Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Edson santelmo

    Um ínfimo satélite sofrendo as consequências da proximidade com o planeta mãe, que o aperta, comprime , dilata, e o mantém com uma fonte de energia natural espetacular.

    Responda
  2. Berenice Gaspar de Gouveia

    Como a coluna pretende ter bases científicas, fica a ressalva: HCN tem o nome correto como ácido cianídrico, quimicamente falando. O rigor da nomenclatura é parte importante de um texto científico

    Responda
    1. Roberto Gomes

      Berenice, correção: ácido cianídrico se refere a uma solução aquosa de HCN. Cianeto de hidrogênio se refere à molécula em seu estado gasoso, livre de solvatação.

  3. Joel Domingos

    Em 1950, o físico Enrico Fermi fez um cálculo simples, mostrando que se inteligências capazes de viagens interestelares existem na nossa galáxia teriam já tido tempo de sobra para colonizá-la. "Onde estão eles?", perguntou-se. No popular, "cadê todo mundo?", restando demonstrada a implausibilidade da vida fora da Terra. Diante de tudo o que foi posto acima, a existência de vida inteligente fora do nosso planeta se torna uma questão de crença, de fé mesmo.

    Responda
    1. Joel Domingos

      Alberto Nannini, não há nenhuma prova de que há vida nessa lua de Saturno. A simples presença de alguns elementos que compõem um tipo de vida aqui no nosso planeta não implica necessariamente que haja vida noutro lugar do universo onde eles estão presentes. A ciência trabalha em cima de fatos. Ou existe ou não existe. Esperanças pertencem ao universo das crenças. Melhor dizendo, fé. Incompatível com o rigor científico.

    2. Alberto Nannini

      Meu caro, é bastante diferente "haver vida" e "haver vida inteligente". Vida de organismos simples é perfeitamente possível, uma vez que os encontramos, aqui na Terra, em ambientes completamente hostis.

  4. Joel Domingos

    Desde que eu me entendo de gente (tenho 64 anos) que escuto notícias desse tipo e nada de real nem ETs... Pergunto, à la Enrico Fermi, cadê todo mundo!

    Responda
  5. Alexandre Sartori Barbosa

    Panspermia.

    Responda
  6. Tersio Gorrasi

    O universo está inundado de vida, das mais variadas formas, onde nossa estrutura biológica frágil é só uma ínfima parte dela. Tais formas ainda desconhecidas interagem o tempo todo conosco e nem percebemos isso. Estamos todos interligados numa gigantesca malha dotada de inteligência, pois viemos a partir dela e se somos seres pensantes e criativos por que formes mais duradouras e estáveis nos mais inóspitos ambientes não existiriam?

    Responda
    1. Daniel Gomes Pereira

      Paulo.

    2. Daniel Gomes Pereira

      E ai Pailo não são, foi mal, erro de digitação meu.

    3. Daniel Gomes Pereira

      E são Paulo, você acha ainda que a Terra é o centro do Universo, e seu deus domina todo, então da uma volta em torno da ISS de short e camiseta, a uma temperatura média de uns 3 ou 4 Kelvins.

    4. Paulo Augusto

      Usou algo alucinógeno ?

  7. Dario Lima

    O humano é limitado a ponto de determinar que a vida é baseada na matéria orgânica, a mais podre das matérias. A vida pode ser inorgânica e não depender de oxigênio pra sobreviver, pensam nisso??

    Responda
    1. Joel Domingos

      Você disse "pode", "pode"... Meras conjecturas, esperanças. Um tipo de fé.