Celso Rocha de Barros > Primeiro ano de Lula foi bom Voltar
Comente este texto
Leia Mais
1 2 Próximas
Temos ainda um longo e penoso caminho pela frente mas sem sombra de dúvidas termos derrotado a extrema direita e seus psicopatas bozolóides fez o paÃs voltar a respirar alguma normalidade.
De fato, foi um bom ano, mas poderia ter sido melhor. Houve avanços, mas também houve muitas contradições, inconsistências e situações embaraçosas. De todo modo, estamos em um ritmo decente se comparado ao que passamos na gestão Bolsonaro
Só que novamente nao escuta a base, sempre o stabelichment do PT quem manda. Mano brow falou disso na eleicao de haddad e nada mudou. Para além disso, tudo que o Ministro da Economia fez foi com um fogo cruzado gigante, onde se faz necessario o PT sem mais pragmatico e menos fantasioso. Se nao e Haddad para segurar os maiores Bos desse ano, a coisa estaria péssima.
Ai, você acordou...
Fica a dúvida: este ano é , economicamente falando, sequência do ano passado, ou seja, do governo passado. Vamos ver como será a economia no próximo ano para podermos fazer um julgamento mais adequado e isento.
Faltou falar que impediu um genocÃdio dos Yanomami.
Quase que diariamente, quando me pego indignado por algouma ocorrêncial, me vem a seguinte questão: imagina como seria pior com Boksonaro! E então, mesmo estando distante do ideal, percebo como deixamos de perder com Lula.
Temos muito a comemorar, pois foram vários pontos que melhoraram. Mas era um cenário tão ruim, temos tanta coisa a arrumar, que a impressão geral é de que não saÃmos do lugar.
Brilhante artigo, mais uma vez Celso. Parabéns. Esse é o nosso Brasil. Barbárie nunca mais!
E o paÃs voltou a respirar.
Parabéns pelo brilhante artigo ExcelentÃssimo doutor e jornalista Celso de Barros! Traduziu muito bem o primeiro ano de Lula 3. Os próximos serão melhores ainda! Infelizmente a grande maioria dos jornalistas só consegue enxergar o "copo meio vazio" ou quase vazio mesmo. A batalha é longa mas estamos no caminho certo! Viva o Brasil! Viva os bons jornalistas e os bons politicos!
Convenhamos, qualquer um faria melhor do que Bozo. Fez o óbvio, nada de extraordinário.
O SUS continua um sumidouro de dinheiro. Não sabia que o Executivo englobava o Tribunal de Contas…não sabia que o Executivo mandava no MPF, no Judiciário…aprendam a dirigir as cobranças a quem é responsável de fato e parar de falar m****.
Lula não fechou igrejas nem ocupou residências de bolsonaristas. Pelo contrário: melhorou a vida de todo mundo.
Como é bom voltar à normalidade e deixar de ter presidente miliciano psicopata genocida, ministro do Meio Ambiente criminoso ambiental, ministra da Agricultura Rainha do Veneno ,ministro das Relações Exteriores terraplanista, ministro da Economia com offshore em paraÃso fiscal , ministro da Educação que é contra universidades, ministra dos Direitos Humanos contrária à s minorias, ministro da Justiça golpista,ministro da Saúde milico que não o que era o SUS etc
Temos um presidente melhor do que o anterior - concordo! Quanto ao meio ambiente: defender exploração de Petróleo no Amapá , entrar na OPEP, ganhar o troféu de fóssil do ano. Relações exteriores : Defender a Rússia, Hamas, Venezuela, achar que os EUA quebraram nossas empreiteiras. Entregou o orçamento ao Lira, bajula o STF para obter favores, CV no ministério da Justiça . Desprezou as mulheres e negros. Nossa saúde continua ruim, alimentos carÃssimos, população de rua aumentando.
Parabéns por este artigo , uma avaliação excelente e que deveria ter divulgação nas redes .
Viver este estado democrático é outra coisa. Bastaria isto e já seria muito melhor. E ainda com estas conquistas da reforma tributária, inflação e menor taxa de desemprego e desmatamento. O nÃvel é outro. Muito bom para o primeiro ano e um destaque especial a Haddad. Em frente Brasil democrático, fora o fascismo raso.
Jucá tinha razão senão por um nome. Se o objetivo era "fazer um grande acordo nacional, com o Supremo, com tudo", a solução (não) teria sido “colocar o Michel”; mas "o Lula". O petismo achou-se com capacidade igual às facções do "centrozão" ao safadismo impune. Ilusão tão infantil quanto enternecedora. Lula III aceitou a condição de "camisinha da direita". De sorte a isolar a República Pretoriana" e garantir o objetivo estratégico único: a reeleição em 2026. O mais são chorumelas e chocalhos.
Resultados muito bons, que ganham relevância em face da terra arrasada herdada. Além de persistir, faz-se necessário pensar na continuidade e construi-la a partir de lideranças e ideias republicanas. O mundo depois de nós pode ser melhor ainda.
Resumindo: voltamos a ter um governo.
Pelo visto Umberto Eco estava correto. A internet popularizou a opinião mas ao mesmo tempo deu voz a muito i di ota . A meu ver isso não é mal, faz-nos compreender melhor a situação desse pobre paÃs. Alguém com mais de dois neurônios acreditar a ponto de dizer publicamente que o governo anterior fez alguma coisa pela "estabilidade" tem que viver em algum outro planeta diferente do nosso.
Eis aqui um um auto exemplo .
E Papai Noel vai chegar dia 25, de vermelho. Viva Lula!
Verdade, este mandato tem tudo para ser o melhor dos três. Lula com mais de 70 anos mostra que ainda é muito capaz de aprender com a experiência. Mesmo assim, muitos estão vendo o governo atual como morno. Acredito que depois do desastre Bosonaro a expectativa era estrondoso. Boa parte da responsabilidade, me parece, é o personalismo incrustado no nosso presidencialismo. Continuamos a procurar o salvador, o justiceiro... como se em polÃtica a vontade fosse suficiente para se fazer qualquer coisa
* Correção: ...a expectativa era vivermos um sucesso estrondoso.
Muito melhor que o esperado. Essa reforma tributária que vem prometida desde FHC. A taxação das OffShores ou dos super-ricos que eles sempre falavam que iam fazer mas nunca foi antes propostas. vamos ver quanto sai disso. Por outro lado Lula herdou do Coiso as hiper Inflação as portas e não pode vacilar. Por enquanto está melhor do que esperava. Espero que não volte a seus velhos esquemas senão um Coisinho ou micheque voltam.
Levantou alguns pontos válidos , não deu tanta ênfase a nossa imensa crise de inconstância e soberba do poder judiciário que se acha legislador e Lula ainda agravou, mas a comparação deveria ser feita com o governo Temer que promoveu reformas muito mais estruturantes para valorizar e incentivar os que mais contribuem para o desenvolvimento de uma grande nação brasileira,unindo o mundo governamental e o privado, nosso objetivo final . Aà Lula ainda fica bem para traz .
No Youtube: Aula com Vassoler: Afinal, o que pretende o neoliberalismo? Por favor, assista até o fim, reflita, e veja outros vÃdeo do professor.
Renato, Temer não reformou a previdência.
Temer promoveu muita coisa, mermo.. precarização das relações trabalhistas, por exemplo. Meu deus, o Brazil tá cada vez mais insano.
Fez uma reforma da previdência que não mexeu em "nada" com as super aposentadorias do judiciário e dos militares, inclusive não aumentou sequer a idade mÃnima desses últimos, deixando a conta no lombo dos contribuintes do INSS e dos servidores públicos de baixo escalão. Isso não tem nada de estrutural, é a preservação de privilégios e regalias.
O Temer apoiou a destruição indústria de construção pesada ao invés de isolar a situação e punir os dirigentes que praticaram ilÃcitos, também rifou prerrogativas do poder executivo ao legislativo, o que representa até hoje um desequilÃbrio com ameaça de semi presidencialismo, somente para não ser cassado por conta do caso Joesley.
Que reformas foram essas, não seria memória fantasiosa da sua parte?
Corrigindo: trás
Devia haver uma pesquisa de satisfação nacional, tipo "quem está mais sorrindo, mais feliz no paÃs?". Eu apostaria nos donos de supermercado...
Só se for aà em sua cidade...
De fato, pode ser. Sem dúvida o povo está comendo mais.
Já tá dando certo a Reforma Tributária, o Arca Bolso Fiscal, a reforma do Ensino Médio...No Brazil de Lula e para a Nova MÃdia é assim, nem começou mas já tá dando certo. Já tá enrolando leite e mel nas sarfeyas, enquanto o SUS continua o mesmo sumidouro de verbas de sempre, a Educacao e a Segurança dão o ar de suas graças. Pior do que está não pode ficar. Afinal de contas, Lula deve isso ao Brazil. Não basta ser esquerda. Tem que ser gelol !
No velho e bom JB ( Jornal do Brasil): Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do paÃs subirem significativamente.
Para que ficar perdendo tempo com o que já era evidente que daria errado desde o começo? Digamos, o teto de gastos que funcionou mais como piso.
Como escreveu o jornalista Elio Gaspari na coluna dele hoje, o governo foi "rico em palavras e planos" - e só.
Como no inÃcio de seu primeiro mandato, o efeito positivo do Lula foi semelhante ao do bode na sala. Pelo baixo nÃvel educacional do presidente e sua retórica embaraçosamente pueril, espera-se uma grande bagunça. Quando vemos que ela não é tanto assim, todos ficam felizes. Mas a coisa tende a piorar com o tempo. Já vimos esse filme.
Esse mané aà deve estar com saudade do bozolóide e do seu alto nÃvel educacional. A direita tá mais perdida que cachorro em dia de mudança!!!
Eis uma vantagem de Lula, ele é normalmente subestimado pelo povo da gramática acima de tudo.
Esse comentário me lembra a bola de cristal a que o Reinaldo Azevedo tanto se refere. Teve gente prevendo impeachment aos três meses de governo; nem os mais otimistas acreditariam numa reforma tributária que está amarrada desde a década de 70; o arcabouço fiscal foi lido como alguns como "a PEC do fim do mundo".
Na verdade, quem manda é o Lira !
O Lira é o trio do STF.
Essa situação só vai se agravar. Manda sem responsabilidade. O parlamentarismo é um regime onde o congresso é responsabilizável. O argumento de que com o congresso que comumente temos seria o caos não cabe mais. Já temos um congresso governando e agora temos que exigir que assumam a responsabilidade pelo governo, como no parlamentarismo. E se não der conta, cartão vermelho para todo o congresso e novas eleições (sou a favor da forma pura de parlamentarismo).
O Lira manda muito mesmo. O que só destaca a capacidade de Lula de tirar leite de pedra.
Tenho a mesma sensação. O Brasil melhorou um pouco. O que, considerando os ultimos anos, é muita coisa!
PaÃs nenhum, em parte alguma, melhora um absurdo da noite para o dia. Precisamos aprender a construir um futuro.
Só o fato de ter parado enfim de piorar já seria motivo suficiente de comemoração.
Termos deixado para trás um governo negacionista, racista, mentiroso, armamentista, miliciano e destruidor do meio ambiente já teria valido a pena. Confesso que tinha receio de um novo governo do PT mas o resumo é bem favorável.
Pois é, mas essas coisas são dadas de barato. É imenso o esforço para reerguer o paÃs depois do desastre do perÃodo Temer-Bolonaro. Gostei dessa referência, afinal nem tudo é culpa de Bolsonaro.
Sr. Marco a reforma da Previdência feita no governo do bozo, costumo resumir em poucas palavras, trabalhar muito mais e receber menos ao se aposentar pelo RGPS, agora os militares não mecheram em nada continuar aposentando com 50 anos, e por incrÃvel q pareça quando expulsos dos quartéis as esposas recebem pensão.
A pensão das esposas de militares expulsos dos quartéis fere os princÃpios da moralidade e deveria ser levada ao judiciário.
Óbvio que o articulista é petista inveterado. Servidor federal, precisa defender a turma.
Se você vê assim, serve o JB? No velho e bom JB ( Jornal do Brasil): Reservas: Bolsonaro perde US$ 66 bi em 4 anos e Lula aumenta US$ 14 bi em 70 dias. Em pouco mais de 2 meses, petista fez as reservas internacionais do paÃs subirem significativamente.
Servidor concursado do BC desde 2007.
O autor é analista do BC desde 2007, portanto servidor público de carreira.
É petista, não há dúvida. Mas o que interessa não é a ideologia do articulista, mas se diz a verdade. Há uma semana eu comprei picanha em BrasÃlia a R$49 o quilo. Comprei algumas sestas básicas no mês passado e ficaram mais baratas que em julho.
Se ele é servidor público federal concursado, não precisa defender ninguém . Mas se for paraquedista , CC, ai a situação é diferente .
Kkk , perdeu né ? Tem gente que não quer ver e não quer ouvir , mas grita para todos os lados .
Ele trouxe alguns fatos. Você, ataque ideológico.
Os milicos também são servidores públicos, que não fazem nada e são da extrema direita.
Primeiro ano de Lula foi bom, Celso. As dificuldades são e serão imensas mas a caravana vai passando bem por elas para nosso alÃvio.
A democracia não esteve ameaçada com os ataques burlescos as instituições da república- o golpe só não ocorreu porque o exército não aceitou - isso em 2022! A polÃtica internacional só não foi um desastre, por mais que o atual tentasse- vide declarações sobre a Ucrânia, EUA, Venezuela, Hamas, pois o ex foi insuperável. A economia cresceu em parte devido a demanda reprimida após a pandemia , ações firmes do atual ministro da economia e ação responsável por parte do BC - apesar do Lula e do PT!
Senhor José os dados do JB estão corretos eles foram obtidos do site do governo. O senhor sabe quem administra as reservas? O BC, ele mesmo - aquele que o Lula vem criticando desde o inÃcio do governo. Pasmem!!!! Só lembrando não minion , por isso comentei sobre a pandemia.
Pandemia? Mas não foi um gripezinha?
Senhor Eduardo, primeiro não sou minion nem Lulaplanista - acredite , existe vida inteligente no Brasil! Se o senhor tem acompanhado o noticiário dever ter visto quantas criticas o Haddad recebeu do PT, quanta pressão o Presidente exerceu no BC. Por isso o apesar (aspas).
O ministro da economia não foi escolhido por Lula e é do PT? Me explique o "apesar do Lula e do PT!". Entendo. Para um minion, o que dá certo, dá certo "apesar do Lula e do PT", mas ser der errado, "a culpa é do PT".
Senhor Dário seu mito (aspas), se sou contrário a muitas ações do atual mandatário necessariamente sou minion? Nunca votei nele. Já votei no seu Ãdolo - depois do mensalão e Petrolão nunca mais o apoiei! Segundo turno meu voto foi nulo.
A direita civilizada, PT e agregados, geraram um fato histórico, afastou o seu Mito e os milicos da vida ordeira, espero que voltem pro quartel de onde nunca deveria ter saÃdo, a aprovação da reforma tributária, apesar de incompleta, é a mostra da capacidade técnica e polÃtica da direita civilizada, mesmo afagando alguns seguidores do extremismo de direita e seus fundamentalistas.
Nós contra os outros é discurso histórico da extrema direita, para isso serve a religião, expediente usado pelos lÃderes do naz_i facist_as na Europa, e copiado de forma incompetente, felizmente, pelos extremista crentes e milicos sul americanos.
Senhor Dário o mito (aspas) ou seu grupo podem voltar devido as estripulias retóricas do atual e seus seguidores, do déficit público que acumula, do discurso de nós contra os outros (aspas).
O Mito e seus milicos golpistas, são muitos, pois não sabem fazer nada além de golpe, vão voltar pra completar o golpe militar religioso, e o Brasil vai viver a plena liberdade.
O governo anterior começou bem com a reforma da previdência - fruto do trabalho do ministro da fazenda e do presidente da câmara. Depois desandou na pandemia face as loucuras, irresponsabilidades, crimes do ex-presidente. Com a pandemia controlada o mundo voltou a crescer com uma demanda reprimida. Em relação aos paÃses emergentes crescemos mais, na média ou abaixo?
Estrago feito por Dilma? O Lula pulou uma marolinha, mas Dilma teve que surfar um onda grande provinda da crise financeira de dois mil e oito. A dÃvida bruta quando o PT chegou ao poder, em 2002, e o paÃs devia 40 bilhões de dólares ao FMI, era de 80% do PIB e quando Dilma saiu, em 2015, estava em 65% (Não toquem nas reservas internacionais. No blog de Mauro Santayana). Hoje está abaixo ou acima dos 65%? No Youtube: Aula com Vassoler: Afinal, o que pretende o neoliberalismo?
Senhor Geraldo vou responder usando os bons costumes, como me ensinou uma professora no primário : educação cabe em toda parte. Senhor Geraldo não tenho problemas mentais- cuidado com o preconceito! Apenas não me permito ser influenciado por narrativas de redes sociais de esquerda ou direita .
senhor Marcos Moreira estou vendo suas mensagens aqui. Você tem problema mental?
Reforma da previdência que arrebentou os trabalhadores mais antigos que terão que trabalhar mais para se aposentar recebendo menos e os trabalhadores mais jovens nunca serão aposentado. Muito boa essa reforma.
Reforma da previdência que deveria gerar infinitos empregos, não gerou nada, mas os inúteis fardados, golpistas, não foram incluÃdos na previdência, pagamos pela manutenção dessa gente, talvez humanos, que passam a vida aprendendo como matar, fazer guerra.
Coluna chapa-branca. Normal.
O gado continua ativo, achar algo de bom nos governos de Temer e Bozo..... demonstra a cerguera
Temer foi a pinguela para o desastre.
Senhor Gerson Bolsonaro foi um desastre , Temer iniciou recuperação dos estragos feito pela Dilma!
Bom para o mercado financeiro e médio para o povão. Fez a grana circular.
Há mais de quarenta anos que lula enrola todo mundo direitinho usando a mesma conversa mole que o Zé Trindade usava.
O seu Mito vai voltar com os milicos e crentes, com eles não tem conversa mole, armas e golpe militar religioso.
- desemprego baixo - inflação baixa - PIB bem acima do esperado - moral alta na geopolÃtica - desmatamento menor - reforma tributária e arcabouço fiscal bem encaminhados - golpe evitado SE TUDO ISSO É ENROLAR A POPULAÇÃO, QUE O LULA CONTINUE ASSIM.
Deixando de lado a propaganda ativista do colunista, os atos e atitudes de um novo governo só é sentido no ultimo ano de sua gestão, por enquanto a estabilidade do PaÃs nos números são frutos de governos anteriores, portanto o primeiro ano foi bom devido as atitudes do Temer e do Bolsonaro.
Quais foram as atitudes do governo Bolsonaro em favor da redução do desmatamento? Quais foram as atitudes do governo Bolsonaro em favor da expansão do Ensino Integral? Quais foram as atitudes do governo Bolsonaro em favor do protagonismo do Brasil na polÃtica externa, para além da subserviência ideologia a Trump? Quais foram as atividades do governo Bolsonaro em favor de uma Reforma Tributária? Quais foram as atitudes do governo Bolsonaro em favor do aumento REAL do salário?
Desinformação covarde e intencional. Barnabé trabalha pro carluxo, e de graça.
Para evitar o desastre certo, Lula precisou aprovar uma PEC antes de tomar posse... se recebeu alguma herança favorável, foi obra dele mesmo.
Bolsona ro iniciou a sua gestão, em 2019, com a Selic em 6,5%, e deixou o cargo, em dezembro de 2022, com uma taxa em 13,75%.
Houve um aumento do déficit público que só se saberá mais a frente .Déficit público é como droga, primeiro vem a euforia, depois a ressaca e por último a depressão.
Considerando a terra arrasada que foi deixada pelo governo anterior, o aumento foi até pequeno.
Celso. Êsse foi o artigo mais sensato que li, ultimamente.
Analisou somente um lado das ações do governo. Parcial.
Amem! Passamos pelas trevas e enxergamos uma luz no final do tunel. Boas festas e um ano novo melhor para todos, independente da opção politica.
A leitura desta matéria despertou em mim um enorme sentimento de gratidão pelo Nordeste do meu paÃs.
Formiga. O motivo é muito simples. Os mais carentes foram mais pragmáticos: votaram em quem tinham mais confiança, com a experiência comprovada.
Explique o motivo.
Conta isso para a Andrea Sadi, ela está muito preocupada com o "comunista" Dino! kkkk
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Celso Rocha de Barros > Primeiro ano de Lula foi bom Voltar
Comente este texto