito os Beatles, esoecialmente o álbum branco É bonito, vigoroso , etc e tal, mas, como disse, Beatriz e tantas outras coisas do Chico e do Edu, estão num nÃvel musical e poético altÃssimo, ao qual pouquÃssimas músicas ditas populares no mundo podem alcançar
O quevé isso?! Por que gênios como Caetano, Chico , Milton e tantos, tantos outros precisam da aprovação de Paul McCarteney?! Na minha adolescência curti intensamente os Beatles . E da� Nossa música, que tem já uma tradição secular, só tem equivalência à altura com a música dos Estados Unidos. Texto baba-ovo e totalmente dispensável.
Jacob do Bandolim detestava o iê-iê-iê... e não estava equivocado! rs... Em contrapartida, elogiou publicamente Chico Buarque de Holanda e disse que ele atravessaria os séculos.
Texto perda de tempo.
Ñada disso, reflexão interessante e oportuna.
Pra vc ignoran te em termos musicais, pq se fosse dotado de intelecto musical ou mesmo de história musical saberia do caráter genuÃno e abundante da música brasileira. Mas talvez vc prefira se afogar na tua ignorân cia e permanecer um tolo em termos musicais pelo menos. Tom Jobin, Milton, Elis, Caetano, João Gilberto, Gal.... Nada disso te comove né ?
Que texto deprimente.
Triste sim é esse teu comentário! Vai estudar! Engraçado que só pelo teu nome já lembro de João Gilberto e Moraes Moreira ... Já nasceu com duas ótimas dicas rapaz, vai estudar.
É muita carência afetiva pra um texto só
Acho que se trata mais da sua ignorân cia... Que outro paÃs fora os EUA tem centenas de maravilhosos compositores, digo letra e música ? O autor sugere uma viagem à música brasileira tão rica e maravilhosa. Mas receio que aquele complexo de vira lata se aplica nesse seu comentário!
Milton Nascimento foi recebido pelo Paul mc cartney assim pq fez o L
É para ser engraçado? Foi deprimente.
Zezé de Camargo com Yesterday realmente é de lascar. All my loving talvez. Renato e seus blue caps tem uma versão, aà emendar com É o amor seria perfeito, ou vice versa.
melhor Faustão cantando ",i am not dog no"
Paul adora o Brasil e foi no show do Ivan Lins, já tá muito bom. Mostrar Chitãozinho e Xororó pra ele é sacanagem com o Brasil.
Sério que vc esta quase sugerindo pra nós brasileiros cancelarmos Paul McCartney por ele não ser entusiasta da nossa música? Que provinciano! Nem ele nem qualquer artista tem esta obrigação de se interessar por outras culturas só para fazer media. Mandou muito mal, amigo!
Quem mandou muito mal mesmo foi você, que não deve conhecer nada de música. Os melhores músicos se reconhecem e muitos americanos, europeus adoram nossa música. Não é questão de obrigação, é de reconhecimento. Paul é um mito e é estranho mesmo ele não falar de nossos maiores compositores, tendo vindo tantas vezes aqui. Parece descaso.
Cara, sabe aquele complexo de vira lata? Cabe certinho no teu comentário. Provinciana é a sua limitada capacidade de perceber a música genuÃna e abundante feita no Brasil. Gal, Elis, Bethânia, Milton, Gil, Caetano, Chico e outras centenas, nada disso pra vc deveria interessar ao Paul? Vc tb não tem obrigação de se interessar pela música brasileira, mas deveria, ao menos para não comentar uma asnei ra dessa.
Que cancelarmos o que, para de show! Vai estudar interpretação de texto e auto estima rapaz!
O questionamento do articulista poderia ser também compartilhado por crÃticos de outros paÃses visitados por Macca. Australianos, mexicanos (nesta turnê), ou espanhóis, holandeses, alemães, belgas, entre tantos, também poderiam requerer: por que o artista não se interessa pela música de seus paÃses? Mas por que teria ele a obrigação de se mostrar aberto a outras vertentes? Trata-se, afinal, de uma opção pessoal do artista. Fãs, independente disto, sempre os terá.
Caro Gilberto, se tem uma coisa em que somos de primeirÃssimo mundo é na música. Em termos de variedade e número de maravilhosos compositores talvez só os EUA. É bem diferente ao meu ver que talvez não se interesse pela música do Japão ou da Bélgica. Mas nesse celeiro nosso tão maravilhoso e por já ter feito 23 apresentações por aqui, me parece que a ideia do texto de que Paul devesse se interessar pela nossa música me parece altamente benéfica.
Caro Flavio Camilo: concordo plenamente com você sobre nossos magistrais artistas. No artigo de Ruy Castro sobre a morte de Carlos Lyra, já havia comentado sobre o ¨ tempo em que a música brasileira era contemplada com melodias elaboradas, harmonias rebuscadas, deliciosas sonoridades, interpretações perfeitas¨ . Mas talvez não tenha sido, aqui, tão claro em minha tentativa de explicitar sobre a liberdade do artista poder escolher os caminhos que deseja explorar.
Ô Gregório se os Japoneses tiverem 3 músicos do quilate dos grandes músicos brasileiros já ficaria espantado, vai estudar!
Não é questão de ter mais ou menos fãs amigo. Vc concorda que a música brasileira é realmente brilhante e única? Que outro paÃs tem a quantidade de músicos maravilhosos e únicos? Frank Sinatra gravou um disco inteiro com Tom Jobin, gravou com outro no mundo ? Que outro paÃs tem Caetano Veloso, Gil, João Gilberto, Luiz Melodia, Carlos Lira, VinÃcius de Morais, Bethânia, Gal, Elis, Milton, Moraes Moreira, Lenine, Os Cariocas, Boca Livre, Beto Guedes, MPB 4, Chico Buarqueeee e outras centenas?
Exatamente. Só acrescentando, Zezé cantando Beatles nâãããâoooooo!!!!
Exatamente o que pensei. Nunca vi Macca cantando em japonês tambem. Nada a ver esta matéria!
Brilhante texto! Só o Zezé não desafinar ...
paul mc cartney não dá nem entrevista para a tv brasileira. Só uma vez pro zeca camargo deu uma breve entrevista. Ele vem aqui, canta, pega sua grana e vai embora! não tá nesse negócio pra alavancar carreira de ninguém. Ele tá pouco se lixando pra música brasileira.
Rita Lee fez uma bela homenagem aos Beatles. Caramba já nem gosto desta canção Yesterday, agora imaginar ela sendo cantada por um sertanejo sofrência ...ha ha ha...é hilário
os Beatles tem sua relevância, mas dizer que mudou a vida de tanta gente ai da musica brasileira. q foi grande influência. hum! não posso concordar.
Talvez o articulista sonhe com Paul cantando “Evidências”.
Estudar sobre música ou ao menos ler um pouco sobre o assunto já seria suficiente para não fazer um comentários tão sem sentido e desinformado. É constrangedor expor a falta de informação e noção desse jeito.
Vocês estão viajando, profundamente!!! Um dia se a ficha cair vão morrer de vergonha.
Se me disserem que a música brega e o sertanejo raiz tem influência da guarânia eu acredito, e que o roque brasileiro tem mais influência da transgressão do rock americano de litle Richard e Elvis Presley, também acredito, agora, Beatles, não sei não, talvez tenha influenciado o NX0 e o KLB. Kkkkkkkkkk.
viajou na maionese.
Roberto Carlos o "maior divulgador da música dos Beatles no Brasil"? Conta outra, cara!
Humildade é uma bela virtude, mas veja: Em um show da Madonna no RJ, a harmonia sofisticada de Garota de Ipanema derrotou sua banda. A música do T. Jobim vai além de três acordes; já Hey Jude...
Sério que alguém recebe dinheiro pra escrever isso? Problematizaram até a LENDA Paul
O reconhecimento internacional da qualidade da música popular brasileira já está há décadas consolidado. Vale uma menção: Eric Clapton, quando esteve no Brasil, mencionou que gostaria de tocar com João Gilberto. Enfim, pessoas são diferentes umas das outras, umas mais atentas, outras menos.
Deixei de levar o texto a sério quando o autor mencionou Zezé de Camargo cantando Yestarday...hahahaha
Zezé de Camargo cantando Yesterday...kkk...vc as vezes é muito puxa saco meu caro, bota no YouTube ele cantando Queen e vc vai ter uma ideia, é tortura na certa.
Eu gosto dos Beatles, mas nunca fui um beatlemanÃaco. Minha banda de rock favorita são os Talking Heads, que sempre declararam que a música brasileira era uma de sua influências e demonstram isso desde a primeira música "Sugar on my tongue", que se assemelha muito à bossa nova no rÃtmo. Temos I Zimbra, Burning Down the House, Sleppery People (lembra Jorge Ben, samba e Bahia), The lady dont my (também bossa nova). David Byrne publicou uma coletânea de MPB, Mc poderia ouvir.
Estava até comovido com o texto até o autor mencionar Zezé de Camargo cantando Yestarday ...hahahahaha
Falta de conhecimento é dose. Os Beatles não vieram para o Brasil porque ninguém bancou o show aqui. Teve até sondagem, mas não foi pra frente. Ou será que os amados artistas brasileiros do autor, os santos do sertanejo, fazem só shows de graça para trazer alegria para o povo sofrido?
Acho que ele tem mais o que fazer.
Normal. Temos vários compositores brasileiros de tangos, boleros e rocks em português. Mas não conheço compositores argentinos, mexicanos, ingleses ou americanos de samba em suas lÃnguas de origem. Nossa influência musical no mundo é semelhante à dos hindus.
A música brasileira é muito interessante para nós, e para muitos músicos mundo a fora. Acho que ele conhece bem a música brasileira, porém ele não é de ficar falando, e nem tem obrigação nenhuma.
Parece que você está bdlforavde contesto.O Paul Mac Cartney , é um artista pop , com um trabalho até muito bem elaborado , mas perto de artistas como Milton Nascimento , ou Gilberto Gil e até mesmo Caenato , musicalmente falando , não está no mesmo nÃvel. O rock é uma música direta , com riffs marcantes , refrões pegajosos e escalas pentatônicas. A música brasileira de qualidade é muito complexa. Ivan Lins é um artista que beira o jazz. É muito óbvio que o Paul nunca iria ouvir.
Concordo que seria bem normal o Paul se interessar pela nossa música. Até pela qualidade e variedade que temos. Agora, me incomoda muito essa carência que temos de ficar cobrando todo gringo que vem pra cá. Vc gosta disso? Gosta daquilo? Fora a clássica "o que acha da mulher brasileira?". Galera fica obrigando gringo a comer pastel, tomar caldo de cana, guaraná Antarctica. AÃ, se ele não gosta, a gente fica ofendido hahaha Melhor fazer como diz o samba: deixa acontecer naturalmente.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Gustavo Alonso > Quando Paul McCartney vai conhecer a música brasileira? Voltar
Comente este texto