Cotidiano > Tarifa zero começa com desconhecimento de passageiros e reclamações e ofensas a prefeito de SP Voltar
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Privatizaram a cmtc pra darem dinheiro publico pra empresa privada... Desde 2022, a prefeitura arca com mais da metade do serviço de ônibus da capital. A gestão atual destinou R$ 5,2 bilhões como forma de subsÃdio à s empresas, cobrindo 51% dos gastos de R$ 10,3 bilhões de toda a operação. Os outros R$ 5,1 bilhões foram pagos com receitas do sistema. Por que será que esse prefeito privatista defende tanto? Será que ganha algo por fora?
Vai dar um role na Paulista aos domingos e se deparar com gente lindo ,branca e bem alimentada que vem de uber ou metro de bairros de classe média de sp ,ônibus grátis não faz diferença para quem precisa pegar trem/metrô até a Paulista.
Talvez esse seja o prefeito mais medÃocre das últimas décadas.
Nunes disse que pagava às empresas, mas que sistema estava ocioso ! então pagava indevidamente ? por que não liberou antes essa tarifa zero ? e os prefeitos anteriores, pagaram indevidamente ?
Só quem anda de ônibus sabe que durante a semana estão colocando bem menos ônibus últimamente. O tempo de espera aumentou até 40 minutos a mais e quando inventam de colocar a suposta gratuidade, ai que os onibus desaparecem mesmo. Tem que ser muito ingênuo pra acreditar neste pão e circo. Meu desejo para 2024 é que esses polÃticos de m...peguem muito ônibus lotado e sem acondicionado.
Se mesmo pagando às passagens aos domingos os 'buzuns' demoram pra dedéu, imaginem de graça. Dizem que esse programa só valerá até o último dia da eleição municipal do ano que vem. Se for verdade, já sei o que ocorrerá com os preços das passagens após a eleição.
Foi para aumentar o faturamento das cias de ônibus? Contribuições generosas para a campanha? Esse incompetente (e outros de seu péssimo Governo) deveriam usar transporte público pelo menos uma vez por semana para ver como sofrem os cidadãos paulistanos.
Aprendeu com a esquerda paulistana.
Incompeyptente ,cor ru pto : prefeito nota zero
Ricardo Nunes prefeito nota zero.Incompetente e corrupto
Isso é para ganhar voto
Esse prefeito é uma nuliidade. Vou de Boulos
Trocar uma nulidade por outra resolve? Kkkk
Vamos juntos!
Esse sujeito não tem cara nem postura de prefeito. Fora!
Essas iniciativas meramente eleitoreiras não pegam mais a população. Ao menos na proporção desejada pelos candidatos.
Aonde queremos chegar com tarifa zero aos domingos... E o trabalhador que leva 1 ou até duas horas para chegar no seu local?. Afinal quem paga é o Empresário... Reduz o preço que ele não quer nada de graça. O pobre quer emprego. Chega de populismo...
Marta Suplicy foi show nos transportes públicos e vai ser você do #Boulos2024!
Kkkkk a esquizofrenia da esquerda é algo que nunca deixa de me assombrar.
Sim, o bilhete único foi polÃtica dela. Vamos de Boulos!
Vice do Boulos!
Não existe nada de graça. O melhor meio de fazer justiça é dar condições de todos pagar a sua parte. No tempo que todos pagavam passagem o preço era baratÃssimo. Até a década de 90 a passagem de ônibus e de trem custava R$0,20. Podia pegar o ônibus num ponto e descer no outro 4 a 5 vezes no dia que não fazia falta. O paÃs se degringolou depois que começaram a criar benefÃcios para tudo mas. Quem paga a conta são os trabalhadores. Quanto mais migalhas distribuem mais amarrado o povo fica.
Temos que pensar seriamente em acabar com a reeleição. O mandatário governa a metade do mandato e na segunda toca o f*da-se com as contas públicas, investimentos e o que estiver na frente para focar em populismo eleitoral.
Cabe ao cidadão demonstrar que as medidas populistas não trazem resultado. DaÃ, elas diminuirão. Acabar, não acaba, com ou sem reeleição.
Tarifa subsidiada, não existe almoço grátis. Vale a nobreza da intenção, mas usemos o termo correto. Se alguém recebe um benefÃcio do governo, esse mesmo cidadão e outras pessoas pagam por ele. Isso inclui as regalias de suas majestades.
Pior que isso João, pois o povão paga na forma de impostos. A casa grande nunca perde e empresário não opera no vermelho, por mais esquizofrênicas que sejam as iniciativas de melhorar alguma coisa por decreto. O que vemos no final é a devastação fiscal que a todos desassiste e que não pesa para o andar de cima, incluindo aà suas majestades, essas sempre bem cevadas.
Pode pagar o quanto quiser, Marcelo, longe de mim coibir sua iniciativa. Só tenha certeza que está indo para o lugar certo ao invés dos gatos gordos.
Pagam 10% do salario legal que está na constituição e depois sobrecarregam de benefÃcios. Quanto mais benefÃcios eles dão mais o povo fica amarrado e na hora de votar os piores candidatos acabam se elegendo. Este é o nosso Brasil.
Vivemos em coletividade e numa sociedade muito desigual. Vamos ajudar no transporte dos que mais trabalham e pouco ganham! É justo também que os que usem seu veÃculo individual, poluindo mais o meio ambiente e ocupando mais espaço fÃsico ajudem a subsidiar o transporte coletivo.
Pode preparar o café que partir de 2024 é Boulos (e por algum motivo oculto esse comentário será avaliado).
Café com Boulos! Estamos juntos! Prá compensar os desgovernos do TarcÃsio!
A tarifa de ônibus na capital paulistana está a 4,60 graças ao subsÃdio de anual de 5 bilhões de reais pago pela Prefeitura para manterem essa tarifa nesse valor, mais a isenção da tarifa para aposentados. Muita grana de subsÃdio vindo do setor público, não é ? Quando muitos por aà desejam, se possÃvel, um mundo 100% capitalista, tudo nas mãos do setor privado; e zero de subsÃdio, ou melhor, de gastos sociais como fazem a União, os Estados e os MunicÃpios.
Corrigindo: "se no limite do máximo previsto".
Será por bondade para com os cidadãos ou para baratear o vale transporte, obrigatório por lei, pago pelo patrão, com desconto limitado em folha. Ou seja, independente do preço da passagem, o trabalhador pagaria o mesmo valor, se abaixo do máximo previsto. Para responder a essa pergunta temos que ver se a maioria que utiliza os serviços são trabalhadores celetistas ou velhinhos aposentados e gente sem ocupação.
Corrigindo, a tarifa é de R$ 4,40. E não existe isenção de tarifa para aposentados, apenas para quem tem 60 anos de idade ou mais.
Povo desinformado. Até eu, que moro bem longe de São Paulo, já estava sabendo da gratuidade nas tarifas de ônibus aos domingos!!!
A tarifa é zero de mentirinha pois será paga pela prefeitura. Não existe transporte grátis.
Subsidiada, não zero. Todos pagam por ela.
A tarifa é zero para os passageiros, a informação está correta.
Existe algum serviço publico gratuito ou o seu comentário não tem ponto nenhum?
No free lunch. Imaginando aqui quanto vai custar aos nossos bolsos.
Não é necessário imaginar, o valor está na matéria, são 238 milhões. O que é muito pouco comparado ao custo do subsÃdios à s empresas.
Tudo o que é oferecido com a percepção de "totalmente gratuito" é em geral usado com desperdÃcio e desrespeito. Falta-nos ir além do discurso e estudar as implicações. O número de pedintes em ônibus vai aumentar, o número de vendedores também... por outro lado, qual o esforço que as empresas de ônibus farão pra otimizar o serviço, se receberão mesmo que não haja passageiros dentro dos ônibus?
A tarifa tem que ser zero permanentemente, com a eliminação do custo de cobrança. O IPTU deve ser progressivo e aumentado para cobrir esse custo, e outros, eventualmente com colaboração federal.
Se o transporte público por ônibus fosse totalmente gratuito, o custo final da operação seria mais baixo, pois não precisaria de cobradores nem de um sistema de pagamento complexo como o bilhete único. E os ônibus não teriam essa coisa horrenda que é a catraca. E teriam mais assentos.
Sim Carlos, a gratuidade implicaria em regras e controle rÃgido sobre as prestadoras para evitar a circulação desnecessária de ônibus "vazios".
E o problema de ônibus rodando vazio só pra remunerar a empresa prestadora? Hoje isso já existe. A tendência é piorar.
Boa e minúscula iniciativa. Deveria ser tarifa zero todos os dias, para diminuir a desigualdade e aumentar as oportunidades de quem mora na periferia. "De graça" nunca é, pois sempre o contribuinte paga a conta, mas, se consideramos fundamental educação gratuita, saúde pública gratuita, porque não o transporte público ser gratuito? Dobraria o subsÃdio? Verdade. Diminuiria a desigualdade de oportunidades, sim sim.
E tem mais, se o transporte fosse gratuito, o custo final da operação seria mais baixo, pois não precisaria de cobradores nem de um sistema complexo como o bilhete único. E os ônibus não teriam essa coisa horrenda que é a catraca. E teriam mais assentos.
Dedo do meio na cara do prefeito? Bom pra ele que não foi uma arma... esse Nunes, viu?
Sou favorável à tarifa zero todos os dias, inclusive no metrô , não adianta nada no ônibus ser zero, dificilmente alguém consegue só pegar o ônibus, precisa também do metrô. O cidadão precisa do transporte para trabalhar, portanto, precisa ser zero a passagem, afinal o transporte é direito do cidadão e dever do Estado. Jeito tem, precisa vontade polÃtica.
Carlos Amorim ???
Nada como comentário de quem nunca pegou um ônibus pra trabalhar na vida. As empresas são obrigadas por lei a pagar essas passagens, o trabalhador, portanto, já tem sua "viagem gratuita" garantida.
Se a população que usa o ônibus pensar direitinho, não existe tarifa zero o povo já está pagando isso , com o dinheiro dos impostos que paga nesta cidade , e um projeto eleitoreiro , a prefeita Erundina no inÃcio dos anos noventa tentou fazer isso a câmara de vereadores da época formada simplesmente barrou o projeto .
A Erundina propôs a tarifa zero para o passageiro, o custo seria coberto pelo IPTU de grandes áreas e de imóveis de luxo que inexplicavelmente eram e ainda são isentos daquele imposto. Os vereadores na época nem tiveram o trabalho de ler o projeto, como era de se esperar quando se trata de cobrar impostos do andar de cima.
Erundina destruiu a CMTC deixando o b.o para Maluf privatizar mais fácil.
Nossa pra ter subsidio zero a passagem teria q ser o dobro do valor
Quer dizer q para o sistema ser viavel e subsidio zero a passagem teria q ser o dobro do valor
Tarifa zero é meu ovo, desde quando gastar 240 milhões pode ser considerado "de graça"?
Tem quem prefere que vá para o bolso dos polÃticos.
Esses 230 milhões são o que deixará de ser arrecadado. Para o usuário é zero. Para os cofres públicos, não. Você está certo, alguém (prefeitura) pagará a conta. Pois irá cobrir as perdas das empresas de ônibus.
Oi
Tarifa zero nos transportes é uma boa medida. Entretanto, faltam informações aos usuários, educação das pessoas e transparência das vantagens e custos.
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